Interpretação ambiental, transmissão de conhecimentos e valorização do patrimônio natural do Parque Nacional de Catimbau-PE, Brasil
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pos Graduacao em Geografia
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32776 |
Resumo: | Interpretar o meio ambiente é aproximar a sociedade do patrimônio natural, objetivando uma maior participação dessas pessoas nas atividades de conservação. Os Parques Nacionais são importantes áreas naturais onde às atividades de visitação devem ser planejadas, diminuindo os impactos negativos, buscando aumentar a satisfação dos visitantes e seu aprendizado a respeito do patrimônio ali resguardado. Nesse contexto, o Parque Nacional do Catimbau, conta com um importante patrimônio natural, que pode ser utilizado no desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental. Por isso, essa pesquisa teve o objetivo de realizar um plano inicial de interpretação ambiental para o parque, demonstrando como essa ferramenta pode vir a ser importante para o desenvolvimento das atividades de uso público no Parque. Para isso, todas as trilhas foram georreferenciadas e os seus sítios interpretativos localizados, através do método IAPI (Indicadores de Atratividade de Pontos Interpretativos) foi possível quantificar o grau de atratividade de cada local. Para conhecer como as atividades de visitação acontecem no Parque, foi caracterizada sua demanda e, analisada a atividade desenvolvida pelos condutores locais. A importância da interpretação ambiental em Unidades de Conservação foi constatada através de entrevistas realizadas com gestores de parques nacionais do semiárido nordestino. Por fim, alguns meios interpretativos foram sugeridos como possíveis modelos a serem utilizados futuramente nas atividades de divulgação e interpretação, tais como mapa temático, centro de visitantes e folders. Os resultados demonstraram que o local possui grande aptidão para o desenvolvimento de atividades interpretativas, devido a sua grande diversidade de paisagens e sítios com elevados índices de atratividade. |
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SILVA JÚNIOR, Edvaldo Dias dahttp://lattes.cnpq.br/4154037461757905http://lattes.cnpq.br/0234053003461212PEREIRA, Eugênia Cristina GonçalvesMOREIRA, Jasmine Cardozo2019-09-12T21:20:48Z2019-09-12T21:20:48Z2018-02-07https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32776Interpretar o meio ambiente é aproximar a sociedade do patrimônio natural, objetivando uma maior participação dessas pessoas nas atividades de conservação. Os Parques Nacionais são importantes áreas naturais onde às atividades de visitação devem ser planejadas, diminuindo os impactos negativos, buscando aumentar a satisfação dos visitantes e seu aprendizado a respeito do patrimônio ali resguardado. Nesse contexto, o Parque Nacional do Catimbau, conta com um importante patrimônio natural, que pode ser utilizado no desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental. 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Por fim, alguns meios interpretativos foram sugeridos como possíveis modelos a serem utilizados futuramente nas atividades de divulgação e interpretação, tais como mapa temático, centro de visitantes e folders. Os resultados demonstraram que o local possui grande aptidão para o desenvolvimento de atividades interpretativas, devido a sua grande diversidade de paisagens e sítios com elevados índices de atratividade.FACEPETo interpret the environment is to bring society closer to natural heritage, aiming at a greater participation of these people in conservation activities. The National Parks are important natural areas where the activities of visitation should be planned, reducing the negative impacts, seeking to increase the satisfaction of the visitors and their learning about the protected patrimony. In this context, the Catimbau National Park has an important natural heritage, which can be used in the development of education and environmental interpretation activities. Therefore, this research had the objective of realizing an initial plan of environmental interpretation for the park, demonstrating how this tool could be important for the development of the activities of public use in the Park. In order to do so, all trails were georeferenced and their interpretive sites located through the IAPI method (Indicators of Attraction of Interpretive Points) were able to quantify the attractiveness of each site. In order to know how the activities of visitation take place in the Park, its demand was characterized and, analyzed the activity developed by the local drivers. The importance of the environmental interpretation in Conservation Units was verified through interviews with managers of national parks of the northeastern semi-arid region. Finally, some interpretive means were suggested as possible models to be used in the dissemination and interpretation activities, such as thematic map, visitor center and folders. The results showed that the place possesses great aptitude for the development of interpretive activities, due to its great diversity of landscapes and sites with high indices of attractiveness.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em GeografiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGeografiaPatrimônio naturalReservas naturais – Programas interpretativosUnidades de conservaçãoInterpretação ambientalInterpretação ambiental, transmissão de conhecimentos e valorização do patrimônio natural do Parque Nacional de Catimbau-PE, Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Edvaldo Dias da Silva Junior.pdf.jpgTESE Edvaldo Dias da Silva Junior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1810https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32776/5/TESE%20Edvaldo%20Dias%20da%20Silva%20Junior.pdf.jpg519398a80c71810eca4d53f6c5cc0a23MD55ORIGINALTESE Edvaldo Dias da Silva Junior.pdfTESE Edvaldo Dias da Silva Junior.pdfapplication/pdf8909374https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32776/1/TESE%20Edvaldo%20Dias%20da%20Silva%20Junior.pdfdf27fc38e14d3df3ae2bb24a07218f0aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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