O Museu de Arte Contemporânea de Inhotim/MG : a fruição da obra como estratégia de conservação.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Zilli, Gabriela
Orientador(a): Santos, Carlos Alberto Ávila
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
Departamento: Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5449
Resumo: Até o inicio do século XX, a arte era concebida como objeto único, fruto da genialidade artística. A partir dos anos de 1960, essa característica se dilui em formas mais dinâmicas de arte, trazendo a interatividade como parte fundamental da obra. O objeto, antes meramente contemplativo, passa a ter outros significados a partir de sua relação com o espectador, com o entorno e com o espaço social. Do objeto estático à ação, a arte hibridiza-se na sociedade, mescla-se à cultura e às formas tradicionais de viver o cotidiano. Em meio a esse universo de formas possíveis, a conservação apresenta-se como uma atividade complexa. A preservação das produções contemporânea requer mais do que o conhecimento sobre a técnica e os materiais empregados, exige o entendimento da proposta do artista e a compreensão de seu valor cultural. Tendo o acervo museológico do Instituto Inhotim como fonte de pesquisa, buscou-se, nesta dissertação, compreender as relações estabelecidas, no contexto museal, entre a proposta do artista, a instituição e o público. Objetivou-se assim, verificar como estas relações se manifestam e são refletidas nas práticas de preservação das obras de arte atuais. Usando dessa informações como subsídio, discute-se a fruição das obras de arte como estratégias de conservação.
id UFPL_83cd9139d4c5e6eafc6cf54f8c6c8c0c
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5449
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-05-21T01:53:25Z2020-05-192020-05-21T01:53:25Z2017-05-25ZILLI, Gabriela. O museu de arte contemporânea de Inhotim/ MG: a fruição da obra como estratégia de conservação. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5449Até o inicio do século XX, a arte era concebida como objeto único, fruto da genialidade artística. A partir dos anos de 1960, essa característica se dilui em formas mais dinâmicas de arte, trazendo a interatividade como parte fundamental da obra. O objeto, antes meramente contemplativo, passa a ter outros significados a partir de sua relação com o espectador, com o entorno e com o espaço social. Do objeto estático à ação, a arte hibridiza-se na sociedade, mescla-se à cultura e às formas tradicionais de viver o cotidiano. Em meio a esse universo de formas possíveis, a conservação apresenta-se como uma atividade complexa. A preservação das produções contemporânea requer mais do que o conhecimento sobre a técnica e os materiais empregados, exige o entendimento da proposta do artista e a compreensão de seu valor cultural. Tendo o acervo museológico do Instituto Inhotim como fonte de pesquisa, buscou-se, nesta dissertação, compreender as relações estabelecidas, no contexto museal, entre a proposta do artista, a instituição e o público. Objetivou-se assim, verificar como estas relações se manifestam e são refletidas nas práticas de preservação das obras de arte atuais. Usando dessa informações como subsídio, discute-se a fruição das obras de arte como estratégias de conservação.Until the beginning of the 20th century, the art was conceived as a unique object, the fruit of artistic genius. Since the 1960s, this characteristic has been diluted in more dynamic forms of art, bringing interactivity as a fundamental part of the work. The object, previously merely contemplative, has other meanings from its relation with the spectator, with the environment and with the social space. From the static object to the action, the art hybridizes in the society, mixing with the culture and the traditional forms of living the quotidian. In the midst of this universe of possible forms, conservation presents itself as a complex activity. The preservation of contemporary productions requires more than just the knowledge about the technique and the materials used, it requires the understanding of the artist's proposal and the understanding of its cultural value. Having the Inhotim Institute's museological collection as the main object of research, this dissertation sought to help the understanding of the relationships established in the museum context between the artist's proposal, the institution and the public. An analysis was performed to verify how these relations are manifested and are reflected in the practices of preservation of current works of art. Using that information as subsidy, we discuss the fruition of the works of art as conservation strategies.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio CulturalUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANASArte contemporâneaMuseu de arteConservaçãoPatrimônioContemporary artArt museumConservationHeritageO Museu de Arte Contemporânea de Inhotim/MG : a fruição da obra como estratégia de conservação.The contemporary art museum of Inhotim / MG: the enjoyment of the work as a conservation strategy.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5465369801771235http://lattes.cnpq.br/6075467816475488Santos, Carlos Alberto ÁvilaZilli, Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTGABRIELA ZILLI_Dissertacao.pdf.txtGABRIELA ZILLI_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain257840http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/6/GABRIELA%20ZILLI_Dissertacao.pdf.txt99dfb904c0062d0ab492c1b55dd4933dMD56open accessTHUMBNAILGABRIELA ZILLI_Dissertacao.pdf.jpgGABRIELA ZILLI_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/7/GABRIELA%20ZILLI_Dissertacao.pdf.jpg4360648e9e331c0b2a5551608491b98aMD57open accessORIGINALGABRIELA ZILLI_Dissertacao.pdfGABRIELA ZILLI_Dissertacao.pdfapplication/pdf33960325http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/1/GABRIELA%20ZILLI_Dissertacao.pdf722aec0eaabf0e1e23c176c3f70d47c6MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/54492023-07-13 03:32:06.641open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:32:06Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Museu de Arte Contemporânea de Inhotim/MG : a fruição da obra como estratégia de conservação.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The contemporary art museum of Inhotim / MG: the enjoyment of the work as a conservation strategy.
title O Museu de Arte Contemporânea de Inhotim/MG : a fruição da obra como estratégia de conservação.
spellingShingle O Museu de Arte Contemporânea de Inhotim/MG : a fruição da obra como estratégia de conservação.
Zilli, Gabriela
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Arte contemporânea
Museu de arte
Conservação
Patrimônio
Contemporary art
Art museum
Conservation
Heritage
title_short O Museu de Arte Contemporânea de Inhotim/MG : a fruição da obra como estratégia de conservação.
title_full O Museu de Arte Contemporânea de Inhotim/MG : a fruição da obra como estratégia de conservação.
title_fullStr O Museu de Arte Contemporânea de Inhotim/MG : a fruição da obra como estratégia de conservação.
title_full_unstemmed O Museu de Arte Contemporânea de Inhotim/MG : a fruição da obra como estratégia de conservação.
title_sort O Museu de Arte Contemporânea de Inhotim/MG : a fruição da obra como estratégia de conservação.
author Zilli, Gabriela
author_facet Zilli, Gabriela
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5465369801771235
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6075467816475488
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Carlos Alberto Ávila
dc.contributor.author.fl_str_mv Zilli, Gabriela
contributor_str_mv Santos, Carlos Alberto Ávila
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Arte contemporânea
Museu de arte
Conservação
Patrimônio
Contemporary art
Art museum
Conservation
Heritage
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Museu de arte
Conservação
Patrimônio
Contemporary art
Art museum
Conservation
Heritage
description Até o inicio do século XX, a arte era concebida como objeto único, fruto da genialidade artística. A partir dos anos de 1960, essa característica se dilui em formas mais dinâmicas de arte, trazendo a interatividade como parte fundamental da obra. O objeto, antes meramente contemplativo, passa a ter outros significados a partir de sua relação com o espectador, com o entorno e com o espaço social. Do objeto estático à ação, a arte hibridiza-se na sociedade, mescla-se à cultura e às formas tradicionais de viver o cotidiano. Em meio a esse universo de formas possíveis, a conservação apresenta-se como uma atividade complexa. A preservação das produções contemporânea requer mais do que o conhecimento sobre a técnica e os materiais empregados, exige o entendimento da proposta do artista e a compreensão de seu valor cultural. Tendo o acervo museológico do Instituto Inhotim como fonte de pesquisa, buscou-se, nesta dissertação, compreender as relações estabelecidas, no contexto museal, entre a proposta do artista, a instituição e o público. Objetivou-se assim, verificar como estas relações se manifestam e são refletidas nas práticas de preservação das obras de arte atuais. Usando dessa informações como subsídio, discute-se a fruição das obras de arte como estratégias de conservação.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-21T01:53:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-19
2020-05-21T01:53:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZILLI, Gabriela. O museu de arte contemporânea de Inhotim/ MG: a fruição da obra como estratégia de conservação. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5449
identifier_str_mv ZILLI, Gabriela. O museu de arte contemporânea de Inhotim/ MG: a fruição da obra como estratégia de conservação. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/6/GABRIELA%20ZILLI_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/7/GABRIELA%20ZILLI_Dissertacao.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/1/GABRIELA%20ZILLI_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5449/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 99dfb904c0062d0ab492c1b55dd4933d
4360648e9e331c0b2a5551608491b98a
722aec0eaabf0e1e23c176c3f70d47c6
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797769991689338880