Educação para os Direitos Humanos em Guiné-Bissau : proposta de fundamentos teóricos-críticos e estratégias de ação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: SAMBU, Ansumane
Orientador(a): ZAIDAN FILHO, Michel
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Direito
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47874
Resumo: Este trabalho busca redimensionar criticamente o papel representado pela Educação em Direitos Humanos em Guiné-Bissau como elemento efetivo e confirmador da democracia, bem como para o controle social e a participação cidadã, tanto nos níveis locais como universitários. Adota uma versão analítica que encara os Direitos Humanos enquanto princípios de afirmação da condição do homem frente ao seu semelhante e ao Estado, dirigido à construção de um valor real dessa condição inerente ao ser humano em qualquer nação. A ação do Governo, como representante do Estado, deve ser a de viabilizar tal Educação específica, a fim de concretizar as noções aqui defendidas. Do ponto de vista metodológico, o estudo defende a necessidade de implementação de pesquisas analíticas nos níveis acadêmicos e institucionais, através de uma articulação entre a Universidade brasileira e guineense, que contemplem metodologias e abordagens direcionadas, com metas concretas, a fim de aumentar a discussão do tema e sua exposição em todos os meios cabíveis. A tese defende que a educação em Direitos Humanos, ao promover uma alteração nas bases da estratificação social, rumo à eliminação da pobreza, desloca e redimensiona as relações de trabalho, nos seus aspectos individuais e coletivos.
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A ação do Governo, como representante do Estado, deve ser a de viabilizar tal Educação específica, a fim de concretizar as noções aqui defendidas. Do ponto de vista metodológico, o estudo defende a necessidade de implementação de pesquisas analíticas nos níveis acadêmicos e institucionais, através de uma articulação entre a Universidade brasileira e guineense, que contemplem metodologias e abordagens direcionadas, com metas concretas, a fim de aumentar a discussão do tema e sua exposição em todos os meios cabíveis. A tese defende que a educação em Direitos Humanos, ao promover uma alteração nas bases da estratificação social, rumo à eliminação da pobreza, desloca e redimensiona as relações de trabalho, nos seus aspectos individuais e coletivos.CAPESThis work seeks to critically resize and expatiate on the role played by Education in Human Rights in Guinea-Bissau as an effective and confirming element of democracy, as well as for social control and citizen participation, both at local and university levels. It adopts an analytical version that sees Human Rights as principles of affirmation of the condition of man in relation to his fellow man and the State, aimed at building a real value of this condition inherent to the human being in any nation. The action of the Government, as a representative of the State, must be to make such specific education viable, in order to materialize the notions defended here. From a methodological point of view, the study defends the need to implement analytical research at academic and institutional levels, through an articulation between the Brazilian and Guinean University, which contemplate methodologies and directed approaches, with concrete goals, in order to expand on the discussion of the theme and its exposition in all appropriate means. The thesis argues that education in Human Rights, by promoting a change in the bases of social stratification, towards the elimination of poverty, displaces and resizes work relations, in their individual and collective aspects.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DireitoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDireitos HumanosGuiné-BissauDesenvolvimento SocialDemocraciaEducação para os Direitos Humanos em Guiné-Bissau : proposta de fundamentos teóricos-críticos e estratégias de açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Ansumane Sambu.pdfTESE Ansumane Sambu.pdfapplication/pdf1673551https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47874/1/TESE%20Ansumane%20Sambu.pdfae88e37b1df81de27ccfaa3d839cf884MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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