As dimensões do ensaio : forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossego
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso embargado |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Letras
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39495 |
Resumo: | O escritor austríaco Robert Musil (1880-1942) e o poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) costumam ser citados, ao lado de nomes como Marcel Proust, James Joyce e Franz Kafka, como consagrados representantes da literatura moderna universal. Autores de obras de caráter aberto e fragmentário, além de caracterizadas, em vários sentidos, pela marca do inacabamento, um e outro fixaram suas preocupações estéticas em dois livros que são considerados, pela crítica, “momentos-chave”, decisivos, de seus projetos literários: O homem sem qualidades e o Livro do desassossego – “escrito” pelo semi-heterônimo Bernardo Soares –, respectivamente. Considerando esses aspectos, argumento nesta pesquisa que é possível identificar, nos dois textos, em sentidos muito próximos e semelhantes – e mesmo, em alguns casos, “coincidentes” –, a “presença” da forma literária do ensaio. O objetivo do estudo é explorar e analisar, de uma perspectiva comparada, os diversos “níveis” em que o ensaísmo pode ser discutido e identificado nas duas obras – como forma, como “modo” de conhecimento e como princípio ético –, apontando-o como um elemento central na elucidação de seus diversos processos literários. Após discutir as características e marcas constitutivas do gênero ensaístico e depois de desenvolver uma discussão teórica a partir de referências fundamentais sobre o tema, como as contribuições de Georg Lukács, Theodor Adorno e Max Bense, entre outros, analiso comparativamente as marcas do ensaio nas obras literárias, portanto, nos chamados planos estético, epistemológico e ético. É possível constatar, por fim, que as obras e os autores apresentam muitas convergências no modo como ensaio nelas se “apresenta”. |
id |
UFPE_b3a9db5877c19d793e59bed34518da0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39495 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
BANDIM, Igor Andreas Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8545928912366554http://lattes.cnpq.br/3975152604166388FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo2021-03-27T15:25:18Z2021-03-27T15:25:18Z2019-12-19BANDIM, Igor Andreas Rodrigues. As dimensões do ensaio: forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossego. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39495O escritor austríaco Robert Musil (1880-1942) e o poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) costumam ser citados, ao lado de nomes como Marcel Proust, James Joyce e Franz Kafka, como consagrados representantes da literatura moderna universal. Autores de obras de caráter aberto e fragmentário, além de caracterizadas, em vários sentidos, pela marca do inacabamento, um e outro fixaram suas preocupações estéticas em dois livros que são considerados, pela crítica, “momentos-chave”, decisivos, de seus projetos literários: O homem sem qualidades e o Livro do desassossego – “escrito” pelo semi-heterônimo Bernardo Soares –, respectivamente. Considerando esses aspectos, argumento nesta pesquisa que é possível identificar, nos dois textos, em sentidos muito próximos e semelhantes – e mesmo, em alguns casos, “coincidentes” –, a “presença” da forma literária do ensaio. O objetivo do estudo é explorar e analisar, de uma perspectiva comparada, os diversos “níveis” em que o ensaísmo pode ser discutido e identificado nas duas obras – como forma, como “modo” de conhecimento e como princípio ético –, apontando-o como um elemento central na elucidação de seus diversos processos literários. Após discutir as características e marcas constitutivas do gênero ensaístico e depois de desenvolver uma discussão teórica a partir de referências fundamentais sobre o tema, como as contribuições de Georg Lukács, Theodor Adorno e Max Bense, entre outros, analiso comparativamente as marcas do ensaio nas obras literárias, portanto, nos chamados planos estético, epistemológico e ético. É possível constatar, por fim, que as obras e os autores apresentam muitas convergências no modo como ensaio nelas se “apresenta”.The Austrian writer Robert Musil (1880-1942) and the Portuguese poet Fernando Pessoa (1888-1935) are often cited, along with names such as Marcel Proust, James Joyce and Franz Kafka, as renowned representatives of universal modern literature. Authors of works of open and fragmentary character, and characterized in many ways by the mark of the unfinished, both set their aesthetic concerns in two books that are considered, by critics, key, decisive moments, of their literary projects: respectively, Der Mann ohne Eigenschaften and Livro do desassossego – “written” by the semi-heteronym Bernardo Soares. Considering these aspects, I argue in this research that it is possible to identify in both texts, in very close and similar directions, and in some of them "converging", the “presence” of the literary form of the essay. The aim of this study is to explore and analyze, from a comparative perspective, the various “levels” in which essayism can be identified, discussed and compared in both works – as a form, as a “kind” of knowledge and as an ethical principle –, pointing it as a central element in the elucidation of its literary processes. After discussing the characteristic and constitutive marks of the essay genre and after developing a theoretical discussion based on fundamental references on the subject, such as the contributions of Georg Lukács, Theodor Adorno and Max Bense, among others, I therefore analyze, comparatively, the marks of the essay in both literary works within the so-called aesthetic, epistemological and ethical levels. Finally, it can be seen that the works and the authors converge, in many instances, in the way the essay “presents itself” to them.A menudo se cita al escritor austríaco Robert Musil (1880-1942) y al poeta portugués Fernando Pessoa (1888-1935), junto con nombres como Marcel Proust, James Joyce y Franz Kafka, como reconocidos representantes de la literatura moderna universal. Autores de obras de carácter abierto y fragmentario, y que son, en muchos sentidos, marcadas por lo inacabado, ambos fijaron sus preocupaciones estéticas en dos libros que son considerados "momentos clave", decisivos, de su proyectos literarios: respectivamente, Der Mann ohne Eigenschaften y el Livro do desassossego – “escrito” por Bernardo Soares. Teniendo en cuenta estos aspectos, argumento de que es posible identificar en ambos textos, en direcciones muy cercanas y similares, y en algunas de ellas "convergentes", la "presencia" de la forma literaria del ensayo. El objetivo del estudio es explorar y analizar, desde una perspectiva comparativa, los diversos "niveles" en los que el ensayo puede identificarse y discutirse en las obras –como una forma, "modo" de conocimiento y un principio ético–, y señalarlo como un elemento central en la elucidación de sus procesos literarios. Después de discutir las características y las marcas constitutivas del género del ensayo y después de desarrollar una discusión teórica basada en referencias fundamentales sobre el tema, como las contribuciones de Georg Lukács, Theodor Adorno y Max Bense, entre otros, analizo, relativamente, las marcas del ensayo en las obras literarias, en los llamados planos estético, epistemológico y ético. Finalmente, es posible verificar que las obras y los autores presentan muchas convergencias en la forma en que el ensayo se "presenta" a ellos.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessRobert MusilFernando PessoaLiteratura modernaEnsaioLiteratura comparadaAs dimensões do ensaio : forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossegoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Igor Andes Rodrigues Bandim.pdf.jpgTESE Igor Andes Rodrigues Bandim.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39495/5/TESE%20Igor%20Andes%20Rodrigues%20Bandim.pdf.jpg71bc6ffec36a14e0175ccc74af10a790MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39495/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39495/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALTESE Igor Andes Rodrigues Bandim.pdfTESE Igor Andes Rodrigues Bandim.pdfapplication/pdf3159981https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39495/6/TESE%20Igor%20Andes%20Rodrigues%20Bandim.pdf64e0d769163d982a3ba23423327f9e89MD56TEXTTESE Igor Andes Rodrigues Bandim.pdf.txtTESE Igor Andes Rodrigues Bandim.pdf.txtExtracted texttext/plain920199https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39495/7/TESE%20Igor%20Andes%20Rodrigues%20Bandim.pdf.txt7d0e78a78f49103ac25015e66c2f526fMD57123456789/394952022-02-01 02:10:31.001oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-02-01T05:10:31Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As dimensões do ensaio : forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossego |
title |
As dimensões do ensaio : forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossego |
spellingShingle |
As dimensões do ensaio : forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossego BANDIM, Igor Andreas Rodrigues Robert Musil Fernando Pessoa Literatura moderna Ensaio Literatura comparada |
title_short |
As dimensões do ensaio : forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossego |
title_full |
As dimensões do ensaio : forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossego |
title_fullStr |
As dimensões do ensaio : forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossego |
title_full_unstemmed |
As dimensões do ensaio : forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossego |
title_sort |
As dimensões do ensaio : forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossego |
author |
BANDIM, Igor Andreas Rodrigues |
author_facet |
BANDIM, Igor Andreas Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8545928912366554 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3975152604166388 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BANDIM, Igor Andreas Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo |
contributor_str_mv |
FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robert Musil Fernando Pessoa Literatura moderna Ensaio Literatura comparada |
topic |
Robert Musil Fernando Pessoa Literatura moderna Ensaio Literatura comparada |
description |
O escritor austríaco Robert Musil (1880-1942) e o poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) costumam ser citados, ao lado de nomes como Marcel Proust, James Joyce e Franz Kafka, como consagrados representantes da literatura moderna universal. Autores de obras de caráter aberto e fragmentário, além de caracterizadas, em vários sentidos, pela marca do inacabamento, um e outro fixaram suas preocupações estéticas em dois livros que são considerados, pela crítica, “momentos-chave”, decisivos, de seus projetos literários: O homem sem qualidades e o Livro do desassossego – “escrito” pelo semi-heterônimo Bernardo Soares –, respectivamente. Considerando esses aspectos, argumento nesta pesquisa que é possível identificar, nos dois textos, em sentidos muito próximos e semelhantes – e mesmo, em alguns casos, “coincidentes” –, a “presença” da forma literária do ensaio. O objetivo do estudo é explorar e analisar, de uma perspectiva comparada, os diversos “níveis” em que o ensaísmo pode ser discutido e identificado nas duas obras – como forma, como “modo” de conhecimento e como princípio ético –, apontando-o como um elemento central na elucidação de seus diversos processos literários. Após discutir as características e marcas constitutivas do gênero ensaístico e depois de desenvolver uma discussão teórica a partir de referências fundamentais sobre o tema, como as contribuições de Georg Lukács, Theodor Adorno e Max Bense, entre outros, analiso comparativamente as marcas do ensaio nas obras literárias, portanto, nos chamados planos estético, epistemológico e ético. É possível constatar, por fim, que as obras e os autores apresentam muitas convergências no modo como ensaio nelas se “apresenta”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-27T15:25:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-27T15:25:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BANDIM, Igor Andreas Rodrigues. As dimensões do ensaio: forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossego. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39495 |
identifier_str_mv |
BANDIM, Igor Andreas Rodrigues. As dimensões do ensaio: forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossego. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39495/5/TESE%20Igor%20Andes%20Rodrigues%20Bandim.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39495/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39495/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39495/6/TESE%20Igor%20Andes%20Rodrigues%20Bandim.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39495/7/TESE%20Igor%20Andes%20Rodrigues%20Bandim.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
71bc6ffec36a14e0175ccc74af10a790 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 64e0d769163d982a3ba23423327f9e89 7d0e78a78f49103ac25015e66c2f526f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1797782440624783360 |