Fatores críticos de sucesso aplicados a grandes clientes de empresas distribuidoras de energia elétrica: um estudo de caso na CELPE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: BARROS FILHO, João Paes de
Orientador(a): MEDEIROS, Denise Dumke de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5815
Resumo: A Companhia Energética de Pernambuco CELPE fornece energia elétrica para todo o estado de Pernambuco. A sua carteira de clientes é composta por consumidores de energia das classes residencial, comercial, industrial, poderes públicos, serviços público, iluminação pública e suprimento a outras empresas distribuidoras de energia elétrica. Nestes diversos segmentos de clientes encontra-se um seleto grupo denominado clientes corporativos privados que são responsáveis por cerca de 20% do faturamento mensal da CELPE, e são gerenciados por um departamento que cuida exclusivamente deste grupo de clientes e dos poderes públicos. Estes clientes, segundo a legislação em vigor que regula o Mercado Atacadista de Energia MAE, são considerados clientes livres e podem escolher a qualquer momento seu fornecedor de energia elétrica. Com o objetivo de melhor se estruturar para abordar e direcionar suas ações estratégicas para este grupo de clientes, a CELPE investiu em um estudo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco UFPE, no qual foi desenvolvida uma metodologia para identificar e caracterizar os fatores críticos de sucesso pelos quais estes clientes percebem qualidade nos serviços prestados pela empresa. A aplicação desta metodologia aos clientes corporativos privados constituiu a tarefa da presente dissertação. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa quantitativa envolvendo os clientes coorporativos privados, cujas análises estatísticas dos dados, elaboração de planos de ação, das conclusões e recomendações são desenvolvidas neste trabalho. Os principais dados coletados junto aos clientes corporativos privados foram os conceitos subjacentes identificados nas suas percepções sobre a prestação dos serviços prestados pela CELPE. A contribuição deste trabalho reside na obtenção de metodologia para identificação dos Fatores Críticos de sucesso através dos quais os clientes corporativos privados avaliam os serviços prestados pela CELPE, e dos conceitos subjacentes atribuídos por estes clientes aos fatores críticos
id UFPE_87003db593c8a2afb887db9e0b0734a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5815
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling BARROS FILHO, João Paes deMEDEIROS, Denise Dumke de2014-06-12T17:41:58Z2014-06-12T17:41:58Z2006Paes de Barros Filho, João; Dumke de Medeiros, Denise. Fatores críticos de sucesso aplicados a grandes clientes de empresas distribuidoras de energia elétrica: um estudo de caso na CELPE. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5815A Companhia Energética de Pernambuco CELPE fornece energia elétrica para todo o estado de Pernambuco. A sua carteira de clientes é composta por consumidores de energia das classes residencial, comercial, industrial, poderes públicos, serviços público, iluminação pública e suprimento a outras empresas distribuidoras de energia elétrica. Nestes diversos segmentos de clientes encontra-se um seleto grupo denominado clientes corporativos privados que são responsáveis por cerca de 20% do faturamento mensal da CELPE, e são gerenciados por um departamento que cuida exclusivamente deste grupo de clientes e dos poderes públicos. Estes clientes, segundo a legislação em vigor que regula o Mercado Atacadista de Energia MAE, são considerados clientes livres e podem escolher a qualquer momento seu fornecedor de energia elétrica. Com o objetivo de melhor se estruturar para abordar e direcionar suas ações estratégicas para este grupo de clientes, a CELPE investiu em um estudo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco UFPE, no qual foi desenvolvida uma metodologia para identificar e caracterizar os fatores críticos de sucesso pelos quais estes clientes percebem qualidade nos serviços prestados pela empresa. A aplicação desta metodologia aos clientes corporativos privados constituiu a tarefa da presente dissertação. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa quantitativa envolvendo os clientes coorporativos privados, cujas análises estatísticas dos dados, elaboração de planos de ação, das conclusões e recomendações são desenvolvidas neste trabalho. Os principais dados coletados junto aos clientes corporativos privados foram os conceitos subjacentes identificados nas suas percepções sobre a prestação dos serviços prestados pela CELPE. A contribuição deste trabalho reside na obtenção de metodologia para identificação dos Fatores Críticos de sucesso através dos quais os clientes corporativos privados avaliam os serviços prestados pela CELPE, e dos conceitos subjacentes atribuídos por estes clientes aos fatores críticosporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSucesso.Distribuidoras de energia elétricaFatores críticos de sucesso aplicados a grandes clientes de empresas distribuidoras de energia elétrica: um estudo de caso na CELPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo7374_1.pdf.jpgarquivo7374_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1461https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5815/4/arquivo7374_1.pdf.jpg15a1a90b4d51a35031e63f20264fc003MD54ORIGINALarquivo7374_1.pdfapplication/pdf3304473https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5815/1/arquivo7374_1.pdf6ffa5370e349cbd3f08075ed0ebe6892MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5815/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo7374_1.pdf.txtarquivo7374_1.pdf.txtExtracted texttext/plain306917https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5815/3/arquivo7374_1.pdf.txt3c504b1064fd41d32e095a923abb8114MD53123456789/58152019-10-25 04:29:53.918oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T07:29:53Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores críticos de sucesso aplicados a grandes clientes de empresas distribuidoras de energia elétrica: um estudo de caso na CELPE
title Fatores críticos de sucesso aplicados a grandes clientes de empresas distribuidoras de energia elétrica: um estudo de caso na CELPE
spellingShingle Fatores críticos de sucesso aplicados a grandes clientes de empresas distribuidoras de energia elétrica: um estudo de caso na CELPE
BARROS FILHO, João Paes de
Sucesso.
Distribuidoras de energia elétrica
title_short Fatores críticos de sucesso aplicados a grandes clientes de empresas distribuidoras de energia elétrica: um estudo de caso na CELPE
title_full Fatores críticos de sucesso aplicados a grandes clientes de empresas distribuidoras de energia elétrica: um estudo de caso na CELPE
title_fullStr Fatores críticos de sucesso aplicados a grandes clientes de empresas distribuidoras de energia elétrica: um estudo de caso na CELPE
title_full_unstemmed Fatores críticos de sucesso aplicados a grandes clientes de empresas distribuidoras de energia elétrica: um estudo de caso na CELPE
title_sort Fatores críticos de sucesso aplicados a grandes clientes de empresas distribuidoras de energia elétrica: um estudo de caso na CELPE
author BARROS FILHO, João Paes de
author_facet BARROS FILHO, João Paes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS FILHO, João Paes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MEDEIROS, Denise Dumke de
contributor_str_mv MEDEIROS, Denise Dumke de
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso.
Distribuidoras de energia elétrica
topic Sucesso.
Distribuidoras de energia elétrica
description A Companhia Energética de Pernambuco CELPE fornece energia elétrica para todo o estado de Pernambuco. A sua carteira de clientes é composta por consumidores de energia das classes residencial, comercial, industrial, poderes públicos, serviços público, iluminação pública e suprimento a outras empresas distribuidoras de energia elétrica. Nestes diversos segmentos de clientes encontra-se um seleto grupo denominado clientes corporativos privados que são responsáveis por cerca de 20% do faturamento mensal da CELPE, e são gerenciados por um departamento que cuida exclusivamente deste grupo de clientes e dos poderes públicos. Estes clientes, segundo a legislação em vigor que regula o Mercado Atacadista de Energia MAE, são considerados clientes livres e podem escolher a qualquer momento seu fornecedor de energia elétrica. Com o objetivo de melhor se estruturar para abordar e direcionar suas ações estratégicas para este grupo de clientes, a CELPE investiu em um estudo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco UFPE, no qual foi desenvolvida uma metodologia para identificar e caracterizar os fatores críticos de sucesso pelos quais estes clientes percebem qualidade nos serviços prestados pela empresa. A aplicação desta metodologia aos clientes corporativos privados constituiu a tarefa da presente dissertação. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa quantitativa envolvendo os clientes coorporativos privados, cujas análises estatísticas dos dados, elaboração de planos de ação, das conclusões e recomendações são desenvolvidas neste trabalho. Os principais dados coletados junto aos clientes corporativos privados foram os conceitos subjacentes identificados nas suas percepções sobre a prestação dos serviços prestados pela CELPE. A contribuição deste trabalho reside na obtenção de metodologia para identificação dos Fatores Críticos de sucesso através dos quais os clientes corporativos privados avaliam os serviços prestados pela CELPE, e dos conceitos subjacentes atribuídos por estes clientes aos fatores críticos
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T17:41:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T17:41:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Paes de Barros Filho, João; Dumke de Medeiros, Denise. Fatores críticos de sucesso aplicados a grandes clientes de empresas distribuidoras de energia elétrica: um estudo de caso na CELPE. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5815
identifier_str_mv Paes de Barros Filho, João; Dumke de Medeiros, Denise. Fatores críticos de sucesso aplicados a grandes clientes de empresas distribuidoras de energia elétrica: um estudo de caso na CELPE. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5815/4/arquivo7374_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5815/1/arquivo7374_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5815/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5815/3/arquivo7374_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 15a1a90b4d51a35031e63f20264fc003
6ffa5370e349cbd3f08075ed0ebe6892
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
3c504b1064fd41d32e095a923abb8114
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1793516171074469888