Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1692 |
Resumo: | In this dissertation it is presented reflections about consumerism and its meaning to a group of sixteen high school students from a public school of Rio Grande, Cassino, Rio Grande do Sul state. The investigative process was taken through joint and also individual meetings which tried to investigate the students consumerism at school. Some tools were selected to stimulate the debate, tools like diaries, drawings, artistic installation, visits to McDonald´s and documentaries. Being a teacher at a school allowed me to be in contact with the ethnographic research. In the analyses of consumerism and its meanings for students it was used theoretical support of authors such as Michel Foucault, Mike Featherstone, Nestor Canclini, Jean Baudrillard, Ivor Goodson, Stuart Hall and Tomaz Tadeu da Silva. While discussing consumerism patterns the research pointed out some transgressions on the way the studied group consumes. This transgression is understood as a movement that changes - moves and dislodges the limits whether they are regarded as norms, moral conducts or habits. Furthermore, the consumerism also constitutes identity as a marker, used to gain status, recognition, pleasure, communicate tastes and lifestyles. Finally, it is suggested the school as a possible place to rethink the consumerism culture beyond the ordinary market of nowadays. |
id |
UFPL_dad8a96da391b421afeab17aa934a483 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1692 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2014-08-20T13:48:10Z2014-04-032014-08-20T13:48:10Z2008-04-15BALINHAS, Vera Lúcia Gainssa. Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1692In this dissertation it is presented reflections about consumerism and its meaning to a group of sixteen high school students from a public school of Rio Grande, Cassino, Rio Grande do Sul state. The investigative process was taken through joint and also individual meetings which tried to investigate the students consumerism at school. Some tools were selected to stimulate the debate, tools like diaries, drawings, artistic installation, visits to McDonald´s and documentaries. Being a teacher at a school allowed me to be in contact with the ethnographic research. In the analyses of consumerism and its meanings for students it was used theoretical support of authors such as Michel Foucault, Mike Featherstone, Nestor Canclini, Jean Baudrillard, Ivor Goodson, Stuart Hall and Tomaz Tadeu da Silva. While discussing consumerism patterns the research pointed out some transgressions on the way the studied group consumes. This transgression is understood as a movement that changes - moves and dislodges the limits whether they are regarded as norms, moral conducts or habits. Furthermore, the consumerism also constitutes identity as a marker, used to gain status, recognition, pleasure, communicate tastes and lifestyles. Finally, it is suggested the school as a possible place to rethink the consumerism culture beyond the ordinary market of nowadays.Nesta dissertação apresento reflexões sobre o consumo e seus significados para um grupo de dezesseis estudantes de ensino médio, de uma escola pública na cidade do Rio Grande, balneário Cassino, Rio Grande do Sul. O processo investigativo deuse através de encontros coletivos e individuais que versaram sobre o consumo estudantil no espaço-tempo escolar. Selecionei alguns instrumentos para motivar os debates: diários, desenhos, instalação artística, visita ao McDonald s e apresentação de documentário. Por pertencer à comunidade escolar e exercer a atividade de professora na escola, mantive aproximações com a pesquisa de cunho etnográfico. Na análise sobre consumo e seus significados para os estudantes utilizei aportes teóricos de autores como Michel Foucault, Mike Featherstone, Nestor Canclini, Jean Baudrillard, Ivor Goodson, Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva. Ao discutir os significados do consumo, busquei e encontrei algumas transgressões nos modos de consumir do grupo investigado. Transgressão entendida como movimento que muda-move-desloca os limites, sejam eles normas, condutas morais ou hábitos. Mas não somente isso, o consumo também se constitui como marcador identitário, usado para conquistar status, reconhecimento, prazer, comunicar gostos e estilos de vida. Por fim, aponto a escola como lugar possível para repensar a cultura de consumo para além da lógica do mercado.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoCurrículoCulturaConsumoCurriculumCultureConsumerismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCurrículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1334990398175859http://lattes.cnpq.br/7490451482911533Vieira, Jarbas SantosBalinhas, Vera Lúcia Gainssainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALVera Lucia Gainssa Balinhas_Dissertacao.pdfapplication/pdf949245http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1692/1/Vera%20Lucia%20Gainssa%20Balinhas_Dissertacao.pdfd595a57fc9f765857ab0ac636a132cf1MD51open accessTEXTVera Lucia Gainssa Balinhas_Dissertacao.pdf.txtVera Lucia Gainssa Balinhas_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain244199http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1692/2/Vera%20Lucia%20Gainssa%20Balinhas_Dissertacao.pdf.txt859bef1fec4f5d65c39bcc5f451f76c4MD52open accessTHUMBNAILVera Lucia Gainssa Balinhas_Dissertacao.pdf.jpgVera Lucia Gainssa Balinhas_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1656http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1692/3/Vera%20Lucia%20Gainssa%20Balinhas_Dissertacao.pdf.jpg48fa9208e91bc183e746de2130d38f41MD53open access123456789/16922021-11-29 13:25:28.943open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1692Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-11-29T16:25:28Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar |
title |
Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar |
spellingShingle |
Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar Balinhas, Vera Lúcia Gainssa Currículo Cultura Consumo Curriculum Culture Consumerism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar |
title_full |
Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar |
title_fullStr |
Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar |
title_full_unstemmed |
Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar |
title_sort |
Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar |
author |
Balinhas, Vera Lúcia Gainssa |
author_facet |
Balinhas, Vera Lúcia Gainssa |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1334990398175859 |
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Jarbas Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balinhas, Vera Lúcia Gainssa |
contributor_str_mv |
Vieira, Jarbas Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Cultura Consumo |
topic |
Currículo Cultura Consumo Curriculum Culture Consumerism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Culture Consumerism |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
In this dissertation it is presented reflections about consumerism and its meaning to a group of sixteen high school students from a public school of Rio Grande, Cassino, Rio Grande do Sul state. The investigative process was taken through joint and also individual meetings which tried to investigate the students consumerism at school. Some tools were selected to stimulate the debate, tools like diaries, drawings, artistic installation, visits to McDonald´s and documentaries. Being a teacher at a school allowed me to be in contact with the ethnographic research. In the analyses of consumerism and its meanings for students it was used theoretical support of authors such as Michel Foucault, Mike Featherstone, Nestor Canclini, Jean Baudrillard, Ivor Goodson, Stuart Hall and Tomaz Tadeu da Silva. While discussing consumerism patterns the research pointed out some transgressions on the way the studied group consumes. This transgression is understood as a movement that changes - moves and dislodges the limits whether they are regarded as norms, moral conducts or habits. Furthermore, the consumerism also constitutes identity as a marker, used to gain status, recognition, pleasure, communicate tastes and lifestyles. Finally, it is suggested the school as a possible place to rethink the consumerism culture beyond the ordinary market of nowadays. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-04-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:48:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-04-03 2014-08-20T13:48:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BALINHAS, Vera Lúcia Gainssa. Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1692 |
identifier_str_mv |
BALINHAS, Vera Lúcia Gainssa. Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1692/1/Vera%20Lucia%20Gainssa%20Balinhas_Dissertacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1692/2/Vera%20Lucia%20Gainssa%20Balinhas_Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1692/3/Vera%20Lucia%20Gainssa%20Balinhas_Dissertacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d595a57fc9f765857ab0ac636a132cf1 859bef1fec4f5d65c39bcc5f451f76c4 48fa9208e91bc183e746de2130d38f41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1793510799502737408 |