Sentidos e histórias que narram corpos que criam: explorações “Radicantes” e experiências ético-estéticas e artísticas na licenciatura em Pedagogia da FaE/ UFPel.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Castilhos, Joelma Santos
Orientador(a): Meira, Mirela Ribeiro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Departamento: Centro de Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5445
Resumo: Este projeto de qualificação refere-se a uma pesquisa realizada de maio de 2013 a dezembro de 2014 junto ao Programa de Pós Graduação/ Mestrado em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, em Pelotas, RS. Nesse trabalho desenvolvi uma pesquisa relacionada ao aprofundamento e à reflexão de um trabalho que chamei de Oficinas de Explorações Radicantes, ou seja, aquelas que proporcionam experiências ético-estéticas e artísticas no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação, FaE, da UFPel. As questões de pesquisa nasceram do desejo de inventar encontros, de refletir sobre os efeitos que um trabalho de proposição em Artes faz emergir entre os alunos do Curso de Pedagogia que vivem em uma suposta situação de anestesia estética, ética e afetiva. Investigo as narrativas éticas, estéticas e artísticas desses alunos num contexto acadêmico de graduação em Pedagogia da universidade citada. A metodologia da pesquisa é do tipo qualitativa, tendo como método principal a Sociopoética, cujos dispositivos se utilizam do corpo como produtor de dados, de um diário de campo do pesquisador e dos pesquisados, das expressões artísticas dos alunos, registradas em suportes expressivos - visuais, corporais, gestuais, sonoras etc. – bem como suas narrativas, capturadas em imagens, vídeos e gravações durante o processo. Investigo os percursos e desdobramentos de práticas estético artísticas desenvolvidas por mim com uma turma de 30 alunos de graduação do sexto semestre do curso de Pedagogia, durante um semestre. Com eles construí um campo de investigação a partir de uma perspectiva ético-estética, por meio de experiências e proposições pautadas no corpo, que pudessem desencadear e reconstruir suas ações cotidianas- existenciais e profissionais- incidindo sobre sua formação docente à luz de contribuições conceituais e sensíveis no campo da Educação Estética e da Arte.
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spelling 2020-05-21T01:44:36Z2020-05-182020-05-21T01:44:36Z2015-04-17CASTILHOS, Joelma Santos. Sentidos e histórias que narram corpos que criam: explorações “Radicantes” e experiências ético-estéticas e artísticas na licenciatura em Pedagogia da FaE/ UFPel. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2015.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5445Este projeto de qualificação refere-se a uma pesquisa realizada de maio de 2013 a dezembro de 2014 junto ao Programa de Pós Graduação/ Mestrado em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, em Pelotas, RS. Nesse trabalho desenvolvi uma pesquisa relacionada ao aprofundamento e à reflexão de um trabalho que chamei de Oficinas de Explorações Radicantes, ou seja, aquelas que proporcionam experiências ético-estéticas e artísticas no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação, FaE, da UFPel. As questões de pesquisa nasceram do desejo de inventar encontros, de refletir sobre os efeitos que um trabalho de proposição em Artes faz emergir entre os alunos do Curso de Pedagogia que vivem em uma suposta situação de anestesia estética, ética e afetiva. Investigo as narrativas éticas, estéticas e artísticas desses alunos num contexto acadêmico de graduação em Pedagogia da universidade citada. A metodologia da pesquisa é do tipo qualitativa, tendo como método principal a Sociopoética, cujos dispositivos se utilizam do corpo como produtor de dados, de um diário de campo do pesquisador e dos pesquisados, das expressões artísticas dos alunos, registradas em suportes expressivos - visuais, corporais, gestuais, sonoras etc. – bem como suas narrativas, capturadas em imagens, vídeos e gravações durante o processo. Investigo os percursos e desdobramentos de práticas estético artísticas desenvolvidas por mim com uma turma de 30 alunos de graduação do sexto semestre do curso de Pedagogia, durante um semestre. Com eles construí um campo de investigação a partir de uma perspectiva ético-estética, por meio de experiências e proposições pautadas no corpo, que pudessem desencadear e reconstruir suas ações cotidianas- existenciais e profissionais- incidindo sobre sua formação docente à luz de contribuições conceituais e sensíveis no campo da Educação Estética e da Arte.Este proyecto de calificación se refiere a un estudio realizado de mayo de 2013 a diciembre de 2014 junto al Programa de Pos Graduación/Maestría en Artes Visuales, de la Universidad Federal de Pelotas. UFPel, en Pelotas, RS. En este trabajo desarrollo un estudio relacionado a la profundización y a la reflexión de un trabajo que denominé Talleres de Exploraciones Radicantes, o sea, aquellas que proporcionan experiencias ético-estéticas, artísticas y de cuidado en el Curso de Licenciatura en Pedagogía de la Facultad de Educación, FaE, da UFPel. Los temas de la pesquisa nacieron del deseo de inventar encuentros, de reflejar sobre los efectos que un trabajo de proposición en Artes hace emerger, entre las alumnos del Curso de Pedagogía que viven en situación de "anestesia" social, ética y afectiva. Deseo investigar las narrativas éticas, estéticas y artísticas de estes alumnos en un contexto académico de graduación en Pedagogía de la universidad citada. La metodología del estudio fué del tipo socio-poética, cuyos dispositivos utilizan un diario de campo del investigador y de los participantes, de las expresiones artísticas de los alumnos, registradas en soportes expresivos - visuales, corporales, gestuales, sonoros, etc. - bien como sus narrativas, capturadas en imágenes, videos y grabaciones durante el proceso. Estudié los recorridos y desdoblamientos de la práctica desarrollada por mí con un grupo de 30 alumnos de graduación, del sexto semestre, durante un semestre, trabajando desde la construcción de un campo empírico de investigación a partir de una perspectiva artístico-afectiva y ético-estética. Esto por medio de la construcción de experiencias y propuestas pautadas en el cuerpo que puedan desencadenar la necesidad de reconstruir la acción cotidiana de los alumnos e incidir sobre su formación docente a la luz de contribuciones conceptuales y sensibles en el campo de la Educación Estética y del Arte.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESEducação estéticaEnsino de arteFormação de professoresLicenciatura em PedagogiaEducación estéticaEnseñanza de arteFormación de profesoresLicenciatura en PedagogíaSentidos e histórias que narram corpos que criam: explorações “Radicantes” e experiências ético-estéticas e artísticas na licenciatura em Pedagogia da FaE/ UFPel.Sentidos e historias que narran los cuerpos que crean: exploraciones “Radicantes” y experiencias ético-estéticas y artísticas en el grado de Pedagogía de FaE / UFPel.Senses and stories that narrate bodies they create: “Radicantes” explorations and ethical-aesthetic and artistic experiences in the Pedagogy degree at FaE / UFPel.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3708914760990081http://lattes.cnpq.br/8723044102341159Meira, Mirela RibeiroCastilhos, Joelma Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTJoelma Santos Castil_Dissertacao.pdf.txtJoelma Santos Castil_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain295964http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5445/6/Joelma%20Santos%20Castil_Dissertacao.pdf.txt8fd8e5e421630f0c61ee6b1e2131b905MD56open accessTHUMBNAILJoelma Santos Castil_Dissertacao.pdf.jpgJoelma Santos Castil_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5445/7/Joelma%20Santos%20Castil_Dissertacao.pdf.jpg3ddf1640d63d85f831096e91cc9fd0e5MD57open accessORIGINALJoelma Santos Castil_Dissertacao.pdfJoelma Santos Castil_Dissertacao.pdfapplication/pdf5537492http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5445/1/Joelma%20Santos%20Castil_Dissertacao.pdfb763eaf33691eb3b8bf08ca034a6463bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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