Análise da emergência narrativa em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes
Orientador(a): NEVES, André Menezes Marques das
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Design
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17724
Resumo: Devido ao diferencial da interatividade, os jogos digitais possuem um singular potencial narrativo que permitem os jogadores construírem suas próprias narrativas mesmo em gêneros lúdicos com pouca ou nenhuma história explícita. Consolidada como uma linguagem própria dos jogos digitais, a narrativa emergente usufrui princípios multidisciplinares do game design para prover a multiformidade nos games, principalmente nos gêneros sandbox e mundo aberto. Apesar do frequente questionamento da validade da experiência do jogador como uma narrativa pela indústria do entretenimento interativo, a crítica especializada e a comunidade gamer, a narrativa emergente também contém diferentes tipos e efeitos de imersão narrativa, além de atender a todas as funções narrativas, porém colocando o jogador num papel ativo e de coautoria da história. A pesquisa exploratória realizada neste trabalho identificou doze elementos emergenciais provenientes da mecânica e do comportamento dos jogadores que fomentam a narrativa emergente nos jogos digitais, servindo de base para o estudo de caso do jogo Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Além de servir como modelo de análise para jogos de gêneros afins, esse doze elementos emergenciais também podem auxiliar na concepção de mecânicas de jogos digitais com elevada narrativa emergente.
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spelling BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/8293687144495738http://lattes.cnpq.br/5194437042919213NEVES, André Menezes Marques das2016-08-22T12:57:26Z2016-08-22T12:57:26Z2016-01-29https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17724Devido ao diferencial da interatividade, os jogos digitais possuem um singular potencial narrativo que permitem os jogadores construírem suas próprias narrativas mesmo em gêneros lúdicos com pouca ou nenhuma história explícita. Consolidada como uma linguagem própria dos jogos digitais, a narrativa emergente usufrui princípios multidisciplinares do game design para prover a multiformidade nos games, principalmente nos gêneros sandbox e mundo aberto. Apesar do frequente questionamento da validade da experiência do jogador como uma narrativa pela indústria do entretenimento interativo, a crítica especializada e a comunidade gamer, a narrativa emergente também contém diferentes tipos e efeitos de imersão narrativa, além de atender a todas as funções narrativas, porém colocando o jogador num papel ativo e de coautoria da história. A pesquisa exploratória realizada neste trabalho identificou doze elementos emergenciais provenientes da mecânica e do comportamento dos jogadores que fomentam a narrativa emergente nos jogos digitais, servindo de base para o estudo de caso do jogo Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Além de servir como modelo de análise para jogos de gêneros afins, esse doze elementos emergenciais também podem auxiliar na concepção de mecânicas de jogos digitais com elevada narrativa emergente.Due to the differential of interactivity, digital games have a singular narrative potential that let players build their own narratives even in ludic genres with little or no explicit story. Consolidated as a language of digital games, the emergent narrative enjoys multidisciplinary principles of game design to provide the multiformity in games, especially in the sandbox and open world genres. Despite the frequent questioning of the validity of the player's experience as a narrative by the interactive entertainment industry, specialized press and the gaming community, the emergent narrative also contains different types and effects of narrative immersion, in addition to service all narrative functions, but putting the player in an active role and co-author of the story. Exploratory research performed in this work identified twelve emergency elements from mechanical and behavior of the players that promote emerging narrative in digital games, providing the basis for the case study of the game Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. In addition to serving as an analytical model for game related genres, this twelve emergency elements can also assist in the conception of game mechanics with high emergent narrative.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessnarrativagame designemergêncianarrativegame designemergencyAnálise da emergência narrativa em Metal Gear Solid V: The Phantom Paininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação - Rodrigo Brandão.pdf.jpgDissertação - Rodrigo Brandão.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17724/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Rodrigo%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg078cde95e3550127bdf2507dc434fcccMD55ORIGINALDissertação - Rodrigo Brandão.pdfDissertação - Rodrigo Brandão.pdfapplication/pdf2163145https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17724/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Rodrigo%20Brand%c3%a3o.pdf8af388e9eb2a173f8b26e3c970b2202fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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