O processo de educação em saúde a partir do diálogo sobre plantas medicinais: significados para escolares.
Ano de defesa: | 2012 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
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Departamento: |
Faculdade de Enfermagem
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
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Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo conhecer o significado construído por educandos de ensino fundamental de duas escolas da periferia urbana de Pelotas sobre oficinas relacionadas a plantas medicinais. Tratou-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado com alunos de 4a e 5 a séries de uma escola municipal e 5o ano de uma escola estadual do município de Pelotas/RS, totalizando 83 escolares. Foram realizadas 18 oficinas (seis com cada turma), no espaço das escolas e da faculdade de enfermagem (Universidade Federal de Pelotas), durante o período de setembro a dezembro de 2011. Foram abordadas questões sobre saúde e plantas medicinais, em uma perspectiva que engloba a natureza, vendo como é a relação humana com o ambiente. As oficinas tiveram como embasamento metodológico a proposta pedagógica de Paulo Freire. Ao final destes seis encontros, os escolares escreveram uma redação a partir da pergunta norteadora: “O que as oficinas representaram na minha vida?”. A redação foi escrita por 65 escolares. Na segunda etapa do projeto, ocorrida nos meses de julho e agosto de 2012, foram realizados três grupos focais (um com cada turma) com dez integrantes em cada encontro, elencados por aleatório, tendo duração de aproximadamente 50 minutos. Os dados que surgiram das redações e dos grupos focais foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo (2007), que abrange três etapas: ordenação dos dados, classificação dos dados e análise final. Em sequência, os dados foram classificados em três temas: aprendizagem sobre plantas medicinais, cuidado com a saúde, cuidado com o ambiente. Os discursos revelaram a consciência dos reflexos da ação humana no ambiente e o compromisso social de cada um com as futuras gerações e com o planeta. O diálogo possibilitou estimular nos educandos valores direcionados ao reconhecimento do saber familiar e o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o uso seguro de plantas medicinais no cuidado à saúde. Avalia-se que contemplar o cotidiano, o vivido, ouvir o outro e perceber as emoções facilita a aprendizagem dos escolares, de forma significativa. As práticas educativas podem ser otimizadas quando trabalhadas de forma interligada com a cultura, a fim de estimular a formação do pensamento crítico dos sujeitos e favorecer o bem-estar humano e ambiental. Nesta perspectiva, o enfermeiro tem o compromisso de procurar interpretar os símbolos socialmente construídos nas diferentes culturas para propor uma prática educativa em saúde que produza significados ao existir. |
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Foram abordadas questões sobre saúde e plantas medicinais, em uma perspectiva que engloba a natureza, vendo como é a relação humana com o ambiente. As oficinas tiveram como embasamento metodológico a proposta pedagógica de Paulo Freire. Ao final destes seis encontros, os escolares escreveram uma redação a partir da pergunta norteadora: “O que as oficinas representaram na minha vida?”. A redação foi escrita por 65 escolares. Na segunda etapa do projeto, ocorrida nos meses de julho e agosto de 2012, foram realizados três grupos focais (um com cada turma) com dez integrantes em cada encontro, elencados por aleatório, tendo duração de aproximadamente 50 minutos. Os dados que surgiram das redações e dos grupos focais foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo (2007), que abrange três etapas: ordenação dos dados, classificação dos dados e análise final. Em sequência, os dados foram classificados em três temas: aprendizagem sobre plantas medicinais, cuidado com a saúde, cuidado com o ambiente. Os discursos revelaram a consciência dos reflexos da ação humana no ambiente e o compromisso social de cada um com as futuras gerações e com o planeta. O diálogo possibilitou estimular nos educandos valores direcionados ao reconhecimento do saber familiar e o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o uso seguro de plantas medicinais no cuidado à saúde. Avalia-se que contemplar o cotidiano, o vivido, ouvir o outro e perceber as emoções facilita a aprendizagem dos escolares, de forma significativa. As práticas educativas podem ser otimizadas quando trabalhadas de forma interligada com a cultura, a fim de estimular a formação do pensamento crítico dos sujeitos e favorecer o bem-estar humano e ambiental. Nesta perspectiva, o enfermeiro tem o compromisso de procurar interpretar os símbolos socialmente construídos nas diferentes culturas para propor uma prática educativa em saúde que produza significados ao existir.This research aimed to know the meaning built by elementary school students in the urban outskirts of Pelotas on workshops concerning medicinal plants. It was a qualitative, exploratory and descriptive study, carried out with 4th and 5th grade students from a city-run school and from the 5th grade of a state-run school in the city of Pelotas/RS, in a total of 83 students. 18 workshops were carried out (six with each group), at the schools facilities as well as at the Nursing School (Federal University of Pelotas), during the period from September to December 2011. Questions concerning health and medicinal plants were approached, in a perspective comprising the nature, analyzing the relationship between humans and the environment. The workshops had as their methodological basis the pedagogical proposal of Paulo Freire. At the end of these six meetings, the students wrote an essay based on the following question: “How meaningful were the workshops in my life?”. The essay was written by 65 students. In the second phase of the project, held between the months of July and August 2012, there were three main focus groups (one with each group) with ten people at each meeting, randomly listed, lasting form approximately 50 minutes. The data found in the essays and in the focus groups were analyzed as proposed by (2007), which involves three phases: data sequencing, data classification and final analysis. In sequencing, the data were classified in three themes: learning about medicinal plants, health care, caring for the environment. The talks revealed the awareness of the reflection of the human action towards the environment and the social commitment of each one with the future generations and with the planet. The dialogue enabled the stimulus for the students to values directed to the recognition of family knowledge and the development of critical thinking about the safe use of medicinal plants in health care. It is considered that contemplating the everyday life, what is experienced, listening to the others and noticing emotions facilitates the learning of the students in a meaningful way. The educational practices may be optimized when worked interconnected with culture, in order to stimulate the critical thinking of the individuals and favor the human and environmental well-being. In this perspective, the nurse has the commitment to try to interpret the socially built systems in the different cultures to propose an educational practice in health which can produce meaning when existing.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFPelBrasilFaculdade de EnfermagemCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEnfermagemEducação em saúdePlantas medicinaisCulturaEducaçãoNursingHealth educationMedicinal plantsCultureEducationO processo de educação em saúde a partir do diálogo sobre plantas medicinais: significados para escolares.The process of health education based on talks concerning medicinal plants: meanings for scholars.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/9990827878239670http://lattes.cnpq.br/7657863585902722Ghiggi, Gomercindohttp://lattes.cnpq.br/7292902568135607Heck, Rita MariaCeolin, Silvanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Silvana_Ceolin.pdf.txtDissertacao_Silvana_Ceolin.pdf.txtExtracted texttext/plain208499http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5706/6/Dissertacao_Silvana_Ceolin.pdf.txt841c19f4a0914fd430f6013ab6cfe614MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Silvana_Ceolin.pdf.jpgDissertacao_Silvana_Ceolin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1278http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5706/7/Dissertacao_Silvana_Ceolin.pdf.jpg768e2ee2e3242577d472e4be2e4917aeMD57open accessORIGINALDissertacao_Silvana_Ceolin.pdfDissertacao_Silvana_Ceolin.pdfapplication/pdf1356808http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5706/1/Dissertacao_Silvana_Ceolin.pdf9088f06a61e102cf22bfe010e8dcf5e6MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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