Feminismo e Igreja Católica: uma análise sobre a elaboração e práticas discursivas na Paraíba (1910-40).

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Costa, Simone da Silva
Orientador(a): Ribeiro, Marília de Azambuja Ribeiro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Historia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16036
Resumo: O objetivo da presente tese é o de analisar o papel da Igreja Católica, suas práticas e representações, no combate ao movimento feminista e na construção de uma identidade feminina “adequada” aos padrões morais católicos, na Paraíba (1910-1940). Observando as regularidades e singularidades das principais expressões feministas paraibanas da época. Partindo de um contexto marcado pelas ambiguidades de uma sociedade que caminhava rumo à modernização, mas sem abrir mão de uma estrutura social tradicionalmente patriarcal, investigamos como as ideias feministas foram recepcionadas pelos paraibanos e paraibanas depois de uma avalanche de discursos, principalmente, católicos que insistiam em apontar o feminismo como um mal social e uma realidade a ser controlada. A disseminação de representações feministas como seres revoltados, diabólicos e contrários à ordem moral cristã católica consistiu num dos instrumentos mais eficazes no controle das ideias feministas na Paraíba, o que não excluiu, entretanto, afastamentos e manipulações. Especificamente, traçamos os seguintes objetivos: analisar as primeiras expressões feministas, suas defensoras e suas ideias; compreender a relação entre a fundação do movimento noelista paraibano, organizado por mulheres católicas, e as estratégias usadas pela Igreja no combate ao feminismo e na construção de um modelo feminino ideal a ser seguido; identificar o papel desempenhado pela Igreja Católica enquanto matriz agenciadora de representações e ações sobre o feminismo e as ideias de emancipação feminista na Paraíba; problematizar sobre a fundação da Associação Paraibana pelo Progresso Feminino e seus propósitos feministas; pesquisar sobre a construção de uma rede de sociabilidade entre as feministas paraibanas que dirigiam a Associação Paraibana pelo Progresso Feminino e a principal líder feminista brasileira, Bertha Lutz, e presidente da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino; apontar a influência das práticas católicas na construção de uma identidade feminina considerada ideal. Teoricamente, seguimos pela perspectiva da história das mulheres e sua interface com a história cultural, cujas principais referências foram Soihet (1997, 2006, 2013), Del Priore (2010), Chartier (1990, 1995), Bourdieu (2010), Foucault (2008) e sobre a Igreja Católica Azzi (2008), Mainwaring (2004). Metodologicamente, tomamos como lições os estudos de documento-monumento de Le Goff (1992) e a noção de representação elaborada por Chartier (1990). Quanto às fontes, procuramos confrontar discursos do jornal A Imprensa, cartas pastorais, encíclicas, jornal A União, revista Natal, relatórios dos congressos noelistas, atas do Núcleo Noelista Paraibano, correspondências da Associação Paraibana pelo Progresso Feminino e a bibliografia sobre o tema.
id UFPE_3e7b125aaaf44e553980a6a49130389e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/16036
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Costa, Simone da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6220331059589906Ribeiro, Marília de Azambuja Ribeiro2016-03-17T13:29:23Z2016-03-17T13:29:23Z2015-01-21https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16036O objetivo da presente tese é o de analisar o papel da Igreja Católica, suas práticas e representações, no combate ao movimento feminista e na construção de uma identidade feminina “adequada” aos padrões morais católicos, na Paraíba (1910-1940). Observando as regularidades e singularidades das principais expressões feministas paraibanas da época. Partindo de um contexto marcado pelas ambiguidades de uma sociedade que caminhava rumo à modernização, mas sem abrir mão de uma estrutura social tradicionalmente patriarcal, investigamos como as ideias feministas foram recepcionadas pelos paraibanos e paraibanas depois de uma avalanche de discursos, principalmente, católicos que insistiam em apontar o feminismo como um mal social e uma realidade a ser controlada. A disseminação de representações feministas como seres revoltados, diabólicos e contrários à ordem moral cristã católica consistiu num dos instrumentos mais eficazes no controle das ideias feministas na Paraíba, o que não excluiu, entretanto, afastamentos e manipulações. Especificamente, traçamos os seguintes objetivos: analisar as primeiras expressões feministas, suas defensoras e suas ideias; compreender a relação entre a fundação do movimento noelista paraibano, organizado por mulheres católicas, e as estratégias usadas pela Igreja no combate ao feminismo e na construção de um modelo feminino ideal a ser seguido; identificar o papel desempenhado pela Igreja Católica enquanto matriz agenciadora de representações e ações sobre o feminismo e as ideias de emancipação feminista na Paraíba; problematizar sobre a fundação da Associação Paraibana pelo Progresso Feminino e seus propósitos feministas; pesquisar sobre a construção de uma rede de sociabilidade entre as feministas paraibanas que dirigiam a Associação Paraibana pelo Progresso Feminino e a principal líder feminista brasileira, Bertha Lutz, e presidente da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino; apontar a influência das práticas católicas na construção de uma identidade feminina considerada ideal. Teoricamente, seguimos pela perspectiva da história das mulheres e sua interface com a história cultural, cujas principais referências foram Soihet (1997, 2006, 2013), Del Priore (2010), Chartier (1990, 1995), Bourdieu (2010), Foucault (2008) e sobre a Igreja Católica Azzi (2008), Mainwaring (2004). Metodologicamente, tomamos como lições os estudos de documento-monumento de Le Goff (1992) e a noção de representação elaborada por Chartier (1990). Quanto às fontes, procuramos confrontar discursos do jornal A Imprensa, cartas pastorais, encíclicas, jornal A União, revista Natal, relatórios dos congressos noelistas, atas do Núcleo Noelista Paraibano, correspondências da Associação Paraibana pelo Progresso Feminino e a bibliografia sobre o tema.The object of this thesis is to analyze the role of the Catholic Church, its practices and representations, to combat the feminist movement and the construction of a "proper" female identity to Catholic moral standards, Paraíba (1910-1940). Observing regularities and singularities of the main feminist expressions of Paraíba time. Starting from a context marked by the ambiguities of a society that was walking toward modernization, but without giving up a traditionally patriarchal social structure, investigate how feminist ideas were received by the Paraíba and after a barrage of speeches, mainly Catholics who insisted on pointing feminism as a social evil and a reality to be controlled. The spread of feminist representations as being angry, evil and contrary to Catholic Christian moral order consisted of one of the most effective tools in controlling feminist ideas in Paraíba, what did not, however, leave and manipulations. Specifically, we draw the following objectives: to analyze the early feminist expressions, their advocates and their ideas understand the relationship between the foundation of the movement noelista Paraiba, organized by Catholic women, and strategies used by the Church in fighting feminism and the construction of an ideal female role model; identify the role played by the Catholic Church as agenciadora array of representations and actions on feminism and feminist ideas of emancipation in Paraíba; questioning about the founding of the Association for the Advancement Paraibana Female feminists and their purposes; research on building a network of sociability among feminists who ran Paraíba Association for the Advancement of Women and the main Brazilian feminist leader, Bertha Lutz, and president of the Brazilian Association for the Advancement of Women; point to the influence of Catholic practices in the construction of a feminine identity considered ideal. Theoretically, we follow the perspective of women's history and its connection to cultural history, whose main references were Soihet (1997, 2006, 2013), Del Priore (2010), Chartier (1990, 1995), Bourdieu (2010) and the Catholic Church Azzi (2008), Mainwaring (2004). Methodologically, took lessons as studies document-Monument Le Goff (1992) and the notion of representation developed by Chartier (1990). The sources, we seek to confront speeches newspaper The Press, pastoral letters, encyclicals, The Union Newspaper, Christmas magazine reports noelistas conferences, minutes of the Center Noelista Paraiba, Paraiba correspondence of the Association for the Advancement of Women and the literature on the subject.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFeminismoIgreja CatólicaRepresentaçõesfeminismCatholic ChurchRepresentationsFeminismo e Igreja Católica: uma análise sobre a elaboração e práticas discursivas na Paraíba (1910-40).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE (versão definitiva digital).pdf.jpgTESE (versão definitiva digital).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1320https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16036/5/TESE%20%28vers%c3%a3o%20definitiva%20digital%29.pdf.jpgbd99b03d87ee69ca16db32ea8d26ec29MD55ORIGINALTESE (versão definitiva digital).pdfTESE (versão definitiva digital).pdfapplication/pdf3175377https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16036/1/TESE%20%28vers%c3%a3o%20definitiva%20digital%29.pdf9db479f4d88a595d665fb62f6b05ca6eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16036/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16036/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE (versão definitiva digital).pdf.txtTESE (versão definitiva digital).pdf.txtExtracted texttext/plain579171https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16036/4/TESE%20%28vers%c3%a3o%20definitiva%20digital%29.pdf.txt6bccb9571bdd4e67db2ef8d21902e709MD54123456789/160362019-10-25 07:38:10.951oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T10:38:10Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Feminismo e Igreja Católica: uma análise sobre a elaboração e práticas discursivas na Paraíba (1910-40).
title Feminismo e Igreja Católica: uma análise sobre a elaboração e práticas discursivas na Paraíba (1910-40).
spellingShingle Feminismo e Igreja Católica: uma análise sobre a elaboração e práticas discursivas na Paraíba (1910-40).
Costa, Simone da Silva
Feminismo
Igreja Católica
Representações
feminism
Catholic Church
Representations
title_short Feminismo e Igreja Católica: uma análise sobre a elaboração e práticas discursivas na Paraíba (1910-40).
title_full Feminismo e Igreja Católica: uma análise sobre a elaboração e práticas discursivas na Paraíba (1910-40).
title_fullStr Feminismo e Igreja Católica: uma análise sobre a elaboração e práticas discursivas na Paraíba (1910-40).
title_full_unstemmed Feminismo e Igreja Católica: uma análise sobre a elaboração e práticas discursivas na Paraíba (1910-40).
title_sort Feminismo e Igreja Católica: uma análise sobre a elaboração e práticas discursivas na Paraíba (1910-40).
author Costa, Simone da Silva
author_facet Costa, Simone da Silva
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6220331059589906
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Simone da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Marília de Azambuja Ribeiro
contributor_str_mv Ribeiro, Marília de Azambuja Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Feminismo
Igreja Católica
Representações
feminism
Catholic Church
Representations
topic Feminismo
Igreja Católica
Representações
feminism
Catholic Church
Representations
description O objetivo da presente tese é o de analisar o papel da Igreja Católica, suas práticas e representações, no combate ao movimento feminista e na construção de uma identidade feminina “adequada” aos padrões morais católicos, na Paraíba (1910-1940). Observando as regularidades e singularidades das principais expressões feministas paraibanas da época. Partindo de um contexto marcado pelas ambiguidades de uma sociedade que caminhava rumo à modernização, mas sem abrir mão de uma estrutura social tradicionalmente patriarcal, investigamos como as ideias feministas foram recepcionadas pelos paraibanos e paraibanas depois de uma avalanche de discursos, principalmente, católicos que insistiam em apontar o feminismo como um mal social e uma realidade a ser controlada. A disseminação de representações feministas como seres revoltados, diabólicos e contrários à ordem moral cristã católica consistiu num dos instrumentos mais eficazes no controle das ideias feministas na Paraíba, o que não excluiu, entretanto, afastamentos e manipulações. Especificamente, traçamos os seguintes objetivos: analisar as primeiras expressões feministas, suas defensoras e suas ideias; compreender a relação entre a fundação do movimento noelista paraibano, organizado por mulheres católicas, e as estratégias usadas pela Igreja no combate ao feminismo e na construção de um modelo feminino ideal a ser seguido; identificar o papel desempenhado pela Igreja Católica enquanto matriz agenciadora de representações e ações sobre o feminismo e as ideias de emancipação feminista na Paraíba; problematizar sobre a fundação da Associação Paraibana pelo Progresso Feminino e seus propósitos feministas; pesquisar sobre a construção de uma rede de sociabilidade entre as feministas paraibanas que dirigiam a Associação Paraibana pelo Progresso Feminino e a principal líder feminista brasileira, Bertha Lutz, e presidente da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino; apontar a influência das práticas católicas na construção de uma identidade feminina considerada ideal. Teoricamente, seguimos pela perspectiva da história das mulheres e sua interface com a história cultural, cujas principais referências foram Soihet (1997, 2006, 2013), Del Priore (2010), Chartier (1990, 1995), Bourdieu (2010), Foucault (2008) e sobre a Igreja Católica Azzi (2008), Mainwaring (2004). Metodologicamente, tomamos como lições os estudos de documento-monumento de Le Goff (1992) e a noção de representação elaborada por Chartier (1990). Quanto às fontes, procuramos confrontar discursos do jornal A Imprensa, cartas pastorais, encíclicas, jornal A União, revista Natal, relatórios dos congressos noelistas, atas do Núcleo Noelista Paraibano, correspondências da Associação Paraibana pelo Progresso Feminino e a bibliografia sobre o tema.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T13:29:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-17T13:29:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16036
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Historia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16036/5/TESE%20%28vers%c3%a3o%20definitiva%20digital%29.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16036/1/TESE%20%28vers%c3%a3o%20definitiva%20digital%29.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16036/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16036/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16036/4/TESE%20%28vers%c3%a3o%20definitiva%20digital%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bd99b03d87ee69ca16db32ea8d26ec29
9db479f4d88a595d665fb62f6b05ca6e
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
6bccb9571bdd4e67db2ef8d21902e709
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1793516061743644672