Net Promoter Score como instrumento de avaliação de serviços de saúde bucal na atenção primária à saúde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Cleff, Lucas Brum
Orientador(a): D’ávila, Otávio Pereira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10672
Resumo: No Brasil a assistência odontológica ocupa principalmente o nível primário da atenção pública, situação que proporciona um maior acesso aos serviços de saúde bucal aos usuários. Entretanto, a maior disponibilidade e oferta não garante a qualidade do serviço prestado. Sendo assim, é necessário o acompanhamento e avaliação da Atenção Primária para promover sua constante evolução e aprimoramento. O objetivo deste estudo é investigar a satisfação de usuários dos serviços de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde a partir do uso do Net Promoter Score. O estudo possui delineamento transversal e realizou uma análise da saúde bucal no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, utilizando-se de dados coletados em pesquisa do tipo survey junto a 387 usuários adultos de Unidades de Saúde da Família vinculadas a um programa de residência multiprofissional. Foram utilizados diferentes instrumentos de avaliação da qualidade do serviço, sendo eles o Primary Care Assessment Tool Brasil – Saúde Bucal (PCATool), o Oral Impact on Daily Performance (OIDP) e variáveis sociodemográficas da população, relacionando com Net Promoter Score como desfecho, instrumento ainda pouco utilizado na saúde pública. O serviço avaliado apresentou o valor de 5,29 como score geral do PCATool e score de +20,69 no NPS. O Net Promoter Score apresentou associação com outros instrumentos mais complexos e consolidados sobre a percepção do serviço e condição de saúde dos usuários, sendo um alto score do NPS associou-se a um alto score geral da Atenção Primária, avaliado a partir do instrumento PCATool. Esse achado pode indicar que é possível a utilização do NPS como alternativa mais simples de ser aplicada quando comparado a outras formas de avaliação dos serviços de saúde, embora mais estudos precisem ser realizados a fim de elucidar o real poder do NPS no contexto da saúde pública.
id UFPL_edfa26599da682147d4dacd8d9474566
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10672
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-11-08T14:02:52Z2023-11-08T14:02:52Z2023-03-22CLEFF, Lucas Brum. Net Promoter Score como instrumento de avaliação de Serviços de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10672No Brasil a assistência odontológica ocupa principalmente o nível primário da atenção pública, situação que proporciona um maior acesso aos serviços de saúde bucal aos usuários. Entretanto, a maior disponibilidade e oferta não garante a qualidade do serviço prestado. Sendo assim, é necessário o acompanhamento e avaliação da Atenção Primária para promover sua constante evolução e aprimoramento. O objetivo deste estudo é investigar a satisfação de usuários dos serviços de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde a partir do uso do Net Promoter Score. O estudo possui delineamento transversal e realizou uma análise da saúde bucal no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, utilizando-se de dados coletados em pesquisa do tipo survey junto a 387 usuários adultos de Unidades de Saúde da Família vinculadas a um programa de residência multiprofissional. Foram utilizados diferentes instrumentos de avaliação da qualidade do serviço, sendo eles o Primary Care Assessment Tool Brasil – Saúde Bucal (PCATool), o Oral Impact on Daily Performance (OIDP) e variáveis sociodemográficas da população, relacionando com Net Promoter Score como desfecho, instrumento ainda pouco utilizado na saúde pública. O serviço avaliado apresentou o valor de 5,29 como score geral do PCATool e score de +20,69 no NPS. O Net Promoter Score apresentou associação com outros instrumentos mais complexos e consolidados sobre a percepção do serviço e condição de saúde dos usuários, sendo um alto score do NPS associou-se a um alto score geral da Atenção Primária, avaliado a partir do instrumento PCATool. Esse achado pode indicar que é possível a utilização do NPS como alternativa mais simples de ser aplicada quando comparado a outras formas de avaliação dos serviços de saúde, embora mais estudos precisem ser realizados a fim de elucidar o real poder do NPS no contexto da saúde pública.In Brazil dental care occupies mainly the primary level of public care, a scenario that grants and provides users with a greater access to oral health services. However, the greater availability and offer does not guarantee the quality of the service provided. Therefore, the monitoring and evaluation of Primary Care is necessary to promote its constant evolution and improvement. The objective of this study is to investigate the satisfaction of users of oral health services in Primary Health Care using the Net Promoter Score. The study has a cross-sectional design and carried out an analysis of oral health in the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul, utilizing data collected in a survey research with 387 adult users of Family Health Units linked to a multiprofessional residency program. Different instruments for evaluating the quality of the service were used, namely the Primary Care Assessment Tool Brazil – Oral Health (PCATool), the Oral Impact on Daily Performance (OIDP) and sociodemographic variables of the population, relating to the Net Promoter Score as an outcome, an instrument still little used in public health. The evaluated service had a value of 5.29 as a general score on the PCATool and a score of +20.69 on the NPS. The Net Promoter Score was associated with other more complex and consolidated instruments on the perception of the service and the health condition of the users, with a high NPS score being associated with a high overall score for Primary Care, assessed using the PCATool instrument. This finding may indicate that it is possible to use the NPS as a simpler alternative to be applied when compared to other forms of evaluation of health services, although more studies need to be carried out in order to elucidate the real power of the NPS in the context of public health.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em OdontologiaUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS DA SAUDEODONTOLOGIAODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVAOdontologiaSaúde públicaAtenção primáriaSaúde bucalNet Promoter ScorePrimary care assessment toolOral impact on daily performanceNet Promoter Score como instrumento de avaliação de serviços de saúde bucal na atenção primária à saúdeNet Promoter Score as an evaluation tool for oral health services in primary health careinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1186562449235895Castilhos, Eduardo Dickie dehttp://lattes.cnpq.br/1006318914677074Pinto, Luiz FelipeD’ávila, Otávio PereiraCleff, Lucas Brumreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALDissertacao_Lucas_Brum_Cleff.pdfDissertacao_Lucas_Brum_Cleff.pdfapplication/pdf8019768http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10672/1/Dissertacao_Lucas_Brum_Cleff.pdf4cedfedf8ea4d40cb6535933d377b9d0MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10672/2/license.txta963c7f783e32dba7010280c7b5ea154MD52open accessTEXTDissertacao_Lucas_Brum_Cleff.pdf.txtDissertacao_Lucas_Brum_Cleff.pdf.txtExtracted texttext/plain376641http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10672/3/Dissertacao_Lucas_Brum_Cleff.pdf.txtdf4d56839c7decb39ddc2e30a7ef6170MD53open accessTHUMBNAILDissertacao_Lucas_Brum_Cleff.pdf.jpgDissertacao_Lucas_Brum_Cleff.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10672/4/Dissertacao_Lucas_Brum_Cleff.pdf.jpg13c51f06f20199224874b9d65ca06ff0MD54open accessprefix/106722023-11-09 03:01:13.539open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-11-09T06:01:13Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Net Promoter Score como instrumento de avaliação de serviços de saúde bucal na atenção primária à saúde
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Net Promoter Score as an evaluation tool for oral health services in primary health care
title Net Promoter Score como instrumento de avaliação de serviços de saúde bucal na atenção primária à saúde
spellingShingle Net Promoter Score como instrumento de avaliação de serviços de saúde bucal na atenção primária à saúde
Cleff, Lucas Brum
CIENCIAS DA SAUDE
Odontologia
Saúde pública
Atenção primária
Saúde bucal
Net Promoter Score
Primary care assessment tool
Oral impact on daily performance
ODONTOLOGIA
ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
title_short Net Promoter Score como instrumento de avaliação de serviços de saúde bucal na atenção primária à saúde
title_full Net Promoter Score como instrumento de avaliação de serviços de saúde bucal na atenção primária à saúde
title_fullStr Net Promoter Score como instrumento de avaliação de serviços de saúde bucal na atenção primária à saúde
title_full_unstemmed Net Promoter Score como instrumento de avaliação de serviços de saúde bucal na atenção primária à saúde
title_sort Net Promoter Score como instrumento de avaliação de serviços de saúde bucal na atenção primária à saúde
author Cleff, Lucas Brum
author_facet Cleff, Lucas Brum
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1186562449235895
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Castilhos, Eduardo Dickie de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1006318914677074
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv Pinto, Luiz Felipe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D’ávila, Otávio Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Cleff, Lucas Brum
contributor_str_mv Castilhos, Eduardo Dickie de
Pinto, Luiz Felipe
D’ávila, Otávio Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS DA SAUDE
topic CIENCIAS DA SAUDE
Odontologia
Saúde pública
Atenção primária
Saúde bucal
Net Promoter Score
Primary care assessment tool
Oral impact on daily performance
ODONTOLOGIA
ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
dc.subject.por.fl_str_mv Odontologia
Saúde pública
Atenção primária
Saúde bucal
Net Promoter Score
Primary care assessment tool
Oral impact on daily performance
dc.subject.cnpq1.pt_BR.fl_str_mv ODONTOLOGIA
dc.subject.cnpq2.pt_BR.fl_str_mv ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
description No Brasil a assistência odontológica ocupa principalmente o nível primário da atenção pública, situação que proporciona um maior acesso aos serviços de saúde bucal aos usuários. Entretanto, a maior disponibilidade e oferta não garante a qualidade do serviço prestado. Sendo assim, é necessário o acompanhamento e avaliação da Atenção Primária para promover sua constante evolução e aprimoramento. O objetivo deste estudo é investigar a satisfação de usuários dos serviços de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde a partir do uso do Net Promoter Score. O estudo possui delineamento transversal e realizou uma análise da saúde bucal no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, utilizando-se de dados coletados em pesquisa do tipo survey junto a 387 usuários adultos de Unidades de Saúde da Família vinculadas a um programa de residência multiprofissional. Foram utilizados diferentes instrumentos de avaliação da qualidade do serviço, sendo eles o Primary Care Assessment Tool Brasil – Saúde Bucal (PCATool), o Oral Impact on Daily Performance (OIDP) e variáveis sociodemográficas da população, relacionando com Net Promoter Score como desfecho, instrumento ainda pouco utilizado na saúde pública. O serviço avaliado apresentou o valor de 5,29 como score geral do PCATool e score de +20,69 no NPS. O Net Promoter Score apresentou associação com outros instrumentos mais complexos e consolidados sobre a percepção do serviço e condição de saúde dos usuários, sendo um alto score do NPS associou-se a um alto score geral da Atenção Primária, avaliado a partir do instrumento PCATool. Esse achado pode indicar que é possível a utilização do NPS como alternativa mais simples de ser aplicada quando comparado a outras formas de avaliação dos serviços de saúde, embora mais estudos precisem ser realizados a fim de elucidar o real poder do NPS no contexto da saúde pública.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-08T14:02:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-08T14:02:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CLEFF, Lucas Brum. Net Promoter Score como instrumento de avaliação de Serviços de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10672
identifier_str_mv CLEFF, Lucas Brum. Net Promoter Score como instrumento de avaliação de Serviços de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde. 2023. 105f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Odontologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10672/1/Dissertacao_Lucas_Brum_Cleff.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10672/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10672/3/Dissertacao_Lucas_Brum_Cleff.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10672/4/Dissertacao_Lucas_Brum_Cleff.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4cedfedf8ea4d40cb6535933d377b9d0
a963c7f783e32dba7010280c7b5ea154
df4d56839c7decb39ddc2e30a7ef6170
13c51f06f20199224874b9d65ca06ff0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1793510833538465792