A tradição das marcas de gado nos Campos Neutrais, RS/ Brasil.
Ano de defesa: | 2013 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
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Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5378 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema as marcas de gado registradas e utilizadas no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil, na região historicamente conhecida como Campos Neutrais. As marcas são estudadas a partir de sua utilização como instrumento de registro de propriedade e como elemento simbólico, originando uma tradição de criação, transmissão e renovação destes usos. O objetivo do trabalho é identificar e registrar os mecanismos inerentes a estes processos, de forma a compreender como essa tradição se estabelece e se renova através do tempo. Para atender a este objetivo inicialmente é realizada uma investigação voltada à descrição do espaço onde esta tradição se desenvolve, apontando características históricas, geográficas, políticas e sociais que apresentem a posse de terras e de gado como fatores marcantes à formação social e cultural do campo de estudo. Os Campos Neutrais encontram-se inseridos em um contexto regional mais amplo, denominado Região Platina, que abarca o Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, parte da mesopotâmia e da pampa da Argentina e pelo Uruguai. Posteriormente é verificado como as marcas se convertem em instrumentos legais de determinação da propriedade da criação em toda a região. Para tal, são identificadas as particularidades dos lugares investigados, buscando-se estabelecer relações entre as práticas dos três países. É possível observar que a utilização das marcas de gado se mantém como referentes simbólicos, gradativamente recebendo transformações em sua forma de utilização, o que permite tanto a atualização e ampliação de seu campo de abrangência, quanto sua identificação enquanto elemento identitário. Como referentes teóricos para esta discussão são utilizados, para o primeiro capítulo, autores voltados à discussão de territórios, fronteiras e limites vindos da geografia, em especial Haesbaert. A bibliografia relativa à formação histórica é baseada em historiadores gaúchos, argentinos e uruguaios, em especial Golin e Pesavento. Para os capítulos posteriores, onde o foco é dado às marcas, foram utilizadas as referências existentes sobre o assunto, em especial Pont e Maia. Do campo da antropologia e memória se buscam os referentes para a discussão sobre identidade e tradição, em especial a partir de Candau e Arévalo. |
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2020-05-14T13:10:36Z2020-05-132020-05-14T13:10:36Z2013-06-05ARNONI, Rafael Klumb. A tradição familiar das marcas de gado nos Campos Neutrais, RS/ Brasil. 2013. 172 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5378Este trabalho tem como tema as marcas de gado registradas e utilizadas no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil, na região historicamente conhecida como Campos Neutrais. As marcas são estudadas a partir de sua utilização como instrumento de registro de propriedade e como elemento simbólico, originando uma tradição de criação, transmissão e renovação destes usos. O objetivo do trabalho é identificar e registrar os mecanismos inerentes a estes processos, de forma a compreender como essa tradição se estabelece e se renova através do tempo. Para atender a este objetivo inicialmente é realizada uma investigação voltada à descrição do espaço onde esta tradição se desenvolve, apontando características históricas, geográficas, políticas e sociais que apresentem a posse de terras e de gado como fatores marcantes à formação social e cultural do campo de estudo. Os Campos Neutrais encontram-se inseridos em um contexto regional mais amplo, denominado Região Platina, que abarca o Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, parte da mesopotâmia e da pampa da Argentina e pelo Uruguai. Posteriormente é verificado como as marcas se convertem em instrumentos legais de determinação da propriedade da criação em toda a região. Para tal, são identificadas as particularidades dos lugares investigados, buscando-se estabelecer relações entre as práticas dos três países. É possível observar que a utilização das marcas de gado se mantém como referentes simbólicos, gradativamente recebendo transformações em sua forma de utilização, o que permite tanto a atualização e ampliação de seu campo de abrangência, quanto sua identificação enquanto elemento identitário. Como referentes teóricos para esta discussão são utilizados, para o primeiro capítulo, autores voltados à discussão de territórios, fronteiras e limites vindos da geografia, em especial Haesbaert. A bibliografia relativa à formação histórica é baseada em historiadores gaúchos, argentinos e uruguaios, em especial Golin e Pesavento. Para os capítulos posteriores, onde o foco é dado às marcas, foram utilizadas as referências existentes sobre o assunto, em especial Pont e Maia. Do campo da antropologia e memória se buscam os referentes para a discussão sobre identidade e tradição, em especial a partir de Candau e Arévalo.Este trabajo tiene como tema las marcas de ganado registradas y utilizadas en el extremo sur de Rio Grande do Sul, Brasil, en la región históricamente conocida como Campos Neutrais. Las marcas se estudian desde su uso como un instrumento de registro de la propiedad y como elemento simbólico, dando lugar a una tradición de creación, transmisión y renovación de estos usos. El objetivo de este trabajo es identificar y registrar los mecanismos que intervienen en estos procesos, con el fin de entender cómo esta tradición se establece y se renueva a través del tiempo. Para cumplir este objetivo inicialmente se realiza una investigación centrada en la descripción del espacio donde se desarrolla esta tradición, señalando las características históricas, geográficas, políticas y sociales con la propiedad de tierras y ganado como factores importantes en la formación cultural y social del campo de estudio. Los Campos Neutrais se insertan en un contexto regional más amplio, denominado Región Platina, que cubre Rio Grande do Sul, en el extremo sur de Brasil, parte de la mesopotamia y de la pampa de Argentina y por Uruguay. Posteriormente se verifica como las marcas se convierten en instrumentos jurídicos para determinar la posesión de la creación en toda la región. Para ello, están identificadas las particularidades de los lugares investigados, buscando establecer relaciones entre las prácticas de los tres países. Se puede observar que el uso de marcas de ganado permanece como referencias simbólicas, gradualmente recibiendo transformaciones en su forma de uso, lo que permite tanto la actualización y la expansión de su ámbito de aplicación, como su identificación como un elemento de identidad. En lo que se refiere a los teóricos, se utilizan, para el primer capítulo, autores centrados en la discusión de territorios, fronteras y límites de la geografía, en particular Haesbaert. La bibliografía sobre la formación histórica se basa en historiadores gauchos, argentinos y uruguayos, en particular Golin y Pesavento. Para los últimos capítulos, donde se da el foco a las marcas, se utilizan las referencias sobre el tema, en particular Pont y Maia. En el campo de la antropología y la memoria son buscados los referentes a la discusión de la identidad y tradición, en particular de Candau y Arévalo.This work has the theme of cattle brands registered and used in southern Rio Grande do Sul, Brazil, in the region historically known as Campos Neutrals. Brands are studied from its use as a tool for property registration and as a symbolic element, establishing a tradition of creation, transmission and renewal of these uses. The objective is to identify and register the mechanisms inherent in these processes in order to understand how this tradition establishes itself and renews itself through time. To meet this goal is initially performed a study aimed to describe the space where this tradition develops, pointing out historical, geographical, political and social features that have ownership of land and livestock as significant factors to the social and cultural formation of the field of study. Campos Neutrais are embedded in a wider regional context, called Platina Region, which covers Rio Grande do Sul, in southern Brazil, the mesopotamia and the pampa of Argentina and Uruguay. Posteriorly is verified how the brands are converted into legal instruments to determine the ownership of creation throughout the region. To this end, the particularities of investigated places are identified, seeking to establish relationships between the practices of the three countries. It is possible to observe that the use of cattle brands remains as symbolic references, gradually getting transformations in its manner of use, allowing both the upgrade and expansion of their scope, as its identification as an element of identity. As theoretical reference for this discussion, are used, for the first chapter, authors focused on the discussion of territories, boundaries and limits coming from geography, especially Haesbaert. The bibliography on the historical formation is based on historians, gauchos, Argentinian and Uruguayans, especially Golin and Pesavento. For the later chapters, where the focus is given to brands, was used the existing references on the subject, especially Pont and Maia. From the field of anthropology and memory are sought the references to the discussion of identity and tradition, especially from Candau and Arévalo.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio CulturalUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANASTradiçãoIdentidadeMarcas de gadoCampos NeutraisRegião PlatinaTradiciónIdentidadMarcas de ganadoRegión PlatinaTraditionIdentityCattle brandsPlatina RegionA tradição das marcas de gado nos Campos Neutrais, RS/ Brasil.The tradition of cattle brands in Campos Neutrais, RS / Brazil.La tradición de las marcas de ganado en Campos Neutrais, RS / Brasil.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/8769816614511557http://lattes.cnpq.br/4451406034191031Michelon, Francisca FerreiraArnoni, Rafael Klumbinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTRafael Klumb Arnoni_Dissertacao.pdf.txtRafael Klumb Arnoni_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain321310http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5378/6/Rafael%20Klumb%20Arnoni_Dissertacao.pdf.txtd9ab9068061a97d9de6ad961d54e5171MD56open accessTHUMBNAILRafael Klumb Arnoni_Dissertacao.pdf.jpgRafael Klumb Arnoni_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5378/7/Rafael%20Klumb%20Arnoni_Dissertacao.pdf.jpgc729dcfeb724ab7c3dd3c1b0d2ced4edMD57open accessORIGINALRafael Klumb Arnoni_Dissertacao.pdfRafael Klumb Arnoni_Dissertacao.pdfapplication/pdf38741865http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5378/1/Rafael%20Klumb%20Arnoni_Dissertacao.pdfee5a4e960d282a76d2d9066645722979MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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