Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17087 |
Resumo: | A partir da leitura das obras da fotógrafa americana Francesca Woodman, passo a tecer diálogos com a temática das categorizações sociais femininas, da identidade e da singularidade, com o intuito de refletir sobre o modo como a produção de subjetividade encontra, contemporaneamente, seus obstáculos, e como as instituições tendem a dificultar tal produção. Ao percorrer as imagens de Francesca, nas quais ela questiona e confronta padrões femininos estabelecidos dentro do seu contexto histórico, falo da representação fotográfica como meio de construção das identidades e da arte como um dos lugares no qual certas construções naturalizadas podem ser quebradas e confrontadas, e onde a singularidade pode ser expressada. Entre o ensaio, as fotografias e os trechos de diários, meu e dela, reflito sobre as influências desses ordenamentos sociais nas produções das imagens que as mulheres fazem de si mesmas. |
id |
UFPE_6ae569114b05be896c294a09d3be9aac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/17087 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
GALLO, Marina Didier NunesCOUTINHO, Marcelo Farias2016-06-13T18:43:21Z2016-06-13T18:43:21Z2015-08-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17087A partir da leitura das obras da fotógrafa americana Francesca Woodman, passo a tecer diálogos com a temática das categorizações sociais femininas, da identidade e da singularidade, com o intuito de refletir sobre o modo como a produção de subjetividade encontra, contemporaneamente, seus obstáculos, e como as instituições tendem a dificultar tal produção. Ao percorrer as imagens de Francesca, nas quais ela questiona e confronta padrões femininos estabelecidos dentro do seu contexto histórico, falo da representação fotográfica como meio de construção das identidades e da arte como um dos lugares no qual certas construções naturalizadas podem ser quebradas e confrontadas, e onde a singularidade pode ser expressada. Entre o ensaio, as fotografias e os trechos de diários, meu e dela, reflito sobre as influências desses ordenamentos sociais nas produções das imagens que as mulheres fazem de si mesmas.CAPESBy taking as a guideline tread the works of the American photographer Francesca Woodman, I weave dialogues with issues such as women's social categorizations, identity and uniqueness, in order to reflect on how the production of subjectivity faces, nowadays, its obstacles, and how institutions tend to hinder such production. By scrolling through the pictures of Francesca, in which she questions and confronts female standards set within her historical context, I speak of photographic representation as a means to construction of identities and art as one of the places in which certain naturalized constructions can be broken and confronted, and where the uniqueness can be expressed. Among the essay, the photographs and journal entries, hers and mine, I raise considerations regarding the influences of these social standards and stereotyping upon the images produced by female artists.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArte.Woodman, Francesca - Crítica e interpretação.Fotografia.FotógrafosIdentidade de gêneroFeminismo e ArteFrancesca Woodman e o lugar de onde eu me olhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILVersão Final - Dissertação - MarinaDidier--Copiar.pdf.jpgVersão Final - Dissertação - MarinaDidier--Copiar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1669https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/5/Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20MarinaDidier--Copiar.pdf.jpgafa6968568e57a8db89de6d0952b74bdMD55ORIGINALVersão Final - Dissertação - MarinaDidier--Copiar.pdfVersão Final - Dissertação - MarinaDidier--Copiar.pdfapplication/pdf5537504https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/1/Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20MarinaDidier--Copiar.pdf1a62631e1fa6ac438a71f08eba6404cbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTVersão Final - Dissertação - MarinaDidier--Copiar.pdf.txtVersão Final - Dissertação - MarinaDidier--Copiar.pdf.txtExtracted texttext/plain275072https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/4/Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20MarinaDidier--Copiar.pdf.txt50e5734213b440464c9101128495a285MD54123456789/170872019-10-25 16:47:18.796oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:47:18Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho |
title |
Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho |
spellingShingle |
Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho GALLO, Marina Didier Nunes Arte. Woodman, Francesca - Crítica e interpretação. Fotografia. Fotógrafos Identidade de gênero Feminismo e Arte |
title_short |
Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho |
title_full |
Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho |
title_fullStr |
Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho |
title_full_unstemmed |
Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho |
title_sort |
Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho |
author |
GALLO, Marina Didier Nunes |
author_facet |
GALLO, Marina Didier Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GALLO, Marina Didier Nunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
COUTINHO, Marcelo Farias |
contributor_str_mv |
COUTINHO, Marcelo Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte. Woodman, Francesca - Crítica e interpretação. Fotografia. Fotógrafos Identidade de gênero Feminismo e Arte |
topic |
Arte. Woodman, Francesca - Crítica e interpretação. Fotografia. Fotógrafos Identidade de gênero Feminismo e Arte |
description |
A partir da leitura das obras da fotógrafa americana Francesca Woodman, passo a tecer diálogos com a temática das categorizações sociais femininas, da identidade e da singularidade, com o intuito de refletir sobre o modo como a produção de subjetividade encontra, contemporaneamente, seus obstáculos, e como as instituições tendem a dificultar tal produção. Ao percorrer as imagens de Francesca, nas quais ela questiona e confronta padrões femininos estabelecidos dentro do seu contexto histórico, falo da representação fotográfica como meio de construção das identidades e da arte como um dos lugares no qual certas construções naturalizadas podem ser quebradas e confrontadas, e onde a singularidade pode ser expressada. Entre o ensaio, as fotografias e os trechos de diários, meu e dela, reflito sobre as influências desses ordenamentos sociais nas produções das imagens que as mulheres fazem de si mesmas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-13T18:43:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-13T18:43:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17087 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/5/Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20MarinaDidier--Copiar.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/1/Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20MarinaDidier--Copiar.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/4/Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20MarinaDidier--Copiar.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
afa6968568e57a8db89de6d0952b74bd 1a62631e1fa6ac438a71f08eba6404cb 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 50e5734213b440464c9101128495a285 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1797782503860207616 |