Jogo digital “Meio Ambiente, eis a questão!” como ferramenta educacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: SILVA, Charliton Soares da
Orientador(a): CABRAL FILHO, Paulo Euzébio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49783
Resumo: A tecnologia está cada vez mais popular dentro das escolas e entre os estudantes, entretanto, a falta de divulgação/exploração de jogos voltados para educação ambiental que atenda ao público jovem, geração mais conectada com o mundo virtual, desperta o interesse de pesquisas e o desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos (PTT) voltados para essa área. A gamificação, muito presente na vida dos jovens estudantes, é uma estratégia que pode aliar diversão e aprendizagem de conceitos e conteúdos ligados a educação ambiental. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo voltado para o descarte de resíduos sólidos, como também, envolver a microclimática local, a fim de contribuir significativamente no ensino-aprendizagem dos alunos em diversas áreas do ensino, mas, principalmente, nas ciências ambientais. O produto desenvolvido tem como nome “Meio ambiente, eis a questão!", o qual consiste em um labirinto pelo qual o jogador deverá responder uma série de perguntas relacionadas ao descarte de resíduos sólidos e a microclimática local. A cada resposta correta o jogador avançará de nível. Foram elaboradas 50 perguntas no total; alguns desafios como driblar os monstros, tempo máximo de 5 minutos são atrativos que mantém o jogador sempre ativo. É preciso trabalhar meio ambiente com metodologias ativas, uma vez que o lúdico também é uma opção de ensino e o uso da tecnologia vem para potencializar essas metodologias. Além disso, foi feita uma validação do jogo com profissionais da educação através da aplicação de questionário virtual pelo google forms de acordo com os critérios de avaliação dos PTTs da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir disso, foi possível observar que os docentes caracterizaram o PTT como inovador, de média complexidade, com alto impacto socioambiental, alta aplicabilidade, adequado para o 1o ano do Ensino médio e interdisciplinar. Este trabalho mostra como é possível desenvolver um jogo direcionado as questões ambientais e ainda fazer com que os alunos possam trabalhar e desenvolver uma práxis ambiental. Além disso, espera-se que este jogo seja amplamente utilizado por educadores promovendo um maior enriquecimento da educação ambiental e provocando debates dentro e fora da sala de aula.
id UFPE_d53e5d1c16865f0b6115615956cda19c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/49783
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling SILVA, Charliton Soares dahttp://lattes.cnpq.br/6063269004280288http://lattes.cnpq.br/3740884971193945CABRAL FILHO, Paulo Euzébio2023-04-27T13:56:04Z2023-04-27T13:56:04Z2022-02-23SILVA, Charliton Soares da. Jogo digital “Meio Ambiente, eis a questão!” como ferramenta educacional. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49783A tecnologia está cada vez mais popular dentro das escolas e entre os estudantes, entretanto, a falta de divulgação/exploração de jogos voltados para educação ambiental que atenda ao público jovem, geração mais conectada com o mundo virtual, desperta o interesse de pesquisas e o desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos (PTT) voltados para essa área. A gamificação, muito presente na vida dos jovens estudantes, é uma estratégia que pode aliar diversão e aprendizagem de conceitos e conteúdos ligados a educação ambiental. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo voltado para o descarte de resíduos sólidos, como também, envolver a microclimática local, a fim de contribuir significativamente no ensino-aprendizagem dos alunos em diversas áreas do ensino, mas, principalmente, nas ciências ambientais. O produto desenvolvido tem como nome “Meio ambiente, eis a questão!", o qual consiste em um labirinto pelo qual o jogador deverá responder uma série de perguntas relacionadas ao descarte de resíduos sólidos e a microclimática local. A cada resposta correta o jogador avançará de nível. Foram elaboradas 50 perguntas no total; alguns desafios como driblar os monstros, tempo máximo de 5 minutos são atrativos que mantém o jogador sempre ativo. É preciso trabalhar meio ambiente com metodologias ativas, uma vez que o lúdico também é uma opção de ensino e o uso da tecnologia vem para potencializar essas metodologias. Além disso, foi feita uma validação do jogo com profissionais da educação através da aplicação de questionário virtual pelo google forms de acordo com os critérios de avaliação dos PTTs da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir disso, foi possível observar que os docentes caracterizaram o PTT como inovador, de média complexidade, com alto impacto socioambiental, alta aplicabilidade, adequado para o 1o ano do Ensino médio e interdisciplinar. Este trabalho mostra como é possível desenvolver um jogo direcionado as questões ambientais e ainda fazer com que os alunos possam trabalhar e desenvolver uma práxis ambiental. Além disso, espera-se que este jogo seja amplamente utilizado por educadores promovendo um maior enriquecimento da educação ambiental e provocando debates dentro e fora da sala de aula.Technology is increasingly popular within schools and among students. However, the lack of dissemination/exploration of games aimed at environmental education that serve the young audience, the generation more connected to the virtual world, arouses the interest of research and the development of technical and technological products (PTT) aimed at this area. Gamification, very present in the lives of young students, is a strategy that can combine fun and learning concepts and content related to environmental education. Within this context, this work aims to develop a game aimed at the disposal of solid waste, as well as involving the local microclimate, in order to significantly contribute to the teaching-learning of students in various areas of education, but mainly in environmental sciences. The product developed is called "Environment, here's the question!", which consists of a labyrinth through which the player must answer a series of questions related to solid waste disposal and the local microclimate. will advance in level, 50 questions were prepared in total. Some challenges such as dribbling monsters, a maximum time of 5 minutes are attractive that keep the player always active. It is necessary to work on the environment with active methodologies, since play is also an option and the use of technology comes to enhance these methodologies. In addition, a validation of the game was carried out with education professionals through the application of a virtual questionnaire through google forms according to the evaluation criteria of the PTTs of the Personnel Improvement Coordination Higher Education (CAPES). From this, it was possible to observe that the professors characterized the PTT as innovative, of medium complexity, with high impact. socio-environmental pact, high applicability, suitable for the 1st year of high school and interdisciplinary. This work shows how it is possible to develop a game aimed at environmental issues and still make students work and develop an environmental praxis. In addition, it is expected that this game will be widely used by educators promoting a greater enrichment of environmental education and provoking debates inside and outside the classroom.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências AmbientaisUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação ambientalJogos educacionaisEnsinoJogo digital “Meio Ambiente, eis a questão!” como ferramenta educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Charliton Soares da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Charliton Soares da Silva.pdfapplication/pdf1458682https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49783/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Charliton%20Soares%20da%20Silva.pdf6c264d7a757052b4be409ca821c617b1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49783/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49783/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Charliton Soares da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Charliton Soares da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain65644https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49783/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Charliton%20Soares%20da%20Silva.pdf.txt5f334a18a26878814bd1c5c52c6fa144MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Charliton Soares da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Charliton Soares da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49783/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Charliton%20Soares%20da%20Silva.pdf.jpgd7bf0eff330551c5cb31cc6d1485ccdeMD55123456789/497832023-04-28 02:17:53.941oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-04-28T05:17:53Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogo digital “Meio Ambiente, eis a questão!” como ferramenta educacional
title Jogo digital “Meio Ambiente, eis a questão!” como ferramenta educacional
spellingShingle Jogo digital “Meio Ambiente, eis a questão!” como ferramenta educacional
SILVA, Charliton Soares da
Educação ambiental
Jogos educacionais
Ensino
title_short Jogo digital “Meio Ambiente, eis a questão!” como ferramenta educacional
title_full Jogo digital “Meio Ambiente, eis a questão!” como ferramenta educacional
title_fullStr Jogo digital “Meio Ambiente, eis a questão!” como ferramenta educacional
title_full_unstemmed Jogo digital “Meio Ambiente, eis a questão!” como ferramenta educacional
title_sort Jogo digital “Meio Ambiente, eis a questão!” como ferramenta educacional
author SILVA, Charliton Soares da
author_facet SILVA, Charliton Soares da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6063269004280288
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3740884971193945
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Charliton Soares da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CABRAL FILHO, Paulo Euzébio
contributor_str_mv CABRAL FILHO, Paulo Euzébio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Jogos educacionais
Ensino
topic Educação ambiental
Jogos educacionais
Ensino
description A tecnologia está cada vez mais popular dentro das escolas e entre os estudantes, entretanto, a falta de divulgação/exploração de jogos voltados para educação ambiental que atenda ao público jovem, geração mais conectada com o mundo virtual, desperta o interesse de pesquisas e o desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos (PTT) voltados para essa área. A gamificação, muito presente na vida dos jovens estudantes, é uma estratégia que pode aliar diversão e aprendizagem de conceitos e conteúdos ligados a educação ambiental. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo voltado para o descarte de resíduos sólidos, como também, envolver a microclimática local, a fim de contribuir significativamente no ensino-aprendizagem dos alunos em diversas áreas do ensino, mas, principalmente, nas ciências ambientais. O produto desenvolvido tem como nome “Meio ambiente, eis a questão!", o qual consiste em um labirinto pelo qual o jogador deverá responder uma série de perguntas relacionadas ao descarte de resíduos sólidos e a microclimática local. A cada resposta correta o jogador avançará de nível. Foram elaboradas 50 perguntas no total; alguns desafios como driblar os monstros, tempo máximo de 5 minutos são atrativos que mantém o jogador sempre ativo. É preciso trabalhar meio ambiente com metodologias ativas, uma vez que o lúdico também é uma opção de ensino e o uso da tecnologia vem para potencializar essas metodologias. Além disso, foi feita uma validação do jogo com profissionais da educação através da aplicação de questionário virtual pelo google forms de acordo com os critérios de avaliação dos PTTs da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir disso, foi possível observar que os docentes caracterizaram o PTT como inovador, de média complexidade, com alto impacto socioambiental, alta aplicabilidade, adequado para o 1o ano do Ensino médio e interdisciplinar. Este trabalho mostra como é possível desenvolver um jogo direcionado as questões ambientais e ainda fazer com que os alunos possam trabalhar e desenvolver uma práxis ambiental. Além disso, espera-se que este jogo seja amplamente utilizado por educadores promovendo um maior enriquecimento da educação ambiental e provocando debates dentro e fora da sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-27T13:56:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-27T13:56:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Charliton Soares da. Jogo digital “Meio Ambiente, eis a questão!” como ferramenta educacional. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49783
identifier_str_mv SILVA, Charliton Soares da. Jogo digital “Meio Ambiente, eis a questão!” como ferramenta educacional. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49783/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Charliton%20Soares%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49783/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49783/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49783/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Charliton%20Soares%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49783/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Charliton%20Soares%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c264d7a757052b4be409ca821c617b1
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
5f334a18a26878814bd1c5c52c6fa144
d7bf0eff330551c5cb31cc6d1485ccde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1797782386992218112