Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Andrade, Rubya Mara Munhóz de
Orientador(a): Kieling, José Fernando
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1732
Resumo: Este trabalho apresenta a pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Julieta Villamil Balestro, no município de Bagé/RS. A preocupação temática deste trabalho centra-se na ampliação da abrangência social e histórica da escola, integrando profissionais da educação, alunos, pais, pessoas da comunidade, instrutores e técnicos da assistência social e saúde em um trabalho em rede. Assim a investigação buscou analisar as possibilidades e viabilizar a integração, o diálogo, a autonomia e construção de práticas cidadãs e emancipatórias entre Escola x Família x Comunidade e refletir sobre o mesmo a partir de categorias freireanas. A metodologia adotada aproxima-se dos parâmetros que caracterizam a pesquisa participante e a etnografia. Desenvolveu-se através do acompanhamento e construção de propostas e atividades coletivas na escola, buscando-se compreender a maneira como a integração, o diálogo e a participação são propostos e ocorrem na escola. Percebeu-se o espaço escolar, como propício ao desenvolvimento de uma PEDAGOGIA CIDADÃ , uma pedagogia voltada ao diálogo, à integração dos homens, de seus saberes e da superação dos limites postos por ou sobre eles. Uma pedagogia que se funda no amor ao outro, na fé nos homens, na esperança, no respeito a sua palavra, no respeito a sua cultura a partir de uma educação libertadora. Neste sentido, a pesquisa constituiu-se a partir das categorias cidadania, diálogo e integração em Freire e discute os efeitos e contingências dessas ações integradas e protagonizadas na e a partir da escola.
id UFPL_63757cdf3f57dcad4bdaed90886efb8d
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1732
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/4025693555658344Kieling, José FernandoAndrade, Rubya Mara Munhóz de2014-08-20T13:48:21Z2012-05-102014-08-20T13:48:21Z2009-08-06ANDRADE, Rubya Mara Munhóz de. Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1732application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoIntegraçãoCidadaniaDiálogoPaulo FreirePedagogia cidadãIntegrationCitizenshipDialogPaulo FreireCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPor uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEste trabalho apresenta a pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Julieta Villamil Balestro, no município de Bagé/RS. A preocupação temática deste trabalho centra-se na ampliação da abrangência social e histórica da escola, integrando profissionais da educação, alunos, pais, pessoas da comunidade, instrutores e técnicos da assistência social e saúde em um trabalho em rede. Assim a investigação buscou analisar as possibilidades e viabilizar a integração, o diálogo, a autonomia e construção de práticas cidadãs e emancipatórias entre Escola x Família x Comunidade e refletir sobre o mesmo a partir de categorias freireanas. A metodologia adotada aproxima-se dos parâmetros que caracterizam a pesquisa participante e a etnografia. Desenvolveu-se através do acompanhamento e construção de propostas e atividades coletivas na escola, buscando-se compreender a maneira como a integração, o diálogo e a participação são propostos e ocorrem na escola. Percebeu-se o espaço escolar, como propício ao desenvolvimento de uma PEDAGOGIA CIDADÃ , uma pedagogia voltada ao diálogo, à integração dos homens, de seus saberes e da superação dos limites postos por ou sobre eles. Uma pedagogia que se funda no amor ao outro, na fé nos homens, na esperança, no respeito a sua palavra, no respeito a sua cultura a partir de uma educação libertadora. Neste sentido, a pesquisa constituiu-se a partir das categorias cidadania, diálogo e integração em Freire e discute os efeitos e contingências dessas ações integradas e protagonizadas na e a partir da escola.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALRubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdfapplication/pdf490661http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1732/1/Rubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdff2cd1e52bf2aecc174d6edbf8e736aa1MD51open accessTEXTRubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.txtRubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain183614http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1732/2/Rubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.txt506c446bbf84df176ea21dd279b07dadMD52open accessTHUMBNAILRubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.jpgRubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1375http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1732/3/Rubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.jpgea94aa5fad52f0c9e5666011335f8434MD53open access123456789/17322023-03-28 20:09:05.477open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1732Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-03-28T23:09:05Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade
title Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade
spellingShingle Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade
Andrade, Rubya Mara Munhóz de
Integração
Cidadania
Diálogo
Paulo Freire
Pedagogia cidadã
Integration
Citizenship
Dialog
Paulo Freire
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade
title_full Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade
title_fullStr Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade
title_full_unstemmed Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade
title_sort Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade
author Andrade, Rubya Mara Munhóz de
author_facet Andrade, Rubya Mara Munhóz de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4025693555658344
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kieling, José Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Rubya Mara Munhóz de
contributor_str_mv Kieling, José Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Integração
Cidadania
Diálogo
Paulo Freire
Pedagogia cidadã
topic Integração
Cidadania
Diálogo
Paulo Freire
Pedagogia cidadã
Integration
Citizenship
Dialog
Paulo Freire
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Integration
Citizenship
Dialog
Paulo Freire
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho apresenta a pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Julieta Villamil Balestro, no município de Bagé/RS. A preocupação temática deste trabalho centra-se na ampliação da abrangência social e histórica da escola, integrando profissionais da educação, alunos, pais, pessoas da comunidade, instrutores e técnicos da assistência social e saúde em um trabalho em rede. Assim a investigação buscou analisar as possibilidades e viabilizar a integração, o diálogo, a autonomia e construção de práticas cidadãs e emancipatórias entre Escola x Família x Comunidade e refletir sobre o mesmo a partir de categorias freireanas. A metodologia adotada aproxima-se dos parâmetros que caracterizam a pesquisa participante e a etnografia. Desenvolveu-se através do acompanhamento e construção de propostas e atividades coletivas na escola, buscando-se compreender a maneira como a integração, o diálogo e a participação são propostos e ocorrem na escola. Percebeu-se o espaço escolar, como propício ao desenvolvimento de uma PEDAGOGIA CIDADÃ , uma pedagogia voltada ao diálogo, à integração dos homens, de seus saberes e da superação dos limites postos por ou sobre eles. Uma pedagogia que se funda no amor ao outro, na fé nos homens, na esperança, no respeito a sua palavra, no respeito a sua cultura a partir de uma educação libertadora. Neste sentido, a pesquisa constituiu-se a partir das categorias cidadania, diálogo e integração em Freire e discute os efeitos e contingências dessas ações integradas e protagonizadas na e a partir da escola.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-06
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-10
2014-08-20T13:48:21Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:48:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Rubya Mara Munhóz de. Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1732
identifier_str_mv ANDRADE, Rubya Mara Munhóz de. Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1732/1/Rubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1732/2/Rubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1732/3/Rubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2cd1e52bf2aecc174d6edbf8e736aa1
506c446bbf84df176ea21dd279b07dad
ea94aa5fad52f0c9e5666011335f8434
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797769980544024576