Análise da emergência narrativa em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Design
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17724 |
Resumo: | Devido ao diferencial da interatividade, os jogos digitais possuem um singular potencial narrativo que permitem os jogadores construírem suas próprias narrativas mesmo em gêneros lúdicos com pouca ou nenhuma história explícita. Consolidada como uma linguagem própria dos jogos digitais, a narrativa emergente usufrui princípios multidisciplinares do game design para prover a multiformidade nos games, principalmente nos gêneros sandbox e mundo aberto. Apesar do frequente questionamento da validade da experiência do jogador como uma narrativa pela indústria do entretenimento interativo, a crítica especializada e a comunidade gamer, a narrativa emergente também contém diferentes tipos e efeitos de imersão narrativa, além de atender a todas as funções narrativas, porém colocando o jogador num papel ativo e de coautoria da história. A pesquisa exploratória realizada neste trabalho identificou doze elementos emergenciais provenientes da mecânica e do comportamento dos jogadores que fomentam a narrativa emergente nos jogos digitais, servindo de base para o estudo de caso do jogo Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Além de servir como modelo de análise para jogos de gêneros afins, esse doze elementos emergenciais também podem auxiliar na concepção de mecânicas de jogos digitais com elevada narrativa emergente. |
id |
UFPE_5b8908d156b828edcabf997b008abce7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/17724 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/8293687144495738http://lattes.cnpq.br/5194437042919213NEVES, André Menezes Marques das2016-08-22T12:57:26Z2016-08-22T12:57:26Z2016-01-29https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17724Devido ao diferencial da interatividade, os jogos digitais possuem um singular potencial narrativo que permitem os jogadores construírem suas próprias narrativas mesmo em gêneros lúdicos com pouca ou nenhuma história explícita. Consolidada como uma linguagem própria dos jogos digitais, a narrativa emergente usufrui princípios multidisciplinares do game design para prover a multiformidade nos games, principalmente nos gêneros sandbox e mundo aberto. Apesar do frequente questionamento da validade da experiência do jogador como uma narrativa pela indústria do entretenimento interativo, a crítica especializada e a comunidade gamer, a narrativa emergente também contém diferentes tipos e efeitos de imersão narrativa, além de atender a todas as funções narrativas, porém colocando o jogador num papel ativo e de coautoria da história. A pesquisa exploratória realizada neste trabalho identificou doze elementos emergenciais provenientes da mecânica e do comportamento dos jogadores que fomentam a narrativa emergente nos jogos digitais, servindo de base para o estudo de caso do jogo Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Além de servir como modelo de análise para jogos de gêneros afins, esse doze elementos emergenciais também podem auxiliar na concepção de mecânicas de jogos digitais com elevada narrativa emergente.Due to the differential of interactivity, digital games have a singular narrative potential that let players build their own narratives even in ludic genres with little or no explicit story. Consolidated as a language of digital games, the emergent narrative enjoys multidisciplinary principles of game design to provide the multiformity in games, especially in the sandbox and open world genres. Despite the frequent questioning of the validity of the player's experience as a narrative by the interactive entertainment industry, specialized press and the gaming community, the emergent narrative also contains different types and effects of narrative immersion, in addition to service all narrative functions, but putting the player in an active role and co-author of the story. Exploratory research performed in this work identified twelve emergency elements from mechanical and behavior of the players that promote emerging narrative in digital games, providing the basis for the case study of the game Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. In addition to serving as an analytical model for game related genres, this twelve emergency elements can also assist in the conception of game mechanics with high emergent narrative.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessnarrativagame designemergêncianarrativegame designemergencyAnálise da emergência narrativa em Metal Gear Solid V: The Phantom Paininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação - Rodrigo Brandão.pdf.jpgDissertação - Rodrigo Brandão.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17724/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Rodrigo%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg078cde95e3550127bdf2507dc434fcccMD55ORIGINALDissertação - Rodrigo Brandão.pdfDissertação - Rodrigo Brandão.pdfapplication/pdf2163145https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17724/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Rodrigo%20Brand%c3%a3o.pdf8af388e9eb2a173f8b26e3c970b2202fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17724/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17724/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDissertação - Rodrigo Brandão.pdf.txtDissertação - Rodrigo Brandão.pdf.txtExtracted texttext/plain141622https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17724/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Rodrigo%20Brand%c3%a3o.pdf.txt3996fedba3d579293cc8cacde05d9ff4MD54123456789/177242019-10-25 16:13:22.789oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:13:22Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da emergência narrativa em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain |
title |
Análise da emergência narrativa em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain |
spellingShingle |
Análise da emergência narrativa em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes narrativa game design emergência narrative game design emergency |
title_short |
Análise da emergência narrativa em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain |
title_full |
Análise da emergência narrativa em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain |
title_fullStr |
Análise da emergência narrativa em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain |
title_full_unstemmed |
Análise da emergência narrativa em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain |
title_sort |
Análise da emergência narrativa em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain |
author |
BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes |
author_facet |
BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8293687144495738 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5194437042919213 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
NEVES, André Menezes Marques das |
contributor_str_mv |
NEVES, André Menezes Marques das |
dc.subject.por.fl_str_mv |
narrativa game design emergência narrative game design emergency |
topic |
narrativa game design emergência narrative game design emergency |
description |
Devido ao diferencial da interatividade, os jogos digitais possuem um singular potencial narrativo que permitem os jogadores construírem suas próprias narrativas mesmo em gêneros lúdicos com pouca ou nenhuma história explícita. Consolidada como uma linguagem própria dos jogos digitais, a narrativa emergente usufrui princípios multidisciplinares do game design para prover a multiformidade nos games, principalmente nos gêneros sandbox e mundo aberto. Apesar do frequente questionamento da validade da experiência do jogador como uma narrativa pela indústria do entretenimento interativo, a crítica especializada e a comunidade gamer, a narrativa emergente também contém diferentes tipos e efeitos de imersão narrativa, além de atender a todas as funções narrativas, porém colocando o jogador num papel ativo e de coautoria da história. A pesquisa exploratória realizada neste trabalho identificou doze elementos emergenciais provenientes da mecânica e do comportamento dos jogadores que fomentam a narrativa emergente nos jogos digitais, servindo de base para o estudo de caso do jogo Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Além de servir como modelo de análise para jogos de gêneros afins, esse doze elementos emergenciais também podem auxiliar na concepção de mecânicas de jogos digitais com elevada narrativa emergente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-22T12:57:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-08-22T12:57:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17724 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17724/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Rodrigo%20Brand%c3%a3o.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17724/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Rodrigo%20Brand%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17724/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17724/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17724/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Rodrigo%20Brand%c3%a3o.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
078cde95e3550127bdf2507dc434fccc 8af388e9eb2a173f8b26e3c970b2202f 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 3996fedba3d579293cc8cacde05d9ff4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1797782293097480192 |