Músicos intelectuais : música e sociedade no Recife (1918-1937)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: COSTA, Douglas José Gonçalves
Orientador(a): TEIXEIRA, Flávio Weinstein
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Historia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38844
Resumo: A mudança de uma arte artesanal para uma arte de artista implicou várias mudanças na profissão do músico e nas concepções sobre música. A crescente modernização da sociedade alterou vários aspectos das relações sociais. Uma delas foi a crescente autonomização das esferas culturais. Esse trabalho propõe-se a investigar a relação entre a formação de um campo musical, o modernismo e as representações sobre a identidade nacional nos debates sobre a música na cidade do Recife entre os anos 1918-1937. Essa investigação deu-se por meio da observação das trajetórias de quatro dos principais músicos de Recife e a análise de suas representações sobre música e sociedade na imprensa. Da análise dos objetivos e estrutura de funcionamento das instituições musicais de Recife. E, por fim, do debate dos sentidos e relações entre as categorias do gosto, cultura, progresso/desenvolvimento e nação brasileira. Assim, verificou-se que os músicos estudados tiveram uma formação nos moldes europeus, se beneficiaram ou sofreram com as alianças políticas, foram também intelectuais mediadores que diante das condições que enfrentaram, não puderam trabalhar apenas como concertistas e compositores. Dialogaram com outros intelectuais de outras áreas, sobretudo os modernistas e os regionalistas, e buscaram desenvolver um pensamento próprio. Através desse pensamento, justificavam a intervenção social e mobilizavam grupos de poder. Pensamento este cheio de ambiguidades que variavam de sentido conforme o grupo ou o desejo de ação. Portanto, eles buscaram com essas ações e representações, educar o público, tanto o povo e as elites, refletir sobre o papel da música na sociedade, os efeitos do capitalismo na música, a função do crítico e sobre as composições de sua época. Destarte, procuraram se reposicionar numa sociedade em vias de modernização.
id UFPE_772ded4af5fea0b78a365701fdec6a4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/38844
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling COSTA, Douglas José Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/4265765278414494http://lattes.cnpq.br/9299027485408607TEIXEIRA, Flávio Weinstein2020-11-30T21:04:02Z2020-11-30T21:04:02Z2020-08-28COSTA, Douglas José Gonçalves. Músicos intelectuais: música e sociedade no Recife (1918-1937). 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38844A mudança de uma arte artesanal para uma arte de artista implicou várias mudanças na profissão do músico e nas concepções sobre música. A crescente modernização da sociedade alterou vários aspectos das relações sociais. Uma delas foi a crescente autonomização das esferas culturais. Esse trabalho propõe-se a investigar a relação entre a formação de um campo musical, o modernismo e as representações sobre a identidade nacional nos debates sobre a música na cidade do Recife entre os anos 1918-1937. Essa investigação deu-se por meio da observação das trajetórias de quatro dos principais músicos de Recife e a análise de suas representações sobre música e sociedade na imprensa. Da análise dos objetivos e estrutura de funcionamento das instituições musicais de Recife. E, por fim, do debate dos sentidos e relações entre as categorias do gosto, cultura, progresso/desenvolvimento e nação brasileira. Assim, verificou-se que os músicos estudados tiveram uma formação nos moldes europeus, se beneficiaram ou sofreram com as alianças políticas, foram também intelectuais mediadores que diante das condições que enfrentaram, não puderam trabalhar apenas como concertistas e compositores. Dialogaram com outros intelectuais de outras áreas, sobretudo os modernistas e os regionalistas, e buscaram desenvolver um pensamento próprio. Através desse pensamento, justificavam a intervenção social e mobilizavam grupos de poder. Pensamento este cheio de ambiguidades que variavam de sentido conforme o grupo ou o desejo de ação. Portanto, eles buscaram com essas ações e representações, educar o público, tanto o povo e as elites, refletir sobre o papel da música na sociedade, os efeitos do capitalismo na música, a função do crítico e sobre as composições de sua época. Destarte, procuraram se reposicionar numa sociedade em vias de modernização.CNPqThe change from artisan art to an artist's art implied several changes in the musician's profession and in the conceptions about music. The growing modernization of society has altered several aspects of social relations. One of them was the growing autonomy of cultural spheres. This work aims to investigate the relationship between the formation of a musical field, modernism and representations of national identity in the debates about music in the city of Recife between the years 1918-1937. This investigation took place through the observation of the trajectories of four of the main musicians in Recife and the analysis of their representations about music and society in the press. Analysis of the objectives and operating structure of musical institutions in Recife. And, finally, the debate on the meanings and relationships between the categories of taste, culture, progress / development and the Brazilian nation. Thus, it was found that the studied musicians had a European formation, benefited or suffered from political alliances, were also intellectual mediators who, faced with the conditions they faced, could not work only as concertists and composers. They dialogued with other intellectuals from other areas, especially modernists and regionalists, and sought to develop their own thinking. Through this thought, they justified social intervention and mobilized groups of power. This thought was full of ambiguities that varied according to the group or the desire for action. Therefore, they sought with these actions and representations, to educate the public, both the people and the elites, to reflect on the role of music in society, the effects of capitalism on music, the role of the critic and on the compositions of his time. Thus, they sought to reposition themselves in a society undergoing modernization.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPernambuco - HistóriaHistória socialMúsicosIntelectuaisModernismoMúsicos intelectuais : música e sociedade no Recife (1918-1937)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38844/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Douglas José Gonçalves Costa.pdf.txtDISSERTAÇÃO Douglas José Gonçalves Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain501902https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38844/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Douglas%20Jos%c3%a9%20Gon%c3%a7alves%20Costa.pdf.txtcf7e9ecf4dfc1cde8f1f186e8080e670MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Douglas José Gonçalves Costa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Douglas José Gonçalves Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38844/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Douglas%20Jos%c3%a9%20Gon%c3%a7alves%20Costa.pdf.jpgab7672c1097fdf95a47af3340024cf0dMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38844/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Douglas José Gonçalves Costa.pdfDISSERTAÇÃO Douglas José Gonçalves Costa.pdfapplication/pdf2540635https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38844/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Douglas%20Jos%c3%a9%20Gon%c3%a7alves%20Costa.pdf569cf3b869f96569fa3490cd32387811MD51123456789/388442020-12-01 02:16:43.495oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-12-01T05:16:43Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Músicos intelectuais : música e sociedade no Recife (1918-1937)
title Músicos intelectuais : música e sociedade no Recife (1918-1937)
spellingShingle Músicos intelectuais : música e sociedade no Recife (1918-1937)
COSTA, Douglas José Gonçalves
Pernambuco - História
História social
Músicos
Intelectuais
Modernismo
title_short Músicos intelectuais : música e sociedade no Recife (1918-1937)
title_full Músicos intelectuais : música e sociedade no Recife (1918-1937)
title_fullStr Músicos intelectuais : música e sociedade no Recife (1918-1937)
title_full_unstemmed Músicos intelectuais : música e sociedade no Recife (1918-1937)
title_sort Músicos intelectuais : música e sociedade no Recife (1918-1937)
author COSTA, Douglas José Gonçalves
author_facet COSTA, Douglas José Gonçalves
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4265765278414494
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9299027485408607
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Douglas José Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TEIXEIRA, Flávio Weinstein
contributor_str_mv TEIXEIRA, Flávio Weinstein
dc.subject.por.fl_str_mv Pernambuco - História
História social
Músicos
Intelectuais
Modernismo
topic Pernambuco - História
História social
Músicos
Intelectuais
Modernismo
description A mudança de uma arte artesanal para uma arte de artista implicou várias mudanças na profissão do músico e nas concepções sobre música. A crescente modernização da sociedade alterou vários aspectos das relações sociais. Uma delas foi a crescente autonomização das esferas culturais. Esse trabalho propõe-se a investigar a relação entre a formação de um campo musical, o modernismo e as representações sobre a identidade nacional nos debates sobre a música na cidade do Recife entre os anos 1918-1937. Essa investigação deu-se por meio da observação das trajetórias de quatro dos principais músicos de Recife e a análise de suas representações sobre música e sociedade na imprensa. Da análise dos objetivos e estrutura de funcionamento das instituições musicais de Recife. E, por fim, do debate dos sentidos e relações entre as categorias do gosto, cultura, progresso/desenvolvimento e nação brasileira. Assim, verificou-se que os músicos estudados tiveram uma formação nos moldes europeus, se beneficiaram ou sofreram com as alianças políticas, foram também intelectuais mediadores que diante das condições que enfrentaram, não puderam trabalhar apenas como concertistas e compositores. Dialogaram com outros intelectuais de outras áreas, sobretudo os modernistas e os regionalistas, e buscaram desenvolver um pensamento próprio. Através desse pensamento, justificavam a intervenção social e mobilizavam grupos de poder. Pensamento este cheio de ambiguidades que variavam de sentido conforme o grupo ou o desejo de ação. Portanto, eles buscaram com essas ações e representações, educar o público, tanto o povo e as elites, refletir sobre o papel da música na sociedade, os efeitos do capitalismo na música, a função do crítico e sobre as composições de sua época. Destarte, procuraram se reposicionar numa sociedade em vias de modernização.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-30T21:04:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-30T21:04:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Douglas José Gonçalves. Músicos intelectuais: música e sociedade no Recife (1918-1937). 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38844
identifier_str_mv COSTA, Douglas José Gonçalves. Músicos intelectuais: música e sociedade no Recife (1918-1937). 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Historia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38844/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38844/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Douglas%20Jos%c3%a9%20Gon%c3%a7alves%20Costa.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38844/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Douglas%20Jos%c3%a9%20Gon%c3%a7alves%20Costa.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38844/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38844/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Douglas%20Jos%c3%a9%20Gon%c3%a7alves%20Costa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd573a5ca8288eb7272482765f819534
cf7e9ecf4dfc1cde8f1f186e8080e670
ab7672c1097fdf95a47af3340024cf0d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
569cf3b869f96569fa3490cd32387811
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1797782289286955008