Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51264 |
Resumo: | O mundo tal qual se apresenta é uma fábula (OLIVEIRA, 2001) retroalimentada por um imaginário coletivo edificado em pressupostos coloniais que atravessam o tempo, configurando espaços de poder em que o sujeito é hierarquizado. Por estas razões é que se faz necessário um esforço que devolva o estatuto de humanidade para os corpos precarizados e subalternizados. Nesta pesquisa, proponho uma guinada da alienação à tomada de consciência da/o a/o negra/o, um trajeto que se estrutura por meio da dobra da linguagem e que cria condições para que estas/es possam, pela própria voz, se definirem para além do que lhes é atribuído pelos predicativos identitários. Por isso, interseccionando os conceitos de escrevivência (EVARISTO, 2020) e fábula crítica (HATMANN, 2020), investigo o videoclipe em rede enquanto um espaço de segurança que torna a ficção um espaço imaginativo, lugar em que os seres se (re)inventam. Diante de uma autoetnografia elaborada nos confins da memória, analiso o clipe de Chato (2020) de Marco Gabriel como indício de um fio narrativo em que a construção da negritude (CÉSAIRE, 2010) emerge como forma de um ser/saber diverso e multifacetado, que tensiona os imaginários e os estigmas sociais. |
id |
UFPE_868b154816b76514a0fdf3a5e9edad9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/51264 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
COSTA, Pedro Henrique de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/6416746295627575http://lattes.cnpq.br/6366551742319233JANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira2023-06-26T14:06:23Z2023-06-26T14:06:23Z2023-06-15COSTA, Pedro Henrique de Carvalho. Enegrecendo os imaginários da cidade: as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51264O mundo tal qual se apresenta é uma fábula (OLIVEIRA, 2001) retroalimentada por um imaginário coletivo edificado em pressupostos coloniais que atravessam o tempo, configurando espaços de poder em que o sujeito é hierarquizado. Por estas razões é que se faz necessário um esforço que devolva o estatuto de humanidade para os corpos precarizados e subalternizados. Nesta pesquisa, proponho uma guinada da alienação à tomada de consciência da/o a/o negra/o, um trajeto que se estrutura por meio da dobra da linguagem e que cria condições para que estas/es possam, pela própria voz, se definirem para além do que lhes é atribuído pelos predicativos identitários. Por isso, interseccionando os conceitos de escrevivência (EVARISTO, 2020) e fábula crítica (HATMANN, 2020), investigo o videoclipe em rede enquanto um espaço de segurança que torna a ficção um espaço imaginativo, lugar em que os seres se (re)inventam. Diante de uma autoetnografia elaborada nos confins da memória, analiso o clipe de Chato (2020) de Marco Gabriel como indício de um fio narrativo em que a construção da negritude (CÉSAIRE, 2010) emerge como forma de um ser/saber diverso e multifacetado, que tensiona os imaginários e os estigmas sociais.The world as it presents itself is a fable (OLIVEIRA, 2001) retrofueled by a collective imaginary built on colonial assumptions that have persisted through time, shaping power spaces where the subject is hierarchized. For these reasons, an effort is necessary to restore the status of humanity to precarious and subalternized bodies. In this research, I propose a turn from alienation to the awareness of the black subject, a journey that is structured through the folding of language and that creates conditions for them to define themselves beyond what is attributed to them by identity predicates.Therefore, intersecting the concepts of "escrevivência" (EVARISTO, 2020) and "critical fable" (HATMANN, 2020), I investigate the networked music video as a safe space that transforms fiction into an imaginative place where beings (re)invent themselves. In the face of an autoethnography crafted from the depths of memory, I analyze Marco Gabriel's music video "Chato" as evidence of a narrative thread in which the construction of blackness (CÉSAIRE, 2010) emerges as a means of creating a diverse and multifaceted being/knowledge that challenges social imaginaries and stigmas.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNegritudeEscrevivênciaVideoclipesFabulaçãoEnegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luísinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Pedro Henrique de Carvalho Costa.pdfDISSERTAÇÃO Pedro Henrique de Carvalho Costa.pdfapplication/pdf4729971https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Henrique%20de%20Carvalho%20Costa.pdf42ca9620bdde5fbcf52ed447c8220bb4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Pedro Henrique de Carvalho Costa.pdf.txtDISSERTAÇÃO Pedro Henrique de Carvalho Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain672100https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Henrique%20de%20Carvalho%20Costa.pdf.txtc07f8004d132ec28373c9b967814b8b9MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Pedro Henrique de Carvalho Costa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Pedro Henrique de Carvalho Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Henrique%20de%20Carvalho%20Costa.pdf.jpg76cc660d723fc45d80eee7caa4d8e94fMD55123456789/512642023-06-27 02:59:25.286oai:repositorio.ufpe.br:123456789/51264VGVybW8gZGUgRGVww7NzaXRvIExlZ2FsIGUgQXV0b3JpemHDp8OjbyBwYXJhIFB1YmxpY2l6YcOnw6NvIGRlIERvY3VtZW50b3Mgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIERpZ2l0YWwgZGEgVUZQRQoKCkRlY2xhcm8gZXN0YXIgY2llbnRlIGRlIHF1ZSBlc3RlIFRlcm1vIGRlIERlcMOzc2l0byBMZWdhbCBlIEF1dG9yaXphw6fDo28gdGVtIG8gb2JqZXRpdm8gZGUgZGl2dWxnYcOnw6NvIGRvcyBkb2N1bWVudG9zIGRlcG9zaXRhZG9zIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBEaWdpdGFsIGRhIFVGUEUgZSBkZWNsYXJvIHF1ZToKCkkgLSBvcyBkYWRvcyBwcmVlbmNoaWRvcyBubyBmb3JtdWzDoXJpbyBkZSBkZXDDs3NpdG8gc8OjbyB2ZXJkYWRlaXJvcyBlIGF1dMOqbnRpY29zOwoKSUkgLSAgbyBjb250ZcO6ZG8gZGlzcG9uaWJpbGl6YWRvIMOpIGRlIHJlc3BvbnNhYmlsaWRhZGUgZGUgc3VhIGF1dG9yaWE7CgpJSUkgLSBvIGNvbnRlw7pkbyDDqSBvcmlnaW5hbCwgZSBzZSBvIHRyYWJhbGhvIGUvb3UgcGFsYXZyYXMgZGUgb3V0cmFzIHBlc3NvYXMgZm9yYW0gdXRpbGl6YWRvcywgZXN0YXMgZm9yYW0gZGV2aWRhbWVudGUgcmVjb25oZWNpZGFzOwoKSVYgLSBxdWFuZG8gdHJhdGFyLXNlIGRlIG9icmEgY29sZXRpdmEgKG1haXMgZGUgdW0gYXV0b3IpOiB0b2RvcyBvcyBhdXRvcmVzIGVzdMOjbyBjaWVudGVzIGRvIGRlcMOzc2l0byBlIGRlIGFjb3JkbyBjb20gZXN0ZSB0ZXJtbzsKClYgLSBxdWFuZG8gdHJhdGFyLXNlIGRlIFRyYWJhbGhvIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28sIERpc3NlcnRhw6fDo28gb3UgVGVzZTogbyBhcnF1aXZvIGRlcG9zaXRhZG8gY29ycmVzcG9uZGUgw6AgdmVyc8OjbyBmaW5hbCBkbyB0cmFiYWxobzsKClZJIC0gcXVhbmRvIHRyYXRhci1zZSBkZSBUcmFiYWxobyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvLCBEaXNzZXJ0YcOnw6NvIG91IFRlc2U6IGVzdG91IGNpZW50ZSBkZSBxdWUgYSBhbHRlcmHDp8OjbyBkYSBtb2RhbGlkYWRlIGRlIGFjZXNzbyBhbyBkb2N1bWVudG8gYXDDs3MgbyBkZXDDs3NpdG8gZSBhbnRlcyBkZSBmaW5kYXIgbyBwZXLDrW9kbyBkZSBlbWJhcmdvLCBxdWFuZG8gZm9yIGVzY29saGlkbyBhY2Vzc28gcmVzdHJpdG8sIHNlcsOhIHBlcm1pdGlkYSBtZWRpYW50ZSBzb2xpY2l0YcOnw6NvIGRvIChhKSBhdXRvciAoYSkgYW8gU2lzdGVtYSBJbnRlZ3JhZG8gZGUgQmlibGlvdGVjYXMgZGEgVUZQRSAoU0lCL1VGUEUpLgoKIApQYXJhIHRyYWJhbGhvcyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvOgoKTmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIGF1dG9yIHF1ZSByZWNhZW0gc29icmUgZXN0ZSBkb2N1bWVudG8sIGZ1bmRhbWVudGFkbyBuYSBMZWkgZGUgRGlyZWl0byBBdXRvcmFsIG5vIDkuNjEwLCBkZSAxOSBkZSBmZXZlcmVpcm8gZGUgMTk5OCwgYXJ0LiAyOSwgaW5jaXNvIElJSSwgYXV0b3Jpem8gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YXIgZ3JhdHVpdGFtZW50ZSwgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkIChhcXVpc2nDp8OjbykgYXRyYXbDqXMgZG8gc2l0ZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gRGlnaXRhbCBkYSBVRlBFIG5vIGVuZGVyZcOnbyBodHRwOi8vd3d3LnJlcG9zaXRvcmlvLnVmcGUuYnIsIGEgcGFydGlyIGRhIGRhdGEgZGUgZGVww7NzaXRvLgoKIApQYXJhIHRyYWJhbGhvcyBlbSBBY2Vzc28gUmVzdHJpdG86CgpOYSBxdWFsaWRhZGUgZGUgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgYXV0b3IgcXVlIHJlY2FlbSBzb2JyZSBlc3RlIGRvY3VtZW50bywgZnVuZGFtZW50YWRvIG5hIExlaSBkZSBEaXJlaXRvIEF1dG9yYWwgbm8gOS42MTAgZGUgMTkgZGUgZmV2ZXJlaXJvIGRlIDE5OTgsIGFydC4gMjksIGluY2lzbyBJSUksIGF1dG9yaXpvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgUGVybmFtYnVjbyBhIGRpc3BvbmliaWxpemFyIGdyYXR1aXRhbWVudGUsIHNlbSByZXNzYXJjaW1lbnRvIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsIGltcHJlc3PDo28gZS9vdSBkb3dubG9hZCAoYXF1aXNpw6fDo28pIGF0cmF2w6lzIGRvIHNpdGUgZG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIERpZ2l0YWwgZGEgVUZQRSBubyBlbmRlcmXDp28gaHR0cDovL3d3dy5yZXBvc2l0b3Jpby51ZnBlLmJyLCBxdWFuZG8gZmluZGFyIG8gcGVyw61vZG8gZGUgZW1iYXJnbyBjb25kaXplbnRlIGFvIHRpcG8gZGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb25mb3JtZSBpbmRpY2FkbyBubyBjYW1wbyBEYXRhIGRlIEVtYmFyZ28uCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-06-27T05:59:25Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís |
title |
Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís |
spellingShingle |
Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís COSTA, Pedro Henrique de Carvalho Negritude Escrevivência Videoclipes Fabulação |
title_short |
Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís |
title_full |
Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís |
title_fullStr |
Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís |
title_full_unstemmed |
Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís |
title_sort |
Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís |
author |
COSTA, Pedro Henrique de Carvalho |
author_facet |
COSTA, Pedro Henrique de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6416746295627575 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6366551742319233 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Pedro Henrique de Carvalho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira |
contributor_str_mv |
JANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negritude Escrevivência Videoclipes Fabulação |
topic |
Negritude Escrevivência Videoclipes Fabulação |
description |
O mundo tal qual se apresenta é uma fábula (OLIVEIRA, 2001) retroalimentada por um imaginário coletivo edificado em pressupostos coloniais que atravessam o tempo, configurando espaços de poder em que o sujeito é hierarquizado. Por estas razões é que se faz necessário um esforço que devolva o estatuto de humanidade para os corpos precarizados e subalternizados. Nesta pesquisa, proponho uma guinada da alienação à tomada de consciência da/o a/o negra/o, um trajeto que se estrutura por meio da dobra da linguagem e que cria condições para que estas/es possam, pela própria voz, se definirem para além do que lhes é atribuído pelos predicativos identitários. Por isso, interseccionando os conceitos de escrevivência (EVARISTO, 2020) e fábula crítica (HATMANN, 2020), investigo o videoclipe em rede enquanto um espaço de segurança que torna a ficção um espaço imaginativo, lugar em que os seres se (re)inventam. Diante de uma autoetnografia elaborada nos confins da memória, analiso o clipe de Chato (2020) de Marco Gabriel como indício de um fio narrativo em que a construção da negritude (CÉSAIRE, 2010) emerge como forma de um ser/saber diverso e multifacetado, que tensiona os imaginários e os estigmas sociais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-26T14:06:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-26T14:06:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Pedro Henrique de Carvalho. Enegrecendo os imaginários da cidade: as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51264 |
identifier_str_mv |
COSTA, Pedro Henrique de Carvalho. Enegrecendo os imaginários da cidade: as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Henrique%20de%20Carvalho%20Costa.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Henrique%20de%20Carvalho%20Costa.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Henrique%20de%20Carvalho%20Costa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42ca9620bdde5fbcf52ed447c8220bb4 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 c07f8004d132ec28373c9b967814b8b9 76cc660d723fc45d80eee7caa4d8e94f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1793516135874822144 |