Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: COSTA, Pedro Henrique de Carvalho
Orientador(a): JANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51264
Resumo: O mundo tal qual se apresenta é uma fábula (OLIVEIRA, 2001) retroalimentada por um imaginário coletivo edificado em pressupostos coloniais que atravessam o tempo, configurando espaços de poder em que o sujeito é hierarquizado. Por estas razões é que se faz necessário um esforço que devolva o estatuto de humanidade para os corpos precarizados e subalternizados. Nesta pesquisa, proponho uma guinada da alienação à tomada de consciência da/o a/o negra/o, um trajeto que se estrutura por meio da dobra da linguagem e que cria condições para que estas/es possam, pela própria voz, se definirem para além do que lhes é atribuído pelos predicativos identitários. Por isso, interseccionando os conceitos de escrevivência (EVARISTO, 2020) e fábula crítica (HATMANN, 2020), investigo o videoclipe em rede enquanto um espaço de segurança que torna a ficção um espaço imaginativo, lugar em que os seres se (re)inventam. Diante de uma autoetnografia elaborada nos confins da memória, analiso o clipe de Chato (2020) de Marco Gabriel como indício de um fio narrativo em que a construção da negritude (CÉSAIRE, 2010) emerge como forma de um ser/saber diverso e multifacetado, que tensiona os imaginários e os estigmas sociais.
id UFPE_868b154816b76514a0fdf3a5e9edad9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/51264
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling COSTA, Pedro Henrique de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/6416746295627575http://lattes.cnpq.br/6366551742319233JANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira2023-06-26T14:06:23Z2023-06-26T14:06:23Z2023-06-15COSTA, Pedro Henrique de Carvalho. Enegrecendo os imaginários da cidade: as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51264O mundo tal qual se apresenta é uma fábula (OLIVEIRA, 2001) retroalimentada por um imaginário coletivo edificado em pressupostos coloniais que atravessam o tempo, configurando espaços de poder em que o sujeito é hierarquizado. Por estas razões é que se faz necessário um esforço que devolva o estatuto de humanidade para os corpos precarizados e subalternizados. Nesta pesquisa, proponho uma guinada da alienação à tomada de consciência da/o a/o negra/o, um trajeto que se estrutura por meio da dobra da linguagem e que cria condições para que estas/es possam, pela própria voz, se definirem para além do que lhes é atribuído pelos predicativos identitários. Por isso, interseccionando os conceitos de escrevivência (EVARISTO, 2020) e fábula crítica (HATMANN, 2020), investigo o videoclipe em rede enquanto um espaço de segurança que torna a ficção um espaço imaginativo, lugar em que os seres se (re)inventam. Diante de uma autoetnografia elaborada nos confins da memória, analiso o clipe de Chato (2020) de Marco Gabriel como indício de um fio narrativo em que a construção da negritude (CÉSAIRE, 2010) emerge como forma de um ser/saber diverso e multifacetado, que tensiona os imaginários e os estigmas sociais.The world as it presents itself is a fable (OLIVEIRA, 2001) retrofueled by a collective imaginary built on colonial assumptions that have persisted through time, shaping power spaces where the subject is hierarchized. For these reasons, an effort is necessary to restore the status of humanity to precarious and subalternized bodies. In this research, I propose a turn from alienation to the awareness of the black subject, a journey that is structured through the folding of language and that creates conditions for them to define themselves beyond what is attributed to them by identity predicates.Therefore, intersecting the concepts of "escrevivência" (EVARISTO, 2020) and "critical fable" (HATMANN, 2020), I investigate the networked music video as a safe space that transforms fiction into an imaginative place where beings (re)invent themselves. In the face of an autoethnography crafted from the depths of memory, I analyze Marco Gabriel's music video "Chato" as evidence of a narrative thread in which the construction of blackness (CÉSAIRE, 2010) emerges as a means of creating a diverse and multifaceted being/knowledge that challenges social imaginaries and stigmas.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNegritudeEscrevivênciaVideoclipesFabulaçãoEnegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luísinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Pedro Henrique de Carvalho Costa.pdfDISSERTAÇÃO Pedro Henrique de Carvalho Costa.pdfapplication/pdf4729971https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Henrique%20de%20Carvalho%20Costa.pdf42ca9620bdde5fbcf52ed447c8220bb4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Pedro Henrique de Carvalho Costa.pdf.txtDISSERTAÇÃO Pedro Henrique de Carvalho Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain672100https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Henrique%20de%20Carvalho%20Costa.pdf.txtc07f8004d132ec28373c9b967814b8b9MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Pedro Henrique de Carvalho Costa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Pedro Henrique de Carvalho Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Henrique%20de%20Carvalho%20Costa.pdf.jpg76cc660d723fc45d80eee7caa4d8e94fMD55123456789/512642023-06-27 02:59:25.286oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-06-27T05:59:25Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís
title Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís
spellingShingle Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís
COSTA, Pedro Henrique de Carvalho
Negritude
Escrevivência
Videoclipes
Fabulação
title_short Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís
title_full Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís
title_fullStr Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís
title_full_unstemmed Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís
title_sort Enegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís
author COSTA, Pedro Henrique de Carvalho
author_facet COSTA, Pedro Henrique de Carvalho
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6416746295627575
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6366551742319233
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Pedro Henrique de Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira
contributor_str_mv JANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Negritude
Escrevivência
Videoclipes
Fabulação
topic Negritude
Escrevivência
Videoclipes
Fabulação
description O mundo tal qual se apresenta é uma fábula (OLIVEIRA, 2001) retroalimentada por um imaginário coletivo edificado em pressupostos coloniais que atravessam o tempo, configurando espaços de poder em que o sujeito é hierarquizado. Por estas razões é que se faz necessário um esforço que devolva o estatuto de humanidade para os corpos precarizados e subalternizados. Nesta pesquisa, proponho uma guinada da alienação à tomada de consciência da/o a/o negra/o, um trajeto que se estrutura por meio da dobra da linguagem e que cria condições para que estas/es possam, pela própria voz, se definirem para além do que lhes é atribuído pelos predicativos identitários. Por isso, interseccionando os conceitos de escrevivência (EVARISTO, 2020) e fábula crítica (HATMANN, 2020), investigo o videoclipe em rede enquanto um espaço de segurança que torna a ficção um espaço imaginativo, lugar em que os seres se (re)inventam. Diante de uma autoetnografia elaborada nos confins da memória, analiso o clipe de Chato (2020) de Marco Gabriel como indício de um fio narrativo em que a construção da negritude (CÉSAIRE, 2010) emerge como forma de um ser/saber diverso e multifacetado, que tensiona os imaginários e os estigmas sociais.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-26T14:06:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-26T14:06:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Pedro Henrique de Carvalho. Enegrecendo os imaginários da cidade: as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51264
identifier_str_mv COSTA, Pedro Henrique de Carvalho. Enegrecendo os imaginários da cidade: as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Henrique%20de%20Carvalho%20Costa.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Henrique%20de%20Carvalho%20Costa.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51264/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Henrique%20de%20Carvalho%20Costa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 42ca9620bdde5fbcf52ed447c8220bb4
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
c07f8004d132ec28373c9b967814b8b9
76cc660d723fc45d80eee7caa4d8e94f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1793516135874822144