Um estudo de caso sobre uma possibilidade para o ensino de Matemática na EJA juvenilizada
Ano de defesa: | 2014 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
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Departamento: |
Faculdade de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2681 |
Resumo: | Este trabalho se insere no campo da Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a qual nos últimos anos vem passando por uma sensível alteração de seus sujeitos, por meio do ingresso de adolescentes a partir de 15 anos, fenômeno que tem sido denominado de juvenilização ou rejuvenescimento. Esse fenômeno tem modificado o cotidiano da sala de aula e as relações que se estabelecem entre os sujeitos que ocupam esse espaço, historicamente dirigido mais ao público adulto. Assim, o objetivo deste estudo é investigar alternativas de abordagem do ensino de Matemática na EJA na contemporaneidade. Para realizar a pesquisa foi desenvolvida uma sequência didática com uma turma de EJA de uma escola pública de um bairro da cidade de Pelotas-RS, por meio da Modelagem Matemática, que trabalhou os conceitos de Perímetro e Área, na perspectiva da aprendizagem significativa dos conteúdos. Para tecer a investigação, escolhi a abordagem qualitativa; como metodologia, o estudo de caso e como instrumentos de coleta dos dados, a observação, a entrevista e a pesquisa documental. O corpus da pesquisa, captado por esses instrumentos, foi analisado e interpretado por meio da Análise Textual Discursiva, que se adéqua a uma abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que a Modelagem Matemática pode ser um caminho para se trabalhar os conhecimentos matemáticos, pois ela abarca elementos do cotidiano, permitindo ao educando perceber o significado desses conhecimentos e o sentido no contexto de suas vidas. No entanto, por ser uma maneira diferenciada de ensino, exigindo que o educando abandone o emudecimento, faz-se necessária uma adequada adaptação do aluno a essa metodologia, de forma a que se torne o artesão de sua formação, podendo contar com a orientação e o auxílio do educador sempre que necessário. Os principais teóricos e autores que sustentam esse trabalho são: Paulo Freire, David Ausubel, Bernard Charlot, Rodney Bassanezi, Álvaro Vieira Pinto, dentre outros. |
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http://lattes.cnpq.br/6184002752674327http://lattes.cnpq.br/4866864802999230Silveira, Denise NascimentoAnjos, Rosalina Vieira dos2014-09-22T19:36:41Z2014-09-22T19:36:41Z2014-04-11ANJOS, Rosalina Vieira dos. Um estudo de caso sobre uma possibilidade para o ensino de matemática na EJA juvenilizada. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2681Este trabalho se insere no campo da Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a qual nos últimos anos vem passando por uma sensível alteração de seus sujeitos, por meio do ingresso de adolescentes a partir de 15 anos, fenômeno que tem sido denominado de juvenilização ou rejuvenescimento. Esse fenômeno tem modificado o cotidiano da sala de aula e as relações que se estabelecem entre os sujeitos que ocupam esse espaço, historicamente dirigido mais ao público adulto. Assim, o objetivo deste estudo é investigar alternativas de abordagem do ensino de Matemática na EJA na contemporaneidade. Para realizar a pesquisa foi desenvolvida uma sequência didática com uma turma de EJA de uma escola pública de um bairro da cidade de Pelotas-RS, por meio da Modelagem Matemática, que trabalhou os conceitos de Perímetro e Área, na perspectiva da aprendizagem significativa dos conteúdos. Para tecer a investigação, escolhi a abordagem qualitativa; como metodologia, o estudo de caso e como instrumentos de coleta dos dados, a observação, a entrevista e a pesquisa documental. O corpus da pesquisa, captado por esses instrumentos, foi analisado e interpretado por meio da Análise Textual Discursiva, que se adéqua a uma abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que a Modelagem Matemática pode ser um caminho para se trabalhar os conhecimentos matemáticos, pois ela abarca elementos do cotidiano, permitindo ao educando perceber o significado desses conhecimentos e o sentido no contexto de suas vidas. No entanto, por ser uma maneira diferenciada de ensino, exigindo que o educando abandone o emudecimento, faz-se necessária uma adequada adaptação do aluno a essa metodologia, de forma a que se torne o artesão de sua formação, podendo contar com a orientação e o auxílio do educador sempre que necessário. Os principais teóricos e autores que sustentam esse trabalho são: Paulo Freire, David Ausubel, Bernard Charlot, Rodney Bassanezi, Álvaro Vieira Pinto, dentre outros.This work belongs to the field of Mathematics Education in Adult Education (EJA), which in recent years has been undergoing a significant change of its subjects, through the entry of adolescents starting from 15 years old, a phenomenon that has been called juvenization or rejuvenation. This phenomenon has changed the daily life of the classroom and the relationships established among the subjects that occupy this space, historically directed at an adult audience. The aim of this study is to investigate alternative approaches to the teaching of Mathematics at EJA nowadays. A teaching sequence was developed to conduct the research with a class of EJA in a public school in a district of the city of Pelotas, through the Mathematical Modeling, which worked the concepts of perimeter and area in view of the significant learning content . I chose the qualitative approach to weave the research, the case study as a methodology and observation, interviews and documentary research as instruments of data collection. The research corpus, captured by these instruments was analyzed and interpreted through Textual Discourse Analysis, to suit a qualitative approach. The results indicated that Mathematical Modeling can be a way to work with mathematical knowledge, since it embraces elements of everyday life, allowing the student to realize the significance of this knowledge and sense in the context of their lives. However, because it is a different way of teaching which requires the student to abandon the silence, it is necessary an appropriate adjustment of the student to that methodology, so that he becomes the artisan of his training, and may rely on the guidance and aid of the teacher whenever necessary. The main theoretical and authors that support this work are: Paulo Freire, David Ausubel, Bernard Charlot, Rodney Bassanezi, Álvaro Vieira Pinto, among others.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEJAJuvenilizaçãoAprendizagem significativaRelação do jovem com o saberModelagem matemáticaEJAJuvenizationMeaningful learningYouth relationship with knowledgeMathematical modelingUm estudo de caso sobre uma possibilidade para o ensino de Matemática na EJA juvenilizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2681/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51open 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