Impactos da segregação sócio-espacial no Município de Curitiba sobre o desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental da rede estadual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Guadanhim, Fabiane de Fátima Costa
Orientador(a): Tavares, Taís Moura, 1958-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/26388
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tais Moura Tavares
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spelling Guadanhim, Fabiane de Fátima CostaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTavares, Taís Moura, 1958-2022-09-01T18:33:30Z2022-09-01T18:33:30Z2011https://hdl.handle.net/1884/26388Orientadora: Profª Drª Tais Moura TavaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 17/08/2010Bibliografia: fls. 127-134Resumo: O presente trabalho investiga os impactos da relação entre a política educacional e a segregação sócio-espacial do Município de Curitiba no desempenho escolar de alunos do ensino fundamental da rede estadual de ensino, entendendo tal desempenho como resultado final da política educacional. O objetivo é buscar entender a distribuição das oportunidades educacionais no território da cidade e de que forma essa organização afeta a escolarização e o desempenho dos alunos provenientes das classes populares em uma cidade considerada como modelo de planejamento urbano. O conceito de geografia de oportunidades foi fundamental nesse sentido, pois se relaciona aos equipamentos urbanos e a forma como eles são distribuídos pelo território. A hipótese geral do estudo é de que existem variações na qualidade educacional ofertada pelas escolas de regiões distintas e que a tendência é do desempenho escolar ser inferior em regiões mais afastadas do centro, onde os alunos se encontram espacialmente segregados. Foi tomado como unidade sócio-espacial o bairro. Sem desconsiderar que tanto a distribuição sócioespacial quanto os resultados escolares são fruto de condicionantes históricos estruturais, buscou-se averiguar essa relação por meio do cruzamento entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica com os indicadores que contextualizam o bairro nesta pesquisa: índice de desenvolvimento humano municipal ajustado or bairro, qualidade de vida, rendimento, escolaridade da população e densidade demográfica.Abstract: This study investigates the impacts of the relationship between educational policy and socio-spatial segregation in the city of Curitiba in the academic performance of elementary students from state schools. The object is to understand the distribution of educational opportunities within the city and how this organization affects the education and student performance from the popular classes in a city regarded as a model of urban planning. The concept of the geography of opportunity was fundamental in this sense it relates to urban equipament and how they are distributed across the territory. The general hypothesis of the study is that there are variations in the quality of education offered by schools of different regions and the trend is that school performance is lower in regions furthest from the center. Thus, in a historical perspective of the structural determinants of society, we sought to investigate this correlatio by means of crossing between the Index of Basic Education Development with the indicators in context those neighborhood in this study: human development index municipal adjusted for neighborhood, quality of life, income, education and population density.142 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaEducação e EstadoRendimento escolar - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Educação - Curitiba (PR)EducaçãoImpactos da segregação sócio-espacial no Município de Curitiba sobre o desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental da rede estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao fabiane versao final.pdfapplication/pdf6015227https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26388/1/dissertacao%20fabiane%20versao%20final.pdf367cb86cf6dfc02d37663bc8e86b40dfMD51open accessTEXTdissertacao fabiane versao final.pdf.txtExtracted Texttext/plain278658https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26388/2/dissertacao%20fabiane%20versao%20final.pdf.txtb118767df77d39221ea7105b3eb1d7b3MD52open accessTHUMBNAILdissertacao fabiane versao final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1294https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26388/3/dissertacao%20fabiane%20versao%20final.pdf.jpgd4a63e4fc81fde71e8ac9662bce0bc97MD53open access1884/263882022-09-01 15:33:30.971open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26388Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-01T18:33:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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