A recepção do futurismo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Ploeg, Susana Rodrigues Cavalcanti van der
Orientador(a): Vieira, Anco Márcio Tenório
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11524
Resumo: O presente trabalho procura compreender a recepção do futurismo no Brasil através de uma análise comparativa entre os manifestos produzidos por Marinetti e aqueles publicados por escritores brasileiros na década de 20. Focalizamos a introdução do ideário futurista na cidade de São Paulo e a sua repercussão no ambiente cultural recifense. O início do século XX se caracterizou, tanto na Europa como no Brasil, pela renovação dos valores estéticos. O futurismo fez parte do conjunto de vanguardas que no início do século XX renovaram os valores artísticos e alteraram os rumos das artes e da literatura. A vanguarda em questão se configurou como um processo de contestação do status quo estético e da herança cultural. O tom contestatório, que declarava a falência dos moldes acadêmicos, encontrou nos manifestos seu formato ideal. A defesa incondicional do mundo das máquinas e da velocidade dominaram as páginas dos manifestos futuristas e, em certa medida, tornaram-se uma das suas principais bandeiras. O espírito contestador do Futurismo auxiliou os anseios libertários do grupo modernista de 1922 no Brasil, representando um dos alicerces da base ideológico-literária que se convencionou chamar de Modernismo. No Brasil, na década de 20, o futurismo tornou-se constante nas discussões estéticas dos meios de comunicação. A introdução do Futurismo na renovação das artes brasileiras não apenas fomentou um debate pela mudança artística, como também impulsionou uma reflexão sobre a dependência cultural brasileira em relação à Europa. Mesmo que a ideologia nacionalista tenha rechaçado a “importação” da estética futurista, a sua articulação com a vanguarda foi frutífera. O nosso Modernismo tomou uma feição própria e diversa do Futurismo. Os ecos do Futurismo que penetraram no Brasil interagiram com um país de tradição colonialista, que aos poucos se modernizava através de uma incipiente industrialização, acompanhada por um processo de urbanização e, ao mesmo tempo, um profundo hibridismo cultural.
id UFPE_d52b542647c4d4fd0e2ad2cc5ebf6438
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11524
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Ploeg, Susana Rodrigues Cavalcanti van derVieira, Anco Márcio Tenório 2015-03-09T17:44:51Z2015-03-09T17:44:51Z2013-02-21PLOEG, Susana Rodrigues Cavalcanti van der. A recepção do futurismo no Brasil. Recife, 2013. 158 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2013.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11524O presente trabalho procura compreender a recepção do futurismo no Brasil através de uma análise comparativa entre os manifestos produzidos por Marinetti e aqueles publicados por escritores brasileiros na década de 20. Focalizamos a introdução do ideário futurista na cidade de São Paulo e a sua repercussão no ambiente cultural recifense. O início do século XX se caracterizou, tanto na Europa como no Brasil, pela renovação dos valores estéticos. O futurismo fez parte do conjunto de vanguardas que no início do século XX renovaram os valores artísticos e alteraram os rumos das artes e da literatura. A vanguarda em questão se configurou como um processo de contestação do status quo estético e da herança cultural. O tom contestatório, que declarava a falência dos moldes acadêmicos, encontrou nos manifestos seu formato ideal. A defesa incondicional do mundo das máquinas e da velocidade dominaram as páginas dos manifestos futuristas e, em certa medida, tornaram-se uma das suas principais bandeiras. O espírito contestador do Futurismo auxiliou os anseios libertários do grupo modernista de 1922 no Brasil, representando um dos alicerces da base ideológico-literária que se convencionou chamar de Modernismo. No Brasil, na década de 20, o futurismo tornou-se constante nas discussões estéticas dos meios de comunicação. A introdução do Futurismo na renovação das artes brasileiras não apenas fomentou um debate pela mudança artística, como também impulsionou uma reflexão sobre a dependência cultural brasileira em relação à Europa. Mesmo que a ideologia nacionalista tenha rechaçado a “importação” da estética futurista, a sua articulação com a vanguarda foi frutífera. O nosso Modernismo tomou uma feição própria e diversa do Futurismo. Os ecos do Futurismo que penetraram no Brasil interagiram com um país de tradição colonialista, que aos poucos se modernizava através de uma incipiente industrialização, acompanhada por um processo de urbanização e, ao mesmo tempo, um profundo hibridismo cultural.CNPQporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFuturismoModernismoSão PauloRecifeA recepção do futurismo no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertaçao Susana Ploeg.pdf.jpgDissertaçao Susana Ploeg.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11524/5/Disserta%c3%a7ao%20Susana%20Ploeg.pdf.jpgf018afedd19b3584963e7004799a4425MD55ORIGINALDissertaçao Susana Ploeg.pdfDissertaçao Susana Ploeg.pdfapplication/pdf1070990https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11524/1/Disserta%c3%a7ao%20Susana%20Ploeg.pdf5678810808b5fd2d0eb4506adf83aa8dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11524/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11524/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDissertaçao Susana Ploeg.pdf.txtDissertaçao Susana Ploeg.pdf.txtExtracted texttext/plain370218https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11524/4/Disserta%c3%a7ao%20Susana%20Ploeg.pdf.txt762e72f6bde0447972ea76175eaf7d24MD54123456789/115242019-10-25 04:43:32.766oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T07:43:32Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A recepção do futurismo no Brasil
title A recepção do futurismo no Brasil
spellingShingle A recepção do futurismo no Brasil
Ploeg, Susana Rodrigues Cavalcanti van der
Futurismo
Modernismo
São Paulo
Recife
title_short A recepção do futurismo no Brasil
title_full A recepção do futurismo no Brasil
title_fullStr A recepção do futurismo no Brasil
title_full_unstemmed A recepção do futurismo no Brasil
title_sort A recepção do futurismo no Brasil
author Ploeg, Susana Rodrigues Cavalcanti van der
author_facet Ploeg, Susana Rodrigues Cavalcanti van der
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ploeg, Susana Rodrigues Cavalcanti van der
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Anco Márcio Tenório
contributor_str_mv Vieira, Anco Márcio Tenório
dc.subject.por.fl_str_mv Futurismo
Modernismo
São Paulo
Recife
topic Futurismo
Modernismo
São Paulo
Recife
description O presente trabalho procura compreender a recepção do futurismo no Brasil através de uma análise comparativa entre os manifestos produzidos por Marinetti e aqueles publicados por escritores brasileiros na década de 20. Focalizamos a introdução do ideário futurista na cidade de São Paulo e a sua repercussão no ambiente cultural recifense. O início do século XX se caracterizou, tanto na Europa como no Brasil, pela renovação dos valores estéticos. O futurismo fez parte do conjunto de vanguardas que no início do século XX renovaram os valores artísticos e alteraram os rumos das artes e da literatura. A vanguarda em questão se configurou como um processo de contestação do status quo estético e da herança cultural. O tom contestatório, que declarava a falência dos moldes acadêmicos, encontrou nos manifestos seu formato ideal. A defesa incondicional do mundo das máquinas e da velocidade dominaram as páginas dos manifestos futuristas e, em certa medida, tornaram-se uma das suas principais bandeiras. O espírito contestador do Futurismo auxiliou os anseios libertários do grupo modernista de 1922 no Brasil, representando um dos alicerces da base ideológico-literária que se convencionou chamar de Modernismo. No Brasil, na década de 20, o futurismo tornou-se constante nas discussões estéticas dos meios de comunicação. A introdução do Futurismo na renovação das artes brasileiras não apenas fomentou um debate pela mudança artística, como também impulsionou uma reflexão sobre a dependência cultural brasileira em relação à Europa. Mesmo que a ideologia nacionalista tenha rechaçado a “importação” da estética futurista, a sua articulação com a vanguarda foi frutífera. O nosso Modernismo tomou uma feição própria e diversa do Futurismo. Os ecos do Futurismo que penetraram no Brasil interagiram com um país de tradição colonialista, que aos poucos se modernizava através de uma incipiente industrialização, acompanhada por um processo de urbanização e, ao mesmo tempo, um profundo hibridismo cultural.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-09T17:44:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-09T17:44:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PLOEG, Susana Rodrigues Cavalcanti van der. A recepção do futurismo no Brasil. Recife, 2013. 158 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11524
identifier_str_mv PLOEG, Susana Rodrigues Cavalcanti van der. A recepção do futurismo no Brasil. Recife, 2013. 158 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2013.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11524/5/Disserta%c3%a7ao%20Susana%20Ploeg.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11524/1/Disserta%c3%a7ao%20Susana%20Ploeg.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11524/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11524/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11524/4/Disserta%c3%a7ao%20Susana%20Ploeg.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f018afedd19b3584963e7004799a4425
5678810808b5fd2d0eb4506adf83aa8d
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
762e72f6bde0447972ea76175eaf7d24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1793516186026115072