Chris Marker: comentários sobre uma crítica da imagem
Ano de defesa: | 2014 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17499 |
Resumo: | "Nunca a imagem se impôs com tanta força no universo estético, técnico, cotidiano, político, histórico". Considerando que as imagens são, na atualidade, formadoras da nossa percepção temporal e histórica, a presente dissertação busca discutir uma condição contemporânea das imagens. A partir da ideia de que os meios massivos de comunicação articulam uma lógica de reificação do sentido das imagens e da memória, o trabalho visa pensar em que medida algumas formas de articulação da imagem propostas pelo cinema de Chris Marker constituem, a partir da experiência cinematográfica, um contraponto reflexivo, uma proposta de construção de um outro modelo de temporalidade e o estabelecimento de uma crítica sobre as imagens. A partir de autores como Walter Benjamin, Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben e de fragmentos dos filmes Sem Sol (1982), Level Five (1996) e O fundo do ar é vermelho (1977-1993), de Chris Marker, o trabalho pretende pensar as possibilidades expressivas relacionadas à articulação das palavras e das imagens, assim como dar conta de uma noção política dos gestos que tornam as imagens possíveis. Desse modo, o trabalho propõe-se a discutir em que medida as escolhas estéticas dos filmes analisados se relacionam às possibilidades de conhecimento do real e crítica da imagem e do tempo histórico. |
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MARANHÃO, Luís Henrique Barbosa LealCRUZ, Nina Velasco e2016-07-20T18:14:46Z2016-07-20T18:14:46Z2014-05-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17499"Nunca a imagem se impôs com tanta força no universo estético, técnico, cotidiano, político, histórico". Considerando que as imagens são, na atualidade, formadoras da nossa percepção temporal e histórica, a presente dissertação busca discutir uma condição contemporânea das imagens. A partir da ideia de que os meios massivos de comunicação articulam uma lógica de reificação do sentido das imagens e da memória, o trabalho visa pensar em que medida algumas formas de articulação da imagem propostas pelo cinema de Chris Marker constituem, a partir da experiência cinematográfica, um contraponto reflexivo, uma proposta de construção de um outro modelo de temporalidade e o estabelecimento de uma crítica sobre as imagens. A partir de autores como Walter Benjamin, Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben e de fragmentos dos filmes Sem Sol (1982), Level Five (1996) e O fundo do ar é vermelho (1977-1993), de Chris Marker, o trabalho pretende pensar as possibilidades expressivas relacionadas à articulação das palavras e das imagens, assim como dar conta de uma noção política dos gestos que tornam as imagens possíveis. Desse modo, o trabalho propõe-se a discutir em que medida as escolhas estéticas dos filmes analisados se relacionam às possibilidades de conhecimento do real e crítica da imagem e do tempo histórico."Never before image imposed itself so strongly on the universe of aesthetics, techniques, politics, history and of everyday life". Whereas images are nowadays the educators of our temporal and historical insights, this thesis goals at discussing the contemporary condition of images. Starting from the idea that mass media articulates a logic of reification of the meaning of images and memory, this work aims to think about in what extent some forms of image articulation proposed by Chris Marker's cinema are a counterpoint to the reification of the meaning of images from the point of view of the cinematographic experience - proposing a construction of another model of temporality and establishing a critical scaling on images. From authors such as Walter Benjamin, Georges Didi-Huberman and Giorgio Agamben and fragments of Chris Marker's movies - Sunless (1982), Level Five (1996) and A grin without a cat (1977-1993) - the thesis tries to think about the expressive possibilities related to the articulation of words and images, as well as to realize a political notion of gestures that make images possible. Thus, the text proposes a discussion about in what extent the aesthetic choices of the analyzed movies are related to real possibilities of knowledge and critical review of the image and the historical time.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoCinemaArte.PolíticaEstética.Chris Marker: comentários sobre uma crítica da imageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALChris Marker comentários sobre uma crítica da imagem - Dissertação de Mestrado - Luís Henrique Barbosa Leal Maranhão.pdfChris Marker comentários sobre uma crítica da imagem - Dissertação de Mestrado - Luís Henrique Barbosa Leal Maranhão.pdfapplication/pdf2105944https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17499/1/Chris%20Marker%20comenta%cc%81rios%20sobre%20uma%20cri%cc%81tica%20da%20imagem%20-%20Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20de%20Mestrado%20-%20Lui%cc%81s%20Henrique%20Barbosa%20Leal%20Maranha%cc%83o.pdf5c1eda34f9d0ccc610251e9d7239c5d9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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