Estética da existência em Michel Foucault: a formação ética através de uma ascética filosófica.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Meireles, Tulipa Martins
Orientador(a): Araldi, Clademir Luís
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Departamento: Instituto de Filosofia, Sociologia e Política
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5057
Resumo: Esta pesquisa ressalta o deslocamento do terceiro eixo do pensamento de Michel Foucault, a governamentalidade e a ética. Destaca-se, nesse período, a importância em pensar novas formas de viver, que busquem limitar os excessos do poder político. Nesse sentido, a formulação de uma ética de si como ascese filosófica aparece como imprescindível. A hipótese desse estudo é o modo pelo qual Michel Foucault, em seu último curso, A Coragem da verdade, destaca a parresía cínica como estilo de uma verdadeira vida filosófica, que pelo combate e a luta tomam como ponto de partida para a construção de uma “vida outra” a resistência política. A parresía cínica, como prática do cuidado de si, expõe a vida como escândalo da verdade e considera-se essa o ponto de partida para a construção de uma estética da existência. Em A Coragem da verdade, Foucault atribuiu um sentido positivo e singular ao cinismo, elevou uma filosofia considerada “menor” a uma atitude, a qual é possível traçar sua história desde a Antiguidade até os dias atuais. Essa perspectiva enfatiza mais uma vez o intento do autor na criação de outra história, destacando os pontos centrais dessa justamente onde não são vistos, algumas vezes por encontrarem-se às margens do pensamento ocidental e outras por terem sido simplesmente suprimidas do pensamento filosófico. Dessa forma, escolher o cínico como filósofo crítico por excelência e artífice dos princípios do seu modo de vida não é mera coincidência, mas uma escolha propositiva. Esse sentido é explorado no texto de forma positiva no que tange à parresía cínicacomo atitude de limitar o poder e de sua analogia com o presente, pela resistência política e a busca por uma estética da existência.
id UFPL_0b1c317addce5bb6db186fe880df9ff1
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5057
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-04-24T02:02:38Z2020-04-232020-04-24T02:02:38Z2015-08-12MEIRELES, Tulipa M. Estética da existência em Michel Foucault: a formação ética através de uma ascética filosófica. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2015.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5057Esta pesquisa ressalta o deslocamento do terceiro eixo do pensamento de Michel Foucault, a governamentalidade e a ética. Destaca-se, nesse período, a importância em pensar novas formas de viver, que busquem limitar os excessos do poder político. Nesse sentido, a formulação de uma ética de si como ascese filosófica aparece como imprescindível. A hipótese desse estudo é o modo pelo qual Michel Foucault, em seu último curso, A Coragem da verdade, destaca a parresía cínica como estilo de uma verdadeira vida filosófica, que pelo combate e a luta tomam como ponto de partida para a construção de uma “vida outra” a resistência política. A parresía cínica, como prática do cuidado de si, expõe a vida como escândalo da verdade e considera-se essa o ponto de partida para a construção de uma estética da existência. Em A Coragem da verdade, Foucault atribuiu um sentido positivo e singular ao cinismo, elevou uma filosofia considerada “menor” a uma atitude, a qual é possível traçar sua história desde a Antiguidade até os dias atuais. Essa perspectiva enfatiza mais uma vez o intento do autor na criação de outra história, destacando os pontos centrais dessa justamente onde não são vistos, algumas vezes por encontrarem-se às margens do pensamento ocidental e outras por terem sido simplesmente suprimidas do pensamento filosófico. Dessa forma, escolher o cínico como filósofo crítico por excelência e artífice dos princípios do seu modo de vida não é mera coincidência, mas uma escolha propositiva. Esse sentido é explorado no texto de forma positiva no que tange à parresía cínicacomo atitude de limitar o poder e de sua analogia com o presente, pela resistência política e a busca por uma estética da existência.This research enphasises the displacement of the third axis of Michel Foucalt‟s thought the gorvernmentality and the ethics. Stand out, in that period, the importance of thinking new ways of life, which try to limit the excesses of the political power. In that sense, the formulation of an ethic of self as philosophical ascesis appears indispensable. The hipotesis of this research is the way by that Michel Foucault, in his last lectures, The Courage of truth, stresses the cynical parrhesia as a kind of a real philosophical life, which by the clash and struggle takes as the starting point for the construction of an “other life” the political resistance. The cynical parrhesia, as practice of the care of self, exposes the life as a scandal of truth and it is considered that the beginning for the construction of anaesthetics of the existence. In The Courage of truth, Foucault assigned a singular and positice sense to the cynicism, heightened a philosophy considered “lesser” to an attitude, which can trace its history from antiquity to the present day. That perspective enphasises once more the intent of the author in the creation of another history, highlighting the main points precisely where they are not seen, sometimes because they are marginalized in the occidental tought, anothers for they have been simply suppressed from philosophical tought. That way, chose the cynic as a critical philosopher par excellence and artificer of the principles of his life is not coincidence, but a propositive choice. That meaning it‟s explored in the text in an affirmative way with regard to the cynical parrhesia as an approach to limit the power and its analogy with the present, by the political resistance and the search for an aesthetics of the existence.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PolíticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAFilosofiaÉticaVerdadeCoragemParresíaCuidado de siEthicsTruthCourageParrhesiaCare of selfEstética da existência em Michel Foucault: a formação ética através de uma ascética filosófica.Esthetics of existence in Michel Foucault: ethics formation through a philosophical ascetic.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6957284306300281http://lattes.cnpq.br/9512892707756969Araldi, Clademir LuísMeireles, Tulipa Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTULIPA MARTINS MEIRELES_Dissertacao.pdf.txtTULIPA MARTINS MEIRELES_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain354718http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5057/6/TULIPA%20MARTINS%20MEIRELES_Dissertacao.pdf.txt5fd85da070212fc6e529d00b39d68cfcMD56open accessTHUMBNAILTULIPA MARTINS MEIRELES_Dissertacao.pdf.jpgTULIPA MARTINS MEIRELES_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1292http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5057/7/TULIPA%20MARTINS%20MEIRELES_Dissertacao.pdf.jpg22654cf896dc3c5d4b3527c603f3d0bbMD57open accessORIGINALTULIPA MARTINS MEIRELES_Dissertacao.pdfTULIPA MARTINS MEIRELES_Dissertacao.pdfapplication/pdf1030829http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5057/1/TULIPA%20MARTINS%20MEIRELES_Dissertacao.pdf644dab4222a93b2dea1d64fedfc7eec7MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5057/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5057/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5057/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5057/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/50572023-07-13 03:51:40.18open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5057TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:51:40Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estética da existência em Michel Foucault: a formação ética através de uma ascética filosófica.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Esthetics of existence in Michel Foucault: ethics formation through a philosophical ascetic.
title Estética da existência em Michel Foucault: a formação ética através de uma ascética filosófica.
spellingShingle Estética da existência em Michel Foucault: a formação ética através de uma ascética filosófica.
Meireles, Tulipa Martins
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Filosofia
Ética
Verdade
Coragem
Parresía
Cuidado de si
Ethics
Truth
Courage
Parrhesia
Care of self
title_short Estética da existência em Michel Foucault: a formação ética através de uma ascética filosófica.
title_full Estética da existência em Michel Foucault: a formação ética através de uma ascética filosófica.
title_fullStr Estética da existência em Michel Foucault: a formação ética através de uma ascética filosófica.
title_full_unstemmed Estética da existência em Michel Foucault: a formação ética através de uma ascética filosófica.
title_sort Estética da existência em Michel Foucault: a formação ética através de uma ascética filosófica.
author Meireles, Tulipa Martins
author_facet Meireles, Tulipa Martins
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6957284306300281
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9512892707756969
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araldi, Clademir Luís
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Tulipa Martins
contributor_str_mv Araldi, Clademir Luís
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Filosofia
Ética
Verdade
Coragem
Parresía
Cuidado de si
Ethics
Truth
Courage
Parrhesia
Care of self
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Ética
Verdade
Coragem
Parresía
Cuidado de si
Ethics
Truth
Courage
Parrhesia
Care of self
description Esta pesquisa ressalta o deslocamento do terceiro eixo do pensamento de Michel Foucault, a governamentalidade e a ética. Destaca-se, nesse período, a importância em pensar novas formas de viver, que busquem limitar os excessos do poder político. Nesse sentido, a formulação de uma ética de si como ascese filosófica aparece como imprescindível. A hipótese desse estudo é o modo pelo qual Michel Foucault, em seu último curso, A Coragem da verdade, destaca a parresía cínica como estilo de uma verdadeira vida filosófica, que pelo combate e a luta tomam como ponto de partida para a construção de uma “vida outra” a resistência política. A parresía cínica, como prática do cuidado de si, expõe a vida como escândalo da verdade e considera-se essa o ponto de partida para a construção de uma estética da existência. Em A Coragem da verdade, Foucault atribuiu um sentido positivo e singular ao cinismo, elevou uma filosofia considerada “menor” a uma atitude, a qual é possível traçar sua história desde a Antiguidade até os dias atuais. Essa perspectiva enfatiza mais uma vez o intento do autor na criação de outra história, destacando os pontos centrais dessa justamente onde não são vistos, algumas vezes por encontrarem-se às margens do pensamento ocidental e outras por terem sido simplesmente suprimidas do pensamento filosófico. Dessa forma, escolher o cínico como filósofo crítico por excelência e artífice dos princípios do seu modo de vida não é mera coincidência, mas uma escolha propositiva. Esse sentido é explorado no texto de forma positiva no que tange à parresía cínicacomo atitude de limitar o poder e de sua analogia com o presente, pela resistência política e a busca por uma estética da existência.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-24T02:02:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-23
2020-04-24T02:02:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEIRELES, Tulipa M. Estética da existência em Michel Foucault: a formação ética através de uma ascética filosófica. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5057
identifier_str_mv MEIRELES, Tulipa M. Estética da existência em Michel Foucault: a formação ética através de uma ascética filosófica. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2015.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Filosofia, Sociologia e Política
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5057/6/TULIPA%20MARTINS%20MEIRELES_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5057/7/TULIPA%20MARTINS%20MEIRELES_Dissertacao.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5057/1/TULIPA%20MARTINS%20MEIRELES_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5057/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5057/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5057/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5057/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fd85da070212fc6e529d00b39d68cfc
22654cf896dc3c5d4b3527c603f3d0bb
644dab4222a93b2dea1d64fedfc7eec7
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797770000386228224