A apropriação tecnológica sob a perspectiva social e sua contribuição para a plasticidade de AVAs: uma etnografia digital em um curso de Medicina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: FERREIRA, Daiana Amorim
Orientador(a): SILVEIRA, Denis Silva da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Administracao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31422
Resumo: A tecnologia da informação (TI) tem permeado diversos aspectos da vida social, seja em espaços domésticos ou laborais. Porém, no âmbito da Educação, a simples adoção de TI não significa que as pessoas tenham se apropriado dela. Apropriar-se de um objeto é usá-lo construtivamente para incorporá-lo à vida diária. O fenômeno de apropriação tem a ver com o tipo de uso que se verifica a partir dos fins incorporados na própria tecnologia. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo geral definir os requisitos da plasticidade do Learning Management System (LMS) Moodle no curso de Medicina do Campus Acadêmico do Agreste da UFPE, a partir da perspectiva social da apropriação tecnológica. Para atingir tal propósito, definiu-se como estratégia metodológica a combinação de etnografia digital e procedimentos de análise da Grounded Theory, para produção e análise dos dados. A etnografia digital proporcionou acesso ao contexto real do usuário, que emergiu por meio dos relatos narrativos e das capturas de imagens realizadas pelos próprios participantes durante suas experiências de uso. Na análise, os códigos inicialmente gerados foram compondo pequenas unidades de sentido, sendo gradualmente integrados em categorias conceituais maiores, até chegarmos aos requisitos não-funcionais às quais elas se relacionam. Os resultados indicam que a plasticidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) compreende primordialmente aspectos ligados à segurança, interoperabilidade, usabilidade e reusabilidade. Isso significa que a ferramenta precisa atender preponderantemente essas quatro capacidades, para se tornar mais apropriável pelos usuários.
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Para atingir tal propósito, definiu-se como estratégia metodológica a combinação de etnografia digital e procedimentos de análise da Grounded Theory, para produção e análise dos dados. A etnografia digital proporcionou acesso ao contexto real do usuário, que emergiu por meio dos relatos narrativos e das capturas de imagens realizadas pelos próprios participantes durante suas experiências de uso. Na análise, os códigos inicialmente gerados foram compondo pequenas unidades de sentido, sendo gradualmente integrados em categorias conceituais maiores, até chegarmos aos requisitos não-funcionais às quais elas se relacionam. Os resultados indicam que a plasticidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) compreende primordialmente aspectos ligados à segurança, interoperabilidade, usabilidade e reusabilidade. Isso significa que a ferramenta precisa atender preponderantemente essas quatro capacidades, para se tornar mais apropriável pelos usuários.Information Technology (IT) has influenced multiple aspects of social life, whether in domestic or work spaces. However, in the field of Education, the mere adoption of IT does not mean that people have appropriated it. To appropriate an object means to be able to use it constructively, incorporating it into everyday life. The appropriation phenomenon has to do with the type of use, built from the ends embedded in the technology itself. In this context, the main goal of this research was to define the requirements of the Moodle Learning Management System (LMS) plasticity in the Medicine course of the Agreste Academic Campus of UFPE, from the social perspective of technological appropriation. To achieve this purpose, we combined digital ethnography and Grounded Theory for data production and analysis. Digital ethnography provided access to the user's real context, which emerged through their narratives, as well as captures of images taken by the very participants during their use experiences. In the analysis, the first codes were small units of meaning, gradually integrated into larger conceptual categories. Doing this way, we could map the non-functional requirements to which they relate. The results suggest that the plasticity of Virtual Learning Environments (VLE) mainly comprises aspects related to security, interoperability, usability and reusability. This means that VLE must meet these four requirements in order to be more appropriable.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessApropriaçãoEnsino híbridoMedicinaA apropriação tecnológica sob a perspectiva social e sua contribuição para a plasticidade de AVAs: uma etnografia digital em um curso de Medicinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Daiana Amorim Ferreira.pdf.jpgTESE Daiana Amorim Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31422/5/TESE%20Daiana%20Amorim%20Ferreira.pdf.jpg45b00129916d07681259dce11c22e49eMD55ORIGINALTESE Daiana Amorim Ferreira.pdfTESE Daiana Amorim Ferreira.pdfapplication/pdf6333448https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31422/1/TESE%20Daiana%20Amorim%20Ferreira.pdf1e0883efe155c741827f18ca99f0c4f4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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