Trajetórias musicais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Atallah, Gianne Zanella
Orientador(a): Nogueira, Isabel Porto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
Departamento: Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2824
Resumo: O trabalho de pesquisa, intitulado Trajetórias Musicais de Alunas e Professoras do Conservatório de Música de Rio Grande que aqui será apresentado, buscou identificar as formas de representação das mulheres musicistas, a partir das memórias dos alunos e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande. Tomou-se como recorte temporal do trabalho a década de 1940 até a primeira metade de 1950, tendo em vista o período de atuação das mulheres entrevistadas dentro do Conservatório de Música de Rio Grande. A partir das entrevistas orais, buscou-se identificar as influências familiares, a motivação para o estudo da música, a construção da carreira profissional e a dicotomia entre o ser concertista e o ser professora. Para melhor compreender o contexto social do período, abordaremos o contexto histórico e musical brasileiro entre os séculos XIX e XX, tendo como marco temporal a Proclamação da República até o final da primeira metade do século XX. Neste contexto, enfocaremos aspectos do pensamento positivista, que foram determinantes para o modelo de conduta estabelecido para a mulher no que tange especialmente ao processo de ensino-aprendizagem musical. A partir do contexto da cidade de Rio Grande, dirigimos nosso olhar para o Conservatório de Música de Rio Grande, enfocando sua trajetória e a presença feminina no acervo documental. Trabalharemos com os conceitos de gênero, representação e poder simbólico para compreendermos os diferentes papéis sociais femininos dentro da música, nos meios geradores aqui identificados como família, trabalho e carreira musical. A partir dos relatos orais, buscou-se compreender a vivência musical além do documento, trazendo memórias de sete mulheres que atuaram como professoras, diletantes e artistas. Além de perceber a representação direta que possuem cada um destes papéis, identificamos o processo de conquista do espaço musical pelas mulheres, configurando o Conservatório de Música como importante espaço de atuação feminina na esfera pública.
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spelling 2016-04-20T22:32:57Z2016-04-20T22:32:57Z2011-03-30ATALLAH, Gianne Zanella. Trajetórias musicais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande. 2011. 189 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2011.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2824O trabalho de pesquisa, intitulado Trajetórias Musicais de Alunas e Professoras do Conservatório de Música de Rio Grande que aqui será apresentado, buscou identificar as formas de representação das mulheres musicistas, a partir das memórias dos alunos e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande. Tomou-se como recorte temporal do trabalho a década de 1940 até a primeira metade de 1950, tendo em vista o período de atuação das mulheres entrevistadas dentro do Conservatório de Música de Rio Grande. A partir das entrevistas orais, buscou-se identificar as influências familiares, a motivação para o estudo da música, a construção da carreira profissional e a dicotomia entre o ser concertista e o ser professora. Para melhor compreender o contexto social do período, abordaremos o contexto histórico e musical brasileiro entre os séculos XIX e XX, tendo como marco temporal a Proclamação da República até o final da primeira metade do século XX. Neste contexto, enfocaremos aspectos do pensamento positivista, que foram determinantes para o modelo de conduta estabelecido para a mulher no que tange especialmente ao processo de ensino-aprendizagem musical. A partir do contexto da cidade de Rio Grande, dirigimos nosso olhar para o Conservatório de Música de Rio Grande, enfocando sua trajetória e a presença feminina no acervo documental. Trabalharemos com os conceitos de gênero, representação e poder simbólico para compreendermos os diferentes papéis sociais femininos dentro da música, nos meios geradores aqui identificados como família, trabalho e carreira musical. A partir dos relatos orais, buscou-se compreender a vivência musical além do documento, trazendo memórias de sete mulheres que atuaram como professoras, diletantes e artistas. Além de perceber a representação direta que possuem cada um destes papéis, identificamos o processo de conquista do espaço musical pelas mulheres, configurando o Conservatório de Música como importante espaço de atuação feminina na esfera pública.The research work, titled musical Trajectories Schoolgirls and Women of the Music Conservatory of Rio Grande that here will be presented, sought to identify the forms of representation of women musicians, from the memories of the students and teachers of the Music Conservatory of Rio Grande. He took up work as temporal clipping the 1940s until the first half of 1950, for the period of operation of the women interviewed inside the Music Conservatory of Rio Grande. From oral interviews, sought to identify the family influences, the motivation for the study of music, the construction of the professional career and the dichotomy between concert and be a teacher. To better understand the social context of the period, we will cover the Brazilian musical and historical context between the 19th and 20th centuries, with the timeframe the proclamation of the Republic until the end of the first half of the 20th century. In this context, shadow aspects of positivist thought, which were instrumental to the model of conduct established for women in especially the teaching-learning process. From the context of the Rio Grande, drove our look at the Music Conservatory of Rio Grande, focusing on its trajectory and the female presence in documentary collection. We will work with the concepts of gender, representation and symbolic power to understand the different female social roles within the music, media generators here identified as family, work and career. From oral reports, sought to understand the musical experience in addition to the document, bringing memories of seven women who acted as teachers, amateurish and artists. In addition to realize direct representation with each of these roles, we identified the process of conquest of space music by women, setting up Conservatory of music as an important area of activity of women in the public sphere.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio CulturalUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANASMúsicaGêneroPositivismoConservatório de Música de Rio GrandeHistória oralMusicGenderPositivismConservatory of music in Rio GrandeOral historyTrajetórias musicais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grandeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4255986D3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792563P8Nogueira, Isabel PortoAtallah, Gianne Zanellainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTrajetórias musicais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande.pdf.txtTrajetórias musicais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande.pdf.txtExtracted texttext/plain390355http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2824/10/Trajet%c3%b3rias%20musicais%20de%20alunas%20e%20professoras%20do%20Conservat%c3%b3rio%20de%20M%c3%basica%20de%20Rio%20Grande.pdf.txtb6982d00ab1e6ff0127d845a7dbe7a51MD510open accessTHUMBNAILTrajetórias musicais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande.pdf.jpgTrajetórias musicais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1339http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2824/11/Trajet%c3%b3rias%20musicais%20de%20alunas%20e%20professoras%20do%20Conservat%c3%b3rio%20de%20M%c3%basica%20de%20Rio%20Grande.pdf.jpg10d561d6008a0a5726f98b27832ee561MD511open accessORIGINALTrajetórias musicais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande.pdfTrajetórias musicais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande.pdfapplication/pdf3374201http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2824/5/Trajet%c3%b3rias%20musicais%20de%20alunas%20e%20professoras%20do%20Conservat%c3%b3rio%20de%20M%c3%basica%20de%20Rio%20Grande.pdf5bfbfb30275302479873b6eda271a01bMD55open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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