O espetáculo turístico do Patrimônio Cultural da Humanidade: preservar para atrair os consumidores de passado.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Figueira, Michel Constantino
Orientador(a): Vieira, Sidney Gonçalves
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
Departamento: Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6200
Resumo: O processo de espetacularização turística do Patrimônio Cultural da Humanidade, fenômeno resultante de programas e produções político-econômico-estéticas sobre o espaço de cidades históricas é o objeto central dessa tese. Parte-se da tese de que todo processo de patrimonialização universal executado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) possui fins e consequências econômicos através do mercado turístico. Enquanto tecnologias modernas de governo, patrimonialização e turismo congregam-se, produtiva e estrategicamente, para o atendimento a um mercado consumidor àvido por produtos e processos que exaltam a imagem do passado. E a projeção dos destinos turísticopatrimoniais – neste caso, os conjuntos urbanos que legitimam politicamente uma cidade histórica – ampara-se em modernos mecanismos de produção sobre o passado. Esses mecanismos capitalizam a realidade a partir da formação de uma imagem que traduz-se como real, mas que nada mais representa do que uma espetacularização universal fabricada e conduzida pelos representantes da etnologia de urgência – patrimonializadores – que, legitimados pelo Estado e associados a industria do turismo consolidam as cidades patrimoniais da humanidade como museus á céu aberto, dignos de preservação, mas com perspectivas pragmáticas de atração. A realidade dialética do turismo patrimonial determina-se, ainda, pela condição histórica da necessidade humana moderna pelo deslocamento e pelo contato e consumo de tudo que remeta a uma antiguidade. Ou seja, a interpretação da realidade irreal do turismo patrimonial é baseada no entendimento de que esse fenômeno, assim como os elementos que o formam – patrimônio e turismo –, representa uma simulação de um processo temporo-espacial simulado. Para todos os envolvidos na produção espetacular do turístico-patrimonial há uma ideologia, uma interpretação imaginária e ilusória de que o patrimônio é a história e a identidade e o turismo sobre ele, uma panaceia forjada na posse temporária do outro, da diferença, do passado. Através da metodologia da dialética regressivaprogressiva, buscou-se aqui, identificar, caracterizar, analisar e explicar os elementos (categorias) que contribuem, social e historicamente, para o processo de espetacularização turística do Patrimônio Cultural da Humanidade. Ou seja, quais medidas adotadas pelos governos, fases de projeção turística, qual o perfil dos viajantes, quais as necessidades e condições estruturais, produtivas, promocionais e mercadológicas amparam esse processo e quais os seus resultantes sociais, econômicos, culturais e políticos. Nesse processo dialético, resultou-se que a espetacularização turística do Patrimônio Cultural da Humanidade depende de um conjunto estratégico de ações político-governamentais, condicionantes históricosociais e resultantes mercadológicos que convergem, no seio da sociedade moderna, para materializar uma complexa e espetacular produção turísticopatrimonial.
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Enquanto tecnologias modernas de governo, patrimonialização e turismo congregam-se, produtiva e estrategicamente, para o atendimento a um mercado consumidor àvido por produtos e processos que exaltam a imagem do passado. E a projeção dos destinos turísticopatrimoniais – neste caso, os conjuntos urbanos que legitimam politicamente uma cidade histórica – ampara-se em modernos mecanismos de produção sobre o passado. Esses mecanismos capitalizam a realidade a partir da formação de uma imagem que traduz-se como real, mas que nada mais representa do que uma espetacularização universal fabricada e conduzida pelos representantes da etnologia de urgência – patrimonializadores – que, legitimados pelo Estado e associados a industria do turismo consolidam as cidades patrimoniais da humanidade como museus á céu aberto, dignos de preservação, mas com perspectivas pragmáticas de atração. 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Nesse processo dialético, resultou-se que a espetacularização turística do Patrimônio Cultural da Humanidade depende de um conjunto estratégico de ações político-governamentais, condicionantes históricosociais e resultantes mercadológicos que convergem, no seio da sociedade moderna, para materializar uma complexa e espetacular produção turísticopatrimonial.The process of tourist spectacularization of World Cultural Heritage, resulting phenomenon from programs and productions political-economic-aesthetic on space of historic towns is the central object of this thesis. It starts with the thesis that all universal patrimonialization process implemented by UNESCO (UNESCO) has purposes and economic consequences through the tourist market. As modern technologies of government, patrimonialization and tourism congregate, productive and strategically to attendance a consumer market eager for products and processes that exalt the image of the past. And the projection of heritage tourist destinations - in this case, urban sets politically legitimize a historic town - supports itself on modern production mechanisms of the past. These mechanisms capitalize reality from the formation of an image that translates as real but that nothing more is than a universal spectacularization produced and conducted by representatives of emergency ethnology - patrimonializadores - that legitimized by the state and associated with industry tourism consolidate heritage cities of humanity as open-air-museums, worthy of preservation, but with pragmatic perspectives of attraction. The dialectic reality of heritage tourism is determined also by the historical condition of modern human need by displacement and by contact and consumption of everything that refers to an antique. That is, the interpretation of the unreal reality of heritage tourism is based on the understanding that this phenomenon, as well as the elements that form it - heritage and tourism - is a simulation of a time-spatial process simulated. For everyone involved in the spectacular production of the heritage tourism there is an ideology, an imaginary and illusory interpretation of that heritage is the history and identity and tourism on it, a forged panacea in the temporary possession of the other, the difference, the past. Through the Methodology of regressive-progressive dialectics, we sought here, identify, characterize, analyze and explain the elements (categories) that contribute, socially and historically, to the process of tourist spectacle of World Cultural Heritage. That is, what measures adopted by governments, tourist projection phases, which the profile of travelers, which needs and structural conditions, production, promotion and marketing bolster this process and what are its social, economic, cultural and political results. In this dialectical process, it resulted that the tourist spectacularization of the World Cultural Heritage depends on a strategic set of political and governmental actions, historical and social conditions and market resulting that converge in the heart of modern society, to materialize a complex and spectacular production of heritage tourism.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio CulturalUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANASPatrimônio Cultural da HumanidadeCidade históricaEspetacularizaçãoTurismo patrimonialDialéticaWorld cultural heritageHistoric citySpectacularizationHeritage tourismDialeticO espetáculo turístico do Patrimônio Cultural da Humanidade: preservar para atrair os consumidores de passado.The tourist spectacle of Humanity's Cultural Heritage: preserving for attract past consumers.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/0418786125009382http://lattes.cnpq.br/9341762649252420Vieira, Sidney GonçalvesFigueira, Michel Constantinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTESE_MICHEL_CONSTANTINO_FIGUEIRA.pdf.txtTESE_MICHEL_CONSTANTINO_FIGUEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain550437http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6200/6/TESE_MICHEL_CONSTANTINO_FIGUEIRA.pdf.txt119e5c19d61e62c58bbcf0f589720cc5MD56open accessTHUMBNAILTESE_MICHEL_CONSTANTINO_FIGUEIRA.pdf.jpgTESE_MICHEL_CONSTANTINO_FIGUEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1312http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6200/7/TESE_MICHEL_CONSTANTINO_FIGUEIRA.pdf.jpg2790197015cd224308b6d608ee502139MD57open accessORIGINALTESE_MICHEL_CONSTANTINO_FIGUEIRA.pdfTESE_MICHEL_CONSTANTINO_FIGUEIRA.pdfapplication/pdf6757361http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6200/1/TESE_MICHEL_CONSTANTINO_FIGUEIRA.pdf5c4d30b8d23d613cbbcdca7708c79169MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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