Interfaces da memória social: análise do compartilhamento do conjunto de imagens digitais do Acervo Digital Bar Ocidente no Facebook.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Oliveira, Priscila Chagas
Orientador(a): Nunes, João Fernando Igansi
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
Departamento: Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5459
Resumo: Esta pesquisa reflete sobre a configuração da memória social no contexto do que se reconhece como emergência da linguagem eletrônica, ubiquidade das redes computacionais e do que se instaurou chamar de tecnologias da informação e comunicação. No paradigma tecnológico contemporâneo da cultura digital, as relações sociais tornam-se cíbridas – on e offline ao mesmo tempo - e os saberes (inteligências) têm potência de ser construídos colaborativamente e em rede. Se antes havia reflexão sobre uma reprodutibilidade técnica, advinda dos processos de reprodução da informação a partir de uma matriz específica, hoje, em função do uso das matrizes numéricas, todo e qualquer tipo de signo (sonoro, visual ou verbal) pode ser recebido, estocado, tratado e difundido via computador, através da mesma linguagem universal, instaurando o que aceitamos como cultura da colaboração e do acesso, uma cultura analítica que repica suas próprias matrizes, e não apenas sua cópia. Nesse mesmo contexto tecnológico, no campo da memória e do patrimônio vê-se ocorrer uma busca crescente pela criação e/ou adaptação de diversos museus, bibliotecas e acervos para a linguagem eletrônica. A partir dessa lógica, a presente investigação pretendeu responder a seguinte questão: como se encontra configurada a memória social a partir da análise das interfaces interativas do conjunto de imagens digitais postadas em mídias sociais? Nesse sentido, objetivou-se compreender as características (estrutura, atributos de funcionamento e linguagem) da mídia social como potência e interface da memória social. Para tanto, como pressupostos metodológicos, foi utilizada uma abordagem quali-quanti, tratando o objeto de pesquisa a partir do estudo de caso da fanpage do Acervo Digital Bar Ocidente no Facebook. Primeiramente fez-se a análise quantitativa do número de curtidas, compartilhamentos e comentários do corpus da pesquisa, o que denotou diferentes níveis de engajamento. Após, fez-se a análise qualitativa das postagens e legendas de compartilhamentos de imagens digitais operados. Como instrumentos e técnicas de análise, utilizaram-se a pesquisa bibliográfica, a observação direta não participante e a análise documental e de conteúdo. Identificado e apresentado os níveis das interfaces interativas na referida fanpage, acredita-se possível pensar o conjunto dessas imagens digitais e suas respectivas narrativas visuais como um novo formato de coleção patrimonial, patrimônio cultural digital, parte de novos fenômenos museais no ciberespaço, onde a interface é reconhecida como operadora da passagem, ponto nodal do agenciamento sócio-técnico. A esse cenário nomeamos de movimento de virtualização da memória e interfaceamento da cultura, e a essa nova configuração da memória social propomos pensar o conceito de Interfaces da Memória Social para designar as interfaces interativas computacionais das mídias sociais, que estão entre a noção de lugar de memória e meio de memória, as quais possibilitam uma gestão compartilhada do conhecimento, tornando sua construção potencialmente acessível (open access), colaborativa e desterritorializada. Conclui-se que o campo de estudo em memória social toma novos contornos com o estabelecimento da cultura digital, evidenciando a pujante necessidade de equilíbrio entre as práticas de acumulação/memória e dissolução/esquecimento na web, a fim de que se possa refletir a democratização do acesso às coleções patrimoniais e à memória do mundo do tempo presente.
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spelling 2020-05-21T02:01:00Z2020-05-192020-05-21T02:01:00Z2017-03-06OLIVEIRA, Priscila Chagas. Interfaces da memória social: análise do compartilhamento do conjunto de imagens digitais do Acervo Digital Bar Ocidente no Facebook. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5459Esta pesquisa reflete sobre a configuração da memória social no contexto do que se reconhece como emergência da linguagem eletrônica, ubiquidade das redes computacionais e do que se instaurou chamar de tecnologias da informação e comunicação. No paradigma tecnológico contemporâneo da cultura digital, as relações sociais tornam-se cíbridas – on e offline ao mesmo tempo - e os saberes (inteligências) têm potência de ser construídos colaborativamente e em rede. 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Conclui-se que o campo de estudo em memória social toma novos contornos com o estabelecimento da cultura digital, evidenciando a pujante necessidade de equilíbrio entre as práticas de acumulação/memória e dissolução/esquecimento na web, a fim de que se possa refletir a democratização do acesso às coleções patrimoniais e à memória do mundo do tempo presente.This research focuses on the configuration of social memory in the context of what is recognized as the emergence of electronic language, the ubiquity of computer networks and what is now called as technology of information and communication. In the contemporary technological paradigm of digital culture, social relations have become hybrid – becoming on and offline at the same time – and the knowledges (intelligence) have the potential to be collaboratively built in a network. If, in previous investigations, researchers referred to a technical reproducibility, which emerged from processes of reproduction of information from a specific matrix, nowadays, due to the use of numerical matrixes, all types of signs (sound, visual or verbatim) can be received, stocked, treated or shared, via computer, through the same universal language. Thus, creating what we accept as the culture of collaboration and access. This is an analytical culture that emulates its own matrixes, and not only its copies. In this technological context, the field of memory and patrimony is in an increasing search for the development and/or adaptation of several museums, libraries and collections of electronic language. Considering this, this investigation aims at answering the following questions: How is social memory configured based on the analysis of interactive interfaces of digital images posted on social medias? In this sense, the goal was to understand the characteristics (structure, language functions and attributes) of social media as a potency and interface of social memory. In order to do that, a qualitative and quantitative methodology was used in this research. Therefore, treating the object of research from the case study of Digital Collection Bar Ocidente‟s fanpage on Facebook. Firstly, the number of likes, shares and comments in the research corpus were analysed quantitatively, which denoted different levels of engagement. After this, a qualitative analysis of the posts and subtitles of shared images was conducted. As instruments and techniques of analysis, we used a bibliographic research, a direct non-participant observation of the subjects, a documental and content analysis. Identifying and presenting the levels of the interactive interfaces in said fanpage. It is possible to think in the collection of these digital images and its perspective‟s visual narratives as a new form of heritage collection, or digital cultural heritage, a part of a new museum phenomenon in cyberspace, where the interface is recognized as operator of passage and central point of social-technical agency. We call this scenario the movement of virtualization of memory and interfacing of culture. We propose to think of this new configuration of social memory as the concept of interfaces of social memory in order to designate computational interactive interfaces of social media, which are between the notion of memory‟s place and memory‟s medium, that allow the shared management of knowledge, making its development potentially accessible (open access), collaborative and deterritorialized. It is possible to conclude that the field of social memory acquires new shapes and outlines with the establishment of digital culture, making evident the strong need of balance between practices of accumulation/memories and dissolution/forgetting in the web. In order to reflect the democratization of access to heritage collections and to world memory of present time.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio CulturalUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANASCultura digitalMemória socialInterface socialImagens digitaisAcervo Digital Bar OcidenteDigital cultureSocial memorySocial interfacesDigital imagesDigital Collection of Bar OcidenteInterfaces da memória social: análise do compartilhamento do conjunto de imagens digitais do Acervo Digital Bar Ocidente no Facebook.Interfaces of social memory: an analysis of sharing of digital images from Digital Collection Bar Ocidente‟s fanpage on Facebook.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6851194114095378http://lattes.cnpq.br/6610467936025195Nunes, João Fernando IgansiOliveira, Priscila Chagasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTPriscila Chagas Oliveira_Dissertacao.pdf.txtPriscila Chagas Oliveira_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain304172http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5459/6/Priscila%20Chagas%20Oliveira_Dissertacao.pdf.txt4a0464cd51e370b70f91a7c89f5b1b47MD56open accessTHUMBNAILPriscila Chagas Oliveira_Dissertacao.pdf.jpgPriscila Chagas Oliveira_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1861http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5459/7/Priscila%20Chagas%20Oliveira_Dissertacao.pdf.jpg3cb9e0cb56c82ce8185be984cb4ab4daMD57open accessORIGINALPriscila Chagas Oliveira_Dissertacao.pdfPriscila Chagas Oliveira_Dissertacao.pdfapplication/pdf6398799http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5459/1/Priscila%20Chagas%20Oliveira_Dissertacao.pdf939eac3fa39bdacba0398c8337b982bbMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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