A Educação Simbólica na Cantoria de Santinho em Povo Novo/RS: a musicalidade e a noite regendo o rito.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Borges, Alexandre da Silva
Orientador(a): Peres, Lúcia Maria Vaz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7765
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel, no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), e financiado pela CAPES. A dissertação trata sobre os processos culturais e formativos do festejo rural e religioso denominado Cantoria de Santinho, prática ainda existente pelo Terno de Santos do Povo Novo/RS. Buscando os elementos simbólicos emergentes dos versos desta Cantoria, desvelou-se um tipo de educação, que foge os muros escolares e dá à festa um papel formativo. Porém, esta formação é específica, trata-se de uma Educação Simbólica instituída culturalmente na localidade do Povo Novo. Para a tecedura desta dissertação, a pesquisa contou principalmente com a Teoria do Imaginário, fundamentada pelo antropólogo francês Gilbert Durand, e com a História das Religiões, por meio do historiador romeno Mircea Eliade. A metodologia utilizada para a coleta dos dados foi a Observação Direta (modelo de impregnação), com o apoio do registro em áudio e fotografia. A análise dos dados se deu pela Convergência Simbólica (DURAND, 2012) e com a comparação fenomenológica dos exemplos culturais e religiosos, principalmente amparado por Mircea Eliade e o conceito de hierofania (aparição do sagrado). Percebeu-se que o mestre do Terno de Santos aciona símbolos em sua cantoria, como a escada de flores, os galos cantando (pregnantes de um contexto religioso, festivo e rural). Esses símbolos, repetidos pelos devotos, compõe o Imaginário não apenas da comunidade pongondó, mas como de toda a cultura humana, já que tais símbolos se entrecruzam na atemporalidade e (a)espacialidade, numa comunhão entre homens e mulheres pongondós e o Homem Ancestral. Conclui-se que a recorrência cíclica da festividade e a anual manutenção/permanência do último Terno de Santos do Povo Novo se dá pelo rito, o qual cumpre seu papel formador na vida daqueles que somam-se à manifestação festiva/religiosa, por vias de uma Educação Simbólica: uma formação cultural, humana e sensível.
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Porém, esta formação é específica, trata-se de uma Educação Simbólica instituída culturalmente na localidade do Povo Novo. Para a tecedura desta dissertação, a pesquisa contou principalmente com a Teoria do Imaginário, fundamentada pelo antropólogo francês Gilbert Durand, e com a História das Religiões, por meio do historiador romeno Mircea Eliade. A metodologia utilizada para a coleta dos dados foi a Observação Direta (modelo de impregnação), com o apoio do registro em áudio e fotografia. A análise dos dados se deu pela Convergência Simbólica (DURAND, 2012) e com a comparação fenomenológica dos exemplos culturais e religiosos, principalmente amparado por Mircea Eliade e o conceito de hierofania (aparição do sagrado). Percebeu-se que o mestre do Terno de Santos aciona símbolos em sua cantoria, como a escada de flores, os galos cantando (pregnantes de um contexto religioso, festivo e rural). Esses símbolos, repetidos pelos devotos, compõe o Imaginário não apenas da comunidade pongondó, mas como de toda a cultura humana, já que tais símbolos se entrecruzam na atemporalidade e (a)espacialidade, numa comunhão entre homens e mulheres pongondós e o Homem Ancestral. Conclui-se que a recorrência cíclica da festividade e a anual manutenção/permanência do último Terno de Santos do Povo Novo se dá pelo rito, o qual cumpre seu papel formador na vida daqueles que somam-se à manifestação festiva/religiosa, por vias de uma Educação Simbólica: uma formação cultural, humana e sensível.This work was developed at the Postgraduate Program in Education of the Faculty of Education of UFPel, in the Study and Research Group on Imaginary, Education and Memory (GEPIEM), and funded by CAPES. The dissertation deals with the cultural and formative processes of the rural and religious celebration called Cantoria de Santinho, a practice still existing, performed by the Terno de Santos of Povo Novo/RS. Looking for the symbolic elements emerging from the verses of this Cantoria, a type of education was revealed, which escapes the school walls and gives the festivity a formative role. However, this formation is specific, it is a Symbolic Education established culturally in the locality of Povo Novo. For the making of this dissertation, the research relied mainly on the Theory of Imaginary, substantiated by the anthropologist Gilbert Durand, and the History of Religions, through the Romanian historian Mircea Eliade. The methodology used to collect the data was the Direct Observation (impregnation model), with the support of audio and photographic recordings. The data analysis was based on the Symbolic Convergence (DURAND, 2012) and the phenomenological comparison of the religious and cultural examples, mainly supported by Mircea Eliade and the concept of hierophany (manifestation of the sacred). It was noticed that the master of the Terno dos Santos activates symbols in his singing, like in the escada de flores, os galos cantando (filled with a religious, festive and rural context). These symbols, repeated by the devotees, compose the Imaginary not only of the pongondó community, but of all human culture, since such symbols intertwine in timelessness and (a)spatiality, in a communion between pongondós men and women and the Ancestral Man. It is concluded that the cyclical recurrence of the festivity and the annual maintenance/permanence of the last Terno de Santos of Povo Novo is due to the rite, which fulfills its formation role in the life of those who join the festive/religious manifestation, by means of a Symbolic Education: a cultural, humane and sensitive formation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação simbólicaImaginárioTerno de SantosCantoria de SantinhoPovo Novo/RSSymbolic educationImaginaryA Educação Simbólica na Cantoria de Santinho em Povo Novo/RS: a musicalidade e a noite regendo o rito.The symbolic education in the cantoria de santinho in Povo Novo/RS: the musicality and the night governing the rite.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3628774912594179http://lattes.cnpq.br/5496470672226677Peres, Lúcia Maria VazBorges, Alexandre da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Alexandre_da_Silva_Borges.pdf.txtDissertacao_Alexandre_da_Silva_Borges.pdf.txtExtracted texttext/plain271242http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7765/6/Dissertacao_Alexandre_da_Silva_Borges.pdf.txtf28a7db8b7e04d979fc6f7a25da7cd82MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Alexandre_da_Silva_Borges.pdf.jpgDissertacao_Alexandre_da_Silva_Borges.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7765/7/Dissertacao_Alexandre_da_Silva_Borges.pdf.jpg4fc13e882a0f89d46ee7ab5b0eadd883MD57open accessORIGINALDissertacao_Alexandre_da_Silva_Borges.pdfDissertacao_Alexandre_da_Silva_Borges.pdfapplication/pdf6522388http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7765/1/Dissertacao_Alexandre_da_Silva_Borges.pdfc630df2b04e2c5080b226bc4e922c6deMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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