Cidadão de direito : a contribuição do professor de filosofia na escola para uma educação em direitos humanos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: MELO, Márcio Santos
Orientador(a): MATOS, Junot Cornélio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35713
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender como se dá a contribuição do professor de filosofia da 1ª série do ensino médio na efetivação da Educação em direitos humanos no ambiente escolar, assim, tomando como objeto explorador do trabalho uma experiência didática que parte de um projeto de intervenção que foi realizado na Escola Diário de Pernambuco – EREM, da rede pública de ensino da cidade do Recife, com dois professores de Filosofia e seus respectivos alunos da 1ª série do Ensino Médio. Esta intervenção contou com 12 (dez) encontros com professores e alunos e neles, seis anteriores a qualificação e mais 06(seis) após a qualificação. A metodologia se baseou na pesquisa de campo, de caráter descritivo e abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se da observação ativa/participativa, através de oficinas de estudo, e questionário e entrevistas como instrumentos para coleta de dados, tendo em vista os mesmos permitirem, ao pesquisador, uma informação mais precisa do que se pretende investigar, além de abranger um maior contingente de sujeitos. Participaram, voluntariamente, desse processo, 02 (dois) docentes de Filosofia no Ensino Médio, os quais narraram acerca de suas concepções sobre cidadania e direitos humanos, que se apresentam mistificadas e, por vezes, contraditórias. Isto a partir das oficinas aplicadas em sala e no auditório, que proporcionaram também aos professores de Filosofia a possibilidade de conceber a formação de pessoas em direitos humanos como um processo de empoderamento, que pode ser concretizado na gestão de ações preventivas de violações dos direitos humanos em diferentes espaços; de articulação política educacional, principalmente, de difusão de conhecimentos que possibilitem o exercício da cidadania e da democracia; e, na vivência cotidiana de uma postura solidária com os outros. Nesses encontros foi possível diagnosticar, formar, planejar e executar o projeto, assim apontando que educar para os direitos humanos significa preparar os indivíduos para que possam participar da formação de uma sociedade mais democrática e mais justa, atingindo um bem social. Essa preparação pode priorizar o desenvolvimento da autonomia política e da participação ativa e responsável dos cidadãos em sua comunidade como primeiros artífices das mudanças de práticas sociais mais justas e conscientes. Verificou-se também, o interesse plausível dos professores de filosofia em propiciar mais discussões e aprofundamento da temática, fazendo-se necessário o estabelecimento de um espaço e tempo apropriados à discussão, quando então poderão construir uma significação que contemple suas expectativas, e mais tarde possam assim trabalhar a temática diante dos mais diversos filósofos a serem apresentados no currículo da escola. O trabalho mostrou também que, embora os professores afirmem a função da escola como principal agente formador da cidadania, este processo educativo muitas vezes não se consolida em razão deles mesmos não construírem um real significado para o conceito, sem assumirem suas próprias condições de sujeitos de direitos. No educar para cidadania e direitos humanos, mais importantes que os conteúdos ministrados, são as atitudes e a postura de todos os envolvidos na educação. Assim, entendida como um direito humano, a educação permite que os docentes contribuam para a transformação das relações na escola e das relações sociais vigentes.
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spelling MELO, Márcio Santoshttp://lattes.cnpq.br/4844505518314099http://lattes.cnpq.br/4627841295680114MATOS, Junot Cornélio2019-12-12T18:25:12Z2019-12-12T18:25:12Z2019-04-22MELO, Márcio Santos. Cidadão de direito: a contribuição do professor de filosofia na escola para uma educação em direitos humanos. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35713O objetivo deste estudo foi compreender como se dá a contribuição do professor de filosofia da 1ª série do ensino médio na efetivação da Educação em direitos humanos no ambiente escolar, assim, tomando como objeto explorador do trabalho uma experiência didática que parte de um projeto de intervenção que foi realizado na Escola Diário de Pernambuco – EREM, da rede pública de ensino da cidade do Recife, com dois professores de Filosofia e seus respectivos alunos da 1ª série do Ensino Médio. Esta intervenção contou com 12 (dez) encontros com professores e alunos e neles, seis anteriores a qualificação e mais 06(seis) após a qualificação. A metodologia se baseou na pesquisa de campo, de caráter descritivo e abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se da observação ativa/participativa, através de oficinas de estudo, e questionário e entrevistas como instrumentos para coleta de dados, tendo em vista os mesmos permitirem, ao pesquisador, uma informação mais precisa do que se pretende investigar, além de abranger um maior contingente de sujeitos. Participaram, voluntariamente, desse processo, 02 (dois) docentes de Filosofia no Ensino Médio, os quais narraram acerca de suas concepções sobre cidadania e direitos humanos, que se apresentam mistificadas e, por vezes, contraditórias. Isto a partir das oficinas aplicadas em sala e no auditório, que proporcionaram também aos professores de Filosofia a possibilidade de conceber a formação de pessoas em direitos humanos como um processo de empoderamento, que pode ser concretizado na gestão de ações preventivas de violações dos direitos humanos em diferentes espaços; de articulação política educacional, principalmente, de difusão de conhecimentos que possibilitem o exercício da cidadania e da democracia; e, na vivência cotidiana de uma postura solidária com os outros. Nesses encontros foi possível diagnosticar, formar, planejar e executar o projeto, assim apontando que educar para os direitos humanos significa preparar os indivíduos para que possam participar da formação de uma sociedade mais democrática e mais justa, atingindo um bem social. Essa preparação pode priorizar o desenvolvimento da autonomia política e da participação ativa e responsável dos cidadãos em sua comunidade como primeiros artífices das mudanças de práticas sociais mais justas e conscientes. Verificou-se também, o interesse plausível dos professores de filosofia em propiciar mais discussões e aprofundamento da temática, fazendo-se necessário o estabelecimento de um espaço e tempo apropriados à discussão, quando então poderão construir uma significação que contemple suas expectativas, e mais tarde possam assim trabalhar a temática diante dos mais diversos filósofos a serem apresentados no currículo da escola. O trabalho mostrou também que, embora os professores afirmem a função da escola como principal agente formador da cidadania, este processo educativo muitas vezes não se consolida em razão deles mesmos não construírem um real significado para o conceito, sem assumirem suas próprias condições de sujeitos de direitos. No educar para cidadania e direitos humanos, mais importantes que os conteúdos ministrados, são as atitudes e a postura de todos os envolvidos na educação. Assim, entendida como um direito humano, a educação permite que os docentes contribuam para a transformação das relações na escola e das relações sociais vigentes.CAPESThe objective of this study was to understand how the contribution of the teacher of philosophy of the 1st grade of the high school in the accomplishment of Education in human rights in the school environment takes place, thus, taking as exploratory object of the work a didactic experience that starts from an intervention project which was held at the Escola Diário de Pernambuco - EREM, the public school network of the city of Recife, with two Philosophy professors and their respective 1st-grade students. This intervention had 12 (ten) meetings with teachers and students and in them, six previous to the qualification and another 06 (six) after the qualification. The methodology was based on the field research, with descriptive character and quantitative-qualitative approach, using active / participatory observation, through study workshops, and questionnaire and interviews as instruments for data collection, in order to allow them, to the researcher, a more precise information than one intends to investigate, besides covering a larger contingent of subjects. Two (2) teachers of Philosophy in High School participated voluntarily in this process, who narrated about their conceptions about citizenship and human rights, which are mystified and sometimes contradictory. This was done from the workshops applied in the classroom and in the auditorium, which also provided the teachers of Philosophy the possibility of conceiving the training of human rights people as a process of empowerment that can be concretized in the management of preventive actions of human rights violations in different spaces; educational policy articulation, mainly, of diffusion of knowledge that make possible the exercise of citizenship and democracy; and in the daily experience of a solidarity with others. In these meetings it was possible to diagnose, train, plan and execute the project, thus pointing out that educating for human rights means preparing individuals to participate in the formation of a more democratic and fair society, achieving a social good. Such preparation can prioritize the development of political autonomy and the active and responsible participation of citizens in their community as the first architects of the changes of more just and conscious social practices. The plausible interest of philosophy teachers in providing more discussion and deepening of the subject was also verified, making it necessary to establish an appropriate space and time for discussion, when they can construct a meaning that contemplate their expectations, and later can thus work the theme before the most diverse philosophers to be presented in the curriculum of the school. The work also showed that although teachers affirm the role of the school as the main agent of citizenship, this educational process often does not consolidate because they themselves do not construct a real meaning for the concept, without assuming their own conditions of subject’s rights. In educating for citizenship and human rights, more important than the content taught, are the attitudes and posture of all those involved in education. Thus, understood as a human right, education allows teachers to contribute to the transformation of relationships in school and existing social relations.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaEducação e direitos humanosFilosofia - professoresDireitos humanos fundamentaisCidadão de direito : a contribuição do professor de filosofia na escola para uma educação em direitos humanosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Márcio Santos Melo.pdfDISSERTAÇÃO Márcio Santos Melo.pdfapplication/pdf5318388https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35713/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20M%c3%a1rcio%20Santos%20Melo.pdf1fcab1f2c571927f5af8a0ff908142ecMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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