Alfabetização no programa Educar pra Valer : o que propõem os materiais para o ensino da leitura e da escrita no 2o ano do ensino fundamental?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: ANDRADE, Vivian Alves Souza
Orientador(a): ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Educacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51243
Resumo: A pesquisa objetivou analisar a proposta de alfabetização do Programa Educar pra valer, adotado em várias Secretarias de Educação do Brasil. Para alcançar tal objetivo, buscamos, especificamente, analisar os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam o referido programa; identificar e categorizar as atividades de leitura e de apropriação da escrita alfabética propostas no material do Programa destinado aos alunos do 2o ano do Ensino Fundamental e analisar as orientações pedagógicas direcionadas aos professores no caderno de orientações didáticas voltadas ao ensino da leitura e da escrita. O estudo possui uma abordagem qualitativa do tipo documental. Na produção e análise dos dados, a metodologia empregada tomou como base a análise do conteúdo. Os resultados indicam que a concepção de alfabetização adotada pelo programa destaca o aprendizado do código alfabético e do fônico, apresentando certa similaridade com a concepção de ensino da leitura e da escrita presente na Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída em abril de 2019. Como um material estruturado, o programa é destinado a um professor que deve seguir as orientações voltadas ao uso dos materiais que o compõem, desenvolvendo suas práticas de ensino com base em uma rotina pré-estabelecida e na execução das atividades presentes nos materiais, o que caracteriza o professor como mero tarefeiro, sem espaço para exercer a sua criatividade e autonomia em seu planejamento didático e na sala de aula. Quanto ao trabalho no eixo da leitura, há uma diversidade de gêneros textuais nos seis cadernos analisados, com um quantitativo maior de poemas, seguidos dos textos informativos, tirinhas, textos instrucionais, contos e músicas/cantigas. Ainda em relação ao que os alunos leem, ao mesmo tempo em que são levados a ler textos de diferentes gêneros, diariamente também precisam ler textos do caderno de fluência, caracterizados como textos cartilhados, sem sentido, correspondentes a um conjunto de frases soltas. Os textos dos cadernos de atividades devem ser lidos com base em uma sequência rígida, independentemente do gênero proposto para leitura, cujo foco é no desenvolvimento da fluência leitora. Já as atividades de compreensão de textos envolvem, principalmente a identificação do gênero e da função do texto, a localização de informações explícitas e a exploração do vocabulário e de algumas características do gênero. Quanto ao trabalho no eixo da apropriação do sistema de escrita alfabética, há diversidade de atividades que envolvem diferentes unidades da palavra (letra, sílaba, fonemas, rimas) e diversas operações cognitivas (identificar, segmentar, contar, completar, copiar, ler, escrever...). Além das atividades de leitura e cópia de palavras, as que envolvem um trabalho no nível da sílaba são as mais frequentes. Não há, no entanto, uma priorização da reflexão da sílaba como unidade fonológica, e sim da sua identificação gráfica que pode ser feita por meio de discriminação visual. Enfim, a análise dos dados da nossa pesquisa demonstrou que as propostas do programa Educar pra valer tratam o ensino da leitura e da escrita como decodificação e codificação, não garantindo a vivência de situações significativas e diversas de leitura e produção de textos.
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spelling ANDRADE, Vivian Alves Souzahttp://lattes.cnpq.br/9707418621418705http://lattes.cnpq.br/0377713500986284ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de2023-06-22T13:29:51Z2023-06-22T13:29:51Z2023-04-28ANDRADE, Vivian Alves Souza. Alfabetização no programa Educar pra Valer: o que propõem os materiais para o ensino da leitura e da escrita no 2o ano do ensino fundamental?. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51243A pesquisa objetivou analisar a proposta de alfabetização do Programa Educar pra valer, adotado em várias Secretarias de Educação do Brasil. Para alcançar tal objetivo, buscamos, especificamente, analisar os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam o referido programa; identificar e categorizar as atividades de leitura e de apropriação da escrita alfabética propostas no material do Programa destinado aos alunos do 2o ano do Ensino Fundamental e analisar as orientações pedagógicas direcionadas aos professores no caderno de orientações didáticas voltadas ao ensino da leitura e da escrita. O estudo possui uma abordagem qualitativa do tipo documental. Na produção e análise dos dados, a metodologia empregada tomou como base a análise do conteúdo. Os resultados indicam que a concepção de alfabetização adotada pelo programa destaca o aprendizado do código alfabético e do fônico, apresentando certa similaridade com a concepção de ensino da leitura e da escrita presente na Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída em abril de 2019. Como um material estruturado, o programa é destinado a um professor que deve seguir as orientações voltadas ao uso dos materiais que o compõem, desenvolvendo suas práticas de ensino com base em uma rotina pré-estabelecida e na execução das atividades presentes nos materiais, o que caracteriza o professor como mero tarefeiro, sem espaço para exercer a sua criatividade e autonomia em seu planejamento didático e na sala de aula. Quanto ao trabalho no eixo da leitura, há uma diversidade de gêneros textuais nos seis cadernos analisados, com um quantitativo maior de poemas, seguidos dos textos informativos, tirinhas, textos instrucionais, contos e músicas/cantigas. Ainda em relação ao que os alunos leem, ao mesmo tempo em que são levados a ler textos de diferentes gêneros, diariamente também precisam ler textos do caderno de fluência, caracterizados como textos cartilhados, sem sentido, correspondentes a um conjunto de frases soltas. Os textos dos cadernos de atividades devem ser lidos com base em uma sequência rígida, independentemente do gênero proposto para leitura, cujo foco é no desenvolvimento da fluência leitora. Já as atividades de compreensão de textos envolvem, principalmente a identificação do gênero e da função do texto, a localização de informações explícitas e a exploração do vocabulário e de algumas características do gênero. Quanto ao trabalho no eixo da apropriação do sistema de escrita alfabética, há diversidade de atividades que envolvem diferentes unidades da palavra (letra, sílaba, fonemas, rimas) e diversas operações cognitivas (identificar, segmentar, contar, completar, copiar, ler, escrever...). Além das atividades de leitura e cópia de palavras, as que envolvem um trabalho no nível da sílaba são as mais frequentes. Não há, no entanto, uma priorização da reflexão da sílaba como unidade fonológica, e sim da sua identificação gráfica que pode ser feita por meio de discriminação visual. Enfim, a análise dos dados da nossa pesquisa demonstrou que as propostas do programa Educar pra valer tratam o ensino da leitura e da escrita como decodificação e codificação, não garantindo a vivência de situações significativas e diversas de leitura e produção de textos.This research aimed to analyze the literacy proposal of the Educar pra valer program, adopted in several Education Departments in Brazil. To achieve this goal, we sought specifically to analyze the theoretical and methodological assumptions that underlie the program; to identify and categorize the reading activities and the appropriation of alphabetic writing proposed in the program's material for students in the 2nd year of elementary school and to analyze the pedagogical guidelines for teachers in the didactic guidelines for teaching reading and writing. The study has a qualitative, documental approach. In the production and analysis of the data, the methodology used was based on content analysis. The results indicate that the conception of literacy adopted by the program highlights the learning of the alphabetic and phonic code, presenting some similarity with the conception of teaching reading and writing present in the National Literacy Policy (PNA), instituted in April 2019. As a structured material, the program is aimed at a teacher who must follow the guidelines focused on the use of the materials that compose it, developing their teaching practices based on a pre- established routine and the execution of the activities present in the materials, which characterizes the teacher as a mere taskmaster, with no space to exercise their creativity and autonomy in their didactic planning and in the classroom. As for the work on reading, there is a diversity of textual genres in the six notebooks analyzed, with a larger quantity of poems, followed by informative texts, comic strips, instructional texts, short stories, and songs/songs. Also, in relation to what students read, at the same time that they are led to read texts of different genres, on a daily basis they also need to read texts from the fluency notebook, characterized as nonsense texts, corresponding to a set of loose phrases. The texts in the workbooks should be read based on a rigid sequence, regardless of the genre proposed for reading, focusing on the development of reading fluency. The comprehension activities, on the other hand, involve mainly the identification of the genre and the function of the text, the location of explicit information, and the exploration of vocabulary and some characteristics of the genre. As for the work in the alphabetic writing system, there is a diversity of activities involving different word units (letter, syllable, phonemes, rhymes) and several cognitive operations (identify, segment, count, complete, copy, read, write...). In addition to word reading and copying activities, those involving work at the syllable level are the most frequent. However, there is no prioritization of the reflection of the syllable as a phonological unit, but rather of its graphic identification that can be done through visual discrimination. Finally, the analysis of the data from our research showed that the proposals of the Educar pra valer program treat the teaching of reading and writing as decoding and codification, not guaranteeing the experience of significant and diverse situations of reading and producing texts.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAlfabetizaçãoLivro didáticoSistema de ensinoAlfabetização no programa Educar pra Valer : o que propõem os materiais para o ensino da leitura e da escrita no 2o ano do ensino fundamental?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Vivian Alves Souza Andrade.pdfDISSERTAÇÃO Vivian Alves Souza Andrade.pdfapplication/pdf6522579https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51243/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Vivian%20Alves%20Souza%20Andrade.pdf27beb7708deab756992f0e2e1c8504a1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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