A relação entre o fenômeno da solidão, a auto-identidade verde e o consumo de moda sustentável : um estudo com consumidores do arranjo produtivo local de confecções de Pernambuco
Ano de defesa: | 2021 |
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PPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41871 |
Resumo: | Este estudo buscou investigar a influência do fenômeno da solidão, definido pelos construtos isolamento social, solidão e solitude, e da auto-identidade verde sobre o consumo de moda sustentável dos consumidores do arranjo produtivo local de confecções de Pernambuco. Essa iniciativa partiu da premissa de que os consumidores também devem ser avaliados a partir das suas perspectivas emocionais, uma vez que fatores intrínsecos aos indivíduos como as emoções e os sentimentos também interferem no comportamento dos consumidores. Logo, o estudo da relação entre esses construtos com o consumo de moda sustentável surge como uma tentativa de compreender o porquê da discrepância que há entre o que os consumidores dizem e fazem na esfera do consumo, o que é, na atualidade, o maior desafio para profissionais de marketing, pesquisadores, organizações e formuladores de políticas públicas, com o objetivo de promover o consumo sustentável. A partir do exposto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, com levantamento de campo por meio de um survey online, utilizando amostragem do tipo não probabilística e com coleta de dados realizada por meio de um questionário estruturado distribuído pela técnica snowball. A amostra final foi 420 respondentes e os dados analisados pela Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados obtidos destacam que o isolamento social não exerce influencia sobre o consumo de moda sustentável e que o sentimento de solidão e a solitude influenciam de forma direta e negativa este consumo. Foi identificado também que a auto-identidade verde exerce influencia de forma direta e positiva sobre o consumo de moda sustentável. A partir desses resultados, aponta-se que este estudo contribuiu para o avanço das pesquisas sobre a sustentabilidade na área do comportamento do consumidor por demonstrar que o fenômeno da solidão, a partir de três óticas distintas, isolamento social, solidão e solitude, de maneira geral, não colabora para o desenvolvimento do consumo de moda sustentável, podendo ser considerado uma barreira para este consumo. Por outro lado, ao relacionar a auto- identidade verde com o consumo de moda sustentável, os achados demonstraram a importância dessa antecedente como como um dos principais preditores do comportamento em prol da sustentabilidade, confirmando resultados de pesquisas anteriores e indicando que os respondentes da pesquisa que se percebem como participantes diretos das questões em favor do meio ambiente tendem a desenvolver um comportamento de consumo de moda sustentável. Adicionalmente, este estudo inova ao trazer para o campo do comportamento do consumidor sustentável construtos que não haviam sido investigados em conjunto, auxiliando a ampliar as investigações sobre a sustentabilidade e o consumo no contexto da compra de produtos ambientalmente sustentáveis de moda. Por fim, acredita-se que os achados dessa pesquisa servem como base para que novos estudos possam ser desenvolvidos no campo do consumo de moda sustentável. Neste sentido, sugere- se que estudos futuros possam adicionar ao modelo teórico deste estudo a influência de grupos sociais, como uma possível moderadora da relação originalmente proposta entre os construtos, uma vez que a solidão pode estar relacionada à presença e/ou ausência de grupos de referência. |
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PEREIRA FILHO, Jeferson Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/7748911814071877http://lattes.cnpq.br/7634332525434443COSTA, Cristiane Salomé Ribeiro2021-12-01T18:56:58Z2021-12-01T18:56:58Z2021-07-02PEREIRA FILHO, Jeferson Mendonça. A relação entre o fenômeno da solidão, a auto-identidade verde e o consumo de moda sustentável: um estudo com consumidores do arranjo produtivo local de confecções de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41871Este estudo buscou investigar a influência do fenômeno da solidão, definido pelos construtos isolamento social, solidão e solitude, e da auto-identidade verde sobre o consumo de moda sustentável dos consumidores do arranjo produtivo local de confecções de Pernambuco. Essa iniciativa partiu da premissa de que os consumidores também devem ser avaliados a partir das suas perspectivas emocionais, uma vez que fatores intrínsecos aos indivíduos como as emoções e os sentimentos também interferem no comportamento dos consumidores. Logo, o estudo da relação entre esses construtos com o consumo de moda sustentável surge como uma tentativa de compreender o porquê da discrepância que há entre o que os consumidores dizem e fazem na esfera do consumo, o que é, na atualidade, o maior desafio para profissionais de marketing, pesquisadores, organizações e formuladores de políticas públicas, com o objetivo de promover o consumo sustentável. A partir do exposto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, com levantamento de campo por meio de um survey online, utilizando amostragem do tipo não probabilística e com coleta de dados realizada por meio de um questionário estruturado distribuído pela técnica snowball. A amostra final foi 420 respondentes e os dados analisados pela Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados obtidos destacam que o isolamento social não exerce influencia sobre o consumo de moda sustentável e que o sentimento de solidão e a solitude influenciam de forma direta e negativa este consumo. Foi identificado também que a auto-identidade verde exerce influencia de forma direta e positiva sobre o consumo de moda sustentável. A partir desses resultados, aponta-se que este estudo contribuiu para o avanço das pesquisas sobre a sustentabilidade na área do comportamento do consumidor por demonstrar que o fenômeno da solidão, a partir de três óticas distintas, isolamento social, solidão e solitude, de maneira geral, não colabora para o desenvolvimento do consumo de moda sustentável, podendo ser considerado uma barreira para este consumo. Por outro lado, ao relacionar a auto- identidade verde com o consumo de moda sustentável, os achados demonstraram a importância dessa antecedente como como um dos principais preditores do comportamento em prol da sustentabilidade, confirmando resultados de pesquisas anteriores e indicando que os respondentes da pesquisa que se percebem como participantes diretos das questões em favor do meio ambiente tendem a desenvolver um comportamento de consumo de moda sustentável. Adicionalmente, este estudo inova ao trazer para o campo do comportamento do consumidor sustentável construtos que não haviam sido investigados em conjunto, auxiliando a ampliar as investigações sobre a sustentabilidade e o consumo no contexto da compra de produtos ambientalmente sustentáveis de moda. Por fim, acredita-se que os achados dessa pesquisa servem como base para que novos estudos possam ser desenvolvidos no campo do consumo de moda sustentável. Neste sentido, sugere- se que estudos futuros possam adicionar ao modelo teórico deste estudo a influência de grupos sociais, como uma possível moderadora da relação originalmente proposta entre os construtos, uma vez que a solidão pode estar relacionada à presença e/ou ausência de grupos de referência.CAPESThis study aimed to investigate the influence of the phenomenon of loneliness, defined by social isolation, loneliness feeling and solitude constructs, and of the green self-identity on the sustainable fashion consumption by consumers in the local productive arrangement of clothing factories in Pernambuco. The basic premise of this study is that consumers buying intention is also defined by their emotional perspectives, since individuals’ internal factors such as emotions and feelings, also interfere in consumer behavior. Thus, the study of the relationship among these constructs and the sustainable fashion consumption emerges as an attempt to understand the gap between what consumers say and do considering sustainable consumption, which is currently one of the challenge for marketing professionals, researchers, organizations and public policy makers with the aim of promoting sustainable consumption. Therefore, a descriptive quantitative research was carried out, by an online survey, with non-probabilistic sampling and data collection carried out through a structured questionnaire distributed by the snowball sample technique. The final sample was 420 respondents and the data analyzed by Structural Equation Modeling. The results highlight that social isolation does not influence the sustainable fashion consumption and both the feeling of loneliness and solitude directly and negatively influence this consumption. It was also identified that the green self- identity exerts a direct and positive influence on the sustainable fashion consumption. From these results, it is pointed out that this study contributed to the advance of research on sustainability in the area of consumer behavior by demonstrating that the phenomenon of loneliness, from three different perspectives, social isolation, loneliness and solitude, in general point of view, does not contribute to the development of sustainable fashion consumption and may be considered as a barrier to this consumption. On the other hand, by relating green self-identity to sustainable fashion consumption, the findings demonstrate the importance of this antecedent as one of the main individual’s predictors towards sustainable consumption behavior, confirming previous research results and also indicating that the respondents who perceive themselves as direct participants in issues in favor of the environment tend to develop a sustainable fashion consumption behavior. Additionally, this study innovates by bringing to the field of sustainable consumer behavior constructs that had not been investigated together, helping to expand the investigations on sustainability and consumption in the context of the purchase of environmentally sustainable fashion products. Finally, it is believed that the findings of this research could be used as a basis for further studies in the field of sustainable fashion consumption. In this sense, it is suggested that future studies can add the influence of social groups as a possible moderator of the proposed relationship among the constructs presented in the theoretical model of this study, since loneliness may be related to the presence and/or the absence of reference groups.porUniversidade Federal de PernambucoPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e ConsumoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConsumo (Economia) - PernambucoSustentabilidadeModa - PernambucoSolidão - PernambucoIsolamento social - PernambucoIdentidade (Psicologia)A relação entre o fenômeno da solidão, a auto-identidade verde e o consumo de moda sustentável : um estudo com consumidores do arranjo produtivo local de confecções de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Jeferson Mendonça Pereira Filho.pdfDISSERTAÇÃO Jeferson Mendonça Pereira Filho.pdfapplication/pdf1638129https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41871/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jeferson%20Mendon%c3%a7a%20Pereira%20Filho.pdf078ba837f76d9a3bbfb304830f8d9ab2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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