A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Silva, Ursula Rosa da
Orientador(a): Ghiggi, Gomercindo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1723
Resumo: This study introduces the teaching of Philosophy with children based on a philosophical proposal designed by Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), a phenomenologist and critic of the classic humanist Philosophy. I have developed the category of aesthetic rationality, which originated from this phenomenology, to focus on Philosophy as an attitude that leads to the act of philosophizing, and as perception that can trigger moments in which meanings of the world are grasped. Besides, I believe teaching is a reading of the world, beyond instituted and culturalized meanings, and also its expression, experienced by a subject in his process of knowledge acquisition and, consequently, in the teaching-learning relation. My thesis is that aesthetic rationality is a way to perceive the world that constitutes itself as knowledge. This rationality enables experiences which precede any objective thematization of the world and which are in the origin of the subject s process of comprehension and knowledge about the world. This study essentially aims at making Philosophy and Pedagogy construct a dialogue by analyzing Rousseau s, Comenius , Lipman s, and Dewey s contributions to these areas of knowledge. Gaps that need filling - are being excavated between what has already been thought and creative thinking.
id UFPL_bb818e0d335c61f51a854268f4563160
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1723
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/2360365860775097http://lattes.cnpq.br/7292902568135607Ghiggi, GomercindoSilva, Ursula Rosa da2014-08-20T13:48:20Z2012-05-102014-08-20T13:48:20Z2009-09-24SILVA, Ursula Rosa da. A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética. 2009. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1723This study introduces the teaching of Philosophy with children based on a philosophical proposal designed by Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), a phenomenologist and critic of the classic humanist Philosophy. I have developed the category of aesthetic rationality, which originated from this phenomenology, to focus on Philosophy as an attitude that leads to the act of philosophizing, and as perception that can trigger moments in which meanings of the world are grasped. Besides, I believe teaching is a reading of the world, beyond instituted and culturalized meanings, and also its expression, experienced by a subject in his process of knowledge acquisition and, consequently, in the teaching-learning relation. My thesis is that aesthetic rationality is a way to perceive the world that constitutes itself as knowledge. This rationality enables experiences which precede any objective thematization of the world and which are in the origin of the subject s process of comprehension and knowledge about the world. This study essentially aims at making Philosophy and Pedagogy construct a dialogue by analyzing Rousseau s, Comenius , Lipman s, and Dewey s contributions to these areas of knowledge. Gaps that need filling - are being excavated between what has already been thought and creative thinking.Este estudo apresenta o tema do ensino de filosofia com crianças, tendo como base a proposta filosófica de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), fenomenólogo e crítico da filosofia humanista clássica. Assim, trazemos a categoria de racionalidade estética, nascente dessa fenomenologia, para enfocar a filosofia como atitude filosofante, como percepção originária e possibilitadora do momento instaurador de significados sobre o mundo. Além disso, entendemos esse ensino como uma leitura do mundo, para além dos significados instituídos, culturalizados, e como uma expressão do mesmo, vivenciado pelo sujeito no processo de aquisição do conhecimento, e, consequentemente, na relação de ensino aprendizagem. A tese deste trabalho é a de que a racionalidade estética é um modo de perceber o mundo que já se constitui como conhecimento, ela possibilita uma vivência que antecede qualquer tematização objetiva sobre o mundo e está na origem do processo de compreensão e conhecimento deste sujeito. Na tentativa de fazer dialogar essencialmente a filosofia com a pedagogia, neste trabalho faz-se menção a autores vinculados a estas áreas do saber (Rousseau, Comênio, Lipman, Dewey), escavando, entre o já pensado e o pensar criador, as lacunas pulsantes que pedem preenchimentos.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBRFaculdade de EducaçãoEnsino de filosofiaInfânciaMerleau-PontyRacionalidade estéticaTeaching of philosophyChildhoodMerleau-PontyaAesthetic rationalityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOA infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estéticaThe childhood of sense: contributions to the teaching of philosophy based on aesthetic rationalityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALUrsula_Rosa_Silva_Tese.pdfapplication/pdf1539342http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1723/1/Ursula_Rosa_Silva_Tese.pdfb3ed909c58ebf80ffab3116bb5e99a8dMD51open accessTEXTUrsula_Rosa_Silva_Tese.pdf.txtUrsula_Rosa_Silva_Tese.pdf.txtExtracted Texttext/plain676726http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1723/2/Ursula_Rosa_Silva_Tese.pdf.txte73f5522809285904a9ea3f9ddc82f43MD52open accessTHUMBNAILUrsula_Rosa_Silva_Tese.pdf.jpgUrsula_Rosa_Silva_Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1723/3/Ursula_Rosa_Silva_Tese.pdf.jpg053d95434db20654f3ecb231d9bbceadMD53open access123456789/17232021-12-08 15:22:15.386open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1723Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-08T18:22:15Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The childhood of sense: contributions to the teaching of philosophy based on aesthetic rationality
title A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética
spellingShingle A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética
Silva, Ursula Rosa da
Ensino de filosofia
Infância
Merleau-Ponty
Racionalidade estética
Teaching of philosophy
Childhood
Merleau-Ponty
aAesthetic rationality
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
title_short A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética
title_full A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética
title_fullStr A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética
title_full_unstemmed A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética
title_sort A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética
author Silva, Ursula Rosa da
author_facet Silva, Ursula Rosa da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2360365860775097
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7292902568135607
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ghiggi, Gomercindo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ursula Rosa da
contributor_str_mv Ghiggi, Gomercindo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de filosofia
Infância
Merleau-Ponty
Racionalidade estética
topic Ensino de filosofia
Infância
Merleau-Ponty
Racionalidade estética
Teaching of philosophy
Childhood
Merleau-Ponty
aAesthetic rationality
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of philosophy
Childhood
Merleau-Ponty
aAesthetic rationality
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
description This study introduces the teaching of Philosophy with children based on a philosophical proposal designed by Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), a phenomenologist and critic of the classic humanist Philosophy. I have developed the category of aesthetic rationality, which originated from this phenomenology, to focus on Philosophy as an attitude that leads to the act of philosophizing, and as perception that can trigger moments in which meanings of the world are grasped. Besides, I believe teaching is a reading of the world, beyond instituted and culturalized meanings, and also its expression, experienced by a subject in his process of knowledge acquisition and, consequently, in the teaching-learning relation. My thesis is that aesthetic rationality is a way to perceive the world that constitutes itself as knowledge. This rationality enables experiences which precede any objective thematization of the world and which are in the origin of the subject s process of comprehension and knowledge about the world. This study essentially aims at making Philosophy and Pedagogy construct a dialogue by analyzing Rousseau s, Comenius , Lipman s, and Dewey s contributions to these areas of knowledge. Gaps that need filling - are being excavated between what has already been thought and creative thinking.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-24
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-10
2014-08-20T13:48:20Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:48:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ursula Rosa da. A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética. 2009. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1723
identifier_str_mv SILVA, Ursula Rosa da. A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética. 2009. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1723/1/Ursula_Rosa_Silva_Tese.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1723/2/Ursula_Rosa_Silva_Tese.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1723/3/Ursula_Rosa_Silva_Tese.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b3ed909c58ebf80ffab3116bb5e99a8d
e73f5522809285904a9ea3f9ddc82f43
053d95434db20654f3ecb231d9bbcead
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797770053169446912