Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Santos, Mateus Casanova dos
Orientador(a): Leite, Maria Cecilia Lorea
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Departamento: Faculdade de Enfermagem
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1886
Resumo: This paper derives the dissertation research entitled "Study on the evaluation of trigger learning Simulation - Morphofunctional Lab / College of Nursing / UFPel" and is characterized by a case study of investigative and descriptive participant character, from the educational experience in the trigger Learning Simulation in Nursing, the second half of the first cycle graduate of the College of Nursing, Federal University of Pelotas (UFPel), which develops simulation of clinical semiology and semiotics in Nursing. The goal was to understand the assessment in the practice of simulation - Lab Morphofunctional in the context of the process of curricular reorganization of the College of Nursing / UFPel, contributing to the improvement process of planning teaching and evaluation of trigger learning that integrates the new curriculum graduate of the College of Nursing / UFPel, initiated in 2009. From the initial reflections of this study, there is the theory of Bernstein as a powerful tool Semiologic of teaching practices, which contributes to the planning and analysis of the evaluation of the device under study educational curriculum. In this pedagogical context, we observed the internal classification of the regulative and instructional discourse strengths.
id UFPL_f737ef443544ac2f69c91c8704e7f90d
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1886
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2014-08-20T13:49:47Z2010-11-052014-08-20T13:49:47Z2010-10-01SANTOS, Mateus Casanova dos. Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1886This paper derives the dissertation research entitled "Study on the evaluation of trigger learning Simulation - Morphofunctional Lab / College of Nursing / UFPel" and is characterized by a case study of investigative and descriptive participant character, from the educational experience in the trigger Learning Simulation in Nursing, the second half of the first cycle graduate of the College of Nursing, Federal University of Pelotas (UFPel), which develops simulation of clinical semiology and semiotics in Nursing. The goal was to understand the assessment in the practice of simulation - Lab Morphofunctional in the context of the process of curricular reorganization of the College of Nursing / UFPel, contributing to the improvement process of planning teaching and evaluation of trigger learning that integrates the new curriculum graduate of the College of Nursing / UFPel, initiated in 2009. From the initial reflections of this study, there is the theory of Bernstein as a powerful tool Semiologic of teaching practices, which contributes to the planning and analysis of the evaluation of the device under study educational curriculum. In this pedagogical context, we observed the internal classification of the regulative and instructional discourse strengths.O presente estudo tem como origem a pesquisa de dissertação intitulada Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem / UFPel e se caracteriza por um estudo de caso investigativo de caráter participante e descritivo, a partir da vivência pedagógica no disparador de aprendizagem Simulação em Enfermagem, do segundo semestre do primeiro ciclo da graduação da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), quando se desenvolve a simulação clínica de semiologia e semiotécnica em Enfermagem. O objetivo foi compreender a avaliação na prática da Simulação - Laboratório Morfofuncional no contexto do processo de reorganização curricular da Faculdade de Enfermagem/UFPel, buscando contribuir para o processo de aperfeiçoamento do planejamento de ensino e, especialmente, da avaliação deste disparador de aprendizagem que integra o novo currículo de graduação da FEn/UFPel, iniciado em 2009. A partir das reflexões desta pesquisa, observou-se a teorização de Bernstein como uma potente ferramenta semiológica das práticas pedagógicas, a qual contribui para o planejamento e análise da avaliação do dispositivo pedagógico curricular em estudo. Neste contexto pedagógico, observou-se a classificação interna do discurso regulador e instrucional fortes.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFPelBRFaculdade de EnfermagemEnfermagemEducaçãoSimulaçãoAvaliaçãoEnsinoNursingEducationSimulationEvaluationTeachingCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEstudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPelStudy on the evaluation of trigger learning Simulation - Morphofunctional Lab / College of Nursing / UFPelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4734280097069236http://lattes.cnpq.br/6507656416518174Heck, Rita Mariahttp://lattes.cnpq.br/7657863585902722Leite, Maria Cecilia LoreaSantos, Mateus Casanova dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALDissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdfapplication/pdf1322705http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1886/1/Dissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdfdc3cc8c5a1e48e0b039bb27028fc4a7eMD51open accessTEXTDissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.txtDissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.txtExtracted Texttext/plain281779http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1886/2/Dissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.txt09350f487943ad39423d62c79fac94b1MD52open accessTHUMBNAILDissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.jpgDissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1886/3/Dissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.jpg12b798efc1c2e89fa9af052a57b14caeMD53open access123456789/18862022-01-27 15:25:07.213open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2022-01-27T18:25:07Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Study on the evaluation of trigger learning Simulation - Morphofunctional Lab / College of Nursing / UFPel
title Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel
spellingShingle Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel
Santos, Mateus Casanova dos
Enfermagem
Educação
Simulação
Avaliação
Ensino
Nursing
Education
Simulation
Evaluation
Teaching
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
title_short Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel
title_full Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel
title_fullStr Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel
title_full_unstemmed Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel
title_sort Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel
author Santos, Mateus Casanova dos
author_facet Santos, Mateus Casanova dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4734280097069236
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6507656416518174
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Heck, Rita Maria
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7657863585902722
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Maria Cecilia Lorea
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mateus Casanova dos
contributor_str_mv Heck, Rita Maria
Leite, Maria Cecilia Lorea
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação
Simulação
Avaliação
Ensino
topic Enfermagem
Educação
Simulação
Avaliação
Ensino
Nursing
Education
Simulation
Evaluation
Teaching
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing
Education
Simulation
Evaluation
Teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
description This paper derives the dissertation research entitled "Study on the evaluation of trigger learning Simulation - Morphofunctional Lab / College of Nursing / UFPel" and is characterized by a case study of investigative and descriptive participant character, from the educational experience in the trigger Learning Simulation in Nursing, the second half of the first cycle graduate of the College of Nursing, Federal University of Pelotas (UFPel), which develops simulation of clinical semiology and semiotics in Nursing. The goal was to understand the assessment in the practice of simulation - Lab Morphofunctional in the context of the process of curricular reorganization of the College of Nursing / UFPel, contributing to the improvement process of planning teaching and evaluation of trigger learning that integrates the new curriculum graduate of the College of Nursing / UFPel, initiated in 2009. From the initial reflections of this study, there is the theory of Bernstein as a powerful tool Semiologic of teaching practices, which contributes to the planning and analysis of the evaluation of the device under study educational curriculum. In this pedagogical context, we observed the internal classification of the regulative and instructional discourse strengths.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-11-05
2014-08-20T13:49:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:49:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Mateus Casanova dos. Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1886
identifier_str_mv SANTOS, Mateus Casanova dos. Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1886/1/Dissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1886/2/Dissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1886/3/Dissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dc3cc8c5a1e48e0b039bb27028fc4a7e
09350f487943ad39423d62c79fac94b1
12b798efc1c2e89fa9af052a57b14cae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1793510769643487232