A Educação Física no contexto da Escola Ciclada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Pereira, Neiva
Orientador(a): Mendes, Valdelaine da Rosa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Departamento: Escola Superior de Educação Física
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1822
Resumo: O tema deste estudo foi como se constitui a Educação Física, na escola organizada por ciclos de formação, no Município de Caxias do Sul. As investigações foram norteadas pela seguinte questão problema: Como os professores de Educação Física organizam seu trabalho docente e dinamizam suas ações cotidianas, tendo como espaço de atuação as escolas organizadas por ciclos de formação? O detalhamento desta investigação, de natureza qualitativa e com característica de um estudo etnográfico no âmbito da educação, foi feito junto aos professores de Educação Física, Equipes Diretivas e Coordenação Pedagógica verificando como acontece a organização das ações dos professores de Educação Física neste local ora apresentado para o desempenho de suas atividades profissionais. Também analisei qual é a realidade educacional, nesse contexto e qual é a aplicabilidade do componente curricular de Educação Física como elemento contributivo para a aprendizagem do aluno nesse processo. Para a coleta de informações, utilizei entrevistas semi-estruturadas e também anotações em diário de campo organizado através da observação participante, complementadas pela análise documental.
id UFPL_7542ea48fe843ac3928ad832b14f0107
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1822
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling Mendes, Valdelaine da RosaPereira, Neiva2014-08-20T13:49:13Z2009-06-172014-08-20T13:49:13Z2009-03-27PEREIRA, Neiva. Educação Física no contexto da Escola Ciclada. 2009. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1822application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBREscola Superior de Educação FísicaProfessores de educação físicaEducação físicaOrganização do trabalho docenteCiclos de formaçãoPolíticas públicasTeachers of physical educationPhysical educationOrganization of the teaching workCycles of formationPublic politicsCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAA Educação Física no contexto da Escola Cicladainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO tema deste estudo foi como se constitui a Educação Física, na escola organizada por ciclos de formação, no Município de Caxias do Sul. As investigações foram norteadas pela seguinte questão problema: Como os professores de Educação Física organizam seu trabalho docente e dinamizam suas ações cotidianas, tendo como espaço de atuação as escolas organizadas por ciclos de formação? O detalhamento desta investigação, de natureza qualitativa e com característica de um estudo etnográfico no âmbito da educação, foi feito junto aos professores de Educação Física, Equipes Diretivas e Coordenação Pedagógica verificando como acontece a organização das ações dos professores de Educação Física neste local ora apresentado para o desempenho de suas atividades profissionais. Também analisei qual é a realidade educacional, nesse contexto e qual é a aplicabilidade do componente curricular de Educação Física como elemento contributivo para a aprendizagem do aluno nesse processo. Para a coleta de informações, utilizei entrevistas semi-estruturadas e também anotações em diário de campo organizado através da observação participante, complementadas pela análise documental.The subject of this study was how the Physical Education, in the cycling school is estabilished, in the City of Caxias do Sul. The researchs had been guided by the following problem question: How the teachers of Physical Education organize their teaching work and diversify their daily actions, having as performance space the cycling schools. The detailing of this research, of qualitative nature and with characteristic of a ethnographic study within the scope of the education, was made next to the teachers of Physical Education, Directive Teams and Pedagogical Coordination verifying how the organization of the actions of the teachers of Physical Education happen in this place uded for the performance of their professional activities. Also I have analyzed what is the educational reality, in this context and what is the applicability of the curricular component of Physical Education as contributive element for the learning of the pupil in this process. For the collection of information, I have also used alf-structuralized interviews and notations in a diary organized by the participant comment, complemented by the documentary analysis.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALneivapereira.PDFapplication/pdf1363889http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1822/1/neivapereira.PDFd76e2e61a1efac28de97c98e6abd6654MD51open accessTEXTneivapereira.PDF.txtneivapereira.PDF.txtExtracted Texttext/plain604880http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1822/2/neivapereira.PDF.txtbad91519b6fd6758a049a06ceb4389e3MD52open accessTHUMBNAILneivapereira.PDF.jpgneivapereira.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1412http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1822/3/neivapereira.PDF.jpg9294dc78593fe98eaa621e817cb8b0a7MD53open access123456789/18222023-03-28 12:21:47.843open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1822Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-03-28T15:21:47Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv A Educação Física no contexto da Escola Ciclada
title A Educação Física no contexto da Escola Ciclada
spellingShingle A Educação Física no contexto da Escola Ciclada
Pereira, Neiva
Professores de educação física
Educação física
Organização do trabalho docente
Ciclos de formação
Políticas públicas
Teachers of physical education
Physical education
Organization of the teaching work
Cycles of formation
Public politics
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short A Educação Física no contexto da Escola Ciclada
title_full A Educação Física no contexto da Escola Ciclada
title_fullStr A Educação Física no contexto da Escola Ciclada
title_full_unstemmed A Educação Física no contexto da Escola Ciclada
title_sort A Educação Física no contexto da Escola Ciclada
author Pereira, Neiva
author_facet Pereira, Neiva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Valdelaine da Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Neiva
contributor_str_mv Mendes, Valdelaine da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de educação física
Educação física
Organização do trabalho docente
Ciclos de formação
Políticas públicas
Teachers of physical education
Physical education
Organization of the teaching work
Cycles of formation
Public politics
topic Professores de educação física
Educação física
Organização do trabalho docente
Ciclos de formação
Políticas públicas
Teachers of physical education
Physical education
Organization of the teaching work
Cycles of formation
Public politics
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description O tema deste estudo foi como se constitui a Educação Física, na escola organizada por ciclos de formação, no Município de Caxias do Sul. As investigações foram norteadas pela seguinte questão problema: Como os professores de Educação Física organizam seu trabalho docente e dinamizam suas ações cotidianas, tendo como espaço de atuação as escolas organizadas por ciclos de formação? O detalhamento desta investigação, de natureza qualitativa e com característica de um estudo etnográfico no âmbito da educação, foi feito junto aos professores de Educação Física, Equipes Diretivas e Coordenação Pedagógica verificando como acontece a organização das ações dos professores de Educação Física neste local ora apresentado para o desempenho de suas atividades profissionais. Também analisei qual é a realidade educacional, nesse contexto e qual é a aplicabilidade do componente curricular de Educação Física como elemento contributivo para a aprendizagem do aluno nesse processo. Para a coleta de informações, utilizei entrevistas semi-estruturadas e também anotações em diário de campo organizado através da observação participante, complementadas pela análise documental.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-06-17
2014-08-20T13:49:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:49:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Neiva. Educação Física no contexto da Escola Ciclada. 2009. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1822
identifier_str_mv PEREIRA, Neiva. Educação Física no contexto da Escola Ciclada. 2009. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Superior de Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1822/1/neivapereira.PDF
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1822/2/neivapereira.PDF.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1822/3/neivapereira.PDF.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d76e2e61a1efac28de97c98e6abd6654
bad91519b6fd6758a049a06ceb4389e3
9294dc78593fe98eaa621e817cb8b0a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797769977189629952