Da visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de novo olhar através do ensino de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Souza, Adrise Ferreira de
Orientador(a): Azevedo, Cláudio Tarouco de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Departamento: Centro de Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3689
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar os desdobramentos de um ano letivo e suas reverberações nos fazeres artísticos e fotográficos dos discentes de sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana. Tendo como problema de pesquisa a seguinte indagação: Como pensar e produzir fotografias que transgridem o ato compulsivo de apertar o botão dos dispositivos fotográficos, e possibilitem criações estéticas, sensíveis, criativas, e reflexivas?” Diante de leituras teóricas e reflexivas sobre o estímulo da produção de multiplicidade, foram propostas abordagens fotográficas baseadas em alguns textos, e na proposição de vir a ser – devir – um animal, para experimentarmos outros olhares, e novas perspectivas diante da produção de fotografias. Os objetivos propostos foram alcançados, os quais visaram incentivar a criação de imagens fotográficas através do conhecimento sensível, possibilitando um novo olhar para o ato de fotografar, ao invés de reproduções das imagens que nos circundam, visibilizando a importância do ato fotográfico nas práticas contemporâneas, de modo que reflitam nas produções artísticas dos discentes. A relevância desta proposta para o ensino de Arte está na sua aplicabilidade voltada ao discurso, reflexão, produção e análise de imagens fotográficas, visto que a fotografia está inserida na contemporaneidade, não só nos setores artísticos, mas principalmente na sociedade. Faz-se importante instigar os estudantes a refletirem sobre a massificação fotográfica, e propor-lhes, uma produção mais consciente, responsável, respeitável e sensível através de estudos, reflexões, e produções fotográficas significativas, fomentando em suas produções o caráter de estesia visual e da criação. Alguns autores se fizeram importantes tanto na parte teórica das aulas, quanto na teoria deste trabalho. Tais como: Ruben Alves e Eduardo Galeano; bem como os fotógrafos Henri Cartier-Bresson e Sebastião Salgado.
id UFPL_418097ad81585c6ec984acddb4df3969
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3689
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2017-08-10T21:16:24Z2017-08-102017-08-10T21:16:24Z2016-03-28SOUZA, Adrise Ferreira de. Da visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de um novo olhar através do ensino de artes visuais. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3689O presente trabalho tem por finalidade apresentar os desdobramentos de um ano letivo e suas reverberações nos fazeres artísticos e fotográficos dos discentes de sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana. Tendo como problema de pesquisa a seguinte indagação: Como pensar e produzir fotografias que transgridem o ato compulsivo de apertar o botão dos dispositivos fotográficos, e possibilitem criações estéticas, sensíveis, criativas, e reflexivas?” Diante de leituras teóricas e reflexivas sobre o estímulo da produção de multiplicidade, foram propostas abordagens fotográficas baseadas em alguns textos, e na proposição de vir a ser – devir – um animal, para experimentarmos outros olhares, e novas perspectivas diante da produção de fotografias. Os objetivos propostos foram alcançados, os quais visaram incentivar a criação de imagens fotográficas através do conhecimento sensível, possibilitando um novo olhar para o ato de fotografar, ao invés de reproduções das imagens que nos circundam, visibilizando a importância do ato fotográfico nas práticas contemporâneas, de modo que reflitam nas produções artísticas dos discentes. A relevância desta proposta para o ensino de Arte está na sua aplicabilidade voltada ao discurso, reflexão, produção e análise de imagens fotográficas, visto que a fotografia está inserida na contemporaneidade, não só nos setores artísticos, mas principalmente na sociedade. Faz-se importante instigar os estudantes a refletirem sobre a massificação fotográfica, e propor-lhes, uma produção mais consciente, responsável, respeitável e sensível através de estudos, reflexões, e produções fotográficas significativas, fomentando em suas produções o caráter de estesia visual e da criação. Alguns autores se fizeram importantes tanto na parte teórica das aulas, quanto na teoria deste trabalho. Tais como: Ruben Alves e Eduardo Galeano; bem como os fotógrafos Henri Cartier-Bresson e Sebastião Salgado.This paper aims at presenting the unfolding of a school year and its reverberations in artistic and photographic actions of seventh grade students of Sant’Ana Primary Municipal School. Having as research problem the following questioning: “How to think and produce photography which transcend the compulsory act of pushing the button of photographic devices and make possible esthetical, sensitive, creative and reflexive creations?” In face of theoretical and reflexive readings about the stimulus of production of municipality, where the photographic approaches were proposed based on some texts, and in the proposition to become - an animal, to experiment other look, and new perspectives in face of the production of photographies. The goals were achieved, which aimed at incentivizing the creation of photographic images through the sensitive knowledge, making possible a new look for the act of photographing, instead of reproductions of images, which surround us, visualizing the importance of the photographic act in contemporary practices, so students can reflect on artistic production. The relevance of this proposal for art teaching is in its applicability aimed at the speech, reflection, production and analysis of photographic images, since photography is inserted in the contemporaneity, not only in artistic sectors, but mainly in the society. It is important to instigate the students to reflect on the photographic massification and propose a more conscious, responsible, respectful and sensitive production through studies, reflections and meaningful photographic productions, encouraging in their productions the character of visual esthetics and creation. Some authors were important not only during the theoretical part of the classes, but also in the theory of this paper. Such as Ruben Alves and Eduardo Galeano, as well as the photographers Henri Cartier-Bresson and Sebastião Salgado.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESArtes - Estudo e ensinoOlharFotografiaEstesiaArts - Study and teachingLookPhotographyEstheticDa visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de novo olhar através do ensino de artes visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/9435529562193326http://lattes.cnpq.br/8041917371066975Silva, Ursula Rosa dahttp://lattes.cnpq.br/2360365860775097Azevedo, Cláudio Tarouco deSouza, Adrise Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAdrise_Ferreira_de_Souza_Dissertação.pdf.txtAdrise_Ferreira_de_Souza_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain185235http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3689/6/Adrise_Ferreira_de_Souza_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtfce691959620b33be9d5bab9ede38ec7MD56open accessTHUMBNAILAdrise_Ferreira_de_Souza_Dissertação.pdf.jpgAdrise_Ferreira_de_Souza_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1328http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3689/7/Adrise_Ferreira_de_Souza_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg0118df659147724d3cbf9083ae117a49MD57open accessORIGINALAdrise_Ferreira_de_Souza_Dissertação.pdfAdrise_Ferreira_de_Souza_Dissertação.pdfapplication/pdf12389578http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3689/1/Adrise_Ferreira_de_Souza_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdfd184131201433084328d87e7d388f2d3MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3689/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3689/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3689/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3689/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/36892023-07-13 06:36:06.212open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3689TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:36:06Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de novo olhar através do ensino de artes visuais
title Da visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de novo olhar através do ensino de artes visuais
spellingShingle Da visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de novo olhar através do ensino de artes visuais
Souza, Adrise Ferreira de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Artes - Estudo e ensino
Olhar
Fotografia
Estesia
Arts - Study and teaching
Look
Photography
Esthetic
title_short Da visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de novo olhar através do ensino de artes visuais
title_full Da visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de novo olhar através do ensino de artes visuais
title_fullStr Da visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de novo olhar através do ensino de artes visuais
title_full_unstemmed Da visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de novo olhar através do ensino de artes visuais
title_sort Da visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de novo olhar através do ensino de artes visuais
author Souza, Adrise Ferreira de
author_facet Souza, Adrise Ferreira de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9435529562193326
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8041917371066975
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Ursula Rosa da
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2360365860775097
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Cláudio Tarouco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Adrise Ferreira de
contributor_str_mv Silva, Ursula Rosa da
Azevedo, Cláudio Tarouco de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Artes - Estudo e ensino
Olhar
Fotografia
Estesia
Arts - Study and teaching
Look
Photography
Esthetic
dc.subject.por.fl_str_mv Artes - Estudo e ensino
Olhar
Fotografia
Estesia
Arts - Study and teaching
Look
Photography
Esthetic
description O presente trabalho tem por finalidade apresentar os desdobramentos de um ano letivo e suas reverberações nos fazeres artísticos e fotográficos dos discentes de sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana. Tendo como problema de pesquisa a seguinte indagação: Como pensar e produzir fotografias que transgridem o ato compulsivo de apertar o botão dos dispositivos fotográficos, e possibilitem criações estéticas, sensíveis, criativas, e reflexivas?” Diante de leituras teóricas e reflexivas sobre o estímulo da produção de multiplicidade, foram propostas abordagens fotográficas baseadas em alguns textos, e na proposição de vir a ser – devir – um animal, para experimentarmos outros olhares, e novas perspectivas diante da produção de fotografias. Os objetivos propostos foram alcançados, os quais visaram incentivar a criação de imagens fotográficas através do conhecimento sensível, possibilitando um novo olhar para o ato de fotografar, ao invés de reproduções das imagens que nos circundam, visibilizando a importância do ato fotográfico nas práticas contemporâneas, de modo que reflitam nas produções artísticas dos discentes. A relevância desta proposta para o ensino de Arte está na sua aplicabilidade voltada ao discurso, reflexão, produção e análise de imagens fotográficas, visto que a fotografia está inserida na contemporaneidade, não só nos setores artísticos, mas principalmente na sociedade. Faz-se importante instigar os estudantes a refletirem sobre a massificação fotográfica, e propor-lhes, uma produção mais consciente, responsável, respeitável e sensível através de estudos, reflexões, e produções fotográficas significativas, fomentando em suas produções o caráter de estesia visual e da criação. Alguns autores se fizeram importantes tanto na parte teórica das aulas, quanto na teoria deste trabalho. Tais como: Ruben Alves e Eduardo Galeano; bem como os fotógrafos Henri Cartier-Bresson e Sebastião Salgado.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-10T21:16:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-10
2017-08-10T21:16:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Adrise Ferreira de. Da visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de um novo olhar através do ensino de artes visuais. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3689
identifier_str_mv SOUZA, Adrise Ferreira de. Da visão reprodutora de imagens ao pensamento fotográfico: trajetórias para a construção de um novo olhar através do ensino de artes visuais. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3689/6/Adrise_Ferreira_de_Souza_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3689/7/Adrise_Ferreira_de_Souza_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3689/1/Adrise_Ferreira_de_Souza_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3689/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3689/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3689/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3689/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fce691959620b33be9d5bab9ede38ec7
0118df659147724d3cbf9083ae117a49
d184131201433084328d87e7d388f2d3
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1793510823455358976