Previsão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva
Orientador(a): FALCÃO, Viviane Adriano
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
RNA
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48899
Resumo: Um problema comum em aeroportos de todo o mundo são os atrasos em voos comerciais. A crescente demanda por transporte aéreo torna esses atrasos cada vez mais recorrentes, somando custos e exigindo ajustes constantes na gestão de voos. Definir o método mais eficaz para prever a ocorrência desses atrasos é um tema recorrente em pesquisas de operação de tráfego aéreo. Nesses estudos, a especificidade da área analisada (seja uma companhia aérea, um aeroporto ou toda a operação de um país), a complexidade da saída buscada (previsão por regressão ou classificação) ou o tamanho do banco de dados utilizado exigem métodos de análise mais robustos, sendo o aprendizado de máquina uma alternativa comum ao uso de métodos estatísticos clássicos. Dentre os modelos de previsão por aprendizado de máquina, as Redes Neurais Artificiais se destacam pela capacidade modular do método, permitindo uma adequação a finalidade aplicada. Entretanto, a divergência entre os cenários estudados atribui diferentes verificações de precisão entre as respostas obtidas nos estudos realizados. Assim, este estudo tem como objetivo definir o cenário adequado de previsão e classificação de atrasos (área de análise, as variáveis de influência nos atrasos, uma faixa de acurácia aceitável e o modelo de previsão mais eficaz) em partidas regulares de um aeroporto. Além de propor um sistema preditivo em classes, capaz de ser implementado a realidade de operação do Aeroporto Internacional de São Paulo – SBGR e da companhia aérea nacional Gol Linhas Aéreas - GLO. Portanto, métodos de revisão bibliométrica e meta-análise foram utilizados para definir uma referência de base para avaliar a acurácia dos métodos. Em seguida, os estudos pesquisados foram classificados através da Análise Envoltória de Dados por metafronteira, definindo os cenários ideais para uma melhor resposta de previsão. As análises indicam que a Rede Neural do tipo MultiLayer Perceptron (MLP), têm melhor eficácia nas respostas preditivas para análises em rotas ou companhias aéreas, independentemente do motivo do atraso. Assim, foi aplicado um estudo de caso comparativo para o cenário de previsão definido, sendo verificada a capacidade preditiva do modelo para o Aeroporto de Guarulhos, SBGR, e uma companhia aérea nacional operante no mesmo. Os resultados indicam que, a previsão de atrasos em decolagens através de um sistema classificatório do tempo de atraso se mostrou o método com maior acurácia, independente do motivo de ocorrência. Logo, constatou-se que, a especificidade dos cenários e os motivos dos atrasos, dada uma área de análise, possuem maior relação com os resultados de acurácia de uma previsão de atraso de voo do que a massa de dados obtidos.
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Nesses estudos, a especificidade da área analisada (seja uma companhia aérea, um aeroporto ou toda a operação de um país), a complexidade da saída buscada (previsão por regressão ou classificação) ou o tamanho do banco de dados utilizado exigem métodos de análise mais robustos, sendo o aprendizado de máquina uma alternativa comum ao uso de métodos estatísticos clássicos. Dentre os modelos de previsão por aprendizado de máquina, as Redes Neurais Artificiais se destacam pela capacidade modular do método, permitindo uma adequação a finalidade aplicada. Entretanto, a divergência entre os cenários estudados atribui diferentes verificações de precisão entre as respostas obtidas nos estudos realizados. Assim, este estudo tem como objetivo definir o cenário adequado de previsão e classificação de atrasos (área de análise, as variáveis de influência nos atrasos, uma faixa de acurácia aceitável e o modelo de previsão mais eficaz) em partidas regulares de um aeroporto. Além de propor um sistema preditivo em classes, capaz de ser implementado a realidade de operação do Aeroporto Internacional de São Paulo – SBGR e da companhia aérea nacional Gol Linhas Aéreas - GLO. Portanto, métodos de revisão bibliométrica e meta-análise foram utilizados para definir uma referência de base para avaliar a acurácia dos métodos. Em seguida, os estudos pesquisados foram classificados através da Análise Envoltória de Dados por metafronteira, definindo os cenários ideais para uma melhor resposta de previsão. As análises indicam que a Rede Neural do tipo MultiLayer Perceptron (MLP), têm melhor eficácia nas respostas preditivas para análises em rotas ou companhias aéreas, independentemente do motivo do atraso. Assim, foi aplicado um estudo de caso comparativo para o cenário de previsão definido, sendo verificada a capacidade preditiva do modelo para o Aeroporto de Guarulhos, SBGR, e uma companhia aérea nacional operante no mesmo. Os resultados indicam que, a previsão de atrasos em decolagens através de um sistema classificatório do tempo de atraso se mostrou o método com maior acurácia, independente do motivo de ocorrência. Logo, constatou-se que, a especificidade dos cenários e os motivos dos atrasos, dada uma área de análise, possuem maior relação com os resultados de acurácia de uma previsão de atraso de voo do que a massa de dados obtidos.CAPESCNPqA widespread problem at airports around the world is delays on commercial flights. The growing demand for air transport makes these delays increasingly recurrent, adding costs and requiring constant adjustments in flight management. Defining the most effective method for predicting the occurrence of these delays is a recurring theme in air traffic operations searches. In these studies, the specificity of the analyzed area (be it an airline, an airport, or the entire operation of a country), the complexity of the output sought (regression or classification prediction) or the size of the database used require more robust analysis methods, and machine learning is a common alternative to the use of classical statistical methods. Among the models of prediction by machine learning, the Artificial Neural Networks stand out for the modular capacity of the method, allowing an adaptation to the applied purpose. However, the divergence between the scenarios studied attributes different precision checks between the responses obtained in the studies performed. Thus, this study aims to define the appropriate scenario of forecasting and classification of delays (area of analysis, parameters of influence on delays, an acceptable accuracy range and the most effective forecasting model) in regular departures from an airport. In addition to proposing a predictive system in classes, capable of implementing the operation reality of the São Paulo International Airport - SBGR and the national airline Gol Linhas Aéreas - GLO. Therefore, methods of bibliometric review and meta-analysis were used to define a baseline reference to assess the accuracy of the methods. Then, the studies were classified through metafrontier Data Envelopment Analysis, defining the ideal scenarios for a better prediction response. The analyses indicate that the Perceptron MultiLayer Neural Network (MLP) has better efficacy in predictive responses for analysis on routes or airlines, regardless of the reason for the delay. Thus, a comparative case study was applied to the defined forecast scenario, verifying the predictive capacity of the model for Guarulhos Airport, SBGR, and a national airline operating in it. The results indicate that the prediction of delays in takeoffs through a system classificatory of the delay time proved to be the most accuracy dutily method, regardless of the reason for occurrence. Therefore, it was found that the specificity of the scenarios and the reasons for the delays, given an area of analise, are more related to the results of accuracy of a flight delay forecast than the mass of data obtained.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia civilAtraso de vooPrevisãoMetanáliseMachine learningRNAPrevisão da ocorrência de atrasos em decolagens do Aeroporto de Guarulhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Hélio da Silva Queiroz Júnior.pdfDISSERTAÇÃO Hélio da Silva Queiroz Júnior.pdfapplication/pdf2957354https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48899/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20H%c3%a9lio%20da%20Silva%20Queiroz%20J%c3%banior.pdf91b0662bc7df71d1564e85a2db8494a3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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