Docência no ensino superior em enfermagem: o que dizem os enfermeiros-docentes de uma instituição privada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: SANTOS, Gleidson Monteiro dos
Orientador(a): CUNHA, Kátia Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32475
Resumo: O campo investigativo e de produção do conhecimento da área da educação vem a algum tempo procurando conhecer, por intermédio de diferentes pesquisas, a maneira que os distintos profissionais da área da saúde tornam-se docentes do ensino superior e quais saberes pedagógicos foram de fato construídos em sua trajetória profissional. Para isso, faz-se necessário investigar como tem acontecido a formação desses docentes de modo a compreender suas concepções, necessidades, angústias, vivências e expectativas com relação à profissão de professor, o que resultará na identificação dos elementos que corroboram para a construção da identidade docente dos profissionais de saúde. Objetivando investigar como se constitui docentes, os enfermeiros que lecionam no ensino superior em saúde, esta pesquisa trata-se de um estudo de natureza qualitativa de caráter exploratório e analítico realizado em um Centro Universitário do Agreste Pernambucano, onde o universo a ser estudado se constituiu por docentes enfermeiros do curso de graduação em enfermagem, selecionados mediante intencionalidade e conveniência, os dados que alicerçam a discussão foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada, composta por questões norteadoras no intuito de atingir os objetivos propostos. Para a apreciação dos dados foi realizada a análise do conteúdo de Minayo, possibilitando desenvolver e trabalhar as seguintes categorias: 1) A docência como possibilidade de transformação na vida do docente; 2) A docência permeada pela experiência e prática profissional; 3) Influências da graduação na constituição da identidade docente e para o exercício pedagógico; 4) Desafios no e para o exercício da docência em Enfermagem: a ausência de formação pedagógica e a docência como mediadora da própria formação, e 5) As metodologias ativas como instrumento de ação docente para o ensino e a aprendizagem em enfermagem. Todas as categorias foram abordadas no intuito de aprofundarmos a discussão sobre as questões inerentes ao contexto principal deste estudo. Como resultado, compreende-se que as discussões acerca do currículo da graduação em enfermagem têm ganhado espaço e despertado o interesse da categoria, o que historicamente, pode ser considerado como algo inovador para o início deste século. Contudo, o grande desafio que está posto, é saber lidar como a identidade ora estabelecida que transita simultaneamente a dimensão pessoal e profissional do indivíduo dialogando com os diferentes cenários de atuação das subidentidades que emergem como forma de adaptação às situações inusitadas, uma vez que, agregado ao que se ensina enquanto docente, há muito de si mesmo, bem como, naquilo que somos há muito do que ensinamos. Espera-se que este estudo possa contribuir para uma reflexão acerca das competências necessárias ao exercício da profissão docente no âmbito da formação em saúde.
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spelling SANTOS, Gleidson Monteiro doshttp://lattes.cnpq.br/0137733797017687http://lattes.cnpq.br/8333609070079117CUNHA, Kátia SilvaFREITAS, Maria Aparecida de Oliveira2019-09-10T21:09:44Z2019-09-10T21:09:44Z2018-05-23https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32475O campo investigativo e de produção do conhecimento da área da educação vem a algum tempo procurando conhecer, por intermédio de diferentes pesquisas, a maneira que os distintos profissionais da área da saúde tornam-se docentes do ensino superior e quais saberes pedagógicos foram de fato construídos em sua trajetória profissional. Para isso, faz-se necessário investigar como tem acontecido a formação desses docentes de modo a compreender suas concepções, necessidades, angústias, vivências e expectativas com relação à profissão de professor, o que resultará na identificação dos elementos que corroboram para a construção da identidade docente dos profissionais de saúde. Objetivando investigar como se constitui docentes, os enfermeiros que lecionam no ensino superior em saúde, esta pesquisa trata-se de um estudo de natureza qualitativa de caráter exploratório e analítico realizado em um Centro Universitário do Agreste Pernambucano, onde o universo a ser estudado se constituiu por docentes enfermeiros do curso de graduação em enfermagem, selecionados mediante intencionalidade e conveniência, os dados que alicerçam a discussão foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada, composta por questões norteadoras no intuito de atingir os objetivos propostos. Para a apreciação dos dados foi realizada a análise do conteúdo de Minayo, possibilitando desenvolver e trabalhar as seguintes categorias: 1) A docência como possibilidade de transformação na vida do docente; 2) A docência permeada pela experiência e prática profissional; 3) Influências da graduação na constituição da identidade docente e para o exercício pedagógico; 4) Desafios no e para o exercício da docência em Enfermagem: a ausência de formação pedagógica e a docência como mediadora da própria formação, e 5) As metodologias ativas como instrumento de ação docente para o ensino e a aprendizagem em enfermagem. Todas as categorias foram abordadas no intuito de aprofundarmos a discussão sobre as questões inerentes ao contexto principal deste estudo. Como resultado, compreende-se que as discussões acerca do currículo da graduação em enfermagem têm ganhado espaço e despertado o interesse da categoria, o que historicamente, pode ser considerado como algo inovador para o início deste século. Contudo, o grande desafio que está posto, é saber lidar como a identidade ora estabelecida que transita simultaneamente a dimensão pessoal e profissional do indivíduo dialogando com os diferentes cenários de atuação das subidentidades que emergem como forma de adaptação às situações inusitadas, uma vez que, agregado ao que se ensina enquanto docente, há muito de si mesmo, bem como, naquilo que somos há muito do que ensinamos. Espera-se que este estudo possa contribuir para uma reflexão acerca das competências necessárias ao exercício da profissão docente no âmbito da formação em saúde.The investigative area and knwoledge production in the educational field has, from some time, looking to understand, by different studies, the distinctive way that health professionals become professors and wich pedagogical knowledges were in fact built along their professional path. To such thing, was necessary to investigate how has happened the formation of these teachers in order to understand their conceptions, needs, anxieties, experiences and expectations towards the teacher profession, what will result in the identification of elements that helped to build the teacher identity as a health professional. Aiming to investigate how to constitute teachers, nurses who teach in higher education in health. This research has a qualitative nature, as well as exploratory and analytical caracteristics, it was carried out in a university center, situated in the Agreste Pernambucano, in wich the research sample was compounded by nursing teachers, selected through intentionality and convenience. The data of this research were obtained by means of a semi-structured interview, composed by guiding questions in order to reach the proposed objectives, for the evaluation of the data the analysis of the content of Minayo was carried out.The following categories were worked with: 1) Teaching as a possibility of transformation in the life of the teacher; 2) Teaching permeated by professional experience and practice; 3) Influences of graduation for the teaching profession; 4) Challenges in and for teaching: The lack of pedagogical training and the Teaching mediator of the training itself, and 5) The active methodologies as an instrument of teaching action for teaching and learning in nursing. All of wich were addressed in order to deepen the discussion on the issues inherent to the main context of this study. As a result, we learned that the discussions about nursing undergraduation curriculum have gained space and awakened the interest of the category, which historically, can be considered something inovative to the beginning of this century. The great challenge that is posed is to know how to deal with the identity that is now established and transits both the personal and professional dimension of the individual and dialogues in the different scenarios with the performance of the subidentities that emerge as a way of adapting to unusual situations, since, added to what is taught as a teacher ,there is much of itself ,as well as, in what we are there is a lot of what we teach. It is expected that this study may contribute to a reflection about the competences needed for the exercise of the teaching profession in the field of health formation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnfermagem – Estudo e ensino (Pernambuco)Universidades e faculdades - Corpo docenteEnsino superior (Pernambuco)Professores de enfermagem (Pernambuco)Docência no ensino superior em enfermagem: o que dizem os enfermeiros-docentes de uma instituição privadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Gleidson Monteiro dos Santos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Gleidson Monteiro dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32475/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gleidson%20Monteiro%20dos%20Santos.pdf.jpg463ea34b472f793c162cebdcc88b09afMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Gleidson Monteiro dos Santos.pdfDISSERTAÇÃO Gleidson Monteiro dos Santos.pdfapplication/pdf1088917https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32475/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gleidson%20Monteiro%20dos%20Santos.pdf902256da6664c323eb23f1b391a1cedcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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