Nos meandros do (re)conhecimento: a temática indígena em livros didáticos de História no contexto de implementação da Lei 11.645/08 (2008-2014)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Nobre, Felipe Nunes
Orientador(a): Gandra, Edgar Ávila
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3624
Resumo: Esta pesquisa visa contribuir para as discussões sobre a temática indígena no Ensino de História através da análise das repercussões da Lei 11.645/08 em livros didáticos. Para tanto, toma como objeto de estudo duas coleções didáticas, História: Sociedade & Cidadania e Projeto Araribá: História, em suas edições distribuídas pelo Programa Nacional do Livro Didático antes e depois da promulgação dessa Lei. Analisando em que momentos e de que formas os povos indígenas ganham visibilidade nessas edições, tanto em textos quanto em imagens, discute as estratégias utilizadas por cada coleção para contemplar a demanda legal, bem como, delineia as possibilidades e os limites dessas mudanças. Para discutir as representações construídas sobre os indígenas, propõe categorias de análise para os textos e imagens veiculados pelas coleções. Conclui que a Lei teve significativas repercussões em ambas as coleções, que passaram a dar maior visibilidade aos indígenas em suas narrativas, em diferentes contextos da história nacional. Entretanto, as formas como esses povos são representados sofreram mudanças menos significativas. Permanece uma abordagem superficial no tratamento à diversidade cultural e o silenciamento sobre as experiências históricas dos diferentes povos originários do Brasil.
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Analisando em que momentos e de que formas os povos indígenas ganham visibilidade nessas edições, tanto em textos quanto em imagens, discute as estratégias utilizadas por cada coleção para contemplar a demanda legal, bem como, delineia as possibilidades e os limites dessas mudanças. Para discutir as representações construídas sobre os indígenas, propõe categorias de análise para os textos e imagens veiculados pelas coleções. Conclui que a Lei teve significativas repercussões em ambas as coleções, que passaram a dar maior visibilidade aos indígenas em suas narrativas, em diferentes contextos da história nacional. Entretanto, as formas como esses povos são representados sofreram mudanças menos significativas. Permanece uma abordagem superficial no tratamento à diversidade cultural e o silenciamento sobre as experiências históricas dos diferentes povos originários do Brasil.This research aims to contribute to the discussions on the indigenous theme in History Teaching, through the analysis of the repercussions of Law 11.645/08 on textbooks. To do this, it takes as object of study two didactic collections, History: Society & Citizenship and Araribá Project: History, in its editions distributed by the Textbook National Program, before and after the promulgation of this Law. Analyzing at what moments and in what ways indigenous peoples gain visibility in these editions, both in texts and in images, discusses the strategies used by each collection to contemplate the legal demand and outlines the possibilities and limits of changes. To discuss the representations built on the indigenous, it proposes categories of analysis for the texts and images conveyed by the collections. It concludes that the Law had significant repercussions in both collections, which began to give greater visibility to the indigenous in their narratives, in different contexts of national history. However, the forms like these are represented have undergone less significant changes. There remains a superficial approach in the treatment of cultural diversity and silencing of the historical experiences of the different originaries peoples in Brazil.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILTemática indígenaLivro didáticoLei 11.645/08Indigenous themeTextbookBrazillian Law 11.645/08Nos meandros do (re)conhecimento: a temática indígena em livros didáticos de História no contexto de implementação da Lei 11.645/08 (2008-2014)In the meanderings of recognition: the indigenous theme in History textbooks in the context of law enforcement 11.645/08 (2008-2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2584442898500865http://lattes.cnpq.br/3530480602109979Gandra, Edgar ÁvilaNobre, Felipe Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTFelipe_Nunes_Nobre_Dissertação.pdf.txtFelipe_Nunes_Nobre_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain576180http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3624/6/Felipe_Nunes_Nobre_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt832d2aaab9116d5e05d71399a2f73a37MD56open accessTHUMBNAILFelipe_Nunes_Nobre_Dissertação.pdf.jpgFelipe_Nunes_Nobre_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3624/7/Felipe_Nunes_Nobre_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg8ab190c8767366f1a4d56012b7fb1bdaMD57open accessORIGINALFelipe_Nunes_Nobre_Dissertação.pdfFelipe_Nunes_Nobre_Dissertação.pdfapplication/pdf3551223http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3624/1/Felipe_Nunes_Nobre_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf48076fc72743dddf33f8011f217ca561MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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