Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Balinhas, Vera Lúcia Gainssa
Orientador(a): Vieira, Jarbas Santos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1692
Resumo: In this dissertation it is presented reflections about consumerism and its meaning to a group of sixteen high school students from a public school of Rio Grande, Cassino, Rio Grande do Sul state. The investigative process was taken through joint and also individual meetings which tried to investigate the students consumerism at school. Some tools were selected to stimulate the debate, tools like diaries, drawings, artistic installation, visits to McDonald´s and documentaries. Being a teacher at a school allowed me to be in contact with the ethnographic research. In the analyses of consumerism and its meanings for students it was used theoretical support of authors such as Michel Foucault, Mike Featherstone, Nestor Canclini, Jean Baudrillard, Ivor Goodson, Stuart Hall and Tomaz Tadeu da Silva. While discussing consumerism patterns the research pointed out some transgressions on the way the studied group consumes. This transgression is understood as a movement that changes - moves and dislodges the limits whether they are regarded as norms, moral conducts or habits. Furthermore, the consumerism also constitutes identity as a marker, used to gain status, recognition, pleasure, communicate tastes and lifestyles. Finally, it is suggested the school as a possible place to rethink the consumerism culture beyond the ordinary market of nowadays.
id UFPL_dad8a96da391b421afeab17aa934a483
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1692
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2014-08-20T13:48:10Z2014-04-032014-08-20T13:48:10Z2008-04-15BALINHAS, Vera Lúcia Gainssa. Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1692In this dissertation it is presented reflections about consumerism and its meaning to a group of sixteen high school students from a public school of Rio Grande, Cassino, Rio Grande do Sul state. The investigative process was taken through joint and also individual meetings which tried to investigate the students consumerism at school. Some tools were selected to stimulate the debate, tools like diaries, drawings, artistic installation, visits to McDonald´s and documentaries. Being a teacher at a school allowed me to be in contact with the ethnographic research. In the analyses of consumerism and its meanings for students it was used theoretical support of authors such as Michel Foucault, Mike Featherstone, Nestor Canclini, Jean Baudrillard, Ivor Goodson, Stuart Hall and Tomaz Tadeu da Silva. While discussing consumerism patterns the research pointed out some transgressions on the way the studied group consumes. This transgression is understood as a movement that changes - moves and dislodges the limits whether they are regarded as norms, moral conducts or habits. Furthermore, the consumerism also constitutes identity as a marker, used to gain status, recognition, pleasure, communicate tastes and lifestyles. Finally, it is suggested the school as a possible place to rethink the consumerism culture beyond the ordinary market of nowadays.Nesta dissertação apresento reflexões sobre o consumo e seus significados para um grupo de dezesseis estudantes de ensino médio, de uma escola pública na cidade do Rio Grande, balneário Cassino, Rio Grande do Sul. O processo investigativo deuse através de encontros coletivos e individuais que versaram sobre o consumo estudantil no espaço-tempo escolar. Selecionei alguns instrumentos para motivar os debates: diários, desenhos, instalação artística, visita ao McDonald s e apresentação de documentário. Por pertencer à comunidade escolar e exercer a atividade de professora na escola, mantive aproximações com a pesquisa de cunho etnográfico. Na análise sobre consumo e seus significados para os estudantes utilizei aportes teóricos de autores como Michel Foucault, Mike Featherstone, Nestor Canclini, Jean Baudrillard, Ivor Goodson, Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva. Ao discutir os significados do consumo, busquei e encontrei algumas transgressões nos modos de consumir do grupo investigado. Transgressão entendida como movimento que muda-move-desloca os limites, sejam eles normas, condutas morais ou hábitos. Mas não somente isso, o consumo também se constitui como marcador identitário, usado para conquistar status, reconhecimento, prazer, comunicar gostos e estilos de vida. Por fim, aponto a escola como lugar possível para repensar a cultura de consumo para além da lógica do mercado.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoCurrículoCulturaConsumoCurriculumCultureConsumerismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCurrículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1334990398175859http://lattes.cnpq.br/7490451482911533Vieira, Jarbas SantosBalinhas, Vera Lúcia Gainssainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALVera Lucia Gainssa Balinhas_Dissertacao.pdfapplication/pdf949245http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1692/1/Vera%20Lucia%20Gainssa%20Balinhas_Dissertacao.pdfd595a57fc9f765857ab0ac636a132cf1MD51open accessTEXTVera Lucia Gainssa Balinhas_Dissertacao.pdf.txtVera Lucia Gainssa Balinhas_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain244199http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1692/2/Vera%20Lucia%20Gainssa%20Balinhas_Dissertacao.pdf.txt859bef1fec4f5d65c39bcc5f451f76c4MD52open accessTHUMBNAILVera Lucia Gainssa Balinhas_Dissertacao.pdf.jpgVera Lucia Gainssa Balinhas_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1656http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1692/3/Vera%20Lucia%20Gainssa%20Balinhas_Dissertacao.pdf.jpg48fa9208e91bc183e746de2130d38f41MD53open access123456789/16922021-11-29 13:25:28.943open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1692Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-11-29T16:25:28Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
title Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
spellingShingle Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
Balinhas, Vera Lúcia Gainssa
Currículo
Cultura
Consumo
Curriculum
Culture
Consumerism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
title_full Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
title_fullStr Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
title_full_unstemmed Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
title_sort Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
author Balinhas, Vera Lúcia Gainssa
author_facet Balinhas, Vera Lúcia Gainssa
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1334990398175859
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7490451482911533
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Jarbas Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Balinhas, Vera Lúcia Gainssa
contributor_str_mv Vieira, Jarbas Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Cultura
Consumo
topic Currículo
Cultura
Consumo
Curriculum
Culture
Consumerism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Culture
Consumerism
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description In this dissertation it is presented reflections about consumerism and its meaning to a group of sixteen high school students from a public school of Rio Grande, Cassino, Rio Grande do Sul state. The investigative process was taken through joint and also individual meetings which tried to investigate the students consumerism at school. Some tools were selected to stimulate the debate, tools like diaries, drawings, artistic installation, visits to McDonald´s and documentaries. Being a teacher at a school allowed me to be in contact with the ethnographic research. In the analyses of consumerism and its meanings for students it was used theoretical support of authors such as Michel Foucault, Mike Featherstone, Nestor Canclini, Jean Baudrillard, Ivor Goodson, Stuart Hall and Tomaz Tadeu da Silva. While discussing consumerism patterns the research pointed out some transgressions on the way the studied group consumes. This transgression is understood as a movement that changes - moves and dislodges the limits whether they are regarded as norms, moral conducts or habits. Furthermore, the consumerism also constitutes identity as a marker, used to gain status, recognition, pleasure, communicate tastes and lifestyles. Finally, it is suggested the school as a possible place to rethink the consumerism culture beyond the ordinary market of nowadays.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:48:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-03
2014-08-20T13:48:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BALINHAS, Vera Lúcia Gainssa. Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1692
identifier_str_mv BALINHAS, Vera Lúcia Gainssa. Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1692/1/Vera%20Lucia%20Gainssa%20Balinhas_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1692/2/Vera%20Lucia%20Gainssa%20Balinhas_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1692/3/Vera%20Lucia%20Gainssa%20Balinhas_Dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d595a57fc9f765857ab0ac636a132cf1
859bef1fec4f5d65c39bcc5f451f76c4
48fa9208e91bc183e746de2130d38f41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1793510799502737408