A materialização da política de gestão democrática na escola : uma análise da experiência do sistema municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho no período de 1997-2003
Ano de defesa: | 2004 |
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Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar a materialização da política de gestão democrática na escola tendo como fio condutor à experiência do sistema municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho PE, no período de 1997 a 2003. A perspectiva teórica adotada tomou por referência uma análise do contexto de formulação e implementação das políticas públicas sob a perspectiva dos embates travados no âmbito do Estado. Dimensões da política educacional e da política de gestão democrática também foram consideradas e serviram como caminho para investigar os elementos que se interpõem entre os processos de formulação da política educacional e sua materialização até chegar ao chão da escola no contexto das ações implementadas pelo município em estudo no período referenciado. A análise de conteúdo dos documentos que tratam das diretrizes de governo e da política educacional de gestão democrática implementada e a análise de conteúdo das entrevistas realizadas junto aos professores das duas escolas pesquisadas constituíram a base de referência de nossa pesquisa. Os resultados evidenciaram que, apesar da existência de lacunas verificadas na implementação do modelo de gestão instituído no sistema municipal de ensino, há um reconhecimento positivo, por parte dos professores e professoras, das ações no campo da gestão democrática participativa. Indicaram, também que os vários fatores relacionados às condições do exercício do magistério e as vivências no âmbito social e político dos professores levaram a gestão democrática escolar, apesar de percebida como valor e integrar o arcabouço discursivo dos professores, não ter atingido, ainda, o nível desejado como resposta a uma prática mais orgânica e sistemática assumida pelo conjunto dos sujeitos que respondem pelo fazer pedagógico |
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Dimensões da política educacional e da política de gestão democrática também foram consideradas e serviram como caminho para investigar os elementos que se interpõem entre os processos de formulação da política educacional e sua materialização até chegar ao chão da escola no contexto das ações implementadas pelo município em estudo no período referenciado. A análise de conteúdo dos documentos que tratam das diretrizes de governo e da política educacional de gestão democrática implementada e a análise de conteúdo das entrevistas realizadas junto aos professores das duas escolas pesquisadas constituíram a base de referência de nossa pesquisa. Os resultados evidenciaram que, apesar da existência de lacunas verificadas na implementação do modelo de gestão instituído no sistema municipal de ensino, há um reconhecimento positivo, por parte dos professores e professoras, das ações no campo da gestão democrática participativa. 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