O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Dutra, Jorge da Cunha
Orientador(a): Del Pino, Mauro Augusto Burkert
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1752
Resumo: This paper refers to a research which I developed on regular daytime public High Schools from Rio Grande city. The study aimed to investigate if female and male teachers of Philosophy promote dialogue between the open knowledge and specific knowledge to the field of Philosophy in their teaching practices. In order to achieve the proposed objective, 13 teachers from 10 schools were interviewed, and I also collected the syllabus. After finishing this investigation, I conclude that the presence of dialogue between the open knowledge and specific knowledge allows a change in female and male student‟s attitude with regard to behavior in the classroom, in society, involvement and responsibility in organization with the school environment and defining future prospects in their career choices. After all, I think new ways of teaching could be build, in a way that teaching could be close to the female and male student‟s lives, and became an effective area of historical and social construction.
id UFPL_d35e23975a86f562d3304fa58b32e48b
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1752
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/9516213760375762http://lattes.cnpq.br/4442388640917569Del Pino, Mauro Augusto BurkertDutra, Jorge da Cunha2014-08-20T13:48:27Z2011-06-062014-08-20T13:48:27Z2010-12-17DUTRA, Jorge da Cunha. DUTRA, Jorge da Cunha.O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico. 2010. 120f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1752This paper refers to a research which I developed on regular daytime public High Schools from Rio Grande city. The study aimed to investigate if female and male teachers of Philosophy promote dialogue between the open knowledge and specific knowledge to the field of Philosophy in their teaching practices. In order to achieve the proposed objective, 13 teachers from 10 schools were interviewed, and I also collected the syllabus. After finishing this investigation, I conclude that the presence of dialogue between the open knowledge and specific knowledge allows a change in female and male student‟s attitude with regard to behavior in the classroom, in society, involvement and responsibility in organization with the school environment and defining future prospects in their career choices. After all, I think new ways of teaching could be build, in a way that teaching could be close to the female and male student‟s lives, and became an effective area of historical and social construction.O presente trabalho refere-se à pesquisa que realizei nas escolas estaduais de Ensino Médio, regulares e diurnas, do município do Rio Grande/RS. O estudo teve como objetivo geral investigar se os docentes e as docentes de Filosofia promovem o diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico em suas práticas docentes. A fim de atingir o objetivo proposto, entrevistei 13 docentes de 10 escolas, coletando também os conteúdos programáticos. Após essa investigação, concluo que a presença do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos permite uma mudança de postura por parte dos educandos e das educandas no que diz respeito ao comportamento na sala de aula, na sociedade, ao envolvimento e responsabilidade na organização e cuidado do próprio ambiente escolar e à definição de perspectivas futuras nas suas escolhas profissionais. Com isso, penso que com a investigação aqui efetivada poderá se construir novas formas de trabalho docente, de modo que o ensino se aproxime cada vez mais da vida dos discentes e das discentes e torne-se um efetivo espaço de construção histórico-social.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoCurrículoSaberes abertosSaberes específicosEnsino de filosofiaEnsino médioCurriculumOpen knowledgeSpecific knowledgePhilosophy teachingHigh SchoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosóficoThe philosophy curriculum in High School: searching for a dialogue between the open knowledge and specific knowledge from the Philosophic field.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALJorge- da- Cunha- Dutra- Dissertacao.pdfapplication/pdf891490http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1752/1/Jorge-%20da-%20Cunha-%20Dutra-%20Dissertacao.pdfded7bfa0bd9da3ddce8a38f4f2088ef0MD51open accessTEXTJorge- da- Cunha- Dutra- Dissertacao.pdf.txtJorge- da- Cunha- Dutra- Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain285315http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1752/2/Jorge-%20da-%20Cunha-%20Dutra-%20Dissertacao.pdf.txtbdd6fe60fdcdb65444bba7ad78bfa623MD52open accessTHUMBNAILJorge- da- Cunha- Dutra- Dissertacao.pdf.jpgJorge- da- Cunha- Dutra- Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1420http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1752/3/Jorge-%20da-%20Cunha-%20Dutra-%20Dissertacao.pdf.jpg0528ea4be24dfe504721532306d4f8feMD53open access123456789/17522021-12-09 13:30:12.202open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1752Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-09T16:30:12Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The philosophy curriculum in High School: searching for a dialogue between the open knowledge and specific knowledge from the Philosophic field.
title O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico
spellingShingle O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico
Dutra, Jorge da Cunha
Currículo
Saberes abertos
Saberes específicos
Ensino de filosofia
Ensino médio
Curriculum
Open knowledge
Specific knowledge
Philosophy teaching
High School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico
title_full O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico
title_fullStr O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico
title_full_unstemmed O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico
title_sort O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico
author Dutra, Jorge da Cunha
author_facet Dutra, Jorge da Cunha
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9516213760375762
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4442388640917569
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Pino, Mauro Augusto Burkert
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Jorge da Cunha
contributor_str_mv Del Pino, Mauro Augusto Burkert
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Saberes abertos
Saberes específicos
Ensino de filosofia
Ensino médio
topic Currículo
Saberes abertos
Saberes específicos
Ensino de filosofia
Ensino médio
Curriculum
Open knowledge
Specific knowledge
Philosophy teaching
High School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Open knowledge
Specific knowledge
Philosophy teaching
High School
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper refers to a research which I developed on regular daytime public High Schools from Rio Grande city. The study aimed to investigate if female and male teachers of Philosophy promote dialogue between the open knowledge and specific knowledge to the field of Philosophy in their teaching practices. In order to achieve the proposed objective, 13 teachers from 10 schools were interviewed, and I also collected the syllabus. After finishing this investigation, I conclude that the presence of dialogue between the open knowledge and specific knowledge allows a change in female and male student‟s attitude with regard to behavior in the classroom, in society, involvement and responsibility in organization with the school environment and defining future prospects in their career choices. After all, I think new ways of teaching could be build, in a way that teaching could be close to the female and male student‟s lives, and became an effective area of historical and social construction.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-17
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-06
2014-08-20T13:48:27Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:48:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUTRA, Jorge da Cunha. DUTRA, Jorge da Cunha.O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico. 2010. 120f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1752
identifier_str_mv DUTRA, Jorge da Cunha. DUTRA, Jorge da Cunha.O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico. 2010. 120f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1752/1/Jorge-%20da-%20Cunha-%20Dutra-%20Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1752/2/Jorge-%20da-%20Cunha-%20Dutra-%20Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1752/3/Jorge-%20da-%20Cunha-%20Dutra-%20Dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ded7bfa0bd9da3ddce8a38f4f2088ef0
bdd6fe60fdcdb65444bba7ad78bfa623
0528ea4be24dfe504721532306d4f8fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797769986711748608