A pedagogia do fuxico: saberes e vivências de um Griô Aprendiz ao ritmo de Sirley Amaro
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
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Departamento: |
Faculdade de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9501 |
Resumo: | Essa tese objetiva construir uma aproximação (articulação do passado) pela reflexividade na pesquisa de um Griô Aprendiz com os saberes, pela memória, da Mestra Griô Sirley Amaro, enfatizando a história do encontro entre Mestra Griô e Griô Aprendiz e o processo de transmissão e apreensão da Pedagogia do Fuxico. Sirley Amaro (1936- 2020) foi uma mulher negra, costureira de profissão, representante e defensora da memória e da história do povo negro na cidade de Pelotas e reconhecida por esta função local, regional e nacionalmente, principalmente através do título de Mestre Griô conferido pelo Programa Cultura Viva. Pelas imagens e pelo ritmo de Dona Sirley a narrativa é construída na direção de uma arquitetura textual, que expressa um método cujo choque vibratório é provocado pelo tensionamento entre a ancestralidade enquanto princípio epistemológico e a etnografia surrealista como técnica de escrita. As contribuições de Walter Benjamin se colocam como parte deste campo epistemológico, refletindo acerca da árdua tarefa de escovar a história a contrapelo, na busca das narrativas dos vencidos que seguem ressoando ainda hoje. Somando se ainda, as contribuições do pensamento afrocentrado que reconhece as práticas do sujeito negro enquanto parte de um sistema ontológico, onde as relações, seja com o outro, com a natureza ou consigo mesmo, são também forma legítimas de produção de conhecimento. O método se exprime através de diferentes materiais, linha, cor, tecido, volume e música. A tese que defendo é a de que através do ritmo da Mestra existe uma Pedagogia articulada por saberes e fazeres e que através da imagem alegórica do fuxico neste trabalho pode ser apreendida. Uma Pedagogia do Fuxico que é tecida através das tramas da ancestralidade, da oralidade e da musicalidade. Uma Pedagogia do Fuxico com alternativa ao empobrecimento da experiência, como vivência, como força, como ritmo, como música, contando e cantando histórias, cantando e contando a vida. Defendo que existe uma Pedagogia do Fuxico através da experiência deste Griô Aprendiz e pelas práticas da Mestra Sirley Amaro compreendendo além do que são feitas estas experiências, também, de quem são feitas as Vivências Griô, assim como também do que podem ser feitas as Pedagogias, e como a Ancestralidade, a Oralidade e Musicalidade são eixos organizadores destas práticas. Pela roda iniciamos esta tese, e em roda chegamos perto do que tem de ser seu fim. Encontrar na Ancestralidade, na Oralidade, na Musicalidade como tramas centrais que dizem de um ritmo próprio de uma Pedagogia do Fuxico é também reconhecer a circularidade como essa possibilidade de um por vir... e de outro... e de outro... |
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2023-05-25T23:37:57Z2023-05-25T23:37:57Z2022-11-08MARTINS, Felipe da Silva. A pedagogia do fuxico: saberes e vivências de um Griô Aprendiz ao ritmo de Sirley Amaro. 2022. 156f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9501Essa tese objetiva construir uma aproximação (articulação do passado) pela reflexividade na pesquisa de um Griô Aprendiz com os saberes, pela memória, da Mestra Griô Sirley Amaro, enfatizando a história do encontro entre Mestra Griô e Griô Aprendiz e o processo de transmissão e apreensão da Pedagogia do Fuxico. Sirley Amaro (1936- 2020) foi uma mulher negra, costureira de profissão, representante e defensora da memória e da história do povo negro na cidade de Pelotas e reconhecida por esta função local, regional e nacionalmente, principalmente através do título de Mestre Griô conferido pelo Programa Cultura Viva. Pelas imagens e pelo ritmo de Dona Sirley a narrativa é construída na direção de uma arquitetura textual, que expressa um método cujo choque vibratório é provocado pelo tensionamento entre a ancestralidade enquanto princípio epistemológico e a etnografia surrealista como técnica de escrita. As contribuições de Walter Benjamin se colocam como parte deste campo epistemológico, refletindo acerca da árdua tarefa de escovar a história a contrapelo, na busca das narrativas dos vencidos que seguem ressoando ainda hoje. Somando se ainda, as contribuições do pensamento afrocentrado que reconhece as práticas do sujeito negro enquanto parte de um sistema ontológico, onde as relações, seja com o outro, com a natureza ou consigo mesmo, são também forma legítimas de produção de conhecimento. O método se exprime através de diferentes materiais, linha, cor, tecido, volume e música. 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Encontrar na Ancestralidade, na Oralidade, na Musicalidade como tramas centrais que dizem de um ritmo próprio de uma Pedagogia do Fuxico é também reconhecer a circularidade como essa possibilidade de um por vir... e de outro... e de outro...This thesis pursues to build an approach (articulated to the past) through reflexivity on the research of a Griô Aprendiz with the knowledge, through memory, of Mestre Griô Shirley Amaro, with emphasis on the encounter between this Mestre Griô and Griô aprendiz and the process of transmission and apprehension of the Fuxico Pedogagy. Sirley Amaro (1936 – 2020) was a black woman, a professional needlewoman, a spokeswoman and defender of memory and black peoples history of Pelotas and recognized locally, regionally and nationally, mostly by the Mestre Griô title designated by the Cultura Viva program. Through the images and the rhythm of Dona Sirley this narrative is build as a textual architecture that express a method witch the vibrated impact is provoked by the tensioning between the ancestry as epistemological principle and the surrealist ethnography as a writing technique. The contributions of Walter Benjamin are tied together in this epistemological field, reflecting the task to braid the History Against to seek the defeated ones narratives that echoes till today. Adding to that, the contributions of the afrocentric thought, that recognize the black subject practices as part of a ontologic system, where interactions, with others, with nature, or with yourself, are also producers of knowledge legitimately. The method express itself in the diverse materials, thread, color, fabric, volume and music. Here I defend the thesis that through the rhythm of Mestre exists a pedagogy articulated on knowledge and making and, with the allegorical image of a fuxico in this research, it can be learned. A Fuxico pedagogy is tied through the ancestrally plots, the orality and the musicality. A Fuxico Pedagogy as an alternative to the impoverishment of the background, as an experience, force, rhythm, music, telling and singing stories, singing and telling life. I defend the existence of a Fuxico Pedagogy through this Griô Aprendiz experience and by the practices of Mestre Sirley Amaro comprehending beyond to what is made this interactions itself, and also who made this Grio experiences, just as what can be made of the Pedagogy, and how the ancestry, orality and musicality are organized as center pines to this practices. By the circle we start this thesis, and by the circle we come close to what has to be it ends. Finding the ancestry, the orality, the musicality as central plots that states from a own rhythm of a Fuxico Pedagogy is recognize the circularity as a coming possibility… and another… and another…Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONALEducaçãoSirley AmaroPedagogia do fuxicoSaberes popularesEducationFuxico pedagogyPopular knowledgeA pedagogia do fuxico: saberes e vivências de um Griô Aprendiz ao ritmo de Sirley Amaroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisBussoletti, Denise MarcosMartins, Felipe da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese FELIPE DA SILVA MARTINS.pdf.txtTese FELIPE DA SILVA MARTINS.pdf.txtExtracted texttext/plain251961http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9501/6/Tese%20FELIPE%20DA%20SILVA%20MARTINS.pdf.txta4cc57cc2b48f74c62db2e051e33d6b3MD56open accessTHUMBNAILTese FELIPE DA SILVA MARTINS.pdf.jpgTese FELIPE DA SILVA MARTINS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2162http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9501/7/Tese%20FELIPE%20DA%20SILVA%20MARTINS.pdf.jpg1f03172f382b95ebb564f2a65a07c395MD57open accessORIGINALTese FELIPE DA SILVA MARTINS.pdfTese FELIPE DA SILVA MARTINS.pdfapplication/pdf15330297http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9501/1/Tese%20FELIPE%20DA%20SILVA%20MARTINS.pdfbd86ea100756545efd472d6e51cfea4fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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