Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: GALLO, Marina Didier Nunes
Orientador(a): COUTINHO, Marcelo Farias
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17087
Resumo: A partir da leitura das obras da fotógrafa americana Francesca Woodman, passo a tecer diálogos com a temática das categorizações sociais femininas, da identidade e da singularidade, com o intuito de refletir sobre o modo como a produção de subjetividade encontra, contemporaneamente, seus obstáculos, e como as instituições tendem a dificultar tal produção. Ao percorrer as imagens de Francesca, nas quais ela questiona e confronta padrões femininos estabelecidos dentro do seu contexto histórico, falo da representação fotográfica como meio de construção das identidades e da arte como um dos lugares no qual certas construções naturalizadas podem ser quebradas e confrontadas, e onde a singularidade pode ser expressada. Entre o ensaio, as fotografias e os trechos de diários, meu e dela, reflito sobre as influências desses ordenamentos sociais nas produções das imagens que as mulheres fazem de si mesmas.
id UFPE_6ae569114b05be896c294a09d3be9aac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/17087
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling GALLO, Marina Didier NunesCOUTINHO, Marcelo Farias2016-06-13T18:43:21Z2016-06-13T18:43:21Z2015-08-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17087A partir da leitura das obras da fotógrafa americana Francesca Woodman, passo a tecer diálogos com a temática das categorizações sociais femininas, da identidade e da singularidade, com o intuito de refletir sobre o modo como a produção de subjetividade encontra, contemporaneamente, seus obstáculos, e como as instituições tendem a dificultar tal produção. Ao percorrer as imagens de Francesca, nas quais ela questiona e confronta padrões femininos estabelecidos dentro do seu contexto histórico, falo da representação fotográfica como meio de construção das identidades e da arte como um dos lugares no qual certas construções naturalizadas podem ser quebradas e confrontadas, e onde a singularidade pode ser expressada. Entre o ensaio, as fotografias e os trechos de diários, meu e dela, reflito sobre as influências desses ordenamentos sociais nas produções das imagens que as mulheres fazem de si mesmas.CAPESBy taking as a guideline tread the works of the American photographer Francesca Woodman, I weave dialogues with issues such as women's social categorizations, identity and uniqueness, in order to reflect on how the production of subjectivity faces, nowadays, its obstacles, and how institutions tend to hinder such production. By scrolling through the pictures of Francesca, in which she questions and confronts female standards set within her historical context, I speak of photographic representation as a means to construction of identities and art as one of the places in which certain naturalized constructions can be broken and confronted, and where the uniqueness can be expressed. Among the essay, the photographs and journal entries, hers and mine, I raise considerations regarding the influences of these social standards and stereotyping upon the images produced by female artists.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArte.Woodman, Francesca - Crítica e interpretação.Fotografia.FotógrafosIdentidade de gêneroFeminismo e ArteFrancesca Woodman e o lugar de onde eu me olhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILVersão Final - Dissertação - MarinaDidier--Copiar.pdf.jpgVersão Final - Dissertação - MarinaDidier--Copiar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1669https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/5/Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20MarinaDidier--Copiar.pdf.jpgafa6968568e57a8db89de6d0952b74bdMD55ORIGINALVersão Final - Dissertação - MarinaDidier--Copiar.pdfVersão Final - Dissertação - MarinaDidier--Copiar.pdfapplication/pdf5537504https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/1/Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20MarinaDidier--Copiar.pdf1a62631e1fa6ac438a71f08eba6404cbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTVersão Final - Dissertação - MarinaDidier--Copiar.pdf.txtVersão Final - Dissertação - MarinaDidier--Copiar.pdf.txtExtracted texttext/plain275072https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/4/Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20MarinaDidier--Copiar.pdf.txt50e5734213b440464c9101128495a285MD54123456789/170872019-10-25 16:47:18.796oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:47:18Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho
title Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho
spellingShingle Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho
GALLO, Marina Didier Nunes
Arte.
Woodman, Francesca - Crítica e interpretação.
Fotografia.
Fotógrafos
Identidade de gênero
Feminismo e Arte
title_short Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho
title_full Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho
title_fullStr Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho
title_full_unstemmed Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho
title_sort Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho
author GALLO, Marina Didier Nunes
author_facet GALLO, Marina Didier Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GALLO, Marina Didier Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv COUTINHO, Marcelo Farias
contributor_str_mv COUTINHO, Marcelo Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Arte.
Woodman, Francesca - Crítica e interpretação.
Fotografia.
Fotógrafos
Identidade de gênero
Feminismo e Arte
topic Arte.
Woodman, Francesca - Crítica e interpretação.
Fotografia.
Fotógrafos
Identidade de gênero
Feminismo e Arte
description A partir da leitura das obras da fotógrafa americana Francesca Woodman, passo a tecer diálogos com a temática das categorizações sociais femininas, da identidade e da singularidade, com o intuito de refletir sobre o modo como a produção de subjetividade encontra, contemporaneamente, seus obstáculos, e como as instituições tendem a dificultar tal produção. Ao percorrer as imagens de Francesca, nas quais ela questiona e confronta padrões femininos estabelecidos dentro do seu contexto histórico, falo da representação fotográfica como meio de construção das identidades e da arte como um dos lugares no qual certas construções naturalizadas podem ser quebradas e confrontadas, e onde a singularidade pode ser expressada. Entre o ensaio, as fotografias e os trechos de diários, meu e dela, reflito sobre as influências desses ordenamentos sociais nas produções das imagens que as mulheres fazem de si mesmas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-13T18:43:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-13T18:43:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17087
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/5/Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20MarinaDidier--Copiar.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/1/Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20MarinaDidier--Copiar.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17087/4/Vers%c3%a3o%20Final%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20MarinaDidier--Copiar.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv afa6968568e57a8db89de6d0952b74bd
1a62631e1fa6ac438a71f08eba6404cb
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
50e5734213b440464c9101128495a285
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1797782503860207616