Saberes de autoatenção em saúde no ambiente escolar: uma pesquisa participante

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Mendieta, Marjoriê da Costa
Orientador(a): Heck, Rita Maria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Departamento: Faculdade de Enfermagem
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7487
Resumo: O estudo objetivou compreender os saberes de autoatenção em saúde de educandos a partir da pesquisa participante em uma escola no Sul do RS. Consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando-se a metodologia da pesquisa participante, por meio de Círculos de Cultura e Photovoice. O local do estudo foi uma escola pública do município de Pelotas (RS). Os participantes foram 12 educandos que estavam cursando o 7º ano. Os dados foram coletados entre outubro e dezembro de 2017, em doze encontros. Temas geradores foram identificados no primeiro encontro e embasaram a realização dos Círculos de Cultura, juntamente com as fotografias realizadas pelos educandos do que era representativo de saúde e doença para eles. A análise dos dados foi realizada de maneira concomitante à coleta, por meio do próprio Círculo de Cultura. Utilizou-se os referenciais teóricos de Eduardo Menéndez e Paulo Freire. Os resultados foram divididos em dois temas. O primeiro “Compreendendo as concepções e ações de autoatenção dos educandos” originou dois subtemas: “Saberes de saúde e autoatenção ampla” e “Saberes de doença e autoatenção restrita”; e o segundo tema “A construção de saberes em saúde no ambiente escolar por meio de metodologias ativas”. No que se refere a autoatenção ampla e saúde, diversos saberes foram constatados e dialogados, como alimentação, saúde física e mental e saúde associada a questões biológicas. Já quanto a autoatenção restrita e doença ocorreu o diálogo sobre sistema de saúde, meio ambiente, medicalização, questões biológicas, sexualidade, câncer e morte. O diálogo e o posicionamento crítico dos educandos a partir do círculo de cultura baseado nos temas geradores e nas fotografias, e a problematização com o embasamento teórico de questões pertinentes, relacionado a realidade e necessidades destes permitiu que os educandos demonstrassem ao final da pesquisa uma mudança de posicionamento em que deixaram de somente replicar discursos e passaram a refletir sobre a saúde. Faz-se necessário maior articulação entre escola e profissionais da Unidade Básica de Saúde, para realizarem ações contínuas e assim se alcance resultados em longo prazo. Compreende-se que o espaço da escola ainda é novo para o enfermeiro/enfermeira, que possui suas bases formativas voltadas para o olhar curativo e de não preventivo, mas este é um processo em construção e pesquisas como esta podem fornecer subsídios para facilitar este processo. Para isso, é indispensável o diálogo sobre saúde por meio de metodologias ativas, que promovam a reflexão crítica, conscientização e autonomia em relação à saúde, baseado na realidade e contexto sociocultural dos educandos. Para que todas estas ações tenham resultado, sugere-se a aproximação da compreensão de autoatenção em saúde, que não possui foco somente no biológico e na doença, mas valoriza a saúde. Esta pesquisa representou o real encontro entre saúde e educação, e com isso, defende-se a tese de que a aproximação entre saberes de autoatenção em saúde, por meio da pesquisa participante, com educandos no ambiente escolar, potencializa ações autônomas em saúde.
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Temas geradores foram identificados no primeiro encontro e embasaram a realização dos Círculos de Cultura, juntamente com as fotografias realizadas pelos educandos do que era representativo de saúde e doença para eles. A análise dos dados foi realizada de maneira concomitante à coleta, por meio do próprio Círculo de Cultura. Utilizou-se os referenciais teóricos de Eduardo Menéndez e Paulo Freire. Os resultados foram divididos em dois temas. O primeiro “Compreendendo as concepções e ações de autoatenção dos educandos” originou dois subtemas: “Saberes de saúde e autoatenção ampla” e “Saberes de doença e autoatenção restrita”; e o segundo tema “A construção de saberes em saúde no ambiente escolar por meio de metodologias ativas”. No que se refere a autoatenção ampla e saúde, diversos saberes foram constatados e dialogados, como alimentação, saúde física e mental e saúde associada a questões biológicas. 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Compreende-se que o espaço da escola ainda é novo para o enfermeiro/enfermeira, que possui suas bases formativas voltadas para o olhar curativo e de não preventivo, mas este é um processo em construção e pesquisas como esta podem fornecer subsídios para facilitar este processo. Para isso, é indispensável o diálogo sobre saúde por meio de metodologias ativas, que promovam a reflexão crítica, conscientização e autonomia em relação à saúde, baseado na realidade e contexto sociocultural dos educandos. Para que todas estas ações tenham resultado, sugere-se a aproximação da compreensão de autoatenção em saúde, que não possui foco somente no biológico e na doença, mas valoriza a saúde. Esta pesquisa representou o real encontro entre saúde e educação, e com isso, defende-se a tese de que a aproximação entre saberes de autoatenção em saúde, por meio da pesquisa participante, com educandos no ambiente escolar, potencializa ações autônomas em saúde.El estudio se objetivó a compreender los saberes de autoatención en una escuela en el Sur de la província del Rio Grande do Sul. Consiste en una investigación de abordaje cualitativa, se utilizando de la metodología de la investigación participante, por medio de círculos de cultura y photovoice. La ubicación de estudio fue en una escuela pública de la ciudad de Pelotas. Los participantes fueron 12 estudiantes que estaban cursando el 7º año. Los datos fueron recolectados entre octubre y diciembre de 2017, en doce encuentros. Los temas generadores fueron identificados en el primer encuentro y basaron la realización de los Círculos de Cultura, junto con las fotografías realizadas por los educandos de lo que era representativo de salud y enfermedad para ellos. El análisis de los datos fue realizada de manera concomitante a la coleta, por medio del propio círculo de cultura. Se utilizaron los referenciales teóricos de Eduardo Menéndez y Paulo Freire. Los resultados fueron divididos en dos temas: el primero, “comprendiendo las concepciones y acciones de autoatención de los educandos” y originó dos subtemas: “saberes de salud y autoatención amplias” y “ “saberes de enfermedad y autoatención restrictas” ; y el segundo tema “La construcción de los saberes en salud en el ambiente escolar por medio de metodologías activas”. En lo que se refiere a la autoatención amplia y salud, muchos saberes fueron constatadas y dialogadas, como alimentación, salud física y mental, y salud asociada a cuestiones biológicas. Cuando la autoatención restricta y enfermedad ocurrió el diálogo sobre sistemas de salud, medio ambiente, medicalización, cuestiones biológicas, sexualidad, cáncer y muerte. El dialogo y posicionamiento crítico se los educandos a partir del círculo de cultura, basados en los temas generadores y en la fotografía y la problematización con el basamento teórico de cuestiones pertinentes: relacionando la realidad y necesidad de estos, permitió que los educandos demostrasen al final de la investigación un cambio de posición en que la investigación donde dejaron de sólo replicar discursos y pasaron a refletar sobre la salud. Se hace necesidad de mayor articulación entre escuela y profesionales de la Unidad Básica de Salud, para realizaren acciones continuas y se alcance resultados a largo plazo. Se entiende que el espacio de la escuela todavía es nuevo para el enfermero, que tiene sus bases formativas dirigidas a la mirada curativa y de no preventivo, pero este es un proceso en construcción e investigaciones como ésta pueden proporcionar subsidios para facilitar el proceso. Para eso, eso, es indispensable el dialogo sobre salud por medio de metodologías activas que promoven la reflexión crítica, conciencia y autonomía en relación a la salud, basada en la realidad y contexto sociocultural de los educandos. Para que todas estas acciones tengan resultado, se sugiere la aproximación de la comprensión de autoatención en salud, que no posee foco solo en el biológico y en la enfermedad, pero valora la salud. Esta investigación representa o real encontrada entre salud y educación, y con ello, se defiende la tesis de que la aproximación entre los saberes por medio de la autoatención en salud de la investigación participante, con educandos en el ambiente de escuela potencializa acciones autónomas en salud.The study aimed to understand students knowledge of health self-attention from a participative research in a school in the South of the Rio Grande do Sul State. It consists of a qualitative research using the participative research methodology, accomplished through culture circles and Photovoice. The study took place in a public school in the city of Pelotas (RS). The subjects were 12 seventh grade students. The data were collected between October and December 2017, in twelve meetings. Generative themes were identified in the first meeting and supported the realization of the Culture Circles, along with the photographs taken by the students of what was representative of health and illness for them. Data analysis was performed concomitantly to its collection, through the subjects own culture Circle. The theoretical references of Eduardo Menéndez and Paulo Freire. The results were divided into two themes. The first "understanding the conceptions and self-attention actions of learners" originated two sub-themes: "knowledge of health and larger self-attention" and "knowledge of disease and self-attention restricted"; and the second theme "building knowledge on health in the school environment through active methodologies". Regarding to self-attention, wide and several health knowledge were recorded and discussed, as such as food, physical and mental health, associated with biological issues. When the restricted self-attention and illness occurred the dialogue on health system, the environment, medicalization, the biological issue, sexuality, cancer and death. Dialogue and students critical thinking from the circle of culture based on the themes and generators in the photographs, and the questioning with the theoretical basis of relevant issues related to the reality and needs of these allowed the students demonstrate at the end of a shift in positioning research no longer only replicate speeches and began to reflect on health. It is necessary to greater coordination between school and basic health unit in order to carry out continuous actions and so achieve long-term results. It is understood that the space of the school is still new for the nurse, who has its formative bases aimed at the curative and non-preventive look, but this is a process under construction and researches such as this can provide subsidies to facilitate this process. For this, it is essential that the dialogue on health through active methodologies that promote critical reflection, awareness and autonomy in relation to health, based on reality and sociocultural context of learners. So that all these actions have results, it is suggested the approach of understanding of health self-attention, which does not have biological focus and only pays attention on the disease, but appreciates the health. This research represented the real encounter between health and education, and with this, the thesis is defended that the rapprochement between knowledge of health self-attention, through the participative research with students in the school environment, potentiate autonomous actions in health.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFPelBrasilFaculdade de EnfermagemCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEnfermagemServiços de saúde escolarEnfermagem em saúde públicaServicios de salud escolarEducación en saludEnfermería en salud públicaSchool health servicesHealth educationPublic health nursingSaberes de autoatenção em saúde no ambiente escolar: uma pesquisa participanteSaberes de autoatención en salud en el ambiente escolar: una investigación participanteKnowledge of health self-attention in the school environment: a participative surveyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/1046729562594213http://lattes.cnpq.br/7657863585902722Heck, Rita MariaMendieta, Marjoriê da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTESE_Marjorie_da_Costa_Mendieta.pdf.txtTESE_Marjorie_da_Costa_Mendieta.pdf.txtExtracted texttext/plain304440http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7487/6/TESE_Marjorie_da_Costa_Mendieta.pdf.txt2f8d28bb297991e56be361ffb6186129MD56open accessTHUMBNAILTESE_Marjorie_da_Costa_Mendieta.pdf.jpgTESE_Marjorie_da_Costa_Mendieta.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7487/7/TESE_Marjorie_da_Costa_Mendieta.pdf.jpg9733651501c1ddf4ecb6ff50ff002243MD57open accessORIGINALTESE_Marjorie_da_Costa_Mendieta.pdfTESE_Marjorie_da_Costa_Mendieta.pdfapplication/pdf2495887http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7487/1/TESE_Marjorie_da_Costa_Mendieta.pdfb7b46d2d4cef870600518e01611c3e99MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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