A closed-form energy model for quadcopters based on the dynamic of the movement applied to calculate wind parameters aiming to extend the flight time

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Marins, João Luís
Orientador(a): Ferreira Júnior, Paulo Roberto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Computação
Departamento: Centro de Desenvolvimento Tecnológico
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6896
Resumo: Existem vários motivos que incentivam os pesquisadores a encontrar um método para determinar previamente o consumo de energia de um UAV. Entre eles, temos: verificar a capacidade de completar uma missão ou estudar o tempo de vida da bateria. O primeiro é essencial quando o UAV está executando uma cobertura ou entregando uma encomenda. O último é importante para evitar que a bateria fique totalmente descarregada durante o vôo. Os UAVs registram, em seu computador de voo, informações sobre o consumo, independentemente de eles serem elétricos ou a combustível. Porém, na maioria das vezes, essa informação instantânea serve apenas como um aviso de que é hora de retornar ao ponto de lançamento. Não é útil para calcular o consumo antes do vôo. Nesta tese, um novo modelo de energia de forma fechada para um quadricóptero, baseado na dinâmica do movimento e nos princípios da Física de Superposição e Conservação de Energia, é proposto. O modelo pode ser facilmente estendido para outros tipos de multi-rotores porque é só depende dos parâmetros do quadricóptero. Ele considera cada parcela de energia consumida separadamente na equação, até mesmo a força de arrasto que normalmente é desprezada em outros modelos. O modelo foi validado contra outro modelo publicado na literatura e se ajusta aos dados experimentais com muita precisão (após um vôo). Também foi aplicado a duas situações diferentes: para calcular o consumo de energia para um caminho previamente definido e para comparar dois caminhos de vôo e determinar qual deles consome menos energia (antes de um vôo). Como uma aplicação não convencional para o modelo, ele é usado de forma reversa. A energia consumida estimada por um filtro probabilístico é aplicada como uma entrada para o modelo de forma que a velocidade do quadricóptero em relação à massa de ar seja calculada. Esses dados e informações fornecidos pelo computador de vôo permitem determinar a velocidade e a direção do vento que afetam o vôo. Diferentes UAVs voando em locais diferentes, e mesmo em trajetórias muito ruidosas, validaram o uso para determinação de parâmetros de vento. Por fim, para completar a tese, foi simulado o uso de informações sobre o vento para apoiar decisões durante as manobras de busca ou patrulha para que o consumo de energia seja reduzido e o tempo de vôo ampliado. O consumo de energia foi calculado com o modelo de forma fechada por meio de uma aproximação computacional da cinemática do UAV.
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spelling 2021-01-21T02:16:23Z2021-01-21T02:16:23Z2020MARINS, João Luís. A closed-form energy model for quadcopters based on the dynamic of the movement applied to calculate wind parameters aiming to extend the flight time. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6896Existem vários motivos que incentivam os pesquisadores a encontrar um método para determinar previamente o consumo de energia de um UAV. Entre eles, temos: verificar a capacidade de completar uma missão ou estudar o tempo de vida da bateria. O primeiro é essencial quando o UAV está executando uma cobertura ou entregando uma encomenda. O último é importante para evitar que a bateria fique totalmente descarregada durante o vôo. Os UAVs registram, em seu computador de voo, informações sobre o consumo, independentemente de eles serem elétricos ou a combustível. Porém, na maioria das vezes, essa informação instantânea serve apenas como um aviso de que é hora de retornar ao ponto de lançamento. Não é útil para calcular o consumo antes do vôo. Nesta tese, um novo modelo de energia de forma fechada para um quadricóptero, baseado na dinâmica do movimento e nos princípios da Física de Superposição e Conservação de Energia, é proposto. O modelo pode ser facilmente estendido para outros tipos de multi-rotores porque é só depende dos parâmetros do quadricóptero. Ele considera cada parcela de energia consumida separadamente na equação, até mesmo a força de arrasto que normalmente é desprezada em outros modelos. O modelo foi validado contra outro modelo publicado na literatura e se ajusta aos dados experimentais com muita precisão (após um vôo). Também foi aplicado a duas situações diferentes: para calcular o consumo de energia para um caminho previamente definido e para comparar dois caminhos de vôo e determinar qual deles consome menos energia (antes de um vôo). Como uma aplicação não convencional para o modelo, ele é usado de forma reversa. A energia consumida estimada por um filtro probabilístico é aplicada como uma entrada para o modelo de forma que a velocidade do quadricóptero em relação à massa de ar seja calculada. Esses dados e informações fornecidos pelo computador de vôo permitem determinar a velocidade e a direção do vento que afetam o vôo. Diferentes UAVs voando em locais diferentes, e mesmo em trajetórias muito ruidosas, validaram o uso para determinação de parâmetros de vento. Por fim, para completar a tese, foi simulado o uso de informações sobre o vento para apoiar decisões durante as manobras de busca ou patrulha para que o consumo de energia seja reduzido e o tempo de vôo ampliado. O consumo de energia foi calculado com o modelo de forma fechada por meio de uma aproximação computacional da cinemática do UAV.There are several reasons that encourage researchers to find a method to previously determine the energy consumption of a UAV. Among them, we have: checking the ability to complete a mission or studying battery life time. The first is essential when the UAV is executing a coverage or is delivering a package. The latter is important to avoid have a totally discharged battery during the flight. UAVs register, in their flight computer, information on consumption, regardless of whether they are electric powered or fuel powered. However, most of the time, that instantaneous information serves only as a warning that it is time to return to the launch point. It is not useful for calculating consumption before the flight. In this thesis, a new closed-form energy model for a quadcopter, based on the dynamic of the movement and on the Physics principles of superposition and energy conservation, is proposed. The model should be easily extended for other types of multi-rotors because is a function of quadcopter parameters. It considers each parcel of energy consumed separately in the equation, even the drag force that is normally despised in other models. The model was validated against another model published in the literature and it fits that experimental data very accurately (after a flight). It was also applied to two different situations: to calculate the energy consumption for an a priori defined path and to compare two flight paths to determine which one is less energy consuming (before a flight). As a non conventional application for the model, it is used in a reverse form. The consumed energy estimated by a probabilistic filter is applied as an input to the model such that the velocity of the quadcopter relative to the mass of air is calculated. That data and information supplied by the flight computer allows to determine the velocity and the direction of the wind affecting the flight. Different UAVs flying at different sites, and even in very noisy trajectories validated the use for wind parameters determination. Finally, to complete the thesis, it was simulated the use of wind information to support decisions during search or patrol maneuvers so that the energy consumption is reduced and the flight time extended. The energy consumption was calculated with the closed-form model through a computational approximation of the UAV kinematics.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoUFPelBrasilCentro de Desenvolvimento TecnológicoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOComputaçãoEstimação do ventoModelo de energiaModelo dinâmicoEstimação probabilísticaQuadricópteroWind estimationEnergy modelDynamic modelProbabilistic estimationQuadcopterA closed-form energy model for quadcopters based on the dynamic of the movement applied to calculate wind parameters aiming to extend the flight timeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/6138916979054484http://lattes.cnpq.br/0481478169272902Ferreira Júnior, Paulo RobertoMarins, João Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_João_marins.pdf.txtTese_João_marins.pdf.txtExtracted texttext/plain244284http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6896/6/Tese_Jo%c3%a3o_marins.pdf.txtbcee42eb8e4fe2e239e14923c525dadeMD56open accessTHUMBNAILTese_João_marins.pdf.jpgTese_João_marins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6896/7/Tese_Jo%c3%a3o_marins.pdf.jpg337e2112c7f8c93e7034112ac4407946MD57open accessORIGINALTese_João_marins.pdfTese_João_marins.pdfapplication/pdf7801639http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6896/1/Tese_Jo%c3%a3o_marins.pdffd2b1e7d9922e96ca27933cfe339390eMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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