Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
|
Departamento: |
Faculdade de Enfermagem
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1886 |
Resumo: | This paper derives the dissertation research entitled "Study on the evaluation of trigger learning Simulation - Morphofunctional Lab / College of Nursing / UFPel" and is characterized by a case study of investigative and descriptive participant character, from the educational experience in the trigger Learning Simulation in Nursing, the second half of the first cycle graduate of the College of Nursing, Federal University of Pelotas (UFPel), which develops simulation of clinical semiology and semiotics in Nursing. The goal was to understand the assessment in the practice of simulation - Lab Morphofunctional in the context of the process of curricular reorganization of the College of Nursing / UFPel, contributing to the improvement process of planning teaching and evaluation of trigger learning that integrates the new curriculum graduate of the College of Nursing / UFPel, initiated in 2009. From the initial reflections of this study, there is the theory of Bernstein as a powerful tool Semiologic of teaching practices, which contributes to the planning and analysis of the evaluation of the device under study educational curriculum. In this pedagogical context, we observed the internal classification of the regulative and instructional discourse strengths. |
id |
UFPL_f737ef443544ac2f69c91c8704e7f90d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1886 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2014-08-20T13:49:47Z2010-11-052014-08-20T13:49:47Z2010-10-01SANTOS, Mateus Casanova dos. Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1886This paper derives the dissertation research entitled "Study on the evaluation of trigger learning Simulation - Morphofunctional Lab / College of Nursing / UFPel" and is characterized by a case study of investigative and descriptive participant character, from the educational experience in the trigger Learning Simulation in Nursing, the second half of the first cycle graduate of the College of Nursing, Federal University of Pelotas (UFPel), which develops simulation of clinical semiology and semiotics in Nursing. The goal was to understand the assessment in the practice of simulation - Lab Morphofunctional in the context of the process of curricular reorganization of the College of Nursing / UFPel, contributing to the improvement process of planning teaching and evaluation of trigger learning that integrates the new curriculum graduate of the College of Nursing / UFPel, initiated in 2009. From the initial reflections of this study, there is the theory of Bernstein as a powerful tool Semiologic of teaching practices, which contributes to the planning and analysis of the evaluation of the device under study educational curriculum. In this pedagogical context, we observed the internal classification of the regulative and instructional discourse strengths.O presente estudo tem como origem a pesquisa de dissertação intitulada Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem / UFPel e se caracteriza por um estudo de caso investigativo de caráter participante e descritivo, a partir da vivência pedagógica no disparador de aprendizagem Simulação em Enfermagem, do segundo semestre do primeiro ciclo da graduação da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), quando se desenvolve a simulação clínica de semiologia e semiotécnica em Enfermagem. O objetivo foi compreender a avaliação na prática da Simulação - Laboratório Morfofuncional no contexto do processo de reorganização curricular da Faculdade de Enfermagem/UFPel, buscando contribuir para o processo de aperfeiçoamento do planejamento de ensino e, especialmente, da avaliação deste disparador de aprendizagem que integra o novo currículo de graduação da FEn/UFPel, iniciado em 2009. A partir das reflexões desta pesquisa, observou-se a teorização de Bernstein como uma potente ferramenta semiológica das práticas pedagógicas, a qual contribui para o planejamento e análise da avaliação do dispositivo pedagógico curricular em estudo. Neste contexto pedagógico, observou-se a classificação interna do discurso regulador e instrucional fortes.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFPelBRFaculdade de EnfermagemEnfermagemEducaçãoSimulaçãoAvaliaçãoEnsinoNursingEducationSimulationEvaluationTeachingCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEstudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPelStudy on the evaluation of trigger learning Simulation - Morphofunctional Lab / College of Nursing / UFPelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4734280097069236http://lattes.cnpq.br/6507656416518174Heck, Rita Mariahttp://lattes.cnpq.br/7657863585902722Leite, Maria Cecilia LoreaSantos, Mateus Casanova dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALDissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdfapplication/pdf1322705http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1886/1/Dissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdfdc3cc8c5a1e48e0b039bb27028fc4a7eMD51open accessTEXTDissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.txtDissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.txtExtracted Texttext/plain281779http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1886/2/Dissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.txt09350f487943ad39423d62c79fac94b1MD52open accessTHUMBNAILDissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.jpgDissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1886/3/Dissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.jpg12b798efc1c2e89fa9af052a57b14caeMD53open access123456789/18862022-01-27 15:25:07.213open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2022-01-27T18:25:07Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Study on the evaluation of trigger learning Simulation - Morphofunctional Lab / College of Nursing / UFPel |
title |
Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel |
spellingShingle |
Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel Santos, Mateus Casanova dos Enfermagem Educação Simulação Avaliação Ensino Nursing Education Simulation Evaluation Teaching CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
title_short |
Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel |
title_full |
Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel |
title_fullStr |
Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel |
title_full_unstemmed |
Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel |
title_sort |
Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel |
author |
Santos, Mateus Casanova dos |
author_facet |
Santos, Mateus Casanova dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4734280097069236 |
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6507656416518174 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Heck, Rita Maria |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7657863585902722 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leite, Maria Cecilia Lorea |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mateus Casanova dos |
contributor_str_mv |
Heck, Rita Maria Leite, Maria Cecilia Lorea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação Simulação Avaliação Ensino |
topic |
Enfermagem Educação Simulação Avaliação Ensino Nursing Education Simulation Evaluation Teaching CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nursing Education Simulation Evaluation Teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
description |
This paper derives the dissertation research entitled "Study on the evaluation of trigger learning Simulation - Morphofunctional Lab / College of Nursing / UFPel" and is characterized by a case study of investigative and descriptive participant character, from the educational experience in the trigger Learning Simulation in Nursing, the second half of the first cycle graduate of the College of Nursing, Federal University of Pelotas (UFPel), which develops simulation of clinical semiology and semiotics in Nursing. The goal was to understand the assessment in the practice of simulation - Lab Morphofunctional in the context of the process of curricular reorganization of the College of Nursing / UFPel, contributing to the improvement process of planning teaching and evaluation of trigger learning that integrates the new curriculum graduate of the College of Nursing / UFPel, initiated in 2009. From the initial reflections of this study, there is the theory of Bernstein as a powerful tool Semiologic of teaching practices, which contributes to the planning and analysis of the evaluation of the device under study educational curriculum. In this pedagogical context, we observed the internal classification of the regulative and instructional discourse strengths. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-11-05 2014-08-20T13:49:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-10-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:49:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Mateus Casanova dos. Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1886 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Mateus Casanova dos. Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1886/1/Dissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1886/2/Dissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1886/3/Dissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dc3cc8c5a1e48e0b039bb27028fc4a7e 09350f487943ad39423d62c79fac94b1 12b798efc1c2e89fa9af052a57b14cae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1793510769643487232 |