Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Carreño, Leidne Sylse S. de Mello
Orientador(a): Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1609
Resumo: This study aims to consider and discuss the need for pedagogical training for university teachers based on the expressions of a group of teachers who work at the Federal University of Pelotas. The line of though used looks upon the perceptions of the interviewees about their education and the challenges they face in teaching. Considering that there is reasonable consensus that to be a university professor is suffices to dominate the knowledge of their area and little appreciation is given to the nature of pedagogical knowledge. The data were collected through semi-structured interviews applied to a sample of six teachers from the courses of Architecture and Urbanism and from Dentistry. The results were analyzed in the light of the theoretical Zabalza (2004), Marcelo Garcia (1999), Cunha (2000, 2004 ), Masetto, (1998, 2009), , Pimenta and Anastasiou (2002), among others. The results helped us to understand that even if the professionals working in higher education are trained in Master and/or PhD, they are still unprepared to face the complexity of teaching. We also realize that these professionals become teachers and still need some time before identifying themselves as a "teacher"
id UFPL_1cb93b3356c4f9fba4a73a2fd5bd0898
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1609
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/1963756953768227http://lattes.cnpq.br/0843086784953517Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/0468641258337595Zanchet, Beatriz Maria Boéssio AtribCarreño, Leidne Sylse S. de Mello2014-08-20T13:47:41Z2012-09-252014-08-20T13:47:41Z2011-10-11CARREÑO, Leidne Sylse S. de Mello. Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1609This study aims to consider and discuss the need for pedagogical training for university teachers based on the expressions of a group of teachers who work at the Federal University of Pelotas. The line of though used looks upon the perceptions of the interviewees about their education and the challenges they face in teaching. Considering that there is reasonable consensus that to be a university professor is suffices to dominate the knowledge of their area and little appreciation is given to the nature of pedagogical knowledge. The data were collected through semi-structured interviews applied to a sample of six teachers from the courses of Architecture and Urbanism and from Dentistry. The results were analyzed in the light of the theoretical Zabalza (2004), Marcelo Garcia (1999), Cunha (2000, 2004 ), Masetto, (1998, 2009), , Pimenta and Anastasiou (2002), among others. The results helped us to understand that even if the professionals working in higher education are trained in Master and/or PhD, they are still unprepared to face the complexity of teaching. We also realize that these professionals become teachers and still need some time before identifying themselves as a "teacher"O presente estudo teve como objetivo refletir e discutir a necessidade de formação pedagógica de docentes universitários a partir das expressões de um grupo de professores que atuam na Universidade Federal de Pelotas. Percorreu-se o caminho da pesquisa lançando-se um olhar sobre as expressões dos entrevistados a respeito de sua formação e os desafios que enfrentam para ensinar. Partimos do pressuposto que há razoável consenso de que para ser professor universitário é suficiente o domínio dos conhecimentos de sua área específica e pouca valorização é dada aos conhecimentos de cunho pedagógico. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi estruturadas aplicadas a uma amostra de seis (6) professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Odontologia. As respostas foram analisadas à luz do referencial teórico de Zabalza (2004); Marcelo Garcia (1999); Cunha (2000, 2004); Masetto, (1998, 2009); Pimenta e Anastasiou (2002), dentre outros. Os resultados nos ajudaram a entender que mesmo que os profissionais atuantes no ensino superior tenham formação em Cursos de Mestrado e/ou Doutorado, eles estão pouco preparados para enfrentarem a complexidade da docência. Percebemos também que esses profissionais tornam-se professores e precisam de um tempo de docência para identificarem-se como professorapplication/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoDocente universitárioFormação pedagógicaEnsino superiorUniversity lecturerPedagogical trainingHigher educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProfessor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógicaHigher education professor: discussing the need for pedagogical traininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALLeidne_Sylse_Mello_Carreno_Dissertacao.pdfapplication/pdf619231http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1609/1/Leidne_Sylse_Mello_Carreno_Dissertacao.pdf5cd1975d8e98df8f174712c29c431442MD51open accessTEXTLeidne_Sylse_Mello_Carreno_Dissertacao.pdf.txtLeidne_Sylse_Mello_Carreno_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain188326http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1609/2/Leidne_Sylse_Mello_Carreno_Dissertacao.pdf.txt8001b298513be927db6e819885e836e0MD52open accessTHUMBNAILLeidne_Sylse_Mello_Carreno_Dissertacao.pdf.jpgLeidne_Sylse_Mello_Carreno_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1478http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1609/3/Leidne_Sylse_Mello_Carreno_Dissertacao.pdf.jpgae9b3fb2c80696623b3de0373da0dbe6MD53open access123456789/16092021-12-09 13:21:54.113open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1609Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-09T16:21:54Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Higher education professor: discussing the need for pedagogical training
title Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica
spellingShingle Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica
Carreño, Leidne Sylse S. de Mello
Docente universitário
Formação pedagógica
Ensino superior
University lecturer
Pedagogical training
Higher education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica
title_full Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica
title_fullStr Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica
title_full_unstemmed Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica
title_sort Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica
author Carreño, Leidne Sylse S. de Mello
author_facet Carreño, Leidne Sylse S. de Mello
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1963756953768227
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0843086784953517
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0468641258337595
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreño, Leidne Sylse S. de Mello
contributor_str_mv Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib
dc.subject.por.fl_str_mv Docente universitário
Formação pedagógica
Ensino superior
topic Docente universitário
Formação pedagógica
Ensino superior
University lecturer
Pedagogical training
Higher education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv University lecturer
Pedagogical training
Higher education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study aims to consider and discuss the need for pedagogical training for university teachers based on the expressions of a group of teachers who work at the Federal University of Pelotas. The line of though used looks upon the perceptions of the interviewees about their education and the challenges they face in teaching. Considering that there is reasonable consensus that to be a university professor is suffices to dominate the knowledge of their area and little appreciation is given to the nature of pedagogical knowledge. The data were collected through semi-structured interviews applied to a sample of six teachers from the courses of Architecture and Urbanism and from Dentistry. The results were analyzed in the light of the theoretical Zabalza (2004), Marcelo Garcia (1999), Cunha (2000, 2004 ), Masetto, (1998, 2009), , Pimenta and Anastasiou (2002), among others. The results helped us to understand that even if the professionals working in higher education are trained in Master and/or PhD, they are still unprepared to face the complexity of teaching. We also realize that these professionals become teachers and still need some time before identifying themselves as a "teacher"
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-10-11
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-25
2014-08-20T13:47:41Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:47:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARREÑO, Leidne Sylse S. de Mello. Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1609
identifier_str_mv CARREÑO, Leidne Sylse S. de Mello. Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1609/1/Leidne_Sylse_Mello_Carreno_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1609/2/Leidne_Sylse_Mello_Carreno_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1609/3/Leidne_Sylse_Mello_Carreno_Dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5cd1975d8e98df8f174712c29c431442
8001b298513be927db6e819885e836e0
ae9b3fb2c80696623b3de0373da0dbe6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797770017994964992