Arqueologia da Cidade Velha, Cabo Verde : da escravidão às múltiplas vozes na contemporaneidade
Ano de defesa: | 2016 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia
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Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2923 |
Resumo: | Cidade Velha conhecida anteriormente por Ribeira Grande de Santiago foi a primeira região do arquipélago de Cabo Verde em que aportaram os colonizadores portugueses. Trata-se de uma região que foi passagem obrigatória, pois constituía um dos vértices do tráfico transatlântico de africanos escravizados. Desse processo, resultaram memórias, representações e vestígios materiais muitos ligados à escravatura. Baseado nesse contexto, a região foi considerado em 2009, Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O objetivo dessa pesquisa é compreender a visão da população da Cidade Velha sobre ocupação colonial da região, a relação e os significados dos vestígios materiais que restaram dessa ocupação no seio quotidiano. Analisam-se, ainda, questões de natureza historiográfica relacionadas ao tema, bem como aspectos históricos e geográficos sobre o arquipélago de Cabo Verde. Nomeadamente, discute-se sobre uma possível ocupação do arquipélago anterior à dos europeus, e abordam-se as perspectivas coloniais que iniciaram a história de Cabo Verde a partir da colonização portuguesa e do tráfico de pessoas escravizados. Ainda, apresenta-se uma breve história das investigações arqueológicas realizadas no país, com base em relatórios das escavações. Da cultura material ligada à escravatura encontrada nas investigações arqueológicas, discute-se as situações desumanas em que se encontravam os escravizados no arquipélago como forma de desmistificar os ideais romantizadas que se tem sobre a escravatura no país. Por outro lado, apresenta-se materiais ligadas à materialidade negra, onde demostra-se o escravizado não somente como um produto, como também agente. O método etnográfico utilizado durante o percurso em campo possibilitou compreender na contemporaneidade, os constantes discursos sobre o patrimônio cultural material, apresentados a partir da perspectiva local. A preservação desses registros é a herança cultural histórica para as futuras gerações de cabo-verdianos e constitui um grande desafio para as autoridades competentes e para a própria população local. |
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2016-08-31T18:19:25Z2016-08-31T18:19:25Z2016-04-18MIRANDA, Sandra Samira Tavares. Arqueologia da Cidade Velha, Cabo Verde : da escravidão às múltiplas vozes na contemporaneidade. 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2016.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2923Cidade Velha conhecida anteriormente por Ribeira Grande de Santiago foi a primeira região do arquipélago de Cabo Verde em que aportaram os colonizadores portugueses. Trata-se de uma região que foi passagem obrigatória, pois constituía um dos vértices do tráfico transatlântico de africanos escravizados. Desse processo, resultaram memórias, representações e vestígios materiais muitos ligados à escravatura. Baseado nesse contexto, a região foi considerado em 2009, Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O objetivo dessa pesquisa é compreender a visão da população da Cidade Velha sobre ocupação colonial da região, a relação e os significados dos vestígios materiais que restaram dessa ocupação no seio quotidiano. Analisam-se, ainda, questões de natureza historiográfica relacionadas ao tema, bem como aspectos históricos e geográficos sobre o arquipélago de Cabo Verde. Nomeadamente, discute-se sobre uma possível ocupação do arquipélago anterior à dos europeus, e abordam-se as perspectivas coloniais que iniciaram a história de Cabo Verde a partir da colonização portuguesa e do tráfico de pessoas escravizados. Ainda, apresenta-se uma breve história das investigações arqueológicas realizadas no país, com base em relatórios das escavações. Da cultura material ligada à escravatura encontrada nas investigações arqueológicas, discute-se as situações desumanas em que se encontravam os escravizados no arquipélago como forma de desmistificar os ideais romantizadas que se tem sobre a escravatura no país. Por outro lado, apresenta-se materiais ligadas à materialidade negra, onde demostra-se o escravizado não somente como um produto, como também agente. O método etnográfico utilizado durante o percurso em campo possibilitou compreender na contemporaneidade, os constantes discursos sobre o patrimônio cultural material, apresentados a partir da perspectiva local. A preservação desses registros é a herança cultural histórica para as futuras gerações de cabo-verdianos e constitui um grande desafio para as autoridades competentes e para a própria população local.Cidade Velha formerly known as Ribeira Grande de Santiago was the first region of the Cape Verde archipelago that landed the Portuguese colonizers. This is a region that was an obligatory passage, as was one of the vertices of the transatlantic trade of enslaved Africans. From this process resulted memories, representations and materials traces greatly linked to slavery. Based on this context, the region was considered in 2009, World Heritage Site by United Nation for Education Science and Culture (UNESCO). The objective of this research is to understand the vision of the population of Cidade Velha about the colonial occupation of the region, the importance and significance of the material traces that remain of this occupation in everyday life. It also analyzes historiographical nature of issues related to the theme, as well as historical and geographical aspects of the archipelago of Cape Verde. In particular, It discusses about a possible occupation of the archipelago prior to the Europeans, and cover up the colonial perspectives that started the history of Cape Verde from the Portuguese colonization and trafficking of enslaved people. It also presents a brief history of archaeological investigations in the country, based on the excavation reports. From the material culture linked to slavery found in archaeological research, it discusses the inhuman conditions in which they were enslaved in the archipelago as a way to demystify the romanticized ideals we have of slavery in the country. On the other hand, presents materials related to black materiality, which demonstrates that the slaving not only as a product but also agent. The ethnographic method used during the field research enables to understand nowadays, constant discourses on cultural heritage material, presented from the local perspective. The preservation of these records is the historical cultural heritage for future generations of Cape Verdeans, and constitutes a major challenge for the authorities and the local population itself.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em AntropologiaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIAArqueologiaPatrimônio arqueológicoEtnologiaCidade VelhaArcheologyArchaeological heritageEthnographyArqueologia da Cidade Velha, Cabo Verde : da escravidão às múltiplas vozes na contemporaneidadeArchaeology of Cidade Velha : from slavery to the many voices in contemporary timesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0676780597100242http://lattes.cnpq.br/0923343651601939Ferreira , Lúcio Menezeshttp://lattes.cnpq.br/2963479281903760Oliveira, Jorge Eremites deMiranda, Sandra Samira Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTSandra_Samira_Tavares_Miranda_Dissertação.pdf.txtSandra_Samira_Tavares_Miranda_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain390076http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2923/6/Sandra_Samira_Tavares_Miranda_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt7f4051584b04978cd013d256d9450279MD56open accessTHUMBNAILSandra_Samira_Tavares_Miranda_Dissertação.pdf.jpgSandra_Samira_Tavares_Miranda_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2923/7/Sandra_Samira_Tavares_Miranda_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpga60bb5f584a29b6157dd3cacc06961eeMD57open accessORIGINALSandra_Samira_Tavares_Miranda_Dissertação.pdfSandra_Samira_Tavares_Miranda_Dissertação.pdfapplication/pdf5363834http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2923/1/Sandra_Samira_Tavares_Miranda_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdfcbfaf23af6bedff82b2c8968e9d209a5MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2923/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2923/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2923/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2923/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/29232023-07-13 07:32:33.298open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/2923VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:32:33Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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