O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre personagem compositor(a), Ethos Institucional e artesanato composicional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Krüger, Igor Mendes
Orientador(a): Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9550
Resumo: Fundamentado pela concepção de funcionamento humano apresentada por Albert Bandura (1986), em sua Teoria social Cognitiva, nesta tese explorei o processo formativo de estudantes compositores(as) em âmbito universitário. O estudo teve como objetivo compreender como os(as) estudantes são/tornam-se compositores(as) em um Curso de Bacharelado em Composição de uma universidade pública do Brasil. A partir de uma aproximação das proposições teóricas de Bandura (1986) ao universo composicional construí a hipótese de pesquisa que culminou na seguinte tese: os(as) estudantes são/tornam-se compositores(as) em um curso de Bacharelado em Composição do Brasil por meio de um determinismo recíproco, de influências dinâmicas e bidirecionais, entre personagem compositor(a), ethos institucional e artesanato composicional, os quais são, ao mesmo tempo, produtos e produtores de suas cosmovisões composicionais. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório, de caráter diagnóstico, amparado na Análise Fenomenológico-Interpretativa (SMITH, 2004) que permitiu compreender o modo como os(as) quatro estudantes compositores(as) que participaram do estudo – Arkhan, GunZ, Agustín e Eduarda – atribuem sentidos às experiências individuais vividas em seus percursos formativos. Para tanto, elaborei um protocolo de acompanhamento combinado de microanálise (CLEARY, CALLAN, 2018; BANDURA, 1986) e macroanálise (NERY, FONSECA, 2018) como método de recolha de dados da pesquisa. Por meio de entrevistas e análise da produção composicional dos(as) participantes no período de um semestre letivo pude extrair as crenças mais proeminentes de suas cosmovisões composicionais, as facetas de seus(suas) personagens compositores(as), a percepção que fazem do ethos institucional e o modo como tais elementos se influenciam reciprocamente implicando no artesanato composicional desses(as) estudantes compositores(as). No nível idiográfico da análise apresento a relação de reciprocidade que defendo como constitutiva do ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário a partir do percurso singular de cada participante do estudo. Já em um nível nomotético, faço o registro de elementos que aproximam o percurso dos(as) estudantes compositores(as) e caracterizam aspectos comuns dessa reciprocidade que constitui o processo formativo em âmbito universitário. O presente relatório de pesquisa está organizado em sete capítulos nos quais são dispostos os elementos teóricos e empíricos que subsidiaram a construção da tese aqui defendida.
id UFPL_10fa41484d9f31af327235e71a454aff
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9550
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-05-31T00:35:40Z2023-05-31T00:35:40Z2022-09-30KRÜGER, Igor Mendes. O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre Personagem Compositor(a), Ethos Institucional e Artesanato Composicional. 2022. 333 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9550Fundamentado pela concepção de funcionamento humano apresentada por Albert Bandura (1986), em sua Teoria social Cognitiva, nesta tese explorei o processo formativo de estudantes compositores(as) em âmbito universitário. O estudo teve como objetivo compreender como os(as) estudantes são/tornam-se compositores(as) em um Curso de Bacharelado em Composição de uma universidade pública do Brasil. A partir de uma aproximação das proposições teóricas de Bandura (1986) ao universo composicional construí a hipótese de pesquisa que culminou na seguinte tese: os(as) estudantes são/tornam-se compositores(as) em um curso de Bacharelado em Composição do Brasil por meio de um determinismo recíproco, de influências dinâmicas e bidirecionais, entre personagem compositor(a), ethos institucional e artesanato composicional, os quais são, ao mesmo tempo, produtos e produtores de suas cosmovisões composicionais. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório, de caráter diagnóstico, amparado na Análise Fenomenológico-Interpretativa (SMITH, 2004) que permitiu compreender o modo como os(as) quatro estudantes compositores(as) que participaram do estudo – Arkhan, GunZ, Agustín e Eduarda – atribuem sentidos às experiências individuais vividas em seus percursos formativos. Para tanto, elaborei um protocolo de acompanhamento combinado de microanálise (CLEARY, CALLAN, 2018; BANDURA, 1986) e macroanálise (NERY, FONSECA, 2018) como método de recolha de dados da pesquisa. Por meio de entrevistas e análise da produção composicional dos(as) participantes no período de um semestre letivo pude extrair as crenças mais proeminentes de suas cosmovisões composicionais, as facetas de seus(suas) personagens compositores(as), a percepção que fazem do ethos institucional e o modo como tais elementos se influenciam reciprocamente implicando no artesanato composicional desses(as) estudantes compositores(as). No nível idiográfico da análise apresento a relação de reciprocidade que defendo como constitutiva do ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário a partir do percurso singular de cada participante do estudo. Já em um nível nomotético, faço o registro de elementos que aproximam o percurso dos(as) estudantes compositores(as) e caracterizam aspectos comuns dessa reciprocidade que constitui o processo formativo em âmbito universitário. O presente relatório de pesquisa está organizado em sete capítulos nos quais são dispostos os elementos teóricos e empíricos que subsidiaram a construção da tese aqui defendida.In this thesis I explored the formative process of student composers at a university level, based on the conception of human functioning, presented by Albert Bandura (1986), in the Social Cognitive Theory. The study aimed to understand how the students are/become composers in a Bachelor's Degree Course in Composition from a public university in Brasil. From an approximation of Bandura's (1986) theoretical propositions to the composer universe, I built a research hypothesis that culminated in the following thesis: the students are/become composers in a Bachelor's Degree Course in Composition in Brasil through a reciprocal determinism of dynamic and bidirectional influences, between the composer character, institutional ethos and compositional handicraft, which are, at the same time, products and producers of their compositional worldviews. Methodologically, the research is characterized as a diagnostic character exploratory study, supported by the Interpretative Phenomenological Analysis (SMITH, 2004) which allowed us the comprehension of how the four student composers who participated in the study - Arkhan, GunZ, Agustín and Eduarda - attribute meanings to the individual experiences lived in their formative paths. Therefore, I designed a combined microanalysis follow-up protocol (CLEARY, CALLAN, 2018; BANDURA, 1986) and macro analysis (NERY, FONSECA, 2018) as a method of data collection for the research. Through interviews and compositional production analysis from participants in a period of one academic semester, I could extract the most prominent beliefs of their compositional worldviews, the facets of their composer characters, their perception of the institutional ethos and the way in which such elements influence each other, implying in the compositional handicraft of these student composers. In the idiographic level of analysis, I present the relationship of reciprocity that I defend as constitutive of being/becoming a composer at the university scope based on the particular journey of each participant in the study. At a nomothetic level, I register elements that approximate the path of student composers and characterize the common aspects from this reciprocity that take part of the formative process at the university level. This research report is organized in seven chapters in which the theoretical and empirical elements that supported the construction of the thesis defended here are arranged.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEducaçãoComposição musicalAprendizagemCriatividadeAutorregulaçãoEnsino superiorMusical compositionLearningCreativitySelf-regulationUniversity educationO ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre personagem compositor(a), Ethos Institucional e artesanato composicionalBeing/becoming a composer at the university level: the reciprocity between composer character, institutional ethos and compositional handicraftinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCamargo, Síglia Pimentel HöherFrison, Lourdes Maria BragagnoloKrüger, Igor Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese ÍGOR MENDES KRÜGER.pdf.txtTese ÍGOR MENDES KRÜGER.pdf.txtExtracted texttext/plain755988http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/6/Tese%20%c3%8dGOR%20MENDES%20KR%c3%9cGER.pdf.txt0c4b8b8cb70f917a7a4220bd3f391df2MD56open accessTHUMBNAILTese ÍGOR MENDES KRÜGER.pdf.jpgTese ÍGOR MENDES KRÜGER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1274http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/7/Tese%20%c3%8dGOR%20MENDES%20KR%c3%9cGER.pdf.jpg59ffd429357e55fc1a37c820e4c827f8MD57open accessORIGINALTese ÍGOR MENDES KRÜGER.pdfTese ÍGOR MENDES KRÜGER.pdfapplication/pdf9976856http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/1/Tese%20%c3%8dGOR%20MENDES%20KR%c3%9cGER.pdf78fbf0bc5465b69920687a9b2c79335cMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/95502023-07-13 03:39:52.517open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:39:52Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre personagem compositor(a), Ethos Institucional e artesanato composicional
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Being/becoming a composer at the university level: the reciprocity between composer character, institutional ethos and compositional handicraft
title O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre personagem compositor(a), Ethos Institucional e artesanato composicional
spellingShingle O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre personagem compositor(a), Ethos Institucional e artesanato composicional
Krüger, Igor Mendes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Educação
Composição musical
Aprendizagem
Criatividade
Autorregulação
Ensino superior
Musical composition
Learning
Creativity
Self-regulation
University education
title_short O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre personagem compositor(a), Ethos Institucional e artesanato composicional
title_full O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre personagem compositor(a), Ethos Institucional e artesanato composicional
title_fullStr O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre personagem compositor(a), Ethos Institucional e artesanato composicional
title_full_unstemmed O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre personagem compositor(a), Ethos Institucional e artesanato composicional
title_sort O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre personagem compositor(a), Ethos Institucional e artesanato composicional
author Krüger, Igor Mendes
author_facet Krüger, Igor Mendes
author_role author
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Camargo, Síglia Pimentel Höher
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
dc.contributor.author.fl_str_mv Krüger, Igor Mendes
contributor_str_mv Camargo, Síglia Pimentel Höher
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Educação
Composição musical
Aprendizagem
Criatividade
Autorregulação
Ensino superior
Musical composition
Learning
Creativity
Self-regulation
University education
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Composição musical
Aprendizagem
Criatividade
Autorregulação
Ensino superior
Musical composition
Learning
Creativity
Self-regulation
University education
description Fundamentado pela concepção de funcionamento humano apresentada por Albert Bandura (1986), em sua Teoria social Cognitiva, nesta tese explorei o processo formativo de estudantes compositores(as) em âmbito universitário. O estudo teve como objetivo compreender como os(as) estudantes são/tornam-se compositores(as) em um Curso de Bacharelado em Composição de uma universidade pública do Brasil. A partir de uma aproximação das proposições teóricas de Bandura (1986) ao universo composicional construí a hipótese de pesquisa que culminou na seguinte tese: os(as) estudantes são/tornam-se compositores(as) em um curso de Bacharelado em Composição do Brasil por meio de um determinismo recíproco, de influências dinâmicas e bidirecionais, entre personagem compositor(a), ethos institucional e artesanato composicional, os quais são, ao mesmo tempo, produtos e produtores de suas cosmovisões composicionais. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório, de caráter diagnóstico, amparado na Análise Fenomenológico-Interpretativa (SMITH, 2004) que permitiu compreender o modo como os(as) quatro estudantes compositores(as) que participaram do estudo – Arkhan, GunZ, Agustín e Eduarda – atribuem sentidos às experiências individuais vividas em seus percursos formativos. Para tanto, elaborei um protocolo de acompanhamento combinado de microanálise (CLEARY, CALLAN, 2018; BANDURA, 1986) e macroanálise (NERY, FONSECA, 2018) como método de recolha de dados da pesquisa. Por meio de entrevistas e análise da produção composicional dos(as) participantes no período de um semestre letivo pude extrair as crenças mais proeminentes de suas cosmovisões composicionais, as facetas de seus(suas) personagens compositores(as), a percepção que fazem do ethos institucional e o modo como tais elementos se influenciam reciprocamente implicando no artesanato composicional desses(as) estudantes compositores(as). No nível idiográfico da análise apresento a relação de reciprocidade que defendo como constitutiva do ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário a partir do percurso singular de cada participante do estudo. Já em um nível nomotético, faço o registro de elementos que aproximam o percurso dos(as) estudantes compositores(as) e caracterizam aspectos comuns dessa reciprocidade que constitui o processo formativo em âmbito universitário. O presente relatório de pesquisa está organizado em sete capítulos nos quais são dispostos os elementos teóricos e empíricos que subsidiaram a construção da tese aqui defendida.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-31T00:35:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-31T00:35:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KRÜGER, Igor Mendes. O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre Personagem Compositor(a), Ethos Institucional e Artesanato Composicional. 2022. 333 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9550
identifier_str_mv KRÜGER, Igor Mendes. O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre Personagem Compositor(a), Ethos Institucional e Artesanato Composicional. 2022. 333 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/6/Tese%20%c3%8dGOR%20MENDES%20KR%c3%9cGER.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/7/Tese%20%c3%8dGOR%20MENDES%20KR%c3%9cGER.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/1/Tese%20%c3%8dGOR%20MENDES%20KR%c3%9cGER.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c4b8b8cb70f917a7a4220bd3f391df2
59ffd429357e55fc1a37c820e4c827f8
78fbf0bc5465b69920687a9b2c79335c
924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797769995258691584