Sustentabilidade, comunicação e identidade do destino: análise das campanhas de turismo do governo de Alagoas
Ano de defesa: | 2015 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Administracao - Profissional
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28372 |
Resumo: | O turismo tem se mostrado um importante aliado dos destinos no tocante ao desenvolvimento econômico. Mas, ao mesmo tempo em que cresce sua importância, aumenta também suas responsabilidades com o futuro desta localidade. Desta forma, surgem os debates a respeito do tripé da sustentabilidade e sua importância para que se tenha um aproveitamento lucrativo, porém responsável do turismo no destino. O estado de Alagoas é líder em vários rankings negativos de desenvolvimento social. Para mudar este cenário, tem buscado alternativas para diversificar sua economia, hoje voltada para a cana de açúcar, e promover o bem estar social. Neste contexto, as potencialidades naturais desta localidade, tornam o turismo uma alternativa para a conquista dos objetivos supra, e a comunicação uma importante ferramenta para divulgá-los. Contudo, não se tinha conhecimento na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, até a realização deste trabalho, de nenhum estudo qualitativo que retratasse se os esforços de comunicação para atração do turista, estavam em concordância com as questões referentes ao turismo sustentável. Este trabalho apresenta um estudo qualitativo, mais especificamente uma análise de conteúdo das campanhas realizadas pelo governo de Alagoas para o turismo, onde objetivou-se identificar a presença de aspectos ligados ao tripé da sustentabilidade. Para tal, fez-se uso de argumentações teóricas a respeito do tripé da sustentabilidade, imagem e identidade da marca, propaganda e indicadores de sustentabilidade. O resultado encontrado demonstra que não há um direcionamento planejado para promoção da sustentabilidade, a presença dos indicadores deu-se sem o intuito de promover uma identidade de destino sustentável. |
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MONTENEGRO, Luiz Felipe Ramoshttp://lattes.cnpq.br/3832561977986978http://lattes.cnpq.br/3241878195485973FARIAS, Salomão Alencar de2019-01-02T15:07:07Z2019-01-02T15:07:07Z2015-03-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28372O turismo tem se mostrado um importante aliado dos destinos no tocante ao desenvolvimento econômico. Mas, ao mesmo tempo em que cresce sua importância, aumenta também suas responsabilidades com o futuro desta localidade. Desta forma, surgem os debates a respeito do tripé da sustentabilidade e sua importância para que se tenha um aproveitamento lucrativo, porém responsável do turismo no destino. O estado de Alagoas é líder em vários rankings negativos de desenvolvimento social. Para mudar este cenário, tem buscado alternativas para diversificar sua economia, hoje voltada para a cana de açúcar, e promover o bem estar social. Neste contexto, as potencialidades naturais desta localidade, tornam o turismo uma alternativa para a conquista dos objetivos supra, e a comunicação uma importante ferramenta para divulgá-los. Contudo, não se tinha conhecimento na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, até a realização deste trabalho, de nenhum estudo qualitativo que retratasse se os esforços de comunicação para atração do turista, estavam em concordância com as questões referentes ao turismo sustentável. Este trabalho apresenta um estudo qualitativo, mais especificamente uma análise de conteúdo das campanhas realizadas pelo governo de Alagoas para o turismo, onde objetivou-se identificar a presença de aspectos ligados ao tripé da sustentabilidade. Para tal, fez-se uso de argumentações teóricas a respeito do tripé da sustentabilidade, imagem e identidade da marca, propaganda e indicadores de sustentabilidade. O resultado encontrado demonstra que não há um direcionamento planejado para promoção da sustentabilidade, a presença dos indicadores deu-se sem o intuito de promover uma identidade de destino sustentável.Tourism has been an important ally of the destinations with regard to economic development. But while its importance grows, it also increases its responsibilities to the future of this locality. This gives rise to debates about the sustainability tripod and its importance in order to have a profitable, but responsible exploitation in the tourism destination. The state of Alagoas leads the rankings in several negative social development aspects. To change this setting, alternatives to diversify its economy have been sought, which has the sugar cane as its main source, and promote social welfare. In this context, the natural potential of this town, makes tourism an alternative to the achievement of the objectives above, and communication as an important tool to spread them. However, the state secretariat of economic and tourism development in Alagoas had not been aware, until this work had been concluded, of any qualitative study to retract the communication efforts to attract tourist, which was in agreement with the issues related to sustainable tourism. This paper presents a qualitative study, a content analysis of campaigns, more specifically, run by the government of Alagoas for tourism, which aimed to identify the presence of aspects related to the sustainability tripod. To this end, theoretical arguments were used regarding the sustainability tripod, image and brand identity, advertising and sustainability indicators. The results found shows that there is a direction designed to promote sustainability, the presence of indicators gave up without a view to promoting a sustainable destination identity.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Administracao - ProfissionalUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIdentidade do destinoSustentabilidadeComunicaçãoSustentabilidade, comunicação e identidade do destino: análise das campanhas de turismo do governo de Alagoasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Luiz Felipe Ramos Montenegro.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Luiz Felipe Ramos Montenegro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28372/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luiz%20Felipe%20Ramos%20Montenegro.pdf.jpg6a08957b8116bae718c06ee8db33cbfeMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Luiz Felipe Ramos Montenegro.pdfDISSERTAÇÃO Luiz Felipe Ramos Montenegro.pdfapplication/pdf3528961https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28372/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luiz%20Felipe%20Ramos%20Montenegro.pdfada9e07653076fcd11574d5aa5ff5ba5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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