Cultivando cidadania : hortas urbanas como possibilidade para uma cidadania da infância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Ana Clara Lira do
Orientador(a): MELLO, Sérgio Carvalho Benício de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Administracao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51104
Resumo: Com a urbanização crescente, as cidades se tornaram cada vez mais edificadas, diminuindo os espaços de convívio e de interação com a natureza. As crianças, em especial, foram uma das principais afetadas por essa transformação, dado que limitou a sua participação no espaço urbano e, por decorrência, restringiu a sua cidadania. Logo, para que se torne possível a consolidação do exercício ativo da cidadania da criança, torna-se importante ampliar as suas possibilidades de participação na cidade e em comunidade. A realização de projetos sociais com ações direcionadas à infância e que visem prover direitos básicos e integrar as crianças na sociedade se apresenta como algo que pode contribuir para potenciar a cidadania da infância. Projetos relacionados à criação de hortas urbanas, particularmente, podem apresentar importantes contribuições nesse sentido, sobretudo pelo potencial que têm de gerar impactos positivos em diferentes âmbitos da vida da criança. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de compreender como experiências em projetos sociais com hortas urbanas podem potenciar a cidadania da infância. Para tanto, foi realizado um estudo de caso único e instrumental, em que a horta urbana denominada Telhado Eco Produtivo, da organização não governamental Comunidade dos Pequenos Profetas, na cidade do Recife, foi utilizada como caso ilustrativo, e os pressupostos teóricos de Sarmento (2018) serviram como base analítica. Os resultados apontam que projetos com hortas urbanas contribuem para a potenciação da cidadania da infância, ao proporcionar às crianças novas experiências e conhecimento sobre alimentação saudável e respeito ao meio ambiente; ao democratizar o acesso às refeições, ao possibilitar o contato e a construção de relações com outras gerações; ao ampliar os seus espaços de convívio; e ao permitir o seu envolvimento direto nas atividades da horta.
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A realização de projetos sociais com ações direcionadas à infância e que visem prover direitos básicos e integrar as crianças na sociedade se apresenta como algo que pode contribuir para potenciar a cidadania da infância. Projetos relacionados à criação de hortas urbanas, particularmente, podem apresentar importantes contribuições nesse sentido, sobretudo pelo potencial que têm de gerar impactos positivos em diferentes âmbitos da vida da criança. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de compreender como experiências em projetos sociais com hortas urbanas podem potenciar a cidadania da infância. Para tanto, foi realizado um estudo de caso único e instrumental, em que a horta urbana denominada Telhado Eco Produtivo, da organização não governamental Comunidade dos Pequenos Profetas, na cidade do Recife, foi utilizada como caso ilustrativo, e os pressupostos teóricos de Sarmento (2018) serviram como base analítica. Os resultados apontam que projetos com hortas urbanas contribuem para a potenciação da cidadania da infância, ao proporcionar às crianças novas experiências e conhecimento sobre alimentação saudável e respeito ao meio ambiente; ao democratizar o acesso às refeições, ao possibilitar o contato e a construção de relações com outras gerações; ao ampliar os seus espaços de convívio; e ao permitir o seu envolvimento direto nas atividades da horta.FACEPEWith increasing urbanization, cities have become more and more built up, reducing the spaces for coexistence and interaction with nature. Children, in particular, have been one of the main affected by this transformation, since it has limited their participation in the urban space and, consequently, restricted their citizenship. Therefore, in order to make possible the consolidation of the active exercise of citizenship by children, it is important to expand their possibilities of participation in the city and in the community. The realization of social projects with actions directed to childhood and that aim to provide basic rights and integrate children into society presents itself as something that can contribute to empowering the citizenship of childhood. Projects related to the creation of urban gardens, in particular, can make important contributions in this direction, especially because of their potential to generate positive impacts in different areas of children's lives. Thus, this research aims to understand how experiences in social projects with urban gardens can enhance childhood citizenship. To this end, a unique and instrumental case study was conducted, in which the urban garden called Telhado Eco Produtivo (Productive Eco Roof), of the non-governmental organization Comunidade dos Pequenos Profetas (Community of Little Prophets), in the city of Recife, was used as an illustrative case, and the theoretical assumptions of Sarmento (2018) served as the analytical basis. The results point out that projects with urban gardens contribute to the potentiation of childhood citizenship by providing children with new experiences and knowledge about healthy eating and respect for the environment; by democratizing access to meals, by enabling contact and building relationships with other generations; by expanding their living spaces; and by allowing their direct involvement in the garden's activities.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCidadaniaHorticulturaProjetos sociaisCultivando cidadania : hortas urbanas como possibilidade para uma cidadania da infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51104/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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