A linha do desenho embebida no Lacināris: devaneios e ressonâncias do imaginário.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Folha, Matheus Saraçol
Orientador(a): Senna, Nádia da Cruz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Departamento: Centro de Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5514
Resumo: Esta pesquisa surge como criação de um mundo ficcional visibilizado pelo desenho. Assim, os capítulos apresentados em forma de livros individuais buscam incentivar uma ordem de leitura qualquer. Tais livros possuem os seguintes temas: uma apresentação sobre meu repertório imagético, trazendo brevemente as animações, histórias em quadrinhos, filmes e séries que assisto/assisti e que em meu entendimento estão presentes nos trabalhos que faço. Neles busco evidenciar as afetividades em torno de narrativas ficcionais, assim contextualizando o momento em foi notada esta predileção pela mesma; abordagens na forma de registros e pequenos textos os trabalhos surgidos a partir da pesquisa, delimitando conceitos de desenho, imaginário e ficção; o ultimo discorre acerca do desenho, do desenhar e da folha de papel visibilizando o modo de pensa-los dentro do processo criativo. Assim penso o desenho como um ato ficcional por estar em uma sociedade atarefada e sem tempo para reflexões, o desenhar como um método de devaneio, a folha de papel como fronteira das criaturas que se fazem presentes em sua superfície. Para aprofundar a importância da imagem no processo de criação, parto de Gaston Bachelard (2001), apresentando um lago do imaginário elaborado com influências de leitura sobre Gilbert Durand (2012). Assim surge o Lǎcināris, um lago de meu imaginário onde estão todas as imagens que já vi. Apresento também o processo de criação dos trabalhos produzidos através dele. Para contextualizar a sociedade contemporânea em que esta pesquisa é pensada, utilizo Byung-Chul Han (2017), seguido de artigos de jornais os quais uso para refletir às condições da população presentes em uma sociedade do cansaço (HAN, 2017). Para tal, apresento a imagem e a ficção partindo do pressuposto de que tal sociedade pode atribuir uma visão inferior à elas, somando a tal problemática trago artistas que trabalham com diversos pontos de vistas dessa sociedade, tais como, Michael Majerus (1954 – 2002), Fernando Duval (1937), Moebius (1938 – 2012), Agnes Meyer-Brandis (1973) e Patricia Piccinini (1965).
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Neles busco evidenciar as afetividades em torno de narrativas ficcionais, assim contextualizando o momento em foi notada esta predileção pela mesma; abordagens na forma de registros e pequenos textos os trabalhos surgidos a partir da pesquisa, delimitando conceitos de desenho, imaginário e ficção; o ultimo discorre acerca do desenho, do desenhar e da folha de papel visibilizando o modo de pensa-los dentro do processo criativo. Assim penso o desenho como um ato ficcional por estar em uma sociedade atarefada e sem tempo para reflexões, o desenhar como um método de devaneio, a folha de papel como fronteira das criaturas que se fazem presentes em sua superfície. Para aprofundar a importância da imagem no processo de criação, parto de Gaston Bachelard (2001), apresentando um lago do imaginário elaborado com influências de leitura sobre Gilbert Durand (2012). Assim surge o Lǎcināris, um lago de meu imaginário onde estão todas as imagens que já vi. Apresento também o processo de criação dos trabalhos produzidos através dele. Para contextualizar a sociedade contemporânea em que esta pesquisa é pensada, utilizo Byung-Chul Han (2017), seguido de artigos de jornais os quais uso para refletir às condições da população presentes em uma sociedade do cansaço (HAN, 2017). Para tal, apresento a imagem e a ficção partindo do pressuposto de que tal sociedade pode atribuir uma visão inferior à elas, somando a tal problemática trago artistas que trabalham com diversos pontos de vistas dessa sociedade, tais como, Michael Majerus (1954 – 2002), Fernando Duval (1937), Moebius (1938 – 2012), Agnes Meyer-Brandis (1973) e Patricia Piccinini (1965).This research emerges as a creation of a fictional world made visible by drawing. Thus the chapters presented in the form of individual books seek to encourage any reading order. Such books have the following themes: a presentation about my imagery repertoire, briefly bringing the animations, comics, movies and series that I watch / watched and that in my understanding is present in the work I do. In them I seek to highlight the affectivities around fictional narratives, thus contextualizing the moment in which this predilection was noted; approaches in the form of records and short texts of the works that emerged from the research, delimiting concepts of drawing, imaginary and fiction; The last one discusses the drawing, the act of drawing and the sheet of paper, showing the way of thinking about them within the creative process. Thus I think of drawing as a fictional act because it is in a busy society and without time for reflection, drawing emerges as a daydream method, the sheet of paper as the boundary of creatures that are present on its surface. To deepen the importance of image in the process of creation, I begin with Gaston Bachelard (2001), presenting a lake of the imaginary elaborated with reading influences on Gilbert Durand (2012). Thus arises the Lǎcināris, a lake of my imagination where all the images I have ever seen are. I also present the process of creating the works produced through it. To contextualize the contemporary society in which this research is thought, I use Byung-Chul Han (2017), followed by newspaper articles which I use to reflect the conditions of the population present in a society of tiredness (HAN, 2017). For this, I present the image and the fiction starting from the assumption that such a society can attribute a inferior vision to them, adding to such problematic I bring artists that work with diverse points of view of this society, such as Michael Majerus (1954 - 2002) , Fernando Duval (1937), Moebius (1938 - 2012), Agnes Meyer-Brandis (1973) and Patricia Piccinini (1965).Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESDesenhoFicçãoImaginárioLacinārisDrawingFictionImaginaryA linha do desenho embebida no Lacināris: devaneios e ressonâncias do imaginário.The drawing line embedded in Lacināris: daydreams and resonances of the imaginary.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3300009879183386http://lattes.cnpq.br/6259571036663263Carbone, Helene Gomes Saccohttp://lattes.cnpq.br/7729369777149419Senna, Nádia da CruzFolha, Matheus Saraçolinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTMATHEUS SARACOL FOLHA_Dissertacao.pdf.txtMATHEUS SARACOL FOLHA_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain147255http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5514/6/MATHEUS%20SARACOL%20FOLHA_Dissertacao.pdf.txt4b34ee98db0538a6e1b9d7737ad4f055MD56open accessTHUMBNAILMATHEUS SARACOL FOLHA_Dissertacao.pdf.jpgMATHEUS SARACOL FOLHA_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1327http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5514/7/MATHEUS%20SARACOL%20FOLHA_Dissertacao.pdf.jpg15b788d8153fbc2b87b9864e576b5422MD57open accessORIGINALMATHEUS SARACOL FOLHA_Dissertacao.pdfMATHEUS SARACOL FOLHA_Dissertacao.pdfapplication/pdf15085164http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5514/1/MATHEUS%20SARACOL%20FOLHA_Dissertacao.pdf7bade728ce819c26b049f4130d597dbdMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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