Modelo de reuso de unidades de aprendizagem para múltiplos sistemas de aprendizado eletrônico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Francisco Kelsen de
Orientador(a): GOMES, Alex Sandro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29391
Resumo: A busca por solução ao problema de incompatibilidade das Unidades de Aprendizagem (UAs) entre os diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) motivou a presente investigação, a partir de ferramentas de autoria e execução que facilitassem os processos de criação, edição, uso, reuso e compartilhamento dessas unidades. De fato, essa incompatibilidade dificulta o uso e o reuso de UAs por usuários não especialistas em Informática, bem como gera mais retrabalho para criá-las ou editá-las. O padrão de especificação Instructional Management System - Learning Design (IMS-LD) foi visto como uma perspectiva a ser seguida por ser capaz de possibilitar o reuso das UAs. Os resultados da pesquisa culminaram no modelo conceitual do Repositório de Compartilhamento de Recursos Educacionais Interativos e On-line (RECREIO), que se baseou na integração de repositório, ferramentas de autoria e players de UAs, e plug-in de integração aos AVAs, de forma a garantir que as UAs geradas estejam em conformidade ao padrão de especificação IMS-LD a fim de serem compartilhadas e utilizadas nos diversos AVAs. Na presente pesquisa, objetivou-se verificar se um modelo conceitual de ferramentas de autoria e de execução de UAs aumenta a eficiência, a eficácia e a satisfação de usuários com pouca habilidade com tecnologia nas atividades docentes de planejamento, implementação, edição, uso e reuso dessas unidades. O método da pesquisa foi norteado pelo Design Science Research, que possibilitou a apresentação de artefatos úteis para solução do problema em evidência. Além disso, uma revisão sistemática da literatura identificou os exemplos e as características de ferramentas de autoria e players. A pesquisa foi caracterizada como de natureza quali-quantitativa e utilizou questionários, entrevistas e observação não participante como instrumentos de coletas de dados. Os métodos estatísticos de agrupamento baseados nas distâncias Euclidiana e de Gower e a técnica de reamostragem Bootstrap deram suporte às análises dos dados. O questionário Attrakdiff foi utilizado nas análises das expectativas e das satisfações de uso do RECREIO pelos 102 participantes da amostra, que foi formada por professores, designers instrucionais, pesquisadores, desenvolvedores de conteúdos educacionais e desenvolvedores de softwares educativos. Os resultados do questionário Attrakdiff demonstraram boa satisfação dos participantes ao superarem as expectativas quanto ao uso do RECREIO. As análises, a partir dos dados estatísticos, confirmaram que o modelo proporcionou o reuso das UAs, atendeu às necessidades dos usuários, facilitou e garantiu interoperabilidade, adequações e reutilizações das unidades.
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spelling OLIVEIRA, Francisco Kelsen dehttp://lattes.cnpq.br/9442744282313681http://lattes.cnpq.br/7188784344595649GOMES, Alex Sandro2019-02-21T22:26:13Z2019-02-21T22:26:13Z2017-06-09https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29391A busca por solução ao problema de incompatibilidade das Unidades de Aprendizagem (UAs) entre os diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) motivou a presente investigação, a partir de ferramentas de autoria e execução que facilitassem os processos de criação, edição, uso, reuso e compartilhamento dessas unidades. De fato, essa incompatibilidade dificulta o uso e o reuso de UAs por usuários não especialistas em Informática, bem como gera mais retrabalho para criá-las ou editá-las. O padrão de especificação Instructional Management System - Learning Design (IMS-LD) foi visto como uma perspectiva a ser seguida por ser capaz de possibilitar o reuso das UAs. Os resultados da pesquisa culminaram no modelo conceitual do Repositório de Compartilhamento de Recursos Educacionais Interativos e On-line (RECREIO), que se baseou na integração de repositório, ferramentas de autoria e players de UAs, e plug-in de integração aos AVAs, de forma a garantir que as UAs geradas estejam em conformidade ao padrão de especificação IMS-LD a fim de serem compartilhadas e utilizadas nos diversos AVAs. Na presente pesquisa, objetivou-se verificar se um modelo conceitual de ferramentas de autoria e de execução de UAs aumenta a eficiência, a eficácia e a satisfação de usuários com pouca habilidade com tecnologia nas atividades docentes de planejamento, implementação, edição, uso e reuso dessas unidades. O método da pesquisa foi norteado pelo Design Science Research, que possibilitou a apresentação de artefatos úteis para solução do problema em evidência. Além disso, uma revisão sistemática da literatura identificou os exemplos e as características de ferramentas de autoria e players. A pesquisa foi caracterizada como de natureza quali-quantitativa e utilizou questionários, entrevistas e observação não participante como instrumentos de coletas de dados. Os métodos estatísticos de agrupamento baseados nas distâncias Euclidiana e de Gower e a técnica de reamostragem Bootstrap deram suporte às análises dos dados. O questionário Attrakdiff foi utilizado nas análises das expectativas e das satisfações de uso do RECREIO pelos 102 participantes da amostra, que foi formada por professores, designers instrucionais, pesquisadores, desenvolvedores de conteúdos educacionais e desenvolvedores de softwares educativos. Os resultados do questionário Attrakdiff demonstraram boa satisfação dos participantes ao superarem as expectativas quanto ao uso do RECREIO. As análises, a partir dos dados estatísticos, confirmaram que o modelo proporcionou o reuso das UAs, atendeu às necessidades dos usuários, facilitou e garantiu interoperabilidade, adequações e reutilizações das unidades.FACEPEThe search for a solution to the problem of incompatibility of the Units of Learning (UoLs) between the various Learning Management System (LMS) motivated the investigation, by tools of authorship and execution of these UoLs, that facilitated the processes of creation, edition, use, reuse and sharing of these UoLs. In fact, this incompatibility makes it difficult to use and reuse UoLs by non-IT users, as well as it generate more rework to create or edit them. The Instructional Management System - Learning Design (IMS-LD) specification standard was seen as a perspective to be followed by being able to enable reuse of UoLs. The results of the research culminated in the conceptual model of the Online and Interactive Educational Resource Sharing Repository (in portuguese, Repositório de Compartilhamento de Recursos Educacionais Interativos e On-line - RECREIO), which was based on repository integration, authoring tools and UoLs players, and a plug-in for integration into LMS. Such as to ensure that the generated UoLs conform to the IMS-LD specification standard in order to be shared and used in the various LMSs. In the present research, the objective was to verify if a conceptual model of authorship and execution tools of UoLs increases the efficiency, effectiveness and satisfaction of users with little ability with technology in the teaching activities of planning, implementation, edition, use and reuse of these UoLs. The method of research was guided by Design Science Research, which enabled the presentation of useful artifacts to solve the problem in evidence. In addition, a systematic review of the literature identified the examples and characteristics of authoring tools and players. The research was characterized as qualitative-quantitative and used questionnaires, interviews and non-participant observation, as instruments of data collection. Statistical clustering methods based on the Euclidean and Gower distances and the Bootstrap resampling technique supported the data analysis. The Attrakdiff questionnaire was used in the analysis of the expectations and satisfactions of RECREIO use by the 102 participants of the sample, which was formed by teachers, instructional designers, researchers, educational content developers and educational software developers. The results of the Attrakdiff questionnaire demonstrated satisfaction among the participants when they exceeded their expectations regarding the use of RECREIO. The analysis based on the statistical data confirmed that the model provided the reuse of the UoLs, met the users needs, facilitated and guaranteed interoperability, adaptation and reuse of the UoLs.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de softwareLearning DesignInteração Homem-ComputadorModelo de reuso de unidades de aprendizagem para múltiplos sistemas de aprendizado eletrônicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Francisco Kelsen de Oliveira.pdf.jpgTESE Francisco Kelsen de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29391/5/TESE%20Francisco%20Kelsen%20de%20Oliveira.pdf.jpgaa892ae9e49daec5f55c60cd5715b5b2MD55ORIGINALTESE Francisco Kelsen de Oliveira.pdfTESE Francisco Kelsen de Oliveira.pdfapplication/pdf6681456https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29391/1/TESE%20Francisco%20Kelsen%20de%20Oliveira.pdf3666ef990b470003a4ed7dc00cc4f9b8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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