Aprendizagem de praticantes da estratégia na gestão do Pacto pela Educação em Pernambuco
Ano de defesa: | 2017 |
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Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pos Graduacao em Administracao
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Departamento: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27490 |
Resumo: | O debate sobre a aprendizagem vivenciada por gestores mediante a incorporação de técnicas de gestão por resultados (GpR) no setor público motivou a realização desta pesquisa. Considerando isso, o objetivo central deste estudo foi compreender a aprendizagem de praticantes da estratégia atuantes na gestão do Pacto pela Educação em Pernambuco (PPE). Neste sentido, foram formuladas as seguintes perguntas de pesquisa: a) em quais condições contextuais atuam os praticantes da estratégia na gestão do PPE?; b) quais foram os principais eventos de aprendizagem vivenciados por praticantes da estratégia na gestão do Pacto pela Educação em Pernambuco?; c) quais resultados de aprendizagem foram significados por praticantes da estratégia atuantes na gestão do Pacto pela Educação em Pernambuco? Foram utilizados como fundamentação teórica estudos sobre as abordagens da aprendizagem pela experiência, aprendizagem social e reflexão. Para que fossem obtidas respostas para as perguntas de pesquisa foi realizado um estudo de caso qualitativo, desenvolvido em conformidade com as técnicas da teoria fundamentada propostas por Charmaz (2014). A coleta de dados foi iniciada mediante a realização de entrevistas semiestruturadas com 18 praticantes da estratégia e, na sequência, foram realizadas dez entrevistas sequenciadas (follow-up interviews) objetivando a complementação dos dados iniciais. Também foram acessados documentos relativos ao período compreendido entre 2011 e 2016, dentre os quais 55 atas de reuniões em diferentes níveis de decisão do PPE e cinco relatórios de gestão da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). Além disso, foram realizadas observações mediante participação em reuniões e em seminários. Durante a fase de análise de dados, realizada concomitantemente à coleta de dados, foi adotado o método da comparação constante. Foram elaborados códigos e memorandos iniciais, posteriormente refinados mediante codificação focalizada, até emergirem categorias. Em seguida foi realizada a amostragem teórica, visando à identificação e o preenchimento das lacunas verificadas na elaboração destas categorias. Então, foi construído um framework contemplando as relações entre as categorias. Desta maneira, foi possível verificar que os praticantes da estratégia do PPE atuam conforme condições contextuais específicas, caracterizadas como controle social da ação governamental, estímulo ao diálogo, apoio governamental, valorização pelo desempenho e oportunidades de interação. Tais condições ampliaram a possibilidade dos atores refletirem sobre seus propósitos, suas ações e resultados alcançados. Foram identificados quatro principais eventos de aprendizagem: a) mitigação de discrepâncias entre o censo escolar e o SIEPE; b) envolvimento de familiares em reuniões escolares; c) direcionamento da atuação para escolas prioritárias; e d) qualificação de estudantes do nível fundamental. A partir destes eventos de aprendizagem foi possível evidenciar a existência de resultados de aprendizagem significados por praticantes da estratégia, sendo estes: a valorização do compartilhamento de experiências; a participação em processos de formação com caráter avaliativo; a intensificação do ritmo organizacional; o direcionamento de ações em função dos resultados; a realização do alinhamento de propósitos. Este estudo contribuiu para o enriquecimento do debate sobre aprendizagem de praticantes da estratégia ao utilizar as concepções de propósitos e de resultados de aprendizagem no âmbito da gestão do setor público. |
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BRANDÃO, José Alberto de Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/8023890794767558http://lattes.cnpq.br/0801402521183018PRIMO, Marcos Andre MendesLUCENA, Eduardo de Aquino2018-11-14T18:19:39Z2018-11-14T18:19:39Z2017-08-18https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27490O debate sobre a aprendizagem vivenciada por gestores mediante a incorporação de técnicas de gestão por resultados (GpR) no setor público motivou a realização desta pesquisa. Considerando isso, o objetivo central deste estudo foi compreender a aprendizagem de praticantes da estratégia atuantes na gestão do Pacto pela Educação em Pernambuco (PPE). Neste sentido, foram formuladas as seguintes perguntas de pesquisa: a) em quais condições contextuais atuam os praticantes da estratégia na gestão do PPE?; b) quais foram os principais eventos de aprendizagem vivenciados por praticantes da estratégia na gestão do Pacto pela Educação em Pernambuco?; c) quais resultados de aprendizagem foram significados por praticantes da estratégia atuantes na gestão do Pacto pela Educação em Pernambuco? Foram utilizados como fundamentação teórica estudos sobre as abordagens da aprendizagem pela experiência, aprendizagem social e reflexão. Para que fossem obtidas respostas para as perguntas de pesquisa foi realizado um estudo de caso qualitativo, desenvolvido em conformidade com as técnicas da teoria fundamentada propostas por Charmaz (2014). A coleta de dados foi iniciada mediante a realização de entrevistas semiestruturadas com 18 praticantes da estratégia e, na sequência, foram realizadas dez entrevistas sequenciadas (follow-up interviews) objetivando a complementação dos dados iniciais. Também foram acessados documentos relativos ao período compreendido entre 2011 e 2016, dentre os quais 55 atas de reuniões em diferentes níveis de decisão do PPE e cinco relatórios de gestão da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). Além disso, foram realizadas observações mediante participação em reuniões e em seminários. Durante a fase de análise de dados, realizada concomitantemente à coleta de dados, foi adotado o método da comparação constante. Foram elaborados códigos e memorandos iniciais, posteriormente refinados mediante codificação focalizada, até emergirem categorias. Em seguida foi realizada a amostragem teórica, visando à identificação e o preenchimento das lacunas verificadas na elaboração destas categorias. Então, foi construído um framework contemplando as relações entre as categorias. Desta maneira, foi possível verificar que os praticantes da estratégia do PPE atuam conforme condições contextuais específicas, caracterizadas como controle social da ação governamental, estímulo ao diálogo, apoio governamental, valorização pelo desempenho e oportunidades de interação. Tais condições ampliaram a possibilidade dos atores refletirem sobre seus propósitos, suas ações e resultados alcançados. Foram identificados quatro principais eventos de aprendizagem: a) mitigação de discrepâncias entre o censo escolar e o SIEPE; b) envolvimento de familiares em reuniões escolares; c) direcionamento da atuação para escolas prioritárias; e d) qualificação de estudantes do nível fundamental. A partir destes eventos de aprendizagem foi possível evidenciar a existência de resultados de aprendizagem significados por praticantes da estratégia, sendo estes: a valorização do compartilhamento de experiências; a participação em processos de formação com caráter avaliativo; a intensificação do ritmo organizacional; o direcionamento de ações em função dos resultados; a realização do alinhamento de propósitos. Este estudo contribuiu para o enriquecimento do debate sobre aprendizagem de praticantes da estratégia ao utilizar as concepções de propósitos e de resultados de aprendizagem no âmbito da gestão do setor público.The debate about the learning experienced by managers through the incorporation of management by results (MbR) techniques in the public sector motivated this research. Considering this, the main objective of this study was to understand the learning of strategy practitioners in the management of the Pact for Education in Pernambuco (PPE). In this sense, the following research questions were formulated: a) In what contextual conditions strategy practitioners act in the PPE?; b) What were the main learning events experienced by strategy practitioners of PPE management?; c) What learning outcomes were meant by strategy practitioners involved in the management of the PPE? Studies on learning through experience, social learning and reflection were used as theoretical basis. In order to obtain answers to the research questions, a qualitative case study was developed, in accordance with the techniques of the grounded theory proposed by Charmaz (2014). Data gathering was initiated by means of semi-structured interviews with 18 strategy practitioners, followed by ten follow-up interviews with the purpose of complementing the initial data. Documents covering the period from 2011 to 2016 were also accessed, including 55 minutes of meetings at different levels of PPE decision and five management reports from the Secretariat of Education and Sports of Pernambuco (SEE). Furthermore, observations were made through participation in meetings and seminars. During the data analysis step, carried out concomitantly with data gathering, the constant comparison method was adopted. Initial codes and memos were elaborated, later refined with focused coding, until conceptual categories emerged. From these categories, the data were accessed in a theoretical sampling process, aiming at identifying and filling in the gaps verified. Then, a framework was elaborated contemplating the constructed categories. In this way, it was possible to verify that strategy practitioners of the PPE act according to specific contextual conditions, characterized as Social control of government action, encouragement of dialogue, government support, performance enhancement, and opportunities for interaction. Such conditions have raised the possibilities of actors to reflect on their purposes, actions and results achieved. Four main learning events were identified: a) mitigation of discrepancies between the school census and SIEPE; b) involvement of family members in school meetings; d) direction of action for priority schools and students; d) qualification of students of the fundamental level. From these learning events it was possible to evidence the existence of learning outcomes meant by strategy practitioners, being the main ones: the valorization of the sharing of experiences; participation in training processes with evaluation; the intensification of the organizational rhythm; the direction of actions in function of the outcomes; and the accomplishment of alignment of purposes. This study contributed to the enrichment of the debate about learning of strategy practitioners since it uses conceptions of purposes and learning outcomes within the scope of public sector management.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAprendizagemReflexão (Filosofia)Estratégias de aprendizagemAdministração públicaAprendizagem de praticantes da estratégia na gestão do Pacto pela Educação em PernambucoAprendizagem de praticantes na gestão do Pacto pela Educação em Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE José Alberto de Siqueira Brandão.pdf.jpgTESE José Alberto de Siqueira Brandão.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1432https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27490/5/TESE%20Jos%c3%a9%20Alberto%20de%20Siqueira%20Brand%c3%a3o.pdf.jpgad577ec661c559ced67dae87f705d9f3MD55ORIGINALTESE José Alberto de Siqueira Brandão.pdfTESE José Alberto de Siqueira Brandão.pdfapplication/pdf3475074https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27490/1/TESE%20Jos%c3%a9%20Alberto%20de%20Siqueira%20Brand%c3%a3o.pdfaa8b0e1fb229cad355191cf22ddfb4e2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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