A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Faculdade de Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1723 |
Resumo: | This study introduces the teaching of Philosophy with children based on a philosophical proposal designed by Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), a phenomenologist and critic of the classic humanist Philosophy. I have developed the category of aesthetic rationality, which originated from this phenomenology, to focus on Philosophy as an attitude that leads to the act of philosophizing, and as perception that can trigger moments in which meanings of the world are grasped. Besides, I believe teaching is a reading of the world, beyond instituted and culturalized meanings, and also its expression, experienced by a subject in his process of knowledge acquisition and, consequently, in the teaching-learning relation. My thesis is that aesthetic rationality is a way to perceive the world that constitutes itself as knowledge. This rationality enables experiences which precede any objective thematization of the world and which are in the origin of the subject s process of comprehension and knowledge about the world. This study essentially aims at making Philosophy and Pedagogy construct a dialogue by analyzing Rousseau s, Comenius , Lipman s, and Dewey s contributions to these areas of knowledge. Gaps that need filling - are being excavated between what has already been thought and creative thinking. |
id |
UFPL_bb818e0d335c61f51a854268f4563160 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1723 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
http://lattes.cnpq.br/2360365860775097http://lattes.cnpq.br/7292902568135607Ghiggi, GomercindoSilva, Ursula Rosa da2014-08-20T13:48:20Z2012-05-102014-08-20T13:48:20Z2009-09-24SILVA, Ursula Rosa da. A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética. 2009. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1723This study introduces the teaching of Philosophy with children based on a philosophical proposal designed by Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), a phenomenologist and critic of the classic humanist Philosophy. I have developed the category of aesthetic rationality, which originated from this phenomenology, to focus on Philosophy as an attitude that leads to the act of philosophizing, and as perception that can trigger moments in which meanings of the world are grasped. Besides, I believe teaching is a reading of the world, beyond instituted and culturalized meanings, and also its expression, experienced by a subject in his process of knowledge acquisition and, consequently, in the teaching-learning relation. My thesis is that aesthetic rationality is a way to perceive the world that constitutes itself as knowledge. This rationality enables experiences which precede any objective thematization of the world and which are in the origin of the subject s process of comprehension and knowledge about the world. This study essentially aims at making Philosophy and Pedagogy construct a dialogue by analyzing Rousseau s, Comenius , Lipman s, and Dewey s contributions to these areas of knowledge. Gaps that need filling - are being excavated between what has already been thought and creative thinking.Este estudo apresenta o tema do ensino de filosofia com crianças, tendo como base a proposta filosófica de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), fenomenólogo e crítico da filosofia humanista clássica. Assim, trazemos a categoria de racionalidade estética, nascente dessa fenomenologia, para enfocar a filosofia como atitude filosofante, como percepção originária e possibilitadora do momento instaurador de significados sobre o mundo. Além disso, entendemos esse ensino como uma leitura do mundo, para além dos significados instituídos, culturalizados, e como uma expressão do mesmo, vivenciado pelo sujeito no processo de aquisição do conhecimento, e, consequentemente, na relação de ensino aprendizagem. A tese deste trabalho é a de que a racionalidade estética é um modo de perceber o mundo que já se constitui como conhecimento, ela possibilita uma vivência que antecede qualquer tematização objetiva sobre o mundo e está na origem do processo de compreensão e conhecimento deste sujeito. Na tentativa de fazer dialogar essencialmente a filosofia com a pedagogia, neste trabalho faz-se menção a autores vinculados a estas áreas do saber (Rousseau, Comênio, Lipman, Dewey), escavando, entre o já pensado e o pensar criador, as lacunas pulsantes que pedem preenchimentos.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBRFaculdade de EducaçãoEnsino de filosofiaInfânciaMerleau-PontyRacionalidade estéticaTeaching of philosophyChildhoodMerleau-PontyaAesthetic rationalityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOA infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estéticaThe childhood of sense: contributions to the teaching of philosophy based on aesthetic rationalityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALUrsula_Rosa_Silva_Tese.pdfapplication/pdf1539342http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1723/1/Ursula_Rosa_Silva_Tese.pdfb3ed909c58ebf80ffab3116bb5e99a8dMD51open accessTEXTUrsula_Rosa_Silva_Tese.pdf.txtUrsula_Rosa_Silva_Tese.pdf.txtExtracted Texttext/plain676726http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1723/2/Ursula_Rosa_Silva_Tese.pdf.txte73f5522809285904a9ea3f9ddc82f43MD52open accessTHUMBNAILUrsula_Rosa_Silva_Tese.pdf.jpgUrsula_Rosa_Silva_Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1723/3/Ursula_Rosa_Silva_Tese.pdf.jpg053d95434db20654f3ecb231d9bbceadMD53open access123456789/17232021-12-08 15:22:15.386open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1723Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-08T18:22:15Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The childhood of sense: contributions to the teaching of philosophy based on aesthetic rationality |
title |
A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética |
spellingShingle |
A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética Silva, Ursula Rosa da Ensino de filosofia Infância Merleau-Ponty Racionalidade estética Teaching of philosophy Childhood Merleau-Ponty aAesthetic rationality CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
title_short |
A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética |
title_full |
A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética |
title_fullStr |
A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética |
title_full_unstemmed |
A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética |
title_sort |
A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética |
author |
Silva, Ursula Rosa da |
author_facet |
Silva, Ursula Rosa da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2360365860775097 |
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7292902568135607 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ghiggi, Gomercindo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ursula Rosa da |
contributor_str_mv |
Ghiggi, Gomercindo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de filosofia Infância Merleau-Ponty Racionalidade estética |
topic |
Ensino de filosofia Infância Merleau-Ponty Racionalidade estética Teaching of philosophy Childhood Merleau-Ponty aAesthetic rationality CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching of philosophy Childhood Merleau-Ponty aAesthetic rationality |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
description |
This study introduces the teaching of Philosophy with children based on a philosophical proposal designed by Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), a phenomenologist and critic of the classic humanist Philosophy. I have developed the category of aesthetic rationality, which originated from this phenomenology, to focus on Philosophy as an attitude that leads to the act of philosophizing, and as perception that can trigger moments in which meanings of the world are grasped. Besides, I believe teaching is a reading of the world, beyond instituted and culturalized meanings, and also its expression, experienced by a subject in his process of knowledge acquisition and, consequently, in the teaching-learning relation. My thesis is that aesthetic rationality is a way to perceive the world that constitutes itself as knowledge. This rationality enables experiences which precede any objective thematization of the world and which are in the origin of the subject s process of comprehension and knowledge about the world. This study essentially aims at making Philosophy and Pedagogy construct a dialogue by analyzing Rousseau s, Comenius , Lipman s, and Dewey s contributions to these areas of knowledge. Gaps that need filling - are being excavated between what has already been thought and creative thinking. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-09-24 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-05-10 2014-08-20T13:48:20Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:48:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Ursula Rosa da. A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética. 2009. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1723 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ursula Rosa da. A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética. 2009. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1723/1/Ursula_Rosa_Silva_Tese.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1723/2/Ursula_Rosa_Silva_Tese.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1723/3/Ursula_Rosa_Silva_Tese.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3ed909c58ebf80ffab3116bb5e99a8d e73f5522809285904a9ea3f9ddc82f43 053d95434db20654f3ecb231d9bbcead |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1797770053169446912 |